O menino do pijama listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Eryken Gabriel 25/07/2022

O menino do pijama listrado
O menino do pijama listrado é uma história que mexe com o coração, vários sentimentos. Para mim, o Bruno é o melhor protagonista.

mafer 12/08/2021

tristeeee
acreditei que o final teria mais conteúdo, por isso não chorei tanto, mas continua sendo muito triste. é incrível como o autor conseguiu colocar um assunto tão importante em palavras tão ?delicadas? e depois dando um murro no estômagokkkkkk
Thais Rory 12/08/2021minha estante
Ainda não li esse livro. Sei que vou me emocionar muito

mafer 12/08/2021minha estante
vale muito à pena, é bem leve, li em algumas horas!

Daniel 26/09/2020

"E nós nunca podemos brincar juntos. Tudo que podemos fazer é ficar aqui sentados conversando."

Com o olhar inocente de Bruno, conhecemos como era a visão de uma criança durante o período da 2° Guerra. Com mudança repentina de casa, devido ao seu pai ter subido de patente pelo próprio Fúria, Bruno encontra-se perdido com a nova casa e a nova rotina. Porém tem uma "fazenda" perto da sua nova casa em Haja Vista, que tem pessoas usando pijamas o dia todo.

Com seu espírito explorador, Bruno conhece um menino de pijama listrado, que partir de diante passa suas tardes com seu novo amigo.

Dessa amizade encontramos questionamentos tão necessários hoje em dia. E com um final surpreendente e triste.

Maria 19/05/2023

Bom e rápido
O livro é uma leitura muito boa, educativa e conscientizadora.
Gostei muito dele, apesar de que por ser muito curto não há espaço suficiente para que haja um desenvolvimento adequado da história e dos personagens.

~Clara~ 18/07/2021

Impressionante
Um livro com um palavreado simples, mas impressionante. Você se aproxima da personagem principal como se fosse seu melhor amigo. Foi um dos raros livros que conseguiu me levar as lágrimas. Ajuda na compreensão da realidade da época. Recomendo muito.

Ester.Vitoriaa 17/12/2022

"Parece que dói"
"Já não sinto mais nada" , disse Shmuel

" Você é meu melhor amigo, Shmuel", disse ele. "Meu melhor amigo para a vida toda".

partes que me destruíram?
A GedidoKyloRen 17/12/2022minha estante
Assisti o filme? queria muito perto livro? sinto que vou me emocionar muito. ?

Coruja 20/08/2010

Eu geralmente vou muito pelos detalhes dos livros que leio - serei sincera: sou uma leitora chata, do tipo que presta atenção em cada mínimo ponto e gosta de fazer referências cruzadas e teorizar sobre as idéias originais do autor.

Obviamente que faço o mesmo aqui.

Para começar, o título original é O menino do pijama listrado: uma fábula. Não é isso que está no título da capa, mas se vocês olharem aquela parte em que tem a catalogação do livro, vão descobrir esse pequeno, quase mínimo detalhe.

O que nos leva a perguntar... porque o autor chamou sua história de fábula? O que é uma fábula?

"Fábula (latim fari + falar e grego Phaó + dizer, contar algo) é uma narração breve, de natureza simbólica, cujos personagens por via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem por objetivo transmitir uma lição de moral."

Realmente, o livro é uma narrativa breve - o autor diz em algum lugar que levou exatamente dois dias e meio para escrevê-la por completo. Mas ela tem uma lição de moral, além da que "meninos curiosos acabam na câmara de gás?". Qual a natureza simbólica da história?

Lembro que a Belle, quando me fez a indicação do livro, falou algo sobre amizade. Talvez então, essa seja uma fábula sobre amizade, uma história sobre a capacidade de fazer amigos, de lealdade, de caridade, solidariedade. Mas, no único momento em que Bruno poderia ter sido fiel a sua amizade, quando questionado pelo tenente Kotler na cozinha, ele se acovarda.

Qual pode ser a moral da história? Qual a moral de uma guerra? Guerras, supostamente, são meios para se chegar a um fim. Que fim? A reparação de um erro? A segurança de um povo? A ambição de um governante?

Não acho que o livro seja uma fábula, do ponto de vista que não existe uma moral na guerra. A guerra, nas palavras do Padre Antônio Vieira, é "aquele monstro que se sustenta das fazendas, do sangue, das vidas, e, quanto mais come e consome, tanto menos se farta". Essa foi uma das melhores definições que encontrei quando escrevia minha monografia que, surpresa, surpresa: era sobre direito de guerra.

O que me surpreende é a forma como Bruno mantém sua inocência pueril morando nada mais nada menos do que em Auschwitz. Aliás, eu gostaria de me bater publicamente por só ter me tocado disso quando Gretel disse a Bruno que ele pronunciava o nome do lugar errado; não era "Haja-Vista". Havia tantas pistas: Shmuel dizendo que estavam na Polônia, a data da inauguração do campo no banco, junho de 1940 - o lugar foi inaugurado em maio, mas foi só em 14 de junho que chegaram os primeiros prisioneiros políticos polacos.

Não entendo como ele, especialmente sendo filho de um comandante da SS, não tivesse noção de quem eram os judeus, de como eles "poluíam" o espaço vital alemão, como eram culpados de todas as vergonhas que a grande Alemanha fora obrigada a engolir com o Tratado de Versalhes de 1919 e como o Führer estava levando-os de volta à glória de seus primeiros dias. Não entendo como ele não foi capaz de compreender o quão errado era tudo o que estava acontecendo quando Kotler esfaqueou Pavel na sala de jantar e ninguém disse ou fez nada (fica nas entrelinhas que o Kotler esfaqueou Pavel... e que estava tendo um caso ou estava a caminho disso com a Mãe de Bruno também. Ou é coisa da minha cabeça?).

Afinal, a juventude ariana era doutrinada desde muito criança - porque é de pequeno que se torce o pepino. Eles eram ensinados sobre sua herança e sobre a 'corja' judaica na escola. Por isso o ensino de História e Geografia era tão importante.

Bruno me fez lembrar de Giusoé, de 'A vida é bela', que vive também numa fábula, num mundo fabricado por seu pai, Guido, para preservar sua inocência. Mas no filme de Benigni, tal farsa é ativamente perseguida pela figura do pai, ao passo que a ignorância de Bruno é de sua própria lavra. Ele não tem capacidade de enxergar - não porque seja muito novo, porque, ao meu ver, não subsiste inocência em tempos de guerra; mas porque não lhe deram as ferramentas para compreensão do que estava acontecendo - e, nesse ponto, a história se torna um tanto implausível para quem conhece um pouco de História.

O livro emociona, especialmente pela forma como o autor usou a linguagem - frases curtas, palavras repetidas, construções simples, típicas de um discurso infantil. Mas é uma emoção, não digo falsa, mas rasa. Nesse ponto, a história de 'A vida é bela' me emocionou muito mais, porque ela tinha um propósito, a forma como o Guido foi capaz de se sacrificar de forma tão completa pelo filho. Nesse livro, não há nenhum sacrifício consciente e muitas das escolhas de Bruno são escolhas egoístas, escolhas, claro, de uma criança sem preocupações.
Milena Cecília 25/04/2012minha estante
Adorei sua resenha,pra mim resenhas precisam ter o ponto de vista do leitor de forma critica e você trouxe vários questionamentos plausíveis aqui. Na verdade a minha curiosidade despertou porque acabei de ver o filme e queria saber quais eram as diferenças entre filme e livro,principalmente com relação ao final porque não mostra o que acontece com os pais de Bruno. Gostei muito de seu ponto de vista sobre a historia.

Leticia 11/07/2015minha estante
Adorei sua resenha! Acho que não seja coisa da sua cabeça: "esfaqueou Pavel... e que estava tendo um caso..." ou o caso era com Gretel. Ainda, o autor em algumas momentos não completava as frases, no lugar dos "palavrões" colocava reticências, também achei desnecessário.

Barbara.Spini 18/01/2016minha estante
Excelente resenha! Colocou em palavras tudo que senti durante a leitura. :)

Edilene Freitas 12/07/2020

Ler sobre a 2ª Guerra Mundial é sempre desafiador, mas esse livro, escrito através do olhar de uma criança, transformou a história em algo singular. Bruno, nosso protagonista, não compreende muito bem o porquê de todas as mudanças que está vivendo. Não entende o motivo de ter mudado com sua família de Berlim para Haja-Vista, um lugar isolado e repleto de pessoas que vivem de pijama do outro lado da cerca. Tudo parece horrível até que uma nova amizade muda sua perspectiva sobre sua situação. Um livro completamente inocente e singelo.

júlia 19/09/2023

Um excelente livro para quem não é muito fã de história. O livro pode ser resumido em um menino filho do comandante de um campo de concentração nazista (que atualmente é símbolo do holocausto) durante a Segunda Guerra Mundial que não sabe o que são judeus, arianos e nem entende a guerra que está acontecendo ao seu redor. De alguma forma, a irmã desse menino que era "mais antenada" no mundo também não fazia ideia do que eram arianos, apenas entendia o conceito de judeu. Nada do que acontece no livro seria plausível de acordo com o que de fato aconteceu durante a guerra, e a narrativa foca nos problemas banais do protagonista mimado ao invés de trazer algo relevante a respeito de Shmuel.
Pode ser uma boa ideia para um pré adolescente que gostaria de despertar interesse por história, mas nunca para alguém que deseja efetivamente aprender algo ou reforçar conhecimento prévio. Precisei reler por conta do vestibular da UERJ e percebi uma diferença gigantesca de quando eu li pela primeira vez sem nunca ter estudado a respeito da Segunda Guerra, tendo apenas uma noção geral, e de agora, estando no terceiro ano. Enfim, concluindo esse textão, não recomendo o livro para quem estuda.
Gabriel1610 21/09/2023minha estante
Chocado quando descobri que um livro totalmente errado tanto pelo lado do menino nazista que não tem ensino sobre Hitler quanto pelo menino judeu brincando em um campo de concentração é realmente quisto em vestibular

júlia 21/09/2023minha estante
Simm, Gabriel. Não consegui entender a escolha da UERJ

Gabriel1610 21/09/2023minha estante
Vi um vídeo sobre o livro e por acaso falaram sobre isso que você pode falar ser errado. A redação deles é de opinião? No caso, me pareceu não ser igual a do Enem pelo vídeo que vi

júlia 21/09/2023minha estante
É diferente do ENEM sim, mas por não ser meu foco, ainda não estudei muito sobre, então não conseguiria explicar

gcorrea 16/11/2022

Leve (porém muito pesado) e ingênuo (porém intencionalmente ácido), com uma história simples e maravilhosa, tanto no relato histórico que constrói quanto nos personagens e história ao qual somos inseridos.

rafamassagardi 20/08/2023

Alexa, defina "tristeza"?
O Menino do Pijama Listrado é um livro extremamente comovente!
A narrativa é bastante fluida e trata de temas muito relevantes na perspectiva de garotos de 9 anos. Gostei dos personagens e da amizade do Bruno e do Shmuel.
Nos faz refletir e nos entristecer bastante. É horrível lembrar que esta crueldade toda retratada no livro é real...
Recomendo demais.

Aline.Rodrigues 14/07/2020

A doce inocência das crianças
Quando eu vi esse filme eu sabia que tinha que ler esse livro e esse livro foi um dos melhores que eu já li.
Nele temos a história de Bruno,que se muda de Berlim e vai morar no interior com a sua família,a contragosto.
Lá sem ter amigos e alguém pra conversar ele começa a investigar a propriedade de seu pai e atrás de sua residência ele encontra um lugar que ele acredita ser uma fazenda,porém é um campo de concentração.
Chegando mais perto ele vê um menino de sua idade,muito magro e com aspecto de quem passa fome.
A partir disso se inicia uma amizade com Shumiill,e conforme vamos lendo no livro essa amizade de intensifica e isso acaba levando ao grande plot do livro.
Esse livro é incrível,curto,bem escrito,nos mostra o valor de uma amizade verdadeira e o final acaba com qualquer leitor.
No final do livro eu chorei horrores,recomendo muito a leitura dessa livro.
E o filme é tão bom quanto o livro pra mim.