O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Rafaela573 04/01/2023

4??/ 5 ??
Eu gostei muito do livro. Eu não cheguei a chorar como eu esperava, mas é uma leitura bem triste e que vai te comover. Eu esperava um final bem trágico porque sempre ouvi que era muito triste, porém não tem um final brutal (como eu esperava, mas o final continua sendo triste)
O livro é muito necessário para ser trabalhado nas escolas.

Jamile.Almeida 22/08/2020

Inocente e cruel
Um livro sobre o Nazismo e a segunda guerra mundial que não tem nenhuma descrição especificamente sobre a guerra em si, mas ainda assim mostra toda a crueldade desta época.

O livro traz o olhar de Bruno, um menino de 8 anos, filho de um militar nazista que mora numa casa ao lado de um campo de concentração. O autor consegue narrar brilhantemente a história dentro da inocência, ingenuidade e olhar infantil de duas crianças em lados opostos, mas que não parecem perceber tanto isso, apesar das claras evidências.

O livro é um soco no estômago, que te deixa dias reflexivo, te tira o ar e arranca lágrimas.
Guilherme.Augusto 23/08/2020minha estante
adicionado à minha lista dos próximos a serem lidos!

Jamile.Almeida 23/08/2020minha estante
Curtinho e vc fica pensando por temposss

Tatinha.Car 23/08/2020minha estante
Não li o livro, porém assisti ao filme. Toda vez que olho para essa história faz meu coração ficar minúsculo.

Jamile.Almeida 23/08/2020minha estante
Simmmmmmm ??

Cellyne 03/08/2021

Dor sofrimento trevas solidão choro depressão
depois de ler esse livro eu sinto que desidratei, não existia mais lágrimas no meu ser, fiquei triste e digerindo essa história por horas mesmo já sabendo o final antes de ler.
foi uma leitura tão rápida, um conto visto pelos olhos de uma criança, algo tão ingênuo que te prende desde a primeira pagina.
Leia! apenas leia e desfrute de toda essa fascinante, porém triste, historia.

Viviane 04/05/2022

Desafio skoob 2022 - Mês de Maio
*MINHAS CONSIDERAÇÕES*

*??TEMA:* Um livro escrito por um autor Irlandês

*? Livro / autor (a):* *O Menino do Pijama Listrado* / *John Boyne*

*?DO QUE SE TRATA O LIVRO QUE VOCÊ LEU?*

O livro narra a vida de uma família alemã que se vê mudando de casa para perto de um campo de concentração, onde um menino faz a amizade um outro menino, que vive em um campo de concentração

*?O LIVRO TRAZ ALGUMA MENSAGEM? QUAL?*
Sim, de como é bom ser criança mesmo em meio a tanto horrer , Ainda conseguem formar uma verdadeira amizade

*?VOCÊ GOSTOU DA OBRA? INDICARIA AOS AMIGOS?? DEIXE SUA AVALIAÇÃO de 1 a 5 ?:*

Há sim indicaria, afinal mesmo que não tenha rolado para mim a história é boa

Minha nota 3?

ANDER CELES 29/10/2023

Ainda é um livro bom!
É a uma releitura. Na verdade, não sei quantas vezes já li essa história, acho que umas 4, contando essa. Mas essa é a primeira vez que leio essa versão do livro, a versão ilustrada. Como leria para os alunos da sala, e essa versão estava em uma das caixas de compras antigas, decidi ler essa versão.

Bom, após alguns anos sem ler este livro, e já tendo lido a maioria dos livros do John Boyne (um dos meus autores favoritos, sem a menor sombra de dúvidas), posso dizer que este não está no mesmo patamar de alguns outros, inclusive alguns que tratam do mesmo tema, crianças e a guerra. Talvez porque já tenha lido muitas vezes, ou já tenha visto o filme um milhão de vezes. Mas a história, perto de outros livros, tem uma carga dramática narrativa menos carregada do que outros.

Mas ainda assim, é um livro bom.

P.S: não sabia que tinha uma continuação desse livro, que foi lançada este ano!!! Já vou na Amazon comprar rsrs. É uma história muito significativa pra mim, quero saber para onde vai o livro.

bia_zouzaaa 06/08/2021

Resenha - o menino do pijama listrado
"O ponto que virou uma mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino"

Bom, quero disser que ele me fez pensar muito sobre mudanças da vida, e se ele não tivesse se mudado para a "Haja-vista", se não tivesse odiado a casa e ter coragem em saber quem eram as pessoas quem usavam pijamas listados do outro lado da cerca, não conheceria o seu melhor amigo da vida, o Shmuel (vulgo o meu personagem favorito que tem o meu coração), que é uma criança judia, eles têm uma linda amizade querendo com que ele ficasse em sua casa nova.

Esse livro me fez passa mal, de tanto chorar, ri bastante também e como disse no começo, sobre as mudanças que a vida nos trás com o tempo.
Gabriel1994 07/05/2022minha estante
Um Menino, que virou uma pessoa, que virou um vulto, que virou uma mancha e que virou um ponto. ?

Ana 11/02/2022

Só de lembrar que essa história existe me entristece. Vi o filme a um tempo atrás e fiquei devastada com o final, parece que vendo as cenas, os personagens se tornam mais reais e a tristeza dobra. É um livro pesado, te deixa com o coração apertado e a todo tempo faz vc querer proteger Bruno e Shmuel daquele destino cruel.

princessjuliets_ 25/02/2023

Perfeito!
O menino do Pijama Listrado" se passa no cenário da 2° Guerra Mundial, e conta a história de Bruno, um menino de 8 anos que se muda de Berlim para uma residência que se encontra perto de um campo de concentração. Logo atrás da sua nova casa, há uma cerca que separa o campo de concentração da sua residência e isso logo se torna motivo de enorme curiosidade para o menino. Movido pela sua curiosidade e inocência, ele logo desenvolve uma amizade com uma criança do outro lado da cerca e acredita que ambos possuem "muito em comum".

Embora eu já soubesse o final da história através da adaptação da mesma, o fim do livro mexeu muito comigo. É gostoso quando temos esse segundo contato através da leitura, pois podemos adicionar alguns detalhes que antes não havíamos nos dado conta, por se tratar de um conteúdo mais denso. O desenvolvimento do relacionamento de Bruno e Shmuel é conduzido de forma inocente, e perceber a maneira como Bruno enxerga a realidade de Shmuel sob a sua própria perspectiva é algo que nos faz refletir muito.

É claro que além da história de amizade dos dois meninos, muitas reflexões são trazidas à tona pelo autor no decorrer da narrativa. A frase do autor ao final do livro "Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas." com certeza irá ficar marcada comigo pra sempre. As cercas seriam uma comparação com a maldade que existe e que muitos não se dão conta da sua existencia, pois não têm contato e julgam o mundo através somente daquilo que conhecem, a pureza e a inocência.

Outro ponto alto do livro é quando Bruno entra em negação ao refletir se o seu pai seria afinal, uma pessoa boa ou não, baseada nas escolhas que ele teve na vida dele. Ele custa acreditar que seu pai seja uma pessoa boa, pois como ele poderia ser alguém de bem e ao mesmo tempo responsável pelas milhares de mortes que aconteceram com os "prisioneiros"? Ele não conseguia discernir o que era o seu pai, ora um homem bom, ora um homem ruim.

Nota 5/5

Nicole 30/12/2022

O menino do pijama listrado
Li a um tempo, achei a leitura leve, fácil de compreender. Triste do início ao fim, tragicamente lindo, mostrando a inocência das crianças e a crueldade dos campos. Li por causa do filme, que eu leiga, achei muito bom. Apesar de triste, acho necessário esses tipos de história, e com certeza colocaria esse livro como tema de um trabalho de história, se fosse professora, pois acredito que tenha o mesmo impacto em adultos e adolescentes. Muito bom
Iluvitoria 30/12/2022minha estante
no leitura leve, eu quebrei

lulu 03/05/2021

VOCÊ PRECISA LER
com toda a certeza, esse é o livro que eu leria trinta vezes e nunca iria enjoar. é meu filme preferido, meu livro preferido... eu amo a amizade, a confiança entre Bruno e Shmuel!choro só de pensar nesse livro. além de ser um tema muito importante. enfim, não tem como não dar cinco estrelas. incrível! ??

Cristiane 21/07/2022

O menino do pijama listrado
A triste história que se passou na segunda Guerra mundial onde Bruno, o filho do alemão faz amizade com um menino judeu. Ambos separados pela cerca do preconceito e do campo de concentração.
A inocência de Bruno e a amizade deles me chama muita a atenção.
Final triste, felizmente é apenas uma ficção, mas é inquietante saber que muitos perderam a vida por causa do espírito animalesco de alguns.
DANILÃO1505 21/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

kally5 08/06/2021

Eu vi o filme à alguns anos atrás, quando eu era relativamente nova, me lembro direitinho como eu chorei na última cena, aquilo realmente me marcou. Eu decidi ler esse livro porque era pequeno e porque eu não tinha mais nada para ler kkkkkk. Terminei ele em um dia, é uma leitura que você não quer parar de ler até acabar, e mesmo você já sabendo do final ou se você já conhece a história, vale muito a pena ler ele! O mais interessante é que a escrita é na perspectiva de uma criança de 9 anos, narrando seu dia a dia em uma época muito sombria, a inocência é nítida e por algum razão, isso faz o livro ser mais ?pesado?. Eu amei, chorei e me emocionei!