Coma

Resenhas - Coma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosana.Montenegro 27/10/2023

Coma
Esse é o primeiro livro dele que leio. Gosto de dramas médicos, gostei muito dessa trama mas confesso que me revoltei no final ?. Só por isso dei 3 estrelas. Se não, seriam 5, com certeza

Lucas Muzel 31/05/2009

Em muitos momentos, é um livro denso, e complicado de se ler. Mas no geral, é uma história supreendente, já que lida com os pensamentos fragmentados de alguém em coma.
Rê Lima 02/04/2012minha estante
Não entendi o seu comentário. A visão dos pacientes não é mostrada no livro, nem seus pensamentos.

Lucas Muzel 03/04/2012minha estante
O livro mostra apenas uma pessoa, e a visão dela durante um coma. A forma que isso foi contado é que foi diferente.

ale_aragao 09/02/2012

Ótimo livro, mas ...
Não soltarei spoilers aqui.

O livro começa muito bem apresentando e dando uma boa profundidade nos principais personagens, principalmente Susan, a protagonista.

Com o tempo começamos a perceber suas dúvidas, problemas e motivações (embora um tanto forçadas), principalmente com os acontecimentos inexplicáveis no hospital.

É um ótimo thriller médico, cheio de personagens odiosos, alguns sem a exploração necessária (ou desejada), contudo muito bom.

O livro apresenta um suspense crescente e muito bem construido, chegando no seu clímax, porém, deixa uma impressão estranha quando se termina. Como se estivesse estudando uma música que cresce, cresce, cresce, mas acaba antes da última nota.

É um livro muito bom, mas que poderia ter terminado melhor.

Alle_Marques 24/12/2023

Entre a vida e a morte...
...
O grande ‘Plot’ da obra é bem previsível e a Susan, para uma mulher apresentada como tão inteligente, deixa bastante a desejar.

Qualquer leitor(a) mais atento(a) consegue descobri a grande reviravolta do livro ainda nos primeiros capítulos, assim como “os responsáveis” por tais reviravoltas existirem, talvez tenha funcionando muito bem na época, mas hoje em dia esses temas já estão ficando batidos, além disso, a protagonista tem umas atitudes que é difícil de defender, em muitos assuntos ela domina, mas em outros e em certas situações, ela é colocada como tão inocente que beira a estupidez, destoa do que deveria ser a personagem e irrita. O livro também tem algumas situações difíceis, que exigem bastante da nossa suspensão de descrença.

Mas, apesar disso, ainda funciona bem como o ‘suspense eletrizante’ que promete, a escrita do Robin Cook é boa e fluida e ele saber do que está falando, ou seja, ser médico e ter vivencia na área, contribui muito para nos deixar imersos na história.
...
“A vida nunca lhe parecera tão frágil e a morte tão determinada...”
26° Livro de 2023, 36ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

LER ETERNO PRAZER 22/08/2019

Em "Coma",(escrito nos anos 1970), Cook narra um thriller com um enredo empolgante, A narrativa é ágil, rápida,(talvez até demais). O autor aborda(diante de uma pequena pesquisa que fiz) um tema que era comum nos anos 1970 -- o machismo dos médicos, que não viam com bons olhos as "mulheres médicas" --  embora hoje isso não seja relevante,visto que temos ótimas médicas e muito respeitadas.
A trama de "Coma" irá gira em torno de, Susan Wheller(estudante do segundo ano de medicina), pacientes relativamente jovens e saudáveis que, sem mais nem menos, entram em coma e mais um punhado de personagens que orbitam em torno do Hospital e vai nos levar aos subterrâneos dos grandes centros médicos, a corridas através da noite, a salas de cirurgia frias e assustadoras, etc. Wheller começa a investigar as causas de tantos comas e que a maioria acontecem em uma sala de cirurgia especifica.
Essa investigação é o ponto chave do enredo portanto não tenho como detalhar para não soltar spoiler. Mesmo para quem não é afeito a terminologia técnica da medicina, o livro tem uma narração simples, desenvolta e uma ação que converge rapidamente para um final totalmente inesperado. Tão inesperado que ficamos assim: ué já... E fica aquela sensação de que... E o que mais, como, isso...?
O final, para mim deixou a desejar e o desenlace da personagem principal, suponho, deveria ter tido mais atenção. A impressão que dá é de um corte abrupto - uma cirurgia, se preferirem rsrs. Ficamos ali, lendo e relendo os últimos parágrafos e pensando sobre todas as possíveis implicações daquelas cenas finais... mas fica ao critério de cada leitor. Um final sem um FINAL, da maneira como todos os leitores teriam preferido, com certeza. Nossa imaginação é a responsável por tudo o que poderia  ter acontecido depois. E finais assim, geralmente não costumam agradar a muitos leitores. Mas que não tira a qualidade do livro. Muito bom! Não ótimo, excelente, mas sim um bom livro.

Duan Baptista 15/09/2012

Então... O livro é bom, não irei dizer que ele é excelente, mas é bom. Alguns exageros de detalhes físicos de pessoas que não tinham tanta importância na trama e uma questão não foi explicada (pelo menos a principal é explicada). Criei muita expectativa no livro que no final deixou um pouco a desejar, mas enfim... Gostei até até certo ponto. E acho que não custaria nada o autor ter escrito mais 2 páginas pra ser mais completo. Gostei 90% do livro e por isso merece nota 4.

Andréa 15/06/2012

Suspense médico
Ao se envolver emocionalmente com um paciente em seu primeiro dia em um grande hospital, Susan, uma estudante de medicina, acaba obcecada em descobrir porque jovens saudáveis entram em coma durante a realização de simples cirurgias. A partir de suas primeiras descobertas reais de que algo está errado, Susan se vê envolvida em uma trama onde vidas humanas são negociadas como se fossem apenas mercadorias. Coma é um daqueles livros que podem te prender do início ao fim ou ser abandonado nos primeiros capítulos, tudo vai depender da identificação do leitor com a ideia de trazer para a literatura a medicina em forma da suspense.

Suphie 16/02/2020

O livro ia muito bem, até chegar ao final... a narrativa empolgante começa já envolvendo o leitor e não da vontade de parar de ler, os acontecimentos são rápidos, descritos com bastante detalhe, o leitor fica sabendo exatamente tudo o que está acontecendo. Gera uma empolgação para o final que não é recompensada, ele acaba de uma vez como quem entra num coma, apaga sem poder dizer mais uma palavra.

Ray 19/10/2021

Um romance policial fascinante, posso dizer com certeza que amei a escrita do autor, e já quero ler outras obras, ele explica muito bem a fisiopatologia dos pacientes, pois o autor é um médico kkk
Tem poucas insinuações +18 mas nada muito aprofundado.

Adriana 17/10/2012

Deus Me livre
Tudo que é relacionado com hospital, doença e afins já tenho uma certa aversão, ler os livros dele é um terror. Esse é bem legal.
Ney 23/11/2012minha estante
Ao contrario q muitos pensam,este estilo literário é fascinante.Suspense médico pode chocar,mas se faz uma viagem no mundo da medicina.Um autor extraordinario,q tem muita experiencia nessa area.Li e gostei.Essa é a sua segunda obra q conheci.Virei fan,e vou conhecer as outras.Façam o mesmo,quem aprecia uma boa leitura.

Adriana 23/11/2012minha estante
Ney,
Concordo por isso sou fã, recomendo como voce ler os romances de Robin Cook e nesse tema ele é o melhor, já li outros autores mas não são tão bons!

Alexandre249 31/08/2020

Os bastidores da medicina
Romance policial muito bom. A trama prende o leitor até o último capítulo. Recomendo!!

Sergio.Machado 08/05/2020

Assustador
Thriller sobre tráfico de órgãos humanos. Livro foi baseado em anúncios de jornal da época que o escritor disse ter lido sobre o mercado de órgãos humanos. O livro como o filme são assustadores.

Tauan 21/09/2015

Narrativa genial
Suspense médico, um tema que tem tudo para ser maçante é transformado em um texto fascinante pelas mãos do mestre do gênero.
O terceiro livro do Cook que eu li e o primeiro que comprei, um dos melhores investimentos possíveis, este livro relata as investigações de Susan Wheeler, bela estudante de medicina designada para o prestigioso Boston Memorial Hospital. Logo no primeiro dia do seu internato, Susan estranha o elevado número de pacientes que entram na sala de cirurgia para pequenos procedimentos e acabam em coma.
Todos os casos acontecem com pacientes jovens e saudáveis, que saem das cirurgias com o cérebros irremediavelmente comprometidos. Intrigada, Susan, faz pesquisas minunciosas nos relatórios do hospital e chega a uma conclusão alarmante: há uma trama criminosa entre os médicos envolvendo o comércio de órgãos para transplante.
Ao revelar sua intensão de desvendar o mistério, ela expõe sua vida a um grande perigo.
No decorrer da história passamos a conhecer Susan, e com isso começamos a compartilhar seus sentimentos.
A história se desenvolve em um ritmo descritivo (talvez até minuncioso), que pode deixar alguns leitores cansados; no meu caso, apesar de eu não gostar de excesso de descrições, esse fator serviu para tornar a narração mais palpável.
Vale ressaltar que a leitura pode ser dificultada por ser vastamente complexa em termos de especialidade médica.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
sandra 21/09/2015minha estante
Um dis melhores livros de suspenae que li!!!!

Cami 20/06/2010

Suspense muito bem estruturado
Suspense de ritmo acelerado e envolvente, porém inverossímil, justamente pelo excesso de ações em tão pouco tempo decorrido no texto. Uma trama complexa como a do livro dificilmente poderia se desenvolver em apenas três ou quatro dias, como foi o caso.

A protagonista Susan Wheeler é, ao mesmo tempo, irritante e cativante em sua teimosia, inteligência e dedicação.

Suspense médico muito bem estruturado, com sequências tensas e desfechos surpreendentes, e qualquer personagem é um suspeito em potencial na interessante teia criada por Robin Cook nesta obra.

Carlos 20/05/2010

Um filme pronto.
A primeira imprenssão é que foi escrito para ser um filme mesmo. Todos elementos e cacoetes clássicos de um suspense cinematográfico estão aqui. Mas tem bons personagens, e até os mais caricatos são divertidos. A trama é muito boa, a clareza como descreve certas cenas e procedimentos, realmente te levam para dentro da história. Apesar de ter mais de 30 anos e algumas questões culturais terem mudado, muita coisa continua semelhante senão idêntica. Trabalhei muito tempo dentro de um hospital de grande porte e tenho amigos médicos e o autor consegue passa o clima de um bloco cirúrgico, de uma CTI. Òtimo suspense e recomendado a todos, mais ainda se tem alguma simpatia, fascínio ou está dentro da área da saúde.
OBS:Não resisto a este último comentário: Algumas vezes o autor parece um velho tarado pela protagonista, chegando a ser chulo, quase pornoerótico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6