Menina Feita de Estrelas

Menina Feita de Estrelas Ashley Herring Blake




Resenhas - Menina Feita de Estrelas


243 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


isiss0 24/07/2023

Menina feita de estrelas ??
Esse é um livro muito importante, muito real e muito difícil. Difícil de acreditar que o seu próprio irmão, aquele que você viveu a vida inteira, o seu irmão gêmeo, faria uma coisa dessas, com uma das suas amigas.
O livro mostra como a vida de Mara virou de ponta cabeça desde aquele dia na festa, ou talvez mais atrás ainda, na sala do professor depois da aula.
O livro é cheio de gatilhos, palavras fortes e de poder. Mara é tão real como uma de nós, ela passou por muita coisa, coisas que nenhuma pessoa deveria passar ou experiênciar. Mostra como as mulheres precisam se ajudar a todo momento, e que precisam ficar uma do lado da outra. Porque se não ficarem, quem ficaria?
Acho que todo mundo deveria ler esse livro.
comentários(0)comente



marieamuro 18/07/2023

Um salve pra Bru, uma recomendação para vida!
O principal motivo para este livro não pegar 4/5 estrelas pra mim é que, por mais que exista um identificação universal feminina aqui (ou de corpos, cis ou trans, que incorporem feminilidade), não acho que seja um livro para minha idade. E não idade apenas quantitativa (no sentido de tenho X anos), mas na minha bagagem pessoal mesmo, e também na bagagem literária. Este é um livro forte, cru, conectivo e reflexivo, mas pouco impressionante quando se já leu ou já adquiriu mais vivências.
Não deixou de recomendá-lo fielmente a qualquer jovem nos seus 12-19 anos, pois É um livro muito sensível, muito perspicaz, na visão emocionada e frenética que é adolescência. Achei realmente um trabalho excelente da autora nesse sentido. Vi a mim mesma com meus 16 anos, tomando as mesmas atitudes, usando o mesmo linguajar e pensando as mesmas coisas que a protagonista.
Mara foi minha segunda personagem favorita e isso é raríssimo de acontecer, eu tenho problemas com historias em 1º pessoa, mas ela me cativou. Mas a minha favorita foi realmente a doce Hanna, que novamente, terei que dar os parabéns para autora de criar uma personagem -veja que batido- tão REAL.
Rasgando elogios, parece não fazer sentido uma nota relativamente baixa, mas ai a gente entra num problema de narrativa que me incomodou o livro todo: a necessidade de trabalhar dois assuntos ao mesmo tempo. Primeiro de tudo: Não gostei de Charlie. Tipo não bateu. Tua ex ta passando por uma barra e você nem a segue quando ela é expulsa do grupo que ela mesma criou? Tha'ts a no-no. A necessidade de ter o apoio, mas ser alguém exigente. Fora a tal da Tess, mas não vou nem entrar nisso...
O que me incomodou, de verdade, foi a dinâmica de romance e relacionamento das duas vs. a expectativa do caso que aconteceu com Owen. Tipo, quando começa a desenrolar as duas, você não a mínima, quer só entender e ver desenrolar o caso. E ai quando você fica entretido com o romance e pensa "ok, vamos trabalhar com isso, aprofundar as duas", a história empurra de novo e engajamos num assunto tão sério que parece até inadequado colocar como pano de fundo pra um romance sáfico (ou hétero, eu não sei como chamar adequadamente, podem me corrigir!).
O livro ate que merecia umas 4 estrelas, mas não consegui ignorar essa troca de assuntos o tempo todo, mesmo eu compreendendo que uma pessoa como a Mara, não pode parar de viver por isso, e que infelizmente, há consequências e limitações emocionais depois desse tipo de agressão. Mas trabalhar ao mesmo tempo, assuntos tão sensíveis, acabou eclipsando um ao outro ao longo da narrativa. De primeiro sequer ligava para o que aconteceu com Charlie, depois entramos num triângulo (ou quadradokkk) romântico esquisito, e pulamos com a Mara lidando com tanta coisa que fica até tipo "meu deus quem esta ligando pra quem ela vai ficar agora?".
Finalizo a resenha com um grande beijo a minha doce Bruninha, que me recomendou com gosto esse livro. E eu recomendarei também continuando esse ciclo, pois o impacto mas a sutileza dessa narrativa me amadureceram ainda mais e me senti muito acolhida. Mais meninas - meninos, menines- merecem se sentir assim.
comentários(0)comente



Camila 05/07/2023

Um livro emocionante
Um livro pesado, com vários gatilhos, porém essencial. Digo logo: não é uma leitura fácil, se você procura um livro de romance fofinho e clichê, FOGE! Esse não é a temática da obra e tá longe de ser. Contudo, é uma leitura que recomendo para todos, exatamente por ser um livro que faz o leitor refletir bastante, quando tá lendo e após a leitura. Simplesmente perfeito!
comentários(0)comente



Nessa 15/06/2023

Quando ouvi a premissa do livro me deu um aperto no coração. Só por imaginar alguém que amo cometer a atrocidade de estuprar outra mulher é uma dor inimaginável. Ainda mais um irmão gêmeo, que é um pedaço de você.
E nós leitores achando que isso já era grave o suficiente para Mara superar, ela passa por um período bem difícil de aceitar o término de um namoro e superar o próprio abuso sofrido há um tempo atrás.
Teve momentos que me emocionei bastante . Vale a leitura para jovens adultos, porém tem gatilhos de abuso sexual.
comentários(0)comente



Belabernardi 10/06/2023

Gostei
Eu li ele bem rápido e me prendeu bastantes!
Acho um livro muito necessário, mas com muitos gatilhos, antes de ler é bom checar todos os gatinhos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



telecuteco 03/06/2023

Olha.
A trama desse livro é de se admirar... Olha, abordar um tema tão sensível como esse não é fácil, e ainda por cima, estamos olhando tudo pelos olhos da Mara, a irmã gêmea do acusado, eles são apenas adolescentes. São tantas as emoções, tantas as confusões. A ideia de ver seu irmão, gêmeo, sendo acusado de violar o corpo de uma menina, que aliás é uma de suas melhores amigas... Olha...
A Mara vai passar por muitas coisas, muitos pensamentos, e lembranças do passado que ela não quer lembrar. Ela tem medo, vergonha, raiva, tristeza, e o pior de todos; a saudade. A saudade de uma vida antiga.
Espetacular. Uma leitura triste e linda de se ler.
comentários(0)comente



Natalie.Padilha 02/06/2023

Eu já olhei para cara e já pensei favoritado.E realmente foi um livro que meu mil emoções retratam assuntos super importantes e eu amei tudo isso.
Só que justo a edição que eu peguei o livro faltava algumas páginas e eu perdi metade dos acontecimentos.
comentários(0)comente



morfeu_ 27/05/2023

Menina feita de Estrelas
MEU LIVRO FAVORITO ATÉ AGORA!!
Esse livro tem tantas camadas, tantas nuâncias de cada personagem, é tão sensível e ao mesmo tempo pesado de uma forma que machuca mas ensina.
É uma história extremamente necessária sobre abuso sexual ( ?? ALERTA DE GATILHO ??), sobre movimento feminista e lgbt que te faz questionar o tempo todo a injustiça da nossa sociedade.
Você se sente tão perdido e despedaçado quanto a protagonista quando descobre a verdade sobre seu irmão e consegue sentir ela se enfiando no escuro, perdendo as esperanças a medida que seu mundo e pilares vão desabando e deus traumas vem a tona, é um livro muito imersivo e de escrita muito fluida.
Além de toda a representatividade que ele possui, com personagens de diferentes sexualidades e gêneros, que inclusive são extremamente reais a experiências das pessoas da comunidade. Muito dificilmente aparece uma história com personagem Não-binário e ver isso nessa história é de deixar o coração quentinho.
Livro perfeito, recomendo muito!

?FAVORITADO PELO SHAI
comentários(0)comente



Liv 08/05/2023

Eu me sinto até um pouco mal de dar "apenas" quatro estrelas para esse livro. Ele é pesado mas essencial. Ele fala de um assunto essencial de uma forma essencial e, sinceramente, acho que a leitura me mudou um pouco. Para todos que decidirem ler, porém, leiam bem os avisos de gatilhos.
comentários(0)comente



emi 04/05/2023

Menina feita de estrelas
Foi uma leitura difícil, mas não por motivos negativos, como se o livro fosse mal escrito, muito pelo contrário, ele foi uma leitura difícil por ser bem escrito.
acompanhar a trajetória da mara e da hannah, duas sobreviventes, foi mais difícil do que eu imaginei. me fez pensar e refletir mais do que eu queria e me fez sofrer mais do que eu gostaria.
menina feita de estrelas me fez entender muitas coisas. me fez ver que nem sempre as coisas são tão simples quanto parecem ser, porque para quem é apenas um telespectador do lado de fora, à distância, não é possível captar cada pequeno detalhe que forma a obra maior, aquela que é vista de longe. eu aprendi que nada é preto no branco, e que às vezes pessoas terríveis são as que você mais ama no mundo ? e está tudo bem nisso.
um livro que deixa um sentimento de angústia muito grande no peito, mas que vale a pena o tempo da leitura. não acho que serei a mesma pessoa depois dele, e vejo isso como uma coisa boa.
comentários(0)comente



carol2497 02/05/2023

"Por todas as meninas cujo nome jamais saberei"
Incrível a forma que o livro trata de assuntos como vítimas de estrupo e a forma que a sociedade oprime elas de um modo muito real fazendo com que o leitor percebe que a história ali é algo que pode acontecer em nossa realidade. Tenho certeza que a partir de agora esse livro será o que mais indicarei para pessoas, acho que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



Queria Estar Lendo 01/05/2023

Resenha: Menina Feita de Estrelas
Menina Feita de Estrelas é um soco no estômago. A história de Ashley Herring Blake discute estupro, misoginia e o silenciamento das mulheres. É um livro pesado, doloroso, realista e impossível de largar a partir do instante em que a leitura começa.

Aviso de conteúdo: apesar de ser um YA, esse livro trata de assuntos pesados e traz algumas cenas envolvendo alguns deles. Com relatos e descrições. Estupro, assédio sexual, pedofilia, manipulação e violência psicológica.

Mara é irmã gêmea de Owen. Eles são os gêmeos estrelados, nascidos sob a constelação de Gêmeos. Olham para as estrelas pela janela, e têm uma conexão emocional enorme. Mara ama seu irmão, sua personalidade, sua presença. Ele é sua outra metade.

Por isso, quando ele é acusado de ter estuprado uma de suas melhores amigas, o mundo de Mara desaba. Ela não quer duvidar de Hannah, mas também não quer acreditar que seu querido irmão seria capaz de tamanha violência. Sob seus pés, o universo deixa de fazer sentido.

Além disso, Mara também tem os próprios traumas para lidar. Traumas silenciados por anos. E a questão com sua ex-namorada-talvez-ainda-melhor-amiga, que parece se complicar a cada dia que passa.

Menina Feita de Estrelas é um soco na cara. No estômago. No coração. É um livro pesado em todos os sentidos, apesar de tratar todas as situações com a maior sensibilidade do universo. A autora conversa com seus leitores através de uma narrativa poderosa, questionadora e extremamente perturbadora.

"Mas eu não sou uma menina feita de estrelas. Sou só eu, só uma menina, só a Mara."

É um livro necessário por ser tão realista. Desesperadoramente realista. Tudo em que a história encosta se desenvolve de um jeito real. E por isso dói tanto. Dói porque fala sobre o silenciamento das vítimas de estupro, dói porque fala do medo de quem sofreu qualquer tipo de violência sexual. É perturbador porque é uma história que aconteceu milhares de vezes ao redor do mundo.

Mara é uma protagonista maravilhosa. Ela está vivendo dramas adolescentes em relação aos sentimentos pela melhor amiga. Está vivendo problemas normais na escola, com notas e dia a dia. E então o mundo desmorona sobre sua cabeça com a acusação de estupro ao seu irmão; seu porto seguro. A pessoa em quem ela mais confiava no mundo.

Mara também é a líder de um coletivo feminista na escola, o que a perturba ainda mais. O peso de lidar com a acusação, com o trauma de sua amiga, Hannah, com o julgamento na escola, com as mentiras que começam a ser espalhadas, com o afastamento do seu irmão, é tudo demais. Quanto mais entendemos a Mara, mais dói conhecer sua história.

"Então o que foi que eu deixei escapar? Porque eu só posso ter deixado escapar alguma coisa em algum momento, não é? Ele é o meu irmão gêmeo. Ele é metade de mim. Eu sou metade dele."

Ela e o Owen eram a metade um do outro, e elas se partem. A jornada de negação para aceitação da Mara é perturbadora porque lida com o emocional dela muito bem. Tudo que acontece no livro soa muito real; seus medos, seus terrores, sua angústia. Seus traumas, também, que saem de fininho para assombrá-la.

O livro trabalha bem a questão do emocional, e também do psicológico. Não tem nada gráfico, mas é horrível. Não tem nada romantizado, nenhuma cura milagrosa para os horrores que aparecem no decorrer da história. A autora trata essas situações como devem ser tratadas, no que concerne o apoio e a união feminina. E também em relação à justiça; é revoltante, em partes, e em outras é necessário para ilustrar como o mundo ainda é um lugar terrível para as vítimas de violência sexual. Como desacredita cada uma delas. Como manipula, julga, aponta o dedo, diz que não foi nada demais.

"As melhores mentiras são disfarçadas no meio de verdades incontestáveis."

Mas também tem esperança. Tem momentos de aquecer o coração. Menina Feita de Estrelas é um livro pesado, mas é igualmente leve. Oferece conforto às suas garotas. Mostra que elas não estão sozinhas, no fim das contas. Que têm umas às outras. Mara tem companhia na escola. Hannah tem aqueles que acreditam nela.

Mara e Hannah não estão sós, apesar de parecer. Aos poucos, esses momentos de esperança surgem na trama. Em equilíbrio com aqueles que vão querer te fazer explodir cabeças. As situações com o Owen, principalmente, escalonam para ilustrar como se comporta alguém que entende o privilégio de suas mentiras.

Eu defini minha leitura como: queria mastigar as páginas e chorar em cima delas. Porque foi assim mesmo. Você vai querer arrancar os cabelos. Vai querer esfregar a cara de vários personagens masculinos no muro de chapisco. Mas também vai querer abraçar as meninas e protegê-las e dizer que, com o tempo, vai ficar tudo bem. Não vai passar com uma cura milagrosa, mas elas não estão sozinhas.

"Queria poder tirar uma foto de mim mesma neste exato momento, para poder lembrar dessa menina decidida, me apegar a ela."

Menina Feita de Estrelas é um livro lindo. Devastador. Cheio de sororidade feminina, mas também de revolta pela falta de justiça e de empatia. É uma história poderosa que merece ser discutida.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/05/resenha-menina-feita-de-estrelas-ashley.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Menina feita de estrelas é uma narrativa pungente sobre a necessidade de dar voz às vítimas; sobre amizade e rede de apoio; sobre seguir em frente e encontrar o próprio caminho na escuridão, mesmo quando tentam apagar seu brilho.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786550080228
comentários(0)comente



243 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |