Menina Feita de Estrelas

Menina Feita de Estrelas Ashley Herring Blake

Resenhas - Menina Feita de Estrelas

Fabi | @ps.leitura 03/04/2023

{resenha feita no blog}
Quando a constelação de Gêmeos despontava no céu, nasceram Mara e Owen. Uma irmã e um irmão unidos pelos astros. Até que um acontecimento muda completamente o relacionamento deles.

"Menina feita de estrelas" é uma obra que só pela capa já desperta interesse pela leitura, né? Suas cores chamativas, assim como um título instigante, mas o que não esperamos é que em cada virar de página, a mesma vai proporcionar um avalanche de acontecimentos marcantes e difíceis na vida dos personagens.

Mara é a personagem principal da história, onde ela fala sobre sua sexualidade, principalmente se assumindo para seus pais, assim como lida com a questão de sua ex-namorada, o seu projeto feminista e com as questões que giram em torno do seu irmão.

No começo do livro é bem perceptível o quanto ela e Owen são conectados. A conexão entre irmãos é algo que deixa o coração quentinho, sabe? Mas quando essa acusação é declarada, isso afeta completamente o vínculo que eles tinham.

Por Mara ter um projeto onde defende mulheres, como ela poderia ficar totalmente ao lado do irmão? Mas isso não muda o fato de que ela se sente confusa e perdida em muitos momentos, afinal, são questões do coração. Questões onde ela luta por aquilo que acredita, mas também sente vontade de lutar por uma pessoa que ela ama.

E no meio de todos esses dilemas que a autora Ashley Herring Blake começou a desenrolar a história.
Esse é um livro que trata de assuntos como estupro, traumas, relacionamentos delicados, sexualidade e identidade. E ao longo dos capítulos, a autora soube como explorar cada um deles através da Mara, mostrando toda a sua autenticidade e como lidar com essas questões delicadas.

É um livro que mostra o quanto é importante falar. É preciso expor o seu sentimento, expor quem você é. Não há porque ter medo. Não é necessário se preocupar com as opiniões alheias e a repercussão de determinada situação. É preciso olhar para si mesma. É preciso cuidar de você.

E apesar de "menina feita de estrelas" não ter me deixado completamente envolvida na trama, ainda assim, é uma obra que aborda assuntos delicados e importantíssimos, principalmente para os jovens entenderem sobre as questões de consentimento e de aceitarem quem realmente são.

Então recomendo a obra para quem gosta dessas temáticas ou que quer conhecer um pouco mais, mas fica aqui o meu alerta de gatilho:

⚠ O livro pode conter gatilhos de culpabilização da vítima e agressão sexual.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/04/resenha-menina-feita-de-estrelas-ashley-herring-blake.html

Larissa Tabosa 26/03/2023

Muitos gatilhos de estupro e assédio.
Gostei da forma como a autora aborda o assunto e apesar de querer que, pelo menos na ficção, as coisas sejam diferentes entendi o jeito como tudo aconteceu.

Manu 04/03/2023

Menina feita de estrelas
Que livro bom, comecei ele com poucas espectativas,mas que no final foram todas quebradas!! Acho q toda mulher deveria ler esse livro, ele é simplesmente incrível e que fala sobre muitas coisas importantes, e também tem muita representatividade. Te prende do início ao fim e eu não tenho palavras para expressar o misto de emoções que eu senti lendo ele.

Giu 28/02/2023

Meu Deus...
Demorei pra ler por medo de não ser o que me prometeram e me arrependo muito, o livro me fez chorar por uns 10 minutos seguidos, o jeito como todos os personagens tentam se ajudar enquanto cada um tá quebrado com o que tá acontecendo me tocou bastante. Fiquei meio ??? Com o final mas gostei mesmo assim.

gmorgana 12/07/2023minha estante
Me dá todos os spoilers, quero saber tudo kkkk

rebsrios 17/07/2023minha estante
ai amg vale a pena a leitura real, eu fiquei mal (pq tenho um irmão) ai fiquei meio assim (me senti igual ela), mas ai refleti dps e vi que realmente pode acontecer
se tu quiser saber mesmo eu conto, mas vale a pena ler

gmorgana 19/07/2023minha estante
Eu realmente quero saber. Não costumo ler livros com esses gatilhos, então dificilmente eu encararia a leitura. Obrigada!

rebsrios 27/07/2023minha estante
quer por aqui mesmo? fiz um textão

gmorgana 28/07/2023minha estante
Obrigadaaaa?????

juliana 25/02/2023

Necessário e Real
Acho que como mulher, posso dizer que sendo uma história fictícia ou não, ela com certeza é muito verdadeira.

A vivência do medo é real, tendo passado por situações de assédio ou não. Ser mulher muitas vezes é sinônimo de viver insegura de nossa integridade sexual e psicológica.

Acredito que a autora acertou em cheio retratando a insegurança, o ódio, a tristeza, o medo das personagens de forma extremamente real e relacionável.

Para mulheres, creio que não seja nenhuma novidade o que se fala nesse livro: a descredibilidade dos outros, o silenciamento da nossa voz e o que significa viver com trauma.

Esse livro deveria ser lido por todos que alguma vez já duvidaram da vítima, principalmente aqueles que não vivem com medo constante de terem suas vidas mudadas por momentos traumáticos.

Além da abordagem do assédio sexual, gostei muito da relação das personagens entre si e a forma com que lidaram com conflitos adolescentes e familiares, que também são verdadeiros.

Esse livro tem uma voz que merece ser escutada. Me emocionei, senti raiva, alívio e reconhecimento por toda a trajetória.

Por um mundo em que Mara, Hannah, todas as mulheres e minorias oprimidas tenham direito de serem ouvidas. Ou melhor, que não seja mais necessária a discussão e combate ao assédio.

anneð 24/02/2023

?Por mim, uma menina de carne e osso.?
É um livro difícil de fazer resenha porque é sobre um assunto muito delicado e eu fico sem palavras quando se trata disso, o choque me perseguiu o livro todo e a coitada da mara não teve paz um segundo.
Se você quer ler esse livro a única coisa que precisa saber é que sendo ele sobre um assunto muito específico sair da área de conforto é inevitável, a história tá freneticamente sendo movimentada, seja pela relação da Mara com a ex melhor amiga, ou com o irmão gêmeo e seu passado.

drago 12/02/2023

Profundo, emocionante e importante
Gatilhos: assédio, estupro, trauma (estresse pós traumático), bullying, pedofilia e ansiedade

“Menina feita de estrelas” é um livro que conta a história de Mara, uma jovem estudante que está no ensino médio. Mara é líder do grupo ativista da sua escola e, quando seu irmão é acusado pela namorada de estupro, o mundo de Mara se despedaça. Pressionada a tomar um lado entre o do irmão e o da amiga, Mara passa por um momento muito difícil e se lembra de um trauma passado que passa a afetá-la mais. Suas relações são muito abaladas nesse momento e Mara não sabe como se recuperar dessa situação.

Olha, eu vou tentar organizar essa resenha pra falar de todas as coisas que eu acho importantes, porque esse livro é muito bonito e profundo e me fez sentir tantas coisas. É uma história muito realista e a escrita torna ela algo muito imersivo e que afeta muito os sentimentos e o olhar do leitor.

Primeiramente quero mencionar os pensamentos da protagonista e como eles são trabalhados ao decorrer da narrativa. A confusão e ansiedade de Mara diante dos acontecimentos é evidente desde o princípio do livro e acompanhar isso durante o livro me fez criar um carinho enorme por ela, porque é uma situação tão complicada, e ela ta passando por tanta coisa que ir entendendo ela e ir descobrindo coisas sobre ela me fez querer estar lá pra ajudar ela com tudo isso, porque de verdade, Mara é uma menina encantadora.

Toda essa confusão mental também envolve e afeta os relacionamentos da menina, especialmente com a família e com os amigos próximos. O clima em casa fica muito tenso e Mara não consegue lidar com tudo aquilo, não consegue lidar com o fato de que seu irmão foi capaz de fazer algo que ela jamais imaginou, a relação dos dois é fortemente afetada e a presença de memórias de quando eles eram mais novos torna o livro muito emocional. Mara também tem uma ex por quem ela ainda tem sentimentos, e a relação das duas é muito bem trabalhada e introduzida, porque apesar de serem ex, elas são melhores amigas e no cenário da história, as amizades são essenciais. Eu amo muito a relação das duas e amo como a história de Charlie também é contada e como a personalidade e a identidade dela também tem seu espaço na narrativa.

Além de Charlie, Mara também tem uma amizade muito importante com Alex, o melhor amigo de seu irmão. Depois dos acontecimentos que introduzem a narrativa, a relação dos dois é muito aprofundada e o apoio que eles se dão e a forma com a qual eles se ajudam e lidam com aquilo juntos é muito bonita e interessante de acompanhar, no meio de sentimentos tão confusos eles foram muito importantes um pro outro. Outra amizade de Mara que é bem aprofundada é a com Hannah, a ex-namorada de seu irmão. É muito bonito de verdade as conversas que elas têm, o apoio que elas se dão e a confiança que elas têm uma na outra, mesmo que existam partes que impedem a amizade delas no contexto da história, ela se mostra muito forte e de verdade me fez chorar. Foi muito lindo ver a união e a honestidade entre elas duas.

O livro fala sobre assuntos bem pesados e de uma forma bem realista. O trauma é muito presente na história, que fala basicamente como ele afeta a pessoa e como é difícil superar ele ou apenas aprender a conviver com pensamentos autodestrutivos e pessimistas. Não é um livro fácil de ler, e mexe muito no emocional por evidenciar tanto um assunto que na maioria das vezes se passa às escondidas. Esse livro expõe todas as questões de lidar com o trauma, sobre o quão importante é que o sobrevivente fale sobre isso e busque apoio, é um livro que nos mostra um lado das coisas que muitos de nós podem jamais ter ouvido falar ou parado pra pensar o quão intenso e profundo é. É um livro que eu com certeza não vou esquecer e que vou levar pra vida.

O livro passa mensagens muito importantes e a forma como ele acaba é de verdade muito emocionante e é pra chorar mesmo, ainda mais depois de todo apego que inevitavelmente se cria com as personagens e suas histórias. É um livro lindo de morrer com uma escrita linda de morrer também. As metáforas com o espaço, as constelações e as estrelas são muito presentes na narrativa e traçam muito bem a personalidade e as relações de Mara, especialmente com o irmão. Tem diversos trechos bonitos e toda a narrativa é muito emocionante. Recomendo a leitura, porém acho muito importante chamar atenção para os possíveis gatilhos.

junirou 12/02/2023

Escrever sobre assuntos sérios de forma leve.
? Gatilhos sérios em respeito de bifobia, abuso sexual e estrupo.

"Pela Hannah.
Pela Charlie.
Por todas as meninas cujo nome jamais saberei.
Por mim.
Uma menina de carne e osso."

? Mara e Owen são irmãos gêmeos, muito amigos, confiam muito um no outro, sempre foram muito próximos, e se amam, fariam de tudo um pelo outro.
Owen é namorado de umas das melhores amigas de Mara, a Hannah. Depois de uma festa, no dia seguinte a escola chama os país de Owen, por uma denuncia de estrupo.
E agora Mara se ve perdida e sem saber se confia na verdade do irmão, ou de sua melhor amiga. E não só isso, o passado, e a relação com sua ex-namorada vão atormentar ela. (resumo pessimo, mas é isso)

? Um livro que vai te deixar emocionado, e vai te colocar em muitos pontos de vistas diferentes, e entrar em realidades difíceis de engolir, mas que são necessárias e importantes de serem faladas, e de se lidar. Eu amei a escrita do livro, me prendeu desde o início.

?? Eu achei durante a leitura que faltou algo sabe, um tempero pra ser 100%? Ele tem um profundidade muito boa em muitas partes, mas a autora esqueceu de especificar, e dar profundidade pra personagens e outros contextos. Enfim. Recomendo demais, é muito bom, mesmo. E lindo!
Hisabela 15/02/2023minha estante
Deve ser bem paia

Ana Clara 11/02/2023

Obrigatório
Um livro que deveria ser obrigatório para todos os leitores, principalmente meninas.
Um livro que te faz passar muita raiva, mas que, infelizmente é a realidade, um livro que mostra que ser mulher é horrível em qualquer lugar e que a nossa voz sempre é mais fraca que a dos homens, que a nossa verdade é sempre menor que a deles.
Mas apesar de tudo, esse livro nos traz esperança, como disse a autora ?sempre existe alguém para lutar por você e com você? e para todas as sobreviventes do abuso sexual eu digo: Eu acredito em todas vocês, luto por todas nós.

Lukeelindo 05/02/2023

Gostei do jeito q eles aboradaram o tema principal e acho q tem uma representatividade muito boa, não sei se gostei da escrita mas isso relevamos. Achei q descaracterizaram totalmente o Owen, não era a mesma pessoa do começo do livro, mas acho que esse era o ponto da autora. Teve uma hora q ele foi mt babaca e a autora não debateu sobre oq ele falou, só aceitou, e gostei do plot no final com o titulo do livro.

bibibs 01/02/2023minha estante
AMEIII A RESENHA AMG