Menina Feita de Estrelas

Menina Feita de Estrelas Ashley Herring Blake

Resenhas - Menina Feita de Estrelas

Gisele Aquino de Araújo 18/10/2023

Faltou justiça....
Por ser uma ficção esperava um final diferente. Tô cansada desse final na vida real.
Gostei de ver o lado da família do abusador e a forma como eles lidaram com isso, entre amor e ódio pelas atitudes desse monstro.
Adorei a escrita e a forma autêntica de cada personagem.
Quando decidi ler esse livro eu saberia q não teria como ter final 100% feliz depois de tudo pelo q as meninas passaram, mas esperava por um desfecho mais justo.
Em nota, a autora disse que o mundo em que vivemos não é assim. Então, ela entregou esse final que não aquece o coração com justiça. Sinceramente, ela deveria reescrever esse livro e mudar algumas atitudes dos adultos responsáveis (promotor, diretor de escola) gostaria MT de saber sobre as atitudes dos pais da Mara logo após sua confissão. Queria ver a rede de apoio funcionar de vdd e queria MT ver os responsáveis pagarem pelos seus atos...
Apesar do final o livro é MT bom. Escrita fluída e MT emotiva.

Sophie19 16/10/2023

Não me recuperei ainda.
Assim como o esperado, essa história é uma daquelas que você sabe que não é de boa ler, é um assunto sério e requer um bom psicológico pra ler sem sentir vontade de chorar. O que não foi meu caso

Falando da história e de personagens, é tudo uma questão de ângulo. No começo, a protagonista parece querer seguir um caminho e no decorrer da história, ela muda pra outro. Gosto do desenvolvimento, mas por ser uma pessoa que não tolera a dúvida nesse tema, passei boa parte do início com raiva e agonia.

A história é uma história. Não sei como, porque ou o que inspirou o livro, mas se me dissessem que é uma história real, claramente acreditaria. O fim é trágico porém real. Nem todos os casos tem uma solução e isso não significa que ele não foi punido. Não dá forma que deveria ser, mas foi.

Gostei de ver que mesmo em uma situação difícil, ela soube escolher o caminho certo. A descrição de cenas, a narrativa, foi excepcional pra você sentir o que o livro queria passar. Eu amei e eu não tenho como não dizer, esse livro realmente me tocou.

O "Vilão" ou então "Criminoso" foi um babaca, eu nunca vou perdoá-lo por ver seu mundo desmoronar e não admitir o próprio erro, não sei se ele realmente acreditava naquela mentira ou só não queria ser visto como o nojento que foi.

Eu odeio ele.

Lais549 26/09/2023

A menina feita de estrelas
Esse livro me faz/fez refletir e aprender coisas para levar pra vida, mas esse livro me fez principalmente pensar em: "Será que eu conseguiria aplicar os meus princípios do que é certo e errado nas pessoas que amo, igual a Mara fez?"
Me fez ter uma noção melhor do quanto o estupro, assédio e machismo afetam a sociedade, especificamente no meio coletivo (escola, família, trabalho) e individual.
E lá no fundo todo mundo vai se identificar com algo no livro, se sentir acolhida (o)a Mara de alguma forma, ou com Charlie, ou a Hannah, ou o Alex... O
E " um romance envolvente sobre dizer a verdade, por mais dolorosa que ela possa ser. Leitura obrigatória para todos os jovens"
Agora, sobre representatividade, para o ano em que foi lançado é uma boa demais a representatividade, por exemplo: LGBTQ ( gênero não binário especificamente), crise de pânico e pautas feministas.
Livro rápido de ler, com capítulos de tamanhos pequenos à médio.
Os meus capítulos favoritos são: 18 e 29.
Frase favorita: cap 26

"Estamos juntos, Menina-Estrela. Sempre estaremos, haja o que houver"

irisss 04/09/2023

SIMPLESMENTE INCRÍVEL
Esse livro conseguiu entrar no meu top 3 livros favoritos da vida em menos de uma semana, o tanto que eu chorei vendo a Mara se afundando cada vez mais no próprio trauma enquanto via a melhor amiga passar pela mesma coisa que ela vinha sofrendo há 3 anos, mas dessa vez sendo nas mãos do PRÓPRIO IRMÃO, que ela nunca imaginaria poder fazer nenhum mal a ninguém.

O processo de aceitação dela ao longo do livro e a forma como ela lentamente começa a desconhecer o próprio irmão e começa a conhecer mais a si mesma me apertou o peito. "Está na hora de ela e o irmão partirem do céu de uma vez por todas" EU QUEBREI.

O jeito que a Charlie trata a Mara, de uma forma tão compreensiva e calma mesmo com todas as besteiras que ela acaba fazendo, ela ENTENDENDO que tudo aquilo era só uma forma de defesa da Mara e acolhendo ela em todos os momentos que ela precisava, mesmo que aquilo machucasse ela também. O romance sáfico no livro foi feito na dosagem exata, não foi forçado e não cobriu o foco principal do livro, mas mesmo assim fez com que eu me apaixonasse nas personagens e na história delas.

Acho que deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo, principalmente para as garotas por se tratar de um tema tão sensível quanto esse, um tema que tantas mulheres passam e escondem assim como a Mara, com medo de que ninguém acredite nelas.

Enfim, só dou 5 estrelas por que é a nota máxima que o app permite dar, mas por mim esse livro merece o mundo!

GiGreenbriar 31/08/2023

Gostei muito desse livro, mostra muito da realidade das mulheres. Achei que ele faz a gente refletir bastante.

nimsay 28/08/2023

Menina feita de estrela
Que livro absurdo de bom!!! É uma história sensível, com gatilhos e espaço para reflexão. Trabalha com um assunto tão pesado (e necessário) com certa leveza e que causa uma mistura de emoções tão grande, tem momentos que você só quer colocar a Mara e a Hanna em um potinho protegidas de tudo. Personagens reais, mostrando que mesmo as pessoas boas e que amamos realizam coisas ruins e imperdoáveis. Leitura necessária.

wild.ivy 24/08/2023

Extremamente necessário!
Deveria ser leitura obrigatória para qualquer pessoa, porque fala de uma realidade muito presente na nossa sociedade, uma realidade que merece ser debatida, discutida, ENXERGADA. Fala sobre abuso sexual, sobre estupro, sobre a justiça (ou a falta dela) nesses casos, sobre o olhar da sociedade, que infelizmente sempre tem um fundo de julgamento, questionamento, que sempre tenta justificar esses atos imperdoáveis apontando a roupa que a vítima estava usando, se tinham uma relação e até onde essa relação justifica, e várias outras questões absurdas, que nem sequer deveriam entrar em pauta de tão insignificantes. Porque NADA justifica estupro. NADA justifica uma pessoa se achar no direito de tocar outra sem consentimento. NADA!
Esse livro me encheu de raiva. Aquela raiva que nasce quando a gente descobre as injustiças que rondam o nosso mundo. Quando nós, mulheres, percebemos que não estamos verdadeiramente seguras, não importa se estamos dentro de casa ou no meio de uma rua silenciosa, de madrugada, só com as estrelas como testemunha. Não importa o lugar, não importa a roupa, não importa o NÃO. Pode acontecer com qualquer uma de nós, porque não estamos seguras. Não até que algo seja feito, não até que o abuso sexual seja tratado como deve ser tratado, não até que, como a autora deixou nas notas deste livro, as pessoas comecem a questionar e a ouvir. Até que a voz da mulher seja realmente ESCUTADA, que seja tão alta quanto a voz do homem. Até que sua dor seja reconhecida, sentida por mais do que somente ela.
Termino esse livro com revolta no peito, mas grata pela existência dele. Espero que todos dêem uma chance e que quem já deu, saia dele enxergando com ainda mais clareza as injustiças desse mundo que compartilhamos. Porque é disso o que precisamos para que as coisas comecem a mudar, de reconhecer a podridão enraizada na nossa sociedade e não aceitar ela. De jeito nenhum.

Only the Gabi 19/08/2023

"Uma menina de carne e osso"
Muito bom! Tem assuntos importantes e ele não é focado em romance então se vc procura um romance sáfico esse livro não é oq vc gostaria de ler mas deveria pelo menos tentar ler ele

"Por todas as meninas cujo nome jamais saberei.
Por mim.
Uma menina de carne e osso"

vezenfard. 30/07/2023

Menina feita de estrelas - Ashley Herring Blake
Minha primeira impressão desse livro logo de cara foi a intensidade dele, eu já sabia que tudo seria muito intenso e cheio de informações por conta dos temas que ele aborda. Achei que ele ia partir para um lado mais suspense mas não, desde o início a autora deixa bem claro os acontecimentos, a gente (eu) que fica imaginando que aquilo não é possível, que isso não pode ser verdade, que tudo vai mudar no meio do livro e etc, mas não, ta tudo ali, bem claro. E é isso que me impactou. Eu criei tantas teorias achando que a história ia tomar um rumo diferente do nada mas na verdade tava tudo ali e acredito que isso que a autora quer passar com esse livro, que situações do livro podem acontecer com pessoas próximas de ti e você não acreditar nisso, seja essa pessoa um Owen ou uma Hannah. Ela descreve muito a dificuldade de passar por tudo isso e mostra também que você pode encontrar conforto e segurança em outras pessoas e lugares. Alex e Charlie foram a representação disso para Mara, que foi muito intensa, forte e corajosa.

isiss0 24/07/2023

Menina feita de estrelas ??
Esse é um livro muito importante, muito real e muito difícil. Difícil de acreditar que o seu próprio irmão, aquele que você viveu a vida inteira, o seu irmão gêmeo, faria uma coisa dessas, com uma das suas amigas.
O livro mostra como a vida de Mara virou de ponta cabeça desde aquele dia na festa, ou talvez mais atrás ainda, na sala do professor depois da aula.
O livro é cheio de gatilhos, palavras fortes e de poder. Mara é tão real como uma de nós, ela passou por muita coisa, coisas que nenhuma pessoa deveria passar ou experiênciar. Mostra como as mulheres precisam se ajudar a todo momento, e que precisam ficar uma do lado da outra. Porque se não ficarem, quem ficaria?
Acho que todo mundo deveria ler esse livro.

marieamuro 18/07/2023

Um salve pra Bru, uma recomendação para vida!
O principal motivo para este livro não pegar 4/5 estrelas pra mim é que, por mais que exista um identificação universal feminina aqui (ou de corpos, cis ou trans, que incorporem feminilidade), não acho que seja um livro para minha idade. E não idade apenas quantitativa (no sentido de tenho X anos), mas na minha bagagem pessoal mesmo, e também na bagagem literária. Este é um livro forte, cru, conectivo e reflexivo, mas pouco impressionante quando se já leu ou já adquiriu mais vivências.
Não deixou de recomendá-lo fielmente a qualquer jovem nos seus 12-19 anos, pois É um livro muito sensível, muito perspicaz, na visão emocionada e frenética que é adolescência. Achei realmente um trabalho excelente da autora nesse sentido. Vi a mim mesma com meus 16 anos, tomando as mesmas atitudes, usando o mesmo linguajar e pensando as mesmas coisas que a protagonista.
Mara foi minha segunda personagem favorita e isso é raríssimo de acontecer, eu tenho problemas com historias em 1º pessoa, mas ela me cativou. Mas a minha favorita foi realmente a doce Hanna, que novamente, terei que dar os parabéns para autora de criar uma personagem -veja que batido- tão REAL.
Rasgando elogios, parece não fazer sentido uma nota relativamente baixa, mas ai a gente entra num problema de narrativa que me incomodou o livro todo: a necessidade de trabalhar dois assuntos ao mesmo tempo. Primeiro de tudo: Não gostei de Charlie. Tipo não bateu. Tua ex ta passando por uma barra e você nem a segue quando ela é expulsa do grupo que ela mesma criou? Tha'ts a no-no. A necessidade de ter o apoio, mas ser alguém exigente. Fora a tal da Tess, mas não vou nem entrar nisso...
O que me incomodou, de verdade, foi a dinâmica de romance e relacionamento das duas vs. a expectativa do caso que aconteceu com Owen. Tipo, quando começa a desenrolar as duas, você não a mínima, quer só entender e ver desenrolar o caso. E ai quando você fica entretido com o romance e pensa "ok, vamos trabalhar com isso, aprofundar as duas", a história empurra de novo e engajamos num assunto tão sério que parece até inadequado colocar como pano de fundo pra um romance sáfico (ou hétero, eu não sei como chamar adequadamente, podem me corrigir!).
O livro ate que merecia umas 4 estrelas, mas não consegui ignorar essa troca de assuntos o tempo todo, mesmo eu compreendendo que uma pessoa como a Mara, não pode parar de viver por isso, e que infelizmente, há consequências e limitações emocionais depois desse tipo de agressão. Mas trabalhar ao mesmo tempo, assuntos tão sensíveis, acabou eclipsando um ao outro ao longo da narrativa. De primeiro sequer ligava para o que aconteceu com Charlie, depois entramos num triângulo (ou quadradokkk) romântico esquisito, e pulamos com a Mara lidando com tanta coisa que fica até tipo "meu deus quem esta ligando pra quem ela vai ficar agora?".
Finalizo a resenha com um grande beijo a minha doce Bruninha, que me recomendou com gosto esse livro. E eu recomendarei também continuando esse ciclo, pois o impacto mas a sutileza dessa narrativa me amadureceram ainda mais e me senti muito acolhida. Mais meninas - meninos, menines- merecem se sentir assim.