Baía da Esperança

Baía da Esperança Jojo Moyes

Resenhas - Baía da Esperança

Naty 04/05/2010

www.meninadabahia.com.br
Baia da esperança permitiu que eu gentilmente habitasse a vida de seus personagens.
- Nota de um leitor

Baia da esperança se estende por uma área de pouco mais de 6 km e é fomada, na verdade, por duas baias que formam a orla marítima de águas cristalinas. É um recando natural das baleias corcunda. A populão sobrevive do comércio e turismos locais.

Kathleen, Liza e Hannah representam três gerações da mesma família que moram na baia. A pousada, a única do local ajuda como fonte de renda, junto com os passeios de barco para turistas.

Mike, financista, precisar ir até a baia da esperança analisar as condições de implantacao de um resort de luxo na área. O resort é o negócio de sua vida, conseguindo o aval do projeto, sua carreira na firma do sogro dará um up.

Essas quatro vidas, com interesses totalmente opostos irão se encontrar. Amor e amizade nascerá. E a grande pergunta martelará em suas cabeças: Até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?

- Estou apaixonado - disse. As palavras me haviam simplesmente escapado. Recostei-me, aturdido, no sofá, e as repeti: - Meu Deus, eu estou apaixonado.
...
- Você a ama - protestou Mônica (sua irmã)
- Isso não signifique que ela me ame - respondi - Na verdade, tenho para mim que me odeia até as entranhas

Baia da esperança, Jojo Moyes (Bertrand Brasil, 392 pág.) é um romance tranquilo e envolvente. Seu início é calmo, mas seu fim turbulento e emocionante. Você se envolverá com cada um dos personagens desta estória. Você irá rir, se encantar, se frustar. Jojo, tem uma forma única de escrever, com cada capítulo representando um personagem, você consegue se transportar e se colocar no lugar dele, entendendo, assim, sua visão da história. Para entender sua escrita não bastar apenas ler, é preciso sentir. Recomendo.

Amanda.Fernandes 24/11/2021

No final, é uma história que vale a pena
Estou longe de ter lido todos os livros da Jojo, mas a considero como minha autora favorita, pois sempre amo os livros dela. Já me acostumei com uma escrita mais lenta da Jojo, mas nesse sentido eu me decepcionei com esse livro. Demorei muito pra terminar a leitura, que era muito arrastada e cheia de quebras por conta da alternância de narrativa dos personagens. Porém, é uma história linda, cheia de ensinamentos e com personagens maravilhosos. No final, ainda tive aquela sensação de que valeu a pena ler.

TâniaViana 27/04/2024

Por ser de Jojo Moyes esperava um livro fenomenal, como todos os outros que já li dela, mas Baía da Esperança não foi um de seus grandes romances, na minha opinião. Um livro razoável, apenas para passar o tempo, quando não se tem nada melhor para ler.

pfaline 13/10/2021

Vou reler
Não fiz resenha na época da leitura e agora não está tão fresco na memória para ser justa e faze-la.

Mas pretendo reler, já que foi um livro que eu amei e me fez chorar horrores no final.
Leituras da Beck 13/10/2021minha estante
Amo esse livro. Aliás, Amo todos os livros da Jojo Moyes?

Aione 20/11/2015

Baía da Esperança é o quarto livro de Jojo Moyes que leio em 2015, e a cada novo título que tenho prazer o prazer de conhecer, fico cada vez mais admirada com o talento da autora e ansiosa para ler suas demais obras.

Nesse romance, temos, de certa forma, várias histórias em uma, que se desenrolam no cenário da Baía da Esperança, baía remota na Austrália. O ponto de partida se dá quando Mike, empreendedor, parte para lá a fim de realizar pesquisas acerca da construção de um resort de luxo que a empresa na qual ele trabalha pretende construir. Inicialmente, seu interesse é puramente financeiro; conforme, porém, ele vai conhecendo o local, as histórias de lá e o interesse dos habitantes pela vida marítima que os cercam, seus valores vão sendo pouco a pouco modificados. Ao mesmo tempo, conhecemos também a história de Kathleen, a senhora dona do modesto hotel onde Mike se hospeda, além de Liza, sua reservada sobrinha que guarda consigo profundos segredos.

“Nunca houve noite demasiadamente fria para me fazer fechá-la por completo. Ali, dois andares acima, eu podia ficar em paz com meus pensamentos e, quando sozinha, chorar sem ninguém ouvir. Eram as únicas vezes em que fechava a janela, para que o ar não transportasse qualquer som por mim proferido às tripulações de observação de baleias ou a ouvintes dispersos embaixo.”
página 120

Algo que já notei em outros livros da autora é que tenho certa resistência a me envolver com suas tramas no início de cada livro, e aqui isso não foi diferente. Levei quase 50 páginas para, de fato, mergulhar no enredo – e então foi praticamente impossível querer me desligar dele. Através da narrativa em primeira pessoa, os capítulos se alternam de acordo com a visão de diversas personagens – Kahtleen; Liza; Hannah, filha de Liza; e, sobretudo, pela de Mike -, algo que, acredito, me permitiu um maior envolvimento, visto que o contato com as emoções de cada personagem foi muito maior e mais intenso. Há, também, alguns poucos capítulos narrados por personagens secundárias. Essa alternância, também, possibilitou tanto uma visão mais ampla da trama, quanto o encobrimento dos segredos do livro, o que contribui para que a curiosidade do leitor seja aguçada.

Baía da Esperança é um livro sobretudo sensível; Jojo Moyes descreve cada cena com emoção e delicadeza, criando, assim, diversas belíssimas cenas. Os momentos em que são narrados os comportamentos das baleias e golfinhos da baía são ternos, ainda mais quando associados ao carinho de cada personagem por esses animais. E essa percepção de Moyes ao captar nuances tão tênues vai além, alcançando as personagens, permitindo que as mudanças vivenciadas por cada uma sejam não apenas compreendidas pelo leitor, mas também sentidas.

“Tenho absoluta certeza de que eu jamais poderia ser descrita como ‘alegre’, mas Kathleen uma vez me disse desconfiar de que eu me sentia tão ligada às baleias porque eram criaturas solitárias. Não há tal ligação entre baleia macho e fêmea – pelo menos duradoura, de qualquer modo. O macho não desempenha qualquer função paterna, por assim dizer. Ela não acrescentou que as fêmeas não são monogâmicas – àquela altura, não era necessário -, mas mães admiráveis. Vi uma corcunda correr o risco de encalhar para aninhar o filhote. Ouvi os cantos de amor e perda romperem o silêncio das partes mais profundas do mar, e chorei com eles. Nesses cantos, a gente ouve toda a alegria e dor de qualquer mãe fascinada pelo coração do bebê.”
página 227

Emoção, inclusive, é uma excelente palavra para descrever minha relação com essa leitura. Embora o começo tenha sido ligeiramente vagaroso para mim, não consegui me desligar do livro, como comentei, após ter me envolvido. E, desde esse instante, fui tomada por diversas emoções, que culminaram em uma intensificação total nas praticamente 100 últimas páginas da história. Quando o passado de Liza é revelado, foi impossível não sucumbir a sua dor, e o conflito no enredo deixa de ter como foco a complicada questão que envolve a construção do resort na baía. A partir de então, não consegui interromper a leitura, e me vi sendo tomada por uma avalanche de diferentes emoções. E Jojo Moyes conseguiu me surpreender ao final, trazendo, ainda, reviravoltas extremamente comoventes.

Baía da Esperança ficou lado a lado com Como Eu Era Antes De Você entre minhas obras favoritas da autora, e me sinto incapaz de decidir de qual delas mais gostei. Chorei de alegria e tristeza, torci pelas personagens, refleti sobre as vivências de cada uma. Baía da Esperança é um livro que traz, sim, um romance entre um homem e uma mulher, mas esse permanece em segundo plano; o primeiro, indubitavelmente, é o amor, em todas as suas formas e versões. Um livro que indico de olhos fechados aos românticos de plantão!

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/11/20/resenha-baia-da-esperanca-jojo-moyes/
Eliane Maria 02/06/2016minha estante
Então se ficou ao lado de Como eu era antes de você, eu vou gostar. rsrs

Mireille 16/10/2022

Cada livro que passa mais sinto profundidade das histórias, enredos e personagens do universo da Jojo moyers. Recomendo a leitura trata questões importantes e que infelizmente ainda ocorrem com as mulheres.

manu_menezes 02/05/2021

Esperava mais
O tema do livro é incrível! Trata da conservação das baleias próximo a um hotel, e é lindo ver que tem pessoas que se preocupam com o bem estar e a proteção dos animais. Tudo ia muito bem até Mike aparecer e botar a vida de todos de cabeça pra baixo, desvendando os segredos de Liza e do local.

"Baía da esperança" tem a narrativa um pouco enrolada, que não me conquistou. Depositei bastante expectativa nesse título, e fiquei um pouco decepcionada. Entretanto, achei que o fim foi satisfatório!

Mi Rubin 08/01/2021

Um quentinho no coração.

Apesar de ter achado parte do livro bem lenta e sem muita movimentação, quando chegou ao momento de muitas reviravoltas, foi uma grata surpresa a resolução de tudo.

É clichê? Sim.
Mas mesmo assim foi possível se surpreender bastante e torcer para que tudo ficasse bem, mesmo quando mostrava que não. Aquela torcida pelos personagens, que na sua maioria, foram muito bem construídos.

E ainda tem o plus das baleias e golfinhos :)

Daquelas narrativas pra suspirar!!

Lana 06/03/2022

Uauu
Que história linda e cheia de significados... peguei esse livro sem esperar absolutamente nada e ele me entregou tudo. Jojo moyes nos sensibiliza com os personagens fortes e cativantes, principalmente com o desenvolvimento deles na história. Tive muitas lembranças boas lendo esse livro, lembranças que me fizeram sentir uma falta enorme de dias mágicos no mar.

estanted4ari 02/02/2022

BAÍA DA ESPERANÇA
K, foi muito famosa por pescar um tubarão na época tinha 17 anos e era considerado "uma pesca esportiva" mais hoje com 66 anos se dedica a baía da esperança que em geração em geração foi da sua família e onde varias pessoas vive e tem sua renda através do turismo com baleias e golfinhos na região. Hannah, Liza, Greg, Mike, Mônica são outros integrantes importantes na trama. O dinheiro e ganância pode destruir o lar de pessoas e dos animais que ali habitam.

Todos os livros que finalizei da Jojo tem esse lado de quem não quer nada mas no final surpreende bastante e não foi diferente com este. Os livros sempre vão ganhar um pontinho à mais comigo quando vem para impactar...

Becca 25/02/2022

Que surpresa boa esse livro! Deixei que ele ficasse encalhado na minha estante por anos sem fazer ideia alguma de como eu iria amar conhecer essa história. Peguei pra ler despretensiosamente já que dos dois únicos livros que li de Jojo Moyes - Como eu era antes de você e A garota que você deixou pra trás - eu havia amado o primeiro e me decepcionado com o segundo. E me surpreendi na medida que fiquei cada vez mais investida na vida dos personagens e o desenrolar dos acontecimentos. O final foi lindo, por mais que eu já tivesse imaginado que acabaria assim mesmo. O que eu não esperava era chorar, e chorei com esse desfecho emocionante! Me sentindo adorável após concluir essa leitura.

May 05/07/2022

Pare de tentar
Baía da esperança foi uma leitura bem gostosa , mas confesso que demorei um pouco a engatar. Lá pela página 70 que realmente consegui me acostumar. Nesse livro jojo moyes conta a história da baía da esperança que fica na Austrália através de 4 personagens , kathleen, Liza, Hanna e Mike. Mike é um empreendedor que vai construir um hotel de grande porte na baía, porém isso pode acabar com a visitação de baleias a alterar o ecossistema local e seus moradores lutam para queimado não aconteça. No processo mike se apaixona pelo lugar e por lix e descobre um passado bem pesado dela. Agora ele luta pela baía, pelas baleias e pela pessoas.
Mas no final ele precisa tomar uma decisão importante entre a sua felicidade e das pessoas pelas quis se apaixonou ali.

O livro fala sobre decisões importantes e como as vezes precisamos delegar decisões e confiar mais que as coisas ficarão bem.

Leitura bem gostosa e dinâmica .

Só não dei 5 estrelas pois achei muitos personagens e isso me confundiu bastante te no começo.

Indico!

sirlani.lopes 05/08/2020

Leitura muito arrastada.
A dinâmica dos capítulos eram legais, mas mesmo assim arrastada o final cheio de reviravoltas.

Lu 03/10/2021

Baía da esperança
Um típico romance da Jojo Moyes. Começa sem chamar muita atenção e quando você percebe, está envolvida nas palavras e na história magnífica que ela criou. Incrível, como sempre!

Lorena 15/07/2020

Achei lento, demorei para ler, os personagens não me cativaram. Não achei o romance entre os personagens bem construído, foi meio que do nada e com pouca emoção.
E no fim do livro, alguns acontecimentos e uma frase me incomodou: - Às vezes uma mentira é a saída para fazer os outros sofrerem menos. -
Não concordo. Enfim, gosto da JoJo, mas este livro não funcionou para mim.