O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Ana 11/02/2022

Só de lembrar que essa história existe me entristece. Vi o filme a um tempo atrás e fiquei devastada com o final, parece que vendo as cenas, os personagens se tornam mais reais e a tristeza dobra. É um livro pesado, te deixa com o coração apertado e a todo tempo faz vc querer proteger Bruno e Shmuel daquele destino cruel.

joaomiguelou 08/11/2023

É bem ok massss... acho estranho que a forma como a história é contada faz a morte de judeus, durante o livro todo (e tambem no filme), gerar menos comoção que morte da criança branca (protagonista)
Eni__bridgerton_ 08/11/2023minha estante
NOSSA SIM!!!!!!!

Marcus 28/04/2023

"A vida só é preciosa porque ela acaba"
Neste livro, do qual todas as pessoas na terra já ouviram falar e provavelmente todos os leitores já pensaram em ler, ou pelo menos assistir ao filme, acompanhamos Bruno, uma criança, filho de um militar nazista que se muda com sua família devido a uma demanda do trabalho do pai.

Que livro fantástico, tem um toque tão sutil e ao mesmo tempo profundo, nele vemos tudo pelo olhar do personagem principal que não tem nem 10 anos. Ler essa obra sendo adulto é bem impactante porque conseguimos ver a crueldade da situação exposta, todo o mal que rodeia Bruno e que é suavizado por sua percepção inocente das coisas. Vale enfatizar que essa inocência não significa ausência de sensibilidade ou burrice.

Por favor, leiam, esse é um tipo de livro que marca a gente, fica na nossa cabeça igual noda de caju. (se você pegou a referência forrozística, meus parabéns)

rutão 15/04/2021

Eu assisti o filme diversas vezes antes de ler o livro, isso facilitou a leitura pq, pra mim, é exatamente o filme kkk. Eu consegui ver as cenas direitinho na minha cabeça enquanto eu lia, são raros os livros que tem filme que me passaram essa sensação. Achei sensacional

Bia 17/02/2021

Triste...
Reli e sofrir como na primeira vez que eu li.
Muito triste !!!

Agora vou assitir o filme de novo ??

Talita.Tczorney 20/04/2022

A inocência das crianças, cada fala, cada momento das conversas meu coração apertava. Que livro incrível, triste e necessário. Já havia visto o filme e ainda assim o livro acabou comigo.

Piromal 01/07/2022

O livro é tocante, narrado por uma criança que ainda não entende as maldades do mundo, e embora o livro seja bom, eu esperava um pouco mais.

Achei a ingenuidade do garoto um pouco forçada (não achei o protagonista um personagem "orgânico", ficou meio forçado) embora sem essa inocência não haveria história.

Eu vejo algumas pessoas usando esse livro como fonte histórica, ao nível de Annie Frank, então acho importante visar que é um livro que cumpre o que promete, mostrar sobre a visão de uma criança a grande atrocidade que foi o nazismo, e mostrar que é uma das coisas mais estúpidas que alguém poderia acreditar, mas não podemos usa-lo como fonte, os personagens não são reais, a história em si não existiu, "apenas" o contexto.

Eu tinha comentado anteriormente que não fazia sentido o garoto não saber o que era nazismo, pois então, embora existisse a juventude hitlerista, aparentemente o garoto não teve contato com isso, o que justificaria essa ignorância, mesmo com todo o "investimento" da Alemanha Nazista em ensinar o nazismo desde o berço.

Há também o debate sobre, o protagonista ser caucasiano não causaria mais comoção do que ele ser judeu, já que ele iria contra ideias que ele provavelmente seguiria e ao ir contra isso, em um ato de humanidade e ingenuidade, ele acabasse morrendo, eu acho que pode ter influenciado? Talvez, não acho que sei o suficiente pra falar sobre.

Há muitas coisas que eu não comentei, que não entendi e ainda vou concluir sobre o livro, então em geral eu achei tocante e com uma mensagem bonita, mesmo tendo suas ressalvas.
Gabriel1610 01/07/2022minha estante
No filme ele era umq criança bem pequenininha pelo que me lembro e nem ele nem mesmo a esposa sabiam. Quando li o livro de Mengele, uma das esposas dele não sabia que queimavam pessoas e comentou do cheiro e eu lembrei do filme na hora

Flavio Herculano 25/01/2023

O bom garoto nazista
O Menino do Pijama Listrado escrito por John Boyne se passa no período do Holocausto, logo já podemos imaginar o clima hostil a qual o enredo nos propõe, embora a construção do livro seja baseada na vida de um garoto alemão ao invés de um garoto judeu.
Bruno é um garoto de nove anos, filho de um comandante do exército alemão que se muda com sua família para um cidade do interior da Alemanha. Nessa mudança, Bruno se vê longe de seus amigos e vivendo em uma casa de campo, fazer amizades no meio do nada não parece ser uma atividade facil de conseguir. Mas logo ele conhece um novo amigo, porém uma imensa grade os separam.
John Boyne coloca o protagonista como uma criança pura e doce, que embora filho de um grande militar que recebe até a visita do maior militar da época, não sabe de nada que acontece naquele período e simplesmente age como se as coisas fossem uma descoberta cultural.
O garoto judeu Shmuel não possui uma história a ponto de sentirmos tempo de criar laço com o personagem, a não ser com o fato de como judeus eram produtivos na sociedade com suas profissões úteis a comunidade e não como pessoas que possuem uma vida fora do trabalho. Assim quando ocorre o ato final, o livro nos faz sentir mais começão ao Bruno do que (toda) história de Shmuel.
izy :) 25/01/2023minha estante
essa resenha me lembrou de quando eu tava no ensino fundamental e fui a única que não chorei com o filme (e não gostei dele também), finalmente minha pré-adolescente interna sendo compreendida ??

Maiara.Souza 05/09/2020

Como não se emocionar?
No começo a história é muito lenta e sem muitos detalhes, porém, no desenvolvimento da narrativa você vai se apaixonando pelos personagens que vão surgindo ou O personagem que surge. A história é triste e sentimental quando sabemos em que contexto ela foi escrita. Mas também é uma reflexão sobre o tema. Uma história emocionante, linda e infelizmente pesadamente triste. Eu recomendo o livro e porque não também o filme?

Carol Martins 16/03/2022

O menino do pijama listrado
Já conhecia a história de Bruno e Shmuel com o filme, que assisti há quase 10 anos. Não me lembrava de todos os detalhes, mas desde sempre foi uma história que me impactou bastante. A linguagem é muito simples, o livro é curtinho, acho que do tamanho ideal para a história que o autor quis contar. É triste, é revoltante, cheio de inocência, afinal, as crianças são totalmente alheias a tudo que que acontece. Chorei com o filme (que recomendo muito) e chorei com o livro. Obrigada, John Boyne.

Gustavo.leão.3D2Y 12/08/2020

Chorei
Sério, eu chorei cara.
O começo do livro foi bem cansativo, e um pouco chato, principalmente pelo fato dos personagens serem chatos, que contribui para que o livro fique meio cansativo no começo.
Foi bem legal ver o nazismo pelos olhos de uma criança inocente e como a história andou mesmo sendo um livro bem curtinho.
Eu achei bem legal a amizade que nos foi apresentada no livro e como eles lidavam com o fato de que tinham vidas completamente opostas.
Eu recomendo o livro pra todo mundo e o final fez com que eu me sentisse um trouxa além do livro ter me passado a perna, mas, eu chorei

Eryken Gabriel 25/07/2022

O menino do pijama listrado
O menino do pijama listrado é uma história que mexe com o coração, vários sentimentos. Para mim, o Bruno é o melhor protagonista.

lilly 11/08/2021

opiniões sobre o livro
dessa vez vou falar sobre o livro. já sabia da história pq é conhecida e uma amiga me contou. adoro livros sobre a segunda guerra, então com esse não foi diferente,já li um outro livro do autor, o menino no alto da montanha. a história é boa, principalmente por ser narrada pelo ponto de vista do Bruno. nao vou dar 5 estrelas pelo fato da história ser triste, mas traz uma reflexão linda, que é o jeito que as crianças tratam os outros, sem proconceito ou julgamentos por terem diferentes opiniões ou crenças. vai ser isso mesmo pq nunca fiz resenha, nao é bem uma resenha mas eu quis falar sobre a minha e experiência lendo a história.