O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Rutinha100czs 12/04/2021

Todos os livros que remetem a cenários da guerra me deixam muito tocada, pensativa. Esse é um livro triste, mas que vale a pena ser lido.

bookslynne 17/09/2021

O livro conta a história de Bruno, filho de um comandante nazista, que conhece e se torna amigo de Shmuel (um judeu).

Já tinha assistido ao filme a um bom tempo atrás e sempre enrolei pra ler o livro com medo de me emocionar muito.

Mas ao ler peguei uma certa birra de Bruno? o livro é muito bom, mas algumas atitudes do menino me decepcionaram?
Cami 17/09/2021minha estante
Siim, eu senti que o filme foi até melhor que o livro ?

Cami 17/09/2021minha estante
Siim, eu senti que o filme foi até melhor que o livro ?

Lorena Maria 30/09/2021

FIQUEI DESTRUÍDA
Este livro é muito bom! Já havia assistido o filme, porém quando você está lendo o livro, percebe que ele foi muito bem escrito e se apega muito aos garotos, realmente parecia que estava lendo duas crianças inocentes conversando sobre a vida e coisas que tinham em comum.
Enquanto estava lendo dava muito aperto no coração em imaginar o quão as crianças são seres muito puros para tanta maldade no mundo e o quão as pessoas não se importam em fazer mal aos outros.
O escritor, por sua vez, conseguiu muito bem expressar a visão de crianças nesse contexto histórico e não faziam ideia de como as pessoas podem ser más.

cla17 18/10/2020

Muito reflexivo e comovente como é mostrada a inocência de Bruno e sua fidelidade com o recém amigo

Regiane.Oliveira 23/03/2021

Quebrou o coração
Uma vez vi o filme, chorei tanto que jurei para mim mesma nunca mais o fazer, na segunda vez chorei ainda mais, anos com livro e sem coragem de ler, agora terminando penso comigo que não devia devia ter feito isso, essa história me deixa triste por dias, saber que algo tão cruel realmente acontecia, pensar naquele garotinho faminto e assustado me corta o coração.
Para quem quer chorar muito esse é o livro perfeito

Lena.Karnikowski 15/01/2023

Eu não tenho palavras para descrever esse livro.

A inocência de dois meninos que vieram de lados opostos e mesmo assim viraram amigos.
Esse não é um livro sem fundamento que as pessoas lêem só para passar o tempo, o holocausto aconteceu e é um pedaço da nossa história que nunca deveria ser repetido.
A escrita simples e muito bem feita é algo perfeito, além do peso de todas as frases.
Recomendo que todos leiam esse livro pelo menos uma vez na vida!
Gabriela 15/01/2023minha estante
Melhor que já li.

Júlia. 30/03/2022

Livro lindo e necessário. A ingenuidade do Bruno é o que leva ao desespero, muito triste, muito tocante.

lissamed 28/07/2022

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Estou sem palavras para esse livro.

Eu me interesso bastante com livros com a temática da Segunda Guerra Mundial, com esse livro não foi diferente.

É uma história bem curtinha e emocionante de se ler, que é meio inevitável não chorar no final (chorei muito, muito mesmo, inclusive estou chorando no momento que eu faço essa resenha...)

Enfim, recomendo para todos lerem, principalmente se você se interessa no assunto.

Giulia Bendassoli 11/12/2021

a dor de uma raça inteira
Já não sinto mais nada"., disse Shmuel.

Facilmente me impressiono. Principalmente com assuntos como este. Perdi as contas de quantos livros sobre judeus eu li. Meu autor favorito neste tema é (claro) Leon Uris, um judeu que faleceu recentemente e que escreveu livros maravilhosos (e infinitamente tristes e pesados) sobre o tema. Destaque para Exodus e Mila 18.

E então, assisti ao filme desse livro que tinha tudo para ser bonitinho, se é que essa é a palavra correta. Eu chorei desde a aparição do primeiro judeu até o último minuto do filme. E no final então, chorei até desidratar. Não há nada de bonitinho nesse filme ou nessa história, ou nesse livro que li hoje. Nada de leve. É só a dura realidade transfigurada numa visão pouco esclarecida de um menino de 8 anos. Ele não entende, ele não sabe. Mas nós sim. Nós entendemos e é isso que mais dói. Tanto no filme, como no livro você sente cada ingenuidade do menino de olhos azuis na carne, como uma ferida dolorosa... Cada pergunta infantil (que você sabe a resposta, você entende) te faz doer, te faz querer dar um jeito de que aquilo não fosse verdade, que fosse um pesadelo... Filme/livro forte pra mim. Triste e impressionante.

Ainda estou sob o efeito do livro (o que fez voltar as imagens do filme) e talvez por isso as palavras apaixonadas. Vai ser difícil esquecer a expressão do menino judeu. A inocência nos olhos azuis do menino alemão. A dor nos passos pesados de Pavel. A dor de uma raça inteira.

Eu recomendo totalmente a leitura!
Thais 11/12/2021minha estante
Sem dúvida esse é um dos meus livros favoritos do gênero

sarita 12/12/2022

Aprendizagem
Não é à toa q esse livro é mundialmente famoso e premiado, além de uma escrita maravilhosa em que o autor consegue passar a sensação de uma escrita séria, ele consegue transmitir esse mundo na visão de uma criança de nove anos perfeitamente.
A história, não preciso dizer nada, emocionantemente triste, o final Ent?eu nunca assisti o filme mas agora com certeza vou.
Além de que esse final foi para o pai aprender.

Laura449 22/03/2022

O menino do pijama listrado
ESTOU DES-TRUÍ-DA!
Que livro caros leitores, QUE LIVRO!
A crise existencial que este livro me fez passar?
A inocência do Bruno a cada página, sempre vendo o melhor nos outros. Isso com certeza, foi uma das coisas que mais me machucou.
Sério, o livro me fez ter uma visão mais profunda da época nazista, e isso me fez feliz? Não, não fez, precisei de 4 horas pra acalmar minhas lágrimas. Mas me arrependo? Não, não me arrependo nem um pouco.
Sou grata por estar vivar e pode ter lido a história de Bruno e de Shamuel.
O shamuel dizendo que o avô ?sumiu?, e que o pai ?desapareceu?. Ai que DOR, QUE DOR!!!
Favoritadissimo.

?Quem decide quem usa os pijama listrados, e quem usa o falar fardamento ??
kethelyn 22/03/2022minha estante
só com filme fico nesse nível, qria ler mas sem coragem kskskks

Ananias 27/06/2021minha estante
Esse livro é lindo

Nick 28/06/2021minha estante
Já vi o filme e chorei muito kkk
Tô doida pra ler o livro

Arlefe_ 28/06/2021minha estante
Eu nunca assisti o filme..

Nick 29/06/2021minha estante
Não sei se é exatamente igual ao livro, mas o filme é muito bom!