Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar

Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar Fernanda Young

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Renato 09/09/2022

Tesão X Religião
Primeiro livro escrito pela Fernanda Young, "Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar traz a história de uma garota que ao ter a sua primeira menstruação se vê na impossibilidade de caber numa religião e na moral social de uma cidade pequena do interior, em contraponto à liberdade que o prazer sexual lhe possibilita.
Um livro bastante válido para levar as pessoas a refletir sobre ultrapassado tabu da sexualidade, sobretudo a da mulher, frente a um fanatismo religioso; embora as linguagem herética e escatológica não permita a reflexão de um cristão fervoroso. Por fim, a leitura do livro se faz valer mais pela temática que aborda, já que o enredo é bem fraco.

clara 19/07/2022

razoável
confesso que comprei só pelo título e pela capa kk mas no geral esse eh um livro que não faz muito sentido, no começo eh legal mas vai ficando chato, confuso e maçante com o passar dos capítulos, o último capítulo mesmo jss sofri pra ler, muito chato.

tinhooo 15/07/2022

como era de se esperar, o livro é bastante complexo! porém, o fato da fernanda ter escrito quando tinha 17 anos torna tudo incrível. a história é vai seguindo uma linha meio confusa, mas da pra ir acompanhando numa boa. no geral eu gostei bastante!

Karina599 28/04/2022

Um prazer ter o primeiro contato com escrita da Fernanda
Eu não gostei da história, mas a escrita da Fernanda é muito boa. Estou ansiosa pra uma próxima leitura da Young, espero que eu curta mais.

Camila.Nunes 01/03/2022

Muito louco e inteligente pra idade
Esse foi o primeiro livro escrito por Fernanda e no entanto último publicado. Ela o escreveu aos 17 anos, mas fiquei impressionada com tamanha sabedoria e malícia pra coisas, que me comparando a ela nessa idade, eu nunca nem imaginaria. Ela tem uma visão sarcástica, irônica e sexual das coisas. Talvez pela adolescência, onde tudo é levado para a descoberta do corpo. Mas algumas partes me fizeram questionar e foram um pouco problemáticas, não sei se propositalmente pra fazer refletir. Muito poética e muito precoce. Incrível!

caspaeletrica 13/02/2022

5/10
Os primeiros capítulos são promissores e extremamente bem desenvolvidos, incríveis, arrebatadores. Entretanto, conforme a história se passa, a trama se torna confusa e maçante. Parece que o roteiro não foi planejado antes, o que às vezes não é necessariamente um problema, dependendo dos casos, mas no caso desse livro, foi o grande problema. Personagens inéditos surgindo do nada que não somavam em nada na história e a mesma sem rumo algum.
fernandaararuna 13/02/2022minha estante
concordo com tudo, mas foi explicado que ela não havia terminado o livro direito por conta que partiu antes de ajeitá-lo

caspaeletrica 13/02/2022minha estante
@Fernanda aaah não sabia disso, faz sentido. mas ainda acho que mesmo não tendo um desfecho bacana (provavelmente por causa disso), ainda acho que deu uma perdidinha no meio do livro. mas os primeiros são ótimos

fernandaararuna 13/02/2022minha estante
te entendo completamente!! eu fiquei confusa também, tinha momentos que eu nem sabia o que tava rolando e isso me fazia ficar em dúvida se eu continuava ou não. acredito que teria ficado ótimo se ela tivesse tido tempo. mas por outro lado, os outros livros dela são incríveis mesmo ?

caspaeletrica 13/02/2022minha estante
@Fernanda ainda não li outros dela, mas queria muuuito, minha mãe é fã dela também. Você tem algum que você possa me indicar??

fernandaararuna 13/02/2022minha estante
essa mulher foi/é maravilhosa!!!

bom, até agora contando com esse eu só li três livros dela. então, dos outros dois eu posso te indicar Tudo que você não soube e A mão esquerda de vênus.

o meu amigo me indicou As pessoas dos livros, não posso te dizer com certeza se vai gostar, mas pode ser que sim (me perdoa se não gostar dkkddk).

enfim, espero que goste das indicações ?

Dandara63 03/02/2022

Vou começar essa resenha dizendo a coisa mais importante: eu não entendi esse livro.

Ele é confuso, e creo que seja essa sua intenção, mas creio também que exista um significado por trás que não fui capaz de descobrir ou compreender.

Infelizmente foi uma leitura cansativa, eu precisava reler os parágrafos várias vezes tentando entender o que aquilo queria dizer, e quanto mais avançava no livro, mais desconexas as coisas ficavam.

Thamyris 30/01/2022

Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar
É um livro aparentemente bom, para quem tem facilidade de ler livros com leitura difíceis, esse vai ser fácil, para mim não foi tanto porque a leitura dele é um pouco difícil mas eu voltava algumas páginas e lia de novo para tentar entender, aborda alguns temas que na minha opinião considero "pesado" mas fora isso tudo de boa, sem contar que é um livro nacional.
Thamyris 30/01/2022minha estante
Apesar de que muito nova autora não planejou roteiro completo Porque na minha opinião depois da metade do livro ele fica confuso e se perde.

Cissa 15/01/2022

?Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar?
Sendo o primeiro romance (e o primeiro livro também) de Fernanda Young, escrito aos 17 anos, - acho importantíssimo levar isso em consideração -, não podemos esperar que viessem mil maravilhas de cara.

Em particular, eu gostei dos pontos que a autora quis colocar neste livro, apesar de ela muitas vezes não ter sabido juntar os fatos. Me senti perdida na maior parte do livro, e muitas vezes só conseguia pensar ?quem é esse?? ou ?o que está acontecendo???

Mas levo algumas frases, muitos apontamentos e críticas comigo; afinal ela, mesmo tão nova, já tinha opiniões tão fortes e bem construídas para abordar sobre. Ele começa super bem, bem fluido, mas com o passar das páginas, eu comecei a me perder na leitura? Até que chegou no final e eu simplesmente havia me perdido completamente, tive que voltar umas 5 páginas e reler e ainda sim não entendi quem eram certos personagens ou em que ponto eles começaram a fazer parte da história e procurei um descuido meu? mas acho que tal descuido não veio por minha conta.

Mas, exatamente por ter sido um livro de uma artista tão nova, considero cada página que li válida! Obrigada pela oportunidade, eterna Fernanda Young!

Beatriz 07/01/2022

continuou bem confuso pra mim, mesmo tentando reler eu não consegui me apegar totalmente ao livro. eu sei que foi o primeiro livro dela, ela escreveu muito jovem mas mesmo assim, não me agradou

Vinícius 31/12/2021

UMA PROVOCADORA, JÁ AOS 17 ANOS DE IDADE?
Instagram: @vinil23

?Perdão, perdão, perdão, perdão? mais uma vez, perdão!
Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar. Tudo o que eu gosto me parece sempre um pré-pecado. Por que teremos sempre que nos punir pelo que gostamos? Por que devo ser considerada uma alma ruim pela balbúrdia do prazer? O prazer será sempre a motivação egoists? E a palavra, será que sempre me mostrará a verdade do que escuto??.
(p. 89)
O primeiro livro de Fernanda Young que eu li foi escrito por ela quando ela tinha 17 anos. ?Posso Pedir Perdão, Só Não Posso Deixar de Pecar? é uma ode à liberdade individual, sem dogmas, convenções ou traumas.
Foi publicado meses depois da morte da escritora, no final de 2019, e conta com uma ilustração de sua filha Estela May e um prefácio de sua outra filha, Cecília Young. Um romance provocador, porém necessário em tempos de tanto conservadorismo.
Evoé, Fernanda Young!
Você faz muita falta?

@Mihleituras 29/12/2021

?No amor dos contos, tudo é lindo e belo. Desconfio da beleza e dos finais felizes convincentes, desconfio dos príncipes encantados e da validade das bruxas, sempre tão burras e derrotáveis. O amor que quero descobrir não está no canto dos pássaros, nem no brilho enjoado da lua, muito menos nos sermões para Deus. Não se encontra amor em uma borboleta, como nas poesias que Rodrigo Mendes me traz. Amor se encontra no sexo que desconheço e penso em breve conhecer." (Pág. 47)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6