Dezesseis Luas

Resenhas - Dezesseis Luas

neli 08/05/2011

Gostei
Ganhei no encontro do Skoob-rj

Taí, gostei desse livro. Tirando a decepção de saber que faz parte de mais uma série(outra), achei bem legal.

Gostei muito de ver a estória contada sob o ponto de vista do protagonista masculino (coisa rara), Ethan. Ele é uma graça, tudo o que uma mãe quer num filho,rsrs
A Lena é uma menina bem interessante, que vem de uma família de conjuradores (só lendo mesmo pra saber o que é). E só em seu aniversário de 16 anos vai descobrir que tipo ela será.
Gostei da prima má, talvez não tão má assim, vamos ver nos próximos livros e do amigo roqueiro de Ethan, o Link.

Acho que ele não tinha necessidade de ser tão grosso, a mesma estória poderia ser contada com metade das páginas, ainda mais que virão outros.

Pra quem gosta do estilo, vai se deliciar.

Amanda Azevedo 17/02/2012

Dezesseis Luas - Beautiful Creatures #1 - Kami Garcia, Margaret Stohl

Já disse isso algumas vezes e volto a dizer: é sempre um desafio enorme resenhar um livro que gostei muito. Então, já deixarei claro, logo no primeiro parágrafo o quanto recomendo esse livro. A expectativa em cima dele estava enorme, por isso já comecei a ler com certo medo... O medo da decepção que é tão comum quando esperamos demais de uma leitura. Mas para minha total felicidade e satisfação, Dezesseis Luas foi melhor que o esperado.

O livro é narrado em primeira pessoa, e ao contrário da maioria dos YA, Dezesseis Luas não conta com a narrativa de uma menina, e sim de um menino — Ethan Wate. O que posso dizer a respeito disso? Eu simplesmente amei ver a estória sob a perspectiva de um garoto! Nada era meloso demais, fresquinho demais, dramático demais. Isso, sem dúvida é um ponto super positivo.

Fazendo um breve apanhado sobre a história, Ethan vive em Gatlin, uma cidade pacata, sem graça, onde os moradores pensam que conhecem todo mundo. Ele está farto de viver ali e está contando os dias para se formar para poder viajar pelo mundo, conhecer lugares, pessoas... Ampliar seus horizontes. É isso o que ele deseja, até que a sobrinha do homem mais sinistro da cidade aparece em sua vida — Lena Duchannes.

“Eu queria vê-la. Tinha sido um dia longo e chato na Jackson sem o Furacão Lena, e eu estava começando a tentar entender como aguentei oito tempos sem todos os problemas que ela causava para mim. Sem todos os problemas que ela me fazia causar a mim mesmo.” Página 109

A partir daí a estória vai se desenrolando, eles vão se aproximando e coisas vão acontecendo. O romance entre os dois é na medida certa. Além da química, da atração, tem também a amizade entre eles, a preocupação que um tem com o outro... A relação deles é uma coisa simplesmente linda de se ver (ou ler!). O romance é algo presente, mas o livro não se resume a isso. Tem também o lado sobrenatural que foi construído de forma genial pelas autoras.

No livro somos apresentados aos Conjuradores, não são nada mais que bruxos, mas, eles não gostam que os chamem assim. O livro é repleto de magia. Temos os seres que usam a magia para o mal e os que a usam para o bem. Lena é uma conjuradora, disso ela sabe, mas ela é das trevas? Da luz? Ah, isso eu não te direi...

O final do livro te deixa totalmente: CADÊ A CONTINUAÇÃO?! Sim, o final não coloca um ponto na estória. Pelo contrário, ele nos deixa sedento por mais, mais, mais...

“O céu cinzento era apenas um momento de calmaria sem sol, entre a tempestade que tinha mudado nossas vidas para sempre e a que ainda viria.” Página 483

Não entenda essa "falta de fim" como um ponto negativo. Muita coisa acontece no livro e com certeza muita coisa ainda vai acontecer nos próximos. Já disse, volto a dizer e continuarei dizendo isso por aí: eu recomendo o livro! Principalmente pra você que gosta de sobrenatural, magia, mistério e romance. Me diz, não é a mistura perfeita?!

Dezesseis Luas chegou na hora exata. Eu estava um pouco (muito!) cansada de livros com adolescentes que só sabem agir como idiotas. Cheios de conflitos internos cansativos e batidos. Lena e Ethan são adolescentes, mas, felizmente não se enquadram no tipo "sou jovem e inconsequente, faço o que quero" ou "pobre de mim ninguém me ama não tenho razões para viver". Sério, eu não aguentava mais ler livros com personagens assim. Obrigada Kami e Margaret por terem escrito um livro com personagens adolescentes diferentes.

Vou ficando por aqui, espero ter passado pra vocês pelo menos metade da satisfação que tive ao ler este livro. E se você tiver oportunidade de lê-lo não pense duas vezes, pois vale muito a pena!

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com

25/01/2013

Interessante...
Gostei desse livro...acho q pq o romance n foi meloso...eca p romances água com açúcar...A história acabou me envolvendo, pq fiquei curiosa com alguns acontecimentos...Até me emocionei...céus...mas teve uma parte em q senti muito ter acontecido...Mas uma coisa chata, pq pessoas novas em esolas pequenas são tão discrimanadas nos EUA???...sério? isso, além de ser lugar comum, é ridículo...acho q foi a única coisa q n gostei e depois de explicados certos fatos, eu espero q n se repita em Dezessete Luas....mas com certeza vou ler...Recomendo...

The Serial Reader 16/02/2013

Dezesseis Luas, dezesseis anos...
Ethan está preso em Gatlin, a cidade onde nasceu e cresceu, e aguarda ansiosamente o dia em que poderá escapar dessa pacata e pequena cidade sulista remanescente da Guerra Civil, onde tudo é sempre o mesmo. Desde que sua mãe faleceu e o pai vive trancado no escritório, Ethan tem apenas Amma e seu grande amigo Link. Ethan tem um mesmo sonho constantemente, onde há uma garota escapando de seus dedos e caindo, e ele não consegue salvá-la. Até que, em mais um dia como todos os outros, Ethan se depara com a nova moradora da cidade, sobrinha do recluso mais conhecido e indesejado de Gatlin, Lena Duchannes, que é a garota dos seus sonhos, literalmente.

"Uma informação pouco conhecida sobre mim: leio o tempo todo. Livros são a única coisa que me tira de Gatlin, mesmo que por pouco tempo."

"Dezesseis Luas" é uma história sobre conjuradores, seres com poderes mágicos, um mundo fantástico novo para mim, nunca havia lido nada sobre conjuradores. A fantasia da história de Margaret Stohl e Kami Garcia foi algo que me surpreendeu bastante. A magia dos conjuradores e das criaturas desse universo fantástico foi explorada de uma maneira intensa, mas nem um pouco cansativa, o que me fez gostar bastante do livro. O fato de se passar em uma pequena cidade sulista estadunidense é crucial para o desenvolvimento da história. A sociedade de Gatlin é bem fechada e preconceituosa com tudo aquilo que chega de fora, todos sabem de tudo que acontece na vida de todos na cidade, e achei isso muito interessante, pois é verossímil. A história é narrada pelo Ethan, e acho que as autoras acertaram em cheio na escolha do narrador, a narrativa é engraçada e flui de uma maneira muito gostosa de ler.

"Sei que parece um monte de lixo. Mas nunca morei em nenhum lugar por muito tempo. Nunca tive a mesma casa ou o mesmo quarto por mais de alguns anos, e algumas vezes sinto que nessa corrente estão pedaços de mim, e eles são tudo que tenho."

Gostei bastante dos personagens. Os personagens secundários também foram bem desenvolvidos, mas gostaria de saber um pouco mais sobre a família de Lena, pois alguns personagens foram descritos de maneira um pouco superficial, porém isso não me incomodou muito. Conhecemos mais profundamente Ethan, uma vez que ele é o narrador, e temos contato com seus pensamentos e sentimentos. Ele ama livros, romances e me fez rir muito em várias partes do livro. Lena, a garota com quem Ethan sonha, é uma personagem muito interessante, que foi me conquistando ao longo do livro. Ela é muito peculiar e ao mesmo tempo em que é uma personagem forte, mostra suas vulnerabilidades, seus sonhos e seus medos. Outros personagens que merecem destaque são Macon, o tio de Lena, conhecido como o recluso da cidade por quase nunca ter sido visto fora de sua mansão. Ele é uma figura, e a escolha do ator para interpretá-lo no filme (Jeremy Irons) foi a melhor do elenco, em minha opinião. Link também, o melhor amigo de Ethan é muito engraçado, um amigo leal que sempre está de olho nas garotas, e nunca deixa de estar ao lado de Ethan, mesmo correndo o risco de ser duramente julgado por isso. Uma das personagens mais interessantes na minha opinião é Amma, a mulher que cuidou sempre de Ethan, principalmente depois da morte de sua mãe, sempre supersticiosa e super protetora. Ridfley, prima de Lena também é uma personagem interessante, será interpretada por Emily Rossum, uma das minhas atrizes favoritas.

"Havia apenas dois tipos de gente em nossa cidade. 'As burras e as empacadas', que foi como meu pai afetuosamente classificara nossos vizinhos. 'Os que estão condenados a ficar ou são burros demais para ir embora. Todos os outros acham um meio de fugir.' (...) eu mal podia esperar para ir embora daqui."

Adorei o livro, a leitura foi um pouco lenta no começo, mas a história é maravilhosa, a fantasia bem construída e interessante. Gostei bastante dos personagens e o desenrolar da história ocorreu de maneira fluida. Foi um dos livros que mais gostei em 2012 e estou bem ansiosa para a estréia do filme, em fevereiro, apesar de discordar de muitas escolhas do elenco. Recomendo para quem goste de fantasia, magia, e um romance leve e fofo.

"Havia Conjuros para todo objetivo concebível: Cegar os Infiéis, Trazer Água do Mar, Enfeitiçar Runas. Mas nada o que eu realmente procurava: Conjuro para Salvar sua Namorada (Agora que Você Finalmente Tem Uma) Antes que Seja Tarde Demais."

5/5

Detalhe: paguei 10 reais (isso mesmo, DEZ REAIS nesse livro! Super oferta!).

Love always,
Francielle

Rusbis 03/05/2013

Confira a vídeo-resenha de "Dezesseis Luas" no canal literário Ler Vica:

Ana 05/05/2013

Eu adorei a história, pois eu amo ficção, mas a Lena começou a me irritar com o jeitinho dela. O livro em si é ótimo, mas acontece um monte de nada, tem 100 pgs de nada e algumas que acontecem algo realmente emocionante.

Marylands_ 08/05/2024

Nossa eu li esse livro na adolescência e com certeza um dos melhores que já li,mesmo sendo antigo e teen eu não esqueço jamais,e amei o filme,amo essa saga,ela me fez sentir dentro do livro e eu me apaixonei ?

Summy 14/05/2013

Ótimo livro, com limitações

Ótimo livro porém com algumas repetições de outras sagas.
Gostei muito da narrativa partir de um garoto e não uma garota como a maioria das sagas sobrenaturais. Aquela parte de babação feminina e as crises existenciais não são parte da mente masculina.

O início do livro mostra muito da vida do Ethan, garoto popular mas que se sente louco para mudar da cidadezinha que conhece a vida toda, Gatlin.

Sabe quando você passa a vida toda num lugar e quer mudar uma mudança, porque está cansado de conhecer apenas aquilo? Esse é sentimento dele.

Os capítulos iniciais são bem detalhistas nesse ponto e parece que a história não irá fluir, mas quando Lena aparece na cidade tudo muda. Ela é uma garota diferente do que se vê na cidade e causa uma enorme reação: boa por que Ethan agora tem algo novo para admirar e ruim, porque a família dela é rejeitada por toda a cidade desde sempre.

Sem entrar em muitos detalhes, a família de Lena é de Conjuradores (bruxos) e ela também está passando pelo processo de "transformação" e é mais rejeitada do que imaginava por toda a escola e cidade.

A parte de ação é consideravelmente boa, apesar de muitos capítulos parecerem pura enrolação. Fica-se girando num mesmo ponto diversas vezes, onde tudo poderia ser reduzido para abordar outros pontos que mereciam mais atenção.

Não sei se isso é porque já sabiam se haveria outros livros, mas foi um ponto que me deixou incomodada.

Demorei a ler porque estava lendo pelo celular e demora demais ficar correndo a tela, mas se tivesse o livro em papel teria sido mais simples.

De 0 a 10, dou nota 8.

Quero ler os outros livros e também ver o filme, que sei que falaram mal, mas acredito que é preciso dar uma chance para novos autatores.

Luane 14/05/2013

Adorei esse livro excelente muito superior ao filme que tirou as partes e personagens mais interessantes da história.

Danny 16/05/2013

INTRIGANTE !!!
Quem gosta de livros do gênero Sobrenatural, vai adorar esse livro. Ele é recheado de coisas malucas.
rsrs
O que me levou a ler esse livro foi o romance que havia na estória, mas confesso que o livro me surpreendeu e muito e não foi no gênero romance.
Ele é um livro intrigante, cheio de aventura, mistérios e suspense, porém totalmente envolvente.

O livro tem quase 500 páginas, o que achei grandinho demais porque muitas partes chegam a ser um pouco pardas. Ele começou a ficar interessante perto da página 60.
Antes disso não há muito uma estória a ser contada. Apenas "apresentação" dos personagens e muitos detalhes da cidade.

O livro é narrado em 1° pessoa, pelo personagem de Ethan Wate.

Ethan é um jovem de 16 anos que está cursando o primeiro ano do colegial na pacata cidade de Gatlin. Ele perdeu sua mãe há poucos meses e agora vive apenas com Amma (trabalha para a família há anos e ele a tem como uma segunda mãe) e pelo seu pai (que entrou em depressão após perder sua esposa).
Ele sonha em terminar logo o colegial e ir pra faculdade e assim ir embora da cidade, começar uma nova vida longe dali.

Mas tudo começa a ficar estranho quando Ethan começa a ter uns sonhos estranhos que envolve uma garota que ele não consegue ver o rosto.
Ele tem o mesmo sonho todas as vezes: a garota está em perigo e precisa de sua ajuda. Mesmo ele não conseguindo vê-la, ele acredita que está começando a sentir algo por ela. Como pode se apaixonar por alguém que aparece em seus sonhos ? Ele acha que está ficando louco.

Tudo muda numa manhã de aula quando descobre que uma nova garota se mudou pra cidade e está frequentando a mesma escola que ele. E não é uma garota qualquer ... é a garota que ele vem sonhando todas as noites ... aquela por quem ele estava se apaixonado sem nem saber quem era. Como é possível ?

Lena Duchannes tem 15 anos e é sobrinha de Macon Revenwood, um morador recluso muito antigo na cidade e que não é bem visto pela sociedade e seus moradores. Isso faz com que Lena seja o mais novo alvo de fofocas da escola e da cidade e é perseguida por isso.
Lena é uma "conjuradora" (entenderão no livro) que está prestes a completar 16 anos e isso está sendo seu pior pesadelo, pois quando chegar o seu aniversário ela será INVOCADA (escolhida) pelas forças das Trevas ou pela Luz. Não há como escapar disso.
Tudo indica que será Invocada pelas Trevas e esse é seu maior medo e ela agora corre contra o tempo para encontrar um meio pra que isso não aconteça.

Aos poucos Ethan e Lena vão se conhecendo e entendendo a ligação que há entre os dois. Ele não se afasta dela mesmo depois de descobrir que Lena não é uma garota comum. Ele escolhe ficar ao lado dela mesmo indo contra todos.
Juntos eles descobrem coisas do passado de seus ancestrais e é quando tudo começa a fazer sentido.
Após Ethan presenciar inúmeras coisas estranhos com Lena e sua família, ele entende o motivo que tanto aflige Lena e seus familiares: seu 16° aniversário e uma maldição.

Bem, o livro é realmente um misto de romance regado a suspense e muitos mistérios: magias, poder de persuasão, conjuros, mortes, espíritos, feitiços .......
Nesta resenha não há como eu colocar todos os pontos altos deste livro, pois são muitos.
São muitos acontecimentos e um melhor que o outro, acreditem.

No livro tem várias personalidades estranhas e bem diferentes.
As autoras (Kami Garcia e Margaret Stohl) criou excelentes personagens e muito cativantes.
Elas conseguiram fazer um livro empolgante e que prende muito a atenção do leitor.

Se você quer se surpreender com uma leitura, super indico "Dezesseis Luas" !
Ele e o típico livro que você não aposta muito, mas que depois se torna um dos seus favoritos.
rsrs
Ele se tornou um dos meus!

Me deixou com a sensação de continuidade ... então que venha logo a resenha do "Dezessete Luas", porque não vejo a hora de ser surpreendida novamente com essa série que achei INCRÍVEL, PERTURBADORA, LOUCA e muito muitoooo INTRIGANTE mesmo !!!!

Espero que tenham gostado da resenha e que curtam tanto o livro quanto eu curti
;)

meu blog:

Simba leitor 17/05/2013

DEZESSEIS LUAS - Kami Garcia, Margaret Stohl
"-Como alguém pode saber quem é e quem quer ser para o resto da vida com 16 anos?" - Lena Duchannes

Na minha opinião, essa é a frase que resume o livro.

Ethan é um garoto que além de odiar o lugar onde mora, sofre pela perda recente da mãe, e presenciamente do pai, já que este passou a se isolar de todos inclusive do filho desde que sua esposa partiu.

Lena é a garota nova (e estranha) do colégio, o que não é nada fácil para ela já que é sobrinha e mora com o homem mais misterioso da cidade como também mais odiado. Porém Lena e sua família não são pessoas comuns, mas sim conjuradores, que são como bruxos (mas não fale isso perto dos conjuradores, eles não gostam).

Ao decorrer do livro os dois se apaixonam e blá...blá...blá... e eles tem que descobrir um jeito de Lena ser invocada para ser uma conjuradora da Luz e blá...blá...blá... e acontecem coisas surreais com eles e tal. Nada que niguém ainda não sabia né.

Mas confesso, adorei o livro. Quando comecei a ler achei que seria mais uma história de romance juvenil onde teriam que lutar pela sobrevivência do mortal (tipo crepúsculo), mas por incrível que pareça este livro de crepúsculo não tem nada ! Graças a Deus !

A cada capítulo você se apaixona mais pelo casal e fica impossível não torcer por eles. E tem outro detalhe! Os mistérios vão se revelando ao decorrer da história fazendo com que nós fiquemos aflitos, com raiva e mais curiosos ainda.

Mas o final é surpreendente!

Naquela angústia de ver o casal fazendo o possível e o impossível para lutar contra os piores conjuradores das Trevas (inclusive a mãe de Lena) descobrem que nada é por acaso, e por trás de tudo tem uma história ligada a família dos dois que daria início a maldição de Lena.

Recomendo esse livro não só para jovens, mas também para adultos que adoram desvendar mistérios e tentem descobrir qual o destino do casal, e principalmente, qual será o destino de Lena Duchannes no seu décimo sexto aniversário. A Luz ou as Trevas!?

ROBERTO468 22/05/2013

Ethan e Lena, amor acima de tudo.

Finalmente tive a honra de ler um livro que eu estava tão ansioso para ler, e que venha Dezesseis Luas.
Eu já amei a estória desde a sinopse, pois eu amo o tema sobre bruxas, e magias.
Ethan é o nosso personagem principal, vivendo em seu pequeno mundinho normal, só vê a vida como ela é...até chegar Lena, nossa conjuradora, uma garota que vem de linhagem de bruxas, e no seu decimo sexto aniversario será invocada, ou seja, será levada para as luzes ou para as trevas, e Lena parece não ter escolhas, a invocação acontece na vida de qualquer conjurador.
Ethan enxerga Lena como aquela garota frágil, sem proteção, que é zombada na escola, apenas isso, e quanto mais ele se aproxima de Lena, mais Ethan se vê apaixonado por ela.

OMG!!!
Que sinopse de tirar o folego.
Quando peguei o livro em minhas mãos fiquei com medo de me decepcionar,pois eu estava esperando muito da história, e uma nova emoção, ler mais um livro narrado por homem, mas esse não foi o problema, as autoras conseguiram conduzir a história com dignidade e maestria.
O filme foi lançado, e eu confesso que ainda não assisti, estou roendo as unhas para conferir esse maravilhoso mundo nas telonas.
Tenho que confessar que Ethan roubou a cena no livro, eu tiro meu chapéu para as autoras, um personagem perfeito, que tem sensações , e diferente de vários, com certeza Ethan soube representar todos personagens masculinos.
Nas cenas românticas do casal me faltou folego, são cenas que transmitem verdade e muitaaaaaa emoção.
O final do livro é um prato cheio de suspense e magia.
Eu amei a estória, vale a pena conhecer e ler.
O próximo livro se chama DEZESSETE LUAS.
E estou muito ansioso para terminar essa série e ver como termina esse complicado caso de amor.
Merecidas 5 estrelas.
Agora é ver o filme e fazer algumas comparações, mas eu espero gostar do filme como gostei do livro.