Coma

Coma Robin Cook

Resenhas - Coma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Reccanello 06/06/2021

Se essa é a obra prima do autor, não me apresentem os demais!
Diz o autor que escreveu o livro baseado em anúncios de jornais da época, nos quais eram oferecidos órgãos humanos para venda (sem especificar como tais órgãos eram conseguidos, deixando "no ar" a possibilidade de sua obtenção por vias ilegais). Com esse pano de fundo, sendo contrário à dita prática comercial, e partindo da equivocada premissa de que tal mercado somente poderia ser suprido por meios tortuosamente ilícitos e imorais, o autor nos apresenta um thriller sobre conspiração, assassinato e tráfico que, por mais que se esforce e tenha alguns méritos, não é uma leitura indispensável. Talvez por ser médico, há uma excessiva descrição dos ambientes hospitalares e de alguns procedimentos cirúrgicos (citando nomes de remédios e de aparelhos e de instrumentos), o que, mais que ajudar, acaba nos impedindo de um maior envolvimento com a história. Ainda que eu não concorde com o tema subjacente, a trama do livro não é ruim, mas seu desenvolvimento poderia ser melhor: falta ritmo; o "mistério" é mal construído - na verdade, ele já se insinua desde o começo e basta um pouco de atenção para o antever - e, salvo alguns poucos momentos de horror, suspense e ação, a estrutura narrativa não consegue prender o leitor; os personagens não cativam: os homens são quase todos machistas e sexistas (alguns espantosa e irrealmente misóginos), e a "heroína" é perfeita demais para parecer real, não convencendo. Resumindo, como escritor, o autor é um ótimo médico.
===
Como único ponto favorável eu coloco a forma como o autor retrata a visão absolutamente machista que se tinha, à época, acerca das mulheres na medicina e como elas tiveram que lutar para fazerem valer seu valor.

Mad Jr 14/12/2009

Coma
Em seu 1º dia de rodízio na cirurgia, a estudante de medicina Susan Wheeler já acorda achando que seu dia não será bom.
Chegando ao seu posto, já precisa encarar a hostilidade dos médicos residentes e o escárnio das enfermeiras para com estudantes (e principalmente com ela, por ser medicA) no Boston Hospital Memorial.
Acontece que algo chama a atenção de Susan: vários pacientes entram aparentemente bem de saúde na sala de cirurgia para pequenos procedimentos (que não levaria mais de 1 hora), mas que acabam em estado de Coma, devido as complicações.
Decidida e achando estar na pista de algo grandioso, Susan Wheeler vai viver 4 dias de puro inferno, pois, além de ser questionada e ridicularizada pela maior parte dos médicos, tem a ameaça de encerrar sua precoce carreira de médica e até mesmo a correr serio risco de vida.
Mas isso não desencoraja nossa heroína estudante e, claro, te leva a uma busca eletrizante pela verdade, que ela sabe, terá que procurar sozinha.

Esse livro, de Robin Cook, é repleto de detalhes técnicos, procedimentos médicos e outras mínimas coisas. O autor sabe descrever tão bem que nos faz parecer dentro de uma sala de cirurgia, nos faz sentir os próprios cirurgiões do Boston Hospital Memorial ou até mesmo, os médico-legistas, fazendo suas autópsias. É um thriller fascinante e não tem parada: sempre com novos laços para prender o leitor até a ultima página.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6