Dezesseis Luas Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Dezesseis Luas

Agnes 10/03/2013

Diferente.
Não me arrependo de ter encontrado Dezesseis Luas.

Uma das melhores séries que já li na minha vida (apesar de não ter lido o segundo ainda, mas tenho certeza de que não me decepcionarei), Dezesseis Luas tem tudo para satisfazer o leitor infantil, jovem ou adulto.

É um pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim.

Uma das coisas que chama bastante a atenção no livro é que a história YA (young adult) é contada pelo Ethan, um garoto. Ou seja, como estamos numa época de garotas encontrando garotos sobrenaturais, nos deparamos com o contrário: garoto encontrando a garota sobrenatural.

Odeio fazer comparações, mas acho que preciso acrescentar que Dezesseis Luas não tem nada de Crepúsculo. Temos uma história fantástica, cheia de mistérios que você se vê especulando pra tentar desvendá-los, um mundo inteiro novo e, além do romance, aquela ideia que faltava para juntar tudo com perfeição: os conjuradores e seus dons.

Tem gente que reclama que as autoras (sim, duas meninas escrevendo no ponto de vista de um garoto!) não trabalharam bem esse último ponto, relativo aos conjuradores, mas discordo. Tenho certeza que elas fizeram de propósito para trabalhar melhor na continuação, como forma de unir os dois livros.

EDITADO: MARÇO/2013: é, eu acertei, elas trabalharam muito mais no mundo dos conjuradores no segundo livro

Além disso, elas foram ótimas a história inteira e em nenhum momento fiquei sem vontade de ler ou cansada com a leitura. Tudo me interessava.

Você se vê apegado a personagens como o melhor amigo de Ethan, Link, com seu jeito característico; a vilões que você sente que há alguma coisa por trás daquela máscara de pessoa arrogante, como Ridley; a outros com aquele jeito irônico e orgulhoso de Jace (Cidade dos Ossos), como o tio de Lena; e até mesmo àqueles personagens que você deseja que sofra uma morte dolorosa, como a Emily e a Sr. Lincon.

Simplesmente sensacional, Dezesseis Luas é um dos livros que mais me surpreendeu, fazendo com que saísse daquela sensação de É, parece ser legal que tive a primeira vista direto para a lista de livros favoritos em poucas páginas, me conquistando por completo e me deixando com vontade de ler (e torcer!) ainda mais sobre Lena Duchannes e Ethan Wate. Fantástico e extremamente recomendado!

EDITADO MARÇO/2013:
Se você acabou de sair do cinema e está querendo saber se o livro é bom, sim, ele é! E ainda melhor, porque o final é completamente mudado no filme. Muita coisa é diferente, então vale a pena sim ler! u_u

Numanny 22/03/2013minha estante
TEM TODA RAZÃO!
Para aqueles que assistiram ao filme e não sabiam da existência de um livro...
EU JURO QUE O LIVRO É BOM!!! MARAVILHOSO!!!
O filme tinha tudo para ter sido uma supre produção, assim como Harry Potter, e fizeram o que fizeram. Me decepcionei MUITO mesmo.
LEIAM o livro!!! o livro realmente merece um reconhecimento digno.
Surpreendente mesmo!

Michelli Prado 16/07/2013minha estante
Eu simplesmente amei o livro!! Agora irei ver o filme. Não conseguia desgrudar do livro. Nada de clichê um livro cheio de acontecimentos, descobertas, amor, terror e suspense!! Demais mesmo... Agora é continuar a saga!!

Manini 10/08/2013minha estante
Esse livro é estilo crepusculo, uma leitura mais adolescente?

Thaai 06/12/2014minha estante
eu me lembro quando comprei o livro, comprei na revista pq achei legal o nome, nem sinopse tinha mas ainda assim comprei, ai peguei o filme com uma amiga minha e quando li a sinopse do filme fiquei meio desanimada pois tinha escrito o seguinte: O NOVO CREPUSCULO. aquilo sinceramente me desanimou pois não gostei muito dos filmes da saga crepusculo, mas mesmo assim assisti o filme e vi que não tinha nada a ver e que o filme era simplesmente PERFEITOOOO, comecei a ler o livro no mesmo dia e em uma semana já tinha devorado, fiquei mal pois não tinha dinheiro para comprar o segundo, mas conheci uma pessoa e numa brincadeira pedi o livro e essa pessoa me deu. e hoje depois de ter lido todos os livros da serie eu só tenho uma coisa a dizer: Obrigada kami e margaret por ter escrito a melhor história que já li na minha vida, caramba para mim o 17 e o 19 foram os melhores, eu chorei ri e torci muito por alguns personagens e quando terminei a serie desejei encontrar alguém como o Ethan um amor como o dele com certeza me faria feliz para o resto da minha vida, até os piores personagens eram bons nesse livro, não consigo acreditar que a serie já acabou. :(

Laris 14/12/2014minha estante
Sim, realmente, o filme NÃO TEM NADA A VER COM O LIVRO. Tipo, tem coisas parecidas, claro, mas o início, o meio e o fim estão muito mudados :c. Adorei o livro. Quero o Dezessete logo!

Monique 28/10/2015minha estante
O livro achei bem fofo, mas o filme bem sem graça...

Dora 16/06/2020minha estante
Eu amei o livro! Recomendaria de olhos fechados... O filme eu já não sei, nunca assistir e não tenho vontade.

Cacarocha 19/07/2020minha estante
Nossa!!! Descreveu tudo que achei, to terminando o primeiro livro e ansiando pelo segundo. To amando muito, e eu tinha muito receio de ler o livro justamente porque achei o filme bem sem graça, mas eles mudaram muitas coisas do livro. Se tornou meu favorito tbmm!!!

Thaai 19/07/2020minha estante
O segundo é o melhor na minha opinião, devorei ele

Maíra 17/02/2023minha estante
Quando comecei a ler, me disseram que o filme é ruim, mas desde o início a leitura me prendeu e está fluindo bem, é uma história que quero, realmente, ler. Estou gostando bastante, embora ainda esteja no começo.

Joshua3 08/10/2023minha estante
Precisava saber que o final do livro é diferente pra eu poder ir ler

anapaulamarinhoa 18/10/2023minha estante
Apesar da história ser da perspectiva do Ethan, o livro a todo momento me faz pensar em ?O Mundo Sombrio de Sabrina?. Inclusive, um monte de coisa para mim não tem nem surpresa, por eu já saber com base em Sabrina que passa por coisas similares que Lena está passando até o momento. Estou na metade do livro ainda ?

Júlia da Mata 27/04/2011

O que fizeram com o meu numero da sorte?
Gente, eu peço desculpas se minha resenha não fizer sentido algum para vocês, mas são 08:15 da manhã, estou acordada desde ás 6:30, não comi nada ainda, e apenas a motivação de dizer para vocês o quanto esse livro é ótimo que me motivou a escrever. Vocês já deviam estar acostumados as manias loucas dessa blogueira.

Dezesseis Luas, por Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora Galera Record
488 paginas.
Minha Nota: 4,9

Dezesseis Luas... Nome estranho certo? Mas de nome estranho, a literatura está cheia, o importante mesmo é que ele faça sentido. O que o nome original desse livro não faz. Quando a Galera Record divulgou que Beautiful Creatures seria lançado no Brasil pelo nome de Dezesseis Luas, eu não fiquei nem um pouco feliz. Por que? Porque eu amava esse nome. Para mim tinha um ar de dark, misterioso e sensual. Mas com tanto tempo cercada desses livros, eu deveria estar acostumada a me aquietar e esperar para ler o livro, porque quase sempre acontece de você morder a língua com alguma coisa que você criticou. Outra coisa que eu não havia ficado feliz fora a capa. Era e ainda sou apaixonada pela capa original. Mas quem não seria? Ela é muitíssimo linda. E a primeira visão da capa brasileira não foi assim tão bonita. Na verdade, eu a achei horrorosa. Estou até com dó da Galera Record, porque os critiquei tanto.

Margaret Stohl e Kami Garcia me conquistaram desde o primeiro parágrafo. Leitura fácil e rápida até para os seus quase 500 paginas, Dezesseis Luas conta com uma historia única no mundo. A magia é mais presente aqui do que os sonhos citados na sinopse, o que é um pouco injusto já que nos faz esperar uma coisa e o que vemos é outra. Nada que eu nunca tivesse sentido. O mundo de Stohl e Garcia é totalmente novo, é magia sim, mas não são bruxos, são Conjuradores que podem ser bem parecidos com os bruxos, mas deixam bem claros que não são.

Os personagens das autoras são muito bem construídos, todos eles com suas características únicas que os fazem tão especiais quanto os personagens principais. O livro é narrado em primeira pessoa por Ethan Wate, um garoto nascido em Gatlin, onde viveu toda a sua vida, e que não vê a hora de sair dali. Ethan vem tendo sonhos com uma garota que parece precisar de sua ajuda, mas ele não sabe como fazer isso. Ele nunca viu o rosto da garota, mas sempre que a deixa cair ele sente um aperto no coração. Será possível que Ethan esteja se apaixonando por uma garota que ele só conhece por sonhos? Ethan é de longe, o meu personagem preferido. Talvez por ele ser o garoto fofo que toda garota desejaria ter. Bem, os garotos de livros escritos por mulheres são sempre mais fofos, fácil perceber.

Lena Duchannes (que rima com rain) é para mim o meu personagem menos preferido. Eu gosto de todos, mas de Lena, eu não consigo gostar 100%. Ela é bem elaborada, mas acho que falta coragem e força nela. Ela é afugentada por seus medos, toda a força que mostra de vez em quando é esquecida quando ela pensa no que o futuro aguarda para si não direi o que é, porque será um bom spoiler. A minha vontade muitas vezes é agarrar ela e gritar: Lena, minha filha! Levanta daí e vê se encara tudo de cabeça erguida!. Mas tenho a ligeira impressão que não daria certo. Fazer o que, não é? Todo personagem tem seus defeitos. E foi esse odioso defeito que me fez dar 4,9 para Dezesseis Luas e não 5.

Gatlin é um personagem a parte. O mais odioso personagem na minha opinião. Eu moro em uma cidade media não é pequena, mas nem de longe é grande e já odeio isso aqui, mas se eu morasse em Gatlin eu ia morrer de claustrofobia. Por ela ser pequena, pela atitude mesquinha de todos os seus moradores. Claro que temos exceções, como Amma e Link, mas todo o resto te faz odiar Gatlin mais que tudo na vida.

Também temos Amma com a suas superstições que te faz achar que até uma brisa pode ser algum recado dos Grandes. E Link, com o seu humor que te faz rir a qualquer momento por uma coisa tão boba.

Eu realmente amei Dezesseis Luas. Desde a capa ao vivo ela é deslumbrante , aos versos da musica Dezesseis Luas que me faz arrepiar a cada segundo (ouça aqui a musica). E peço desculpas a Galera por ter feito aquelas criticas horrorosas. E se você ainda tem duvida se deveria ou não ter lido Dezesseis Luas, pode ir atrás do livro agora que eu garanto que é um ótimo negocio. E como disse para mim a Stefie Ferreira, do Na Minha Estante, tenho uma ligeira impressão que o próximo livro se chamará Dezessete Luas.
May * 03/07/2011minha estante
Gente, esse livro esta a 20 reais na Saraiva!!
Não resisti, e comprei mesmo sem ter procurado ele aqui pra saber o q estavam acchando sobre... Agora estou ansiosa pra ler =DD

Lane @juntodoslivros 14/08/2011minha estante
Nossa!!! Eu também May*! :)

Lane @juntodoslivros 14/08/2011minha estante
Alguém sabe me informar o nome do segundo livro?
Se alguém souber me manda como recado.

Misha 18/08/2012minha estante
May paguei 10 reais no estande da Record na Bienal (:

Calina 02/12/2012minha estante
Lane o segundo livro é o Dezessete Luas, acredito que esse seja o último da Saga BC. Julia adorei sua resenha muito boa, disse tudo... Só num fiz como você, li o livro em 3 dias... kkkkkkkk

Michelli Prado 16/07/2013minha estante

samir crzo 05/09/2013minha estante
nao assistam o filme!!!!! é uma porcaria tudo modificado para pior!!!o livro até que é bom mas o filme nao tem condições!!

Lina_2013 28/10/2019

Deveria ter lido ele inteiro quando estava na vibe
Não era tão ruim, até porque dei quatro estrelas, mas depois de terminar Lua Azul - que foi uma experiência torturante -, acho que vou simplesmente abandonar as leituras que adiei por não estar no clima. Vou salvar a página, vai que um dia o momento certo para essa história ressurja - acho que não, mas...
Recomendo? Recomendo. Comecei a ler com 14 anos e era apaixonada pela história, porém a amostra do Google livros não permitia muita coisa kkkkkk Quando tive acesso ao livro, com 16 anos, eu ainda gostava, mas não era mais a mesma coisa.
Adiei até agora que estou com 20 e sinto muito, não vai rolar kkkk
Rodrigojean 28/10/2019minha estante
A leitura é arrastada? Sempre leio 7 livros ao mesmo tempo pois ajuda quando chega na parte chata de algum dos livros

Lina_2013 29/10/2019minha estante
Pois é, atualmente estou lendo 17 ao mesmo tempo - 7 da aula, 2 que lançaram e esperava a séculos e ou outros 8 que já leio faz tempo. E Dezesseis Luas não é mais minha vibe :/ Eu me perdia com muita facilidade.

Rodrigojean 29/10/2019minha estante
leio 7 ao mesmo tempo e acompanho as hqs que sai por scan,quando nao é sagas

Lina_2013 30/10/2019minha estante
O que é Scan?

Rodrigojean 30/10/2019minha estante
É tipo a hq original traduzida para o português e lançada na net de graça

Lina_2013 31/10/2019minha estante
Ahh

Lina_2013 01/11/2019minha estante
Entendi

Fernanda2358 13/06/2012

Sem pretensão alguma de ser uma resenha.
Terminei de ler o livro não tem nem 20 min. Não costumo fazer isso, prefiro escrever qualquer coisa após um período, tempo suficiente para digerir tudo e não pensar apenas pelo lado emocional, pelo impulso. Sinceramente, quanto a esse livro, não conseguir me conter.

Então, as autoras tinham uma história incrível nas mãos que daria, com certeza, um livro épico, porém, como tem se tornado um costume no mercado da fantasia literária, cagam com tudo.

Primeiro e maior defeito: Um livro de quase 500 páginas que poderiam ser resumidos em 300, no máximo. Muito, muito, muito lento. Me revoltou o fato de só começar a conhecer Lena lá pela página 150, e eu disse COMEÇAR, ou seja, saber o nome dela e pequenos, mínimos, detalhes sobre ela, não essa baboseira de sonho e cheiro. O livro acaba ficando cansativo, repetitivo e chato.

Segundo erro: Novamente um erro comum dos escritores que estouram do nada, a lá Stephenie Meyer, que sãos os vícios de escrita. Esses vícios são basicamente fórmulas que usam durante todo o livro, que ao decorrer da leitura são mais perceptíveis e bem irritantes; um bom exemplo desse vício é quando estão escrevendo algum sonho de Ethan, mais ou menos dessa forma:

"Afogando.
Nós estavamos afogando..."
"Queimando.
Tudo estava queimando..."

Sinceramente, OH COISA CHATA!

Terceiro erro: Quando li o primeiro capítulo do livro e vi que o personagem principal era masculino e que a história era contada em primeira pessoa, já me subiu um receio tremendo. Sendo duas autoras mulheres, o maior desafio é escrever em primeira pessoa, sendo o personagem principal um homem, no caso um menino, porque, quando uma história é escrita, mais ainda quando é feita em primeira pessoa, o autor quase vira o personagem, podendo sentir e reagir a cada passo do enredo, para que assim o que é escrito e passado para o leitor traga a sensação maior de realidade. Agora, pensem comigo, homem é diferente de mulher e ponto. PONTO MESMO. Não há discussão. Homem pensa diferente de mulher, e assim como a maioria dos homens não sabem decifrar as mulheres, a maioria das mulheres também não sabem. Mulher vive na ilusão que homem é simples, mas nada é simples, nada. Então, sempre quando um autor de um sexo tenta incorporar o outro, já tende ao fracasso (Quando é em 3ª pessoa, a coisa muda um pouco de figura pq não há conexão com os pensamentos e interpretações do personagem.), mas claro, isso não é com todos, alguns conseguem em enganar mais ou menos - que é o caso desse livro - e outros, que considero gênios sem pensar duas vezes, representam de forma quase perfeita, mas isso é pra poucos. Em outras palavras, é um campo minado. Elas conseguiram sair pouco machucadas dessa história, mas sou bem chata quanto a isso, então, pra mim, perdeu alguns pontos.

Quarto e último erro: QUE GANCHO HORRÍVEL. Aqui está toda a razão pela qual resolvi escrever agora. Achei o final péssimo, bem mal feito só pra enfiar uma continuação goela a baixo. Sinceramente, acabasse como deveria ter acabado e fizesse surgir algum outro conflito no próximo livro! Aliás, o início de um já tinham né, que é a relação de Ethan e Lena, era só incrementar, não precisava de terminar como terminou. A sensação que me deixou foi que li o livro todo à toa, que se lesse um resumo na internet, leria o próximo de boa, e que este seria quase que uma repetição.
TO REVOLTADA, são 500 páginas de corridas em círculos, basicamente isso.

Consegui dá duas estrelas pela ideia, que poderia ter se tornado algo sensacional, mas o acumulo de erros o torna um livro massante, ao qual eu não via a hora de terminar. Uma pena.

Melissa 18/01/2013minha estante
minha querida o trabalho delas n tem que ser dito como ruim eu realmente acho q vc n leu o livro e sim só uma estrofe e ler um livro de 485 paginas em 20 min eh ipossivel só se vc pulou 07 capitulos sem contar que eu ja li o livro e achei interessante serem 2 mulheres que escreveram um livro lindo baseado em um personagem menino isso deve ter dado um trabalho então me deixa chateada vc ter um despreso com o livro pois eu acho um livro facinante e sem contar que se vc n gostou n devia ter escrito num blogpost para todos os amantesdelivros lerem e ficarem chateados se vc n gosto desse livro eu lhe recomendo o vale das bonecas desculpe se respondi de forma grossa mas esse livro que lhe recomen dei n tem nada de suspensse e tal ou outro tmb as deslembranças são 2 bons livros que tenho certesa que vc vai gostar
Grata:mel

Fernanda2358 21/02/2013minha estante
Vic: Para começo de conversa, não há ninguém PROFISSIONAL aqui, não ganho por escrever resenhas no skoob, que aliás nem uma resenha é, como deixei claro no título. Eu enumero e escrevo o que bem entender, já que aqui estou deixando a minha opinião sobre o que li. Vocês que só gostam de jogar pedra em quem tem ideia contraria ao que pensam deveriam pelo menos LER o comentário antes de criticá-lo. Eu disse que gostei da ideia que o livro tinha, mas que não foi bem desenvolvida. Estou no meu direito de não gostar e falar que não gostei. obg.

Melissa: Novamente as pessoas nem leêm o comentário antes de criticar. Eu não li o livro em 20 min querida, mas sim que tinha terminado o livro A VINTE MINUTOS. Assim como todo mundo que gostou, quem não gostou tem o mesmo direito e espaço para expor sua opinião.

Felipe Pucci 25/10/2013minha estante
Eu nem li a resenha e nem tenho interesse pelo livro, e como não sou adepto ao falso moralismo, digo sem cerimônias que escrevo pela atraente dona da resenha e pela comicidade da dramaturgia shakesperiana tão bem colacada pelos comentaristas, quanto as fezes de um cão numa calçada alheia. E por falta do que fazer, claro, senão isto não estaria aqui.

Primeiro Fernanda, temo que logo será demitida, pois eu acho que o povo estava esperando um Stand up ou o Porchart sair dentro de você, e não sua verdadeira opinião ou resenha como pessoa.

Vic: Tem razão Vic, inclusive nossa anti-profissional esqueceu de oferecer chás e biscoitos enquanto falhamente tentava agradar todo mundo; além do mais, Vic, penso que deveríamos investir na criação de uma ONG pra sair desmoralizando qualquer resenha com o número de estrelas abaixo de 5 do livro 16lua. Que tal? Afinal, é muita injustiça as pessoas terem opiniões e gostos diferentes do seu.

16luas: Tá de parabéns. Sua opinião aqui é quase uma inefável obra artística, é o que todos os fazendeiros naturalmente esperariam de suas abóboras. Até a Vic gostou, nem reclamou. Isso sim é ser profissional, viu Fernanda? Aprenda.

Melissa: A comunicação no mundo virtual e real tem sua certa analogia. Se exclamações são exaltações em diálogos verbais e interrogações correspondem a perguntas, imagino que a vírgula, acima dos valores gramaticais, seja uma pausa pra recompor o fôlego perdido durante a discussão. Desta forma, sugiro que ande sempre com um desfibrilador ligado para eventuais problemas cardíacos. Você pode não ter tempo pra respirar, vai saber. Não que eu tenha entendido seu texto, claro, é só um conselho.

E aproveito o ensejo pra brindar aqui todos aqueles aos quais possuem a coragem pra manifestarem suas opiniões em voz alta independentemente do fluxo da natural oposição. Haters sempre vão aparecer invariavelmente, mas de modo algum eles pagam nosso livro e nossa diversão. Sua opinião tá mais do que certa Fernanda.

Silvia 24/03/2012

Dezesseis luas
Nem preciso dizer que amei o livro, quando eu via a capa achava que era sobre lobisomem; ledo engano é melhor.
O livro é narrado na primeira pessoa de Ethan, que mora em Gatlin, e não vê a hora de sair deste lugar que não acontece nada, a não ser em seus sonhos. Todas as noites Ethan sonha com uma garota, eles estão em queda livre; ele sabe que vai perdê-la e tenta segurá-la; sabe que não viveria sem ela, até que acorda suando frio.
Quando começa o ano letivo Ethan conhece Lena, que acabou de se mudar para a sua cidade; e para seu espanto, ela é a garota dos seus sonhos...
Um amor impossível entre uma imortal e um mortal, cheio de maldições; mas do que Lena tem medo? Porque ela marca em suas mãos a contagem regressiva para o seu aniversário de 16 anos?
"Dezesseis luas, dezesseis anos
Dezesseis dos seus mais profundos medos
Dezesseis vezes você sonhou com minhas lágrimas
Caindo, caindo ao longo dos anos..."

OBS: e é claro pessoal que vou ler o segundo livro: Dezessete Luas :-D
Georgia34 25/03/2012minha estante
Nossa Silvia, o melhor neste livro é que temos a narração pelo personagem masculino. A maioria dos livros é sempre narrado pela personagem feminina. Legal! =D

Vanessa Vieira 31/03/2012minha estante
Estou ansiosa para ler Dezesseis Luas Silvia! E saber que o livro superou as suas expectativas é ótimo! Beijos!

Ana 20/04/2012minha estante
Esse deu vontade de ler! Ótima resenha!

Letícia 17/11/2012minha estante
Olá, então, neste caso eu não estava me referindo exatamente ao livro, e sim ao mesmo tipo de história que muitos outros autores escreveram, são todas iguais e que, pra mim, são poucas as que se salvam. E eu entendo o que você quis dizer, é só que neste livro, na minha opinião, não tem muito o que ser valorizado, considerando que já foi escrito a mesma coisa muitas vezes.

Letícia 17/11/2012minha estante
Entendo, não era meu objetivo, mas a forma que escrevi causou essa ambiguidade. E muito obrigada!

Luciana 05/02/2013

Luz e Trevas
Como você explicaria sonhar com a mesma pessoa há meses, o mesmo sonho que está mais para pesadelo, a mesma sensação de perda? Como explicar estar próximo de se apaixonar antes mesmo da primeira vista? Como explicaria acordar com os vestígios do sonho nas mãos?
Ethan continuava sonhando com uma garota misteriosa ... e podia sentir seu aroma de limão e alecrim
Mas era só um sonho não era?
O primeiro dia de aula chegou e Ethan queria que esse ano fosse diferente, mas quanto mais o dia passava mais certeza ele tinha de que seria tudo igual, e fazia suas contas para poder sair da pequena cidade de Gatlin.
Ethan não podia estar mais errado.
Havia uma maldição.
Havia uma garota.
E no final, havia um túmulo.
Nunca sequer imaginava que aconteceria.
Após a morte de sua mãe, e seu pai confinado em um escritório trocando o dia pela noite, tudo que Ethan tem é Amma sua governanta vidente que cria amuletos de proteção, que ama palavras cruzadas e a Ethan também.
Então uma aluna nova chega a escola e logo isso vira o assunto mais comentado, não só entre os alunos, mas em toda a cidade. Ela poderia ser qualquer garota, mas ela era a sobrinha do velho Ravenwood... Lena Duchannes. Quais mistérios a chegada dessa garota trás? O que ela e Ethan têm em comum?

Dezesseis Luas é um livro fantástico que prende a atenção do leitor do inicio ao fim. Totalmente envolvente, com uma narrativa inteligente e bem escrita. Cada invocação trás uma emoção diferente que faz com que você queira que chegue o fim do livro o mais rápido possível, mas ainda assim quer aproveitar cada linha.
Trevas e luz, magia branca e magia negra. Amizade, amor e comprometimento. Bem e mau. Onde o passado, presente e futuro se colidem e segredos precisam ser desvendados. Uma garota com um poder devastador que pode ser tanto luz quanto trevas, uma garota envolvida em mistérios que nem sequer pode imaginar. Uma família amaldiçoada e um destino incerto em uma cidade em que se é julgado por não ser igual a todos. A diferente e linda Lena trás tempestades a cidade de Gatlin e nada será o como antes, nada será normal como antes... ou talvez nunca tenha sido.

“A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso.” - Martin Luther King Jr.
Márcia 07/02/2013minha estante
Amei sua resenha.
Comecei a ler o livro e ele é mesmo apaixonante.

Luciana 07/02/2013minha estante
Oi Márcia, obrigada! *-*
É apaixonante mesmo, o livro é Otimo!
Beijo

Luciana 04/05/2013minha estante
Betho o livro é otimo! Que bom que vc gostou da resenha! :) Obrigada!

Amanda 04/05/2013minha estante
Amei a resenha! Parabéns, me deu mais vontade de ler ainda *-*

Adriana 09/03/2011

Muito, muito, muito boom!!! Amei esse livro, a mocinha é tããão fofa. O fato de ser narrado pelo mocinho é um elemento marcante que me agradou demais, diferenciou o livro dos demais. Tem tudo para conquistar os amantes de literatura YA fantástica!
kelly.plinta 11/04/2011minha estante
Depois dessa sua resenha to mais desesperada ainda pra ler esse livro.

Rose 11/07/2011minha estante
Que ótimo, pois comprei o livro, mas ainda tem uns 4 para ler antes dele... estou ansiosa só de ficar olhando a capa dele aqui todos os dias, hehe

Adriana 11/07/2011minha estante
A capa é um arraso mesmo, e eu gostei muito da história! Depois me conta o que achou ;)

Lys 01/10/2012

Ethan Wate tem 16 anos e passou a vida toda em Gatlin, uma cidade extremamente pequena no sul dos Estados Unidos com uma história muito rica e com todas as características típicas, principalmente os desfiles comemorativos, as receitas de torta e, claro, as senhoras que gostam de observar a vida alheia e passar as informações adiante. Ele é um bom menino, tira notas decentes, joga no time de basquete da escola, tem uma popularidade respeitável, mas seu maior sonho é ir logo para uma faculdade o mais longe possível de Gatlin… Cidades pequenas, sonhos pequenos, sabem como é.

Quando a história tem início, não estava tudo muito bom, nem tudo muito bem na vida do garoto, que tinha perdido a mãe em um acidente e estava praticamente sem pai também, já que o mesmo ficou catatônico após a morte da esposa e se tornou praticamente um zumbi de pijamas pela casa. Agora ele só podia contar com Amma, uma senhora de personalidade forte e supersticiosa que era como uma segunda mãe para ele.

Para acabar de danar o resto, Ethan começa a ter pesadelos tensíssimos e extremamente reais com uma menina que ele nunca viu na vida, até que TCHARAM!, chega uma novata na cidade e adivinhem quem é! Adivinhem! Se vocês pensaram “A MENINA DO PESADELO!!!” vocês acertaram. É sério, Lys? Aham, é sério. Docinho pra vocês. Lena Duchannes é uma menina bem diferente, com seus cabelos negros, encaracolados e olhos extremamente verdes. Ela tem um visual próprio, carrega um caderno para baixo e para cima, é bem na dela e é sobrinha de Macon Ravenwood, o excêntrico da cidade. E tudo isso é motivo para todo mundo odiá-la logo de cara, menos nosso mocinho, que curte gente diferente e está cansado de bronzeamento artificial, cabelos loiros e pompons.

Quando um acidente acontece na escola todos culpam Lena – não que realmente não seja culpa dela. Ela sai correndo da sala e Ethan, bom moço que é, vai atrás da menina. Ele então a encontra no jardim da propriedade vizinha da família dela, senta para bater um papo amigo e está tudo normal até que ele encontra um medalhão. Ao tocá-lo ele e Lena são levados para uma viagenzinha no tempo, vislumbrando um pedaço da história da família dos dois, e depois dos pesadelos isso é só o começo da piração.

Dia vai, dia vem, eles se tornam amigos e consequentemente páreas na comunidade gatlinense (oi?). Mais dias vão, mais dias vêm, o sentimento entre eles se torna cada vez mais forte e Ethan descobre que Lena é ainda mais diferente do que ele pensava. Ela e sua família tem dons especiais, por assim dizer, e sobre todas as meninas Duchannes pesa uma antiga maldição, que eles vão lutar juntos para reverter.

O que primeiramente chama a atenção na obra é a narração feita por Ethan. Raramente se vê meninos narradores e isso é interessante porque dá uma visão diferente para as situações e se você não tem paciência para o mimimi que é costumeiro das heroínas desse tipo de livro já pode tentar ler esse porque o ponto de vista masculino elimina esse pequeno problema. Ethan tem lá seus dramas, mas é seguro, forte, otimista e praticamente carrega Lena nas costas. Ela tem seus momentos de força, mas é pessimista, presa a ideia de destino, o que a torna frágil em vários momentos. O livro trabalha bastante a dualidade entre os dois e brinca com conceitos como o forte/fraco, o poderoso/mortal, o sobrenatural/comum, etc. O casal é fofo, mas não teve carisma suficiente para fazer roer as unhas de medo e expectativa pelo que poderia acontecer com eles, ta aí um ponto fraco.

Outro ponto fraco é que as autoras perderam muito tempo com situações “cotidianas” repetitivas, sendo que usaram de uma mitologia extremamente ampla que perdeu espaço para isso e, portanto, não foi tão bem explanada. Elas misturaram muitas coisas e algumas ficaram confusas, mal explicadas ou mesmo nem explicadas foram, mas isso não chega a ser um defeito, já que as explicações podem ter sido deixadas para o próximo volume da série (Dezessete Luas).

Destaque para os personagens mais legais: Macon e Amma. Ridley também é responsável por momentos muito bons!

Dezesseis Luas é um livro bacaninha para passar o tempo, mas não é essa Coca-Cola toda, não.

Mais? http://hipnoseries.lekkerding.com.br/
Lys 29/11/2012minha estante
Oi, Vic! Obrigada =)
Por "não é essa coca-cola toda" eu quis dizer que o livro não é isso tuuudo que eu achei que seria, rsrs.

angel 01/02/2013

Dezesseis Luas
Imagine uma cidade pequena, na qual não existem segredos familiares, até mesmo o carteiro tem acesso ao conteúdo das correspondências dos moradores e nem se dá ao luxo e lacrar novamente, pois já é do conhecimento da pequena população a forma em que um consegue a informação, para manter o restante atualizado. Em Gatlin, uma cidade localizada na Carolina do sul, é exatamente assim que funciona, um lugar em que não acontece nada de interessante, não há privacidade e há muito preconceito com pessoas que vem de fora.

Um lugar pacato como este, receber a sobrinha de Macon Ravenwood, considerado o morador recluso da cidade, é demais para esse povo. Lena Duchannes, uma garota de 15 anos, trás certo desconforto na escola e na cidade, por sua beleza e por sua herança genealógica, e juntamente com sua chegada, toda a calmaria deixou de existir. Lena é diferente das pessoas “normais”, mesmo sendo uma menina bonita e inteligente, trás consigo toda uma bagagem de poderes que não sabe controlar e atrelado a isto, uma reviravolta na cidade.

Para nossa alegria, a história é contada na perspectiva de Ethan Wate, gostei bastante, já que mesmo não tendo o ponto de vista de Lena, eu particularmente a achei chata, e em vários momentos irritante com o seu comportamento. Ethan adora livros, isso mesmo, adora ler e ainda marca os lugares em ocorre o enredo para que possa futuramente conhecer. Já me apaixonei por ele nas primeiras páginas (risos).

Ethan é um rapaz que apresenta muita vontade de mudança, não se sente pertencente a essa pequena cidade, pois enquanto as pessoas ainda revivem ano após ano o único evento marcante da cidade, ele tem desejo de algo mais para sua vida. Entretanto, por meio de sonhos e outras circunstancias que ocorrem, Lena e Ethan se veem em uma forte ligação, a qual se dá por meio das comunicações verbais e não verbais e muitos outros mistérios que as autoras vão desvendando no decorrer da leitura.

Para aqueles que curtem muito mistérios, maldições e feitiços, assim como personagens sobrenaturais Lena e sua família, mortais porem cativante como as tias de Ethan, é um prato cheio. Esse casal protagonista se vê no meio de uma trama na qual não podem contar com o conhecimento das pessoas das quais eles confiam, pois estas com o intuito de proteção os deixam no escuro, e pela própria sobrevivência do romance, buscam encontrar respostas e a cada passo o que vão descobrindo, mostra o quão ignorantes permitiram deixa-los nesse mundo tão cheio de fenômenos importantes para ambos.

"Em determinado momento, mergulhamos tão fundo que não temos escolha além de nadar no meio, se é que há chance de chegar ao outro lado."

O romance existente no livro me deixou em conflito, uma relação de amor e desamor, vamos dizer assim, pois mesmo sendo no ponto de vista do protagonista, Lena conseguiu demonstrar o quanto às “meninas” são chatas, há um momento, que o próprio protagonista demonstra que tá chato o comportamento dela, adorei claro. Mas o amor sempre vence, mesmo sendo uma história de amor, cheia de altos e baixos, o que já se espera desses livros teen, não consegui desgrudar da leitura. Há toda aquela promessa que no fim já não sei mais se gosto ou não de amor eterno, de que não conseguirá viver sem o outro, por exemplo:

“Mesmo perdida na escuridão, meu coração irá encontrar você.”

Adoro uma história de amor, mas não suporto quando colocam personagens, ainda mais quando são adolescentes, considerando o amor tudo ou nada. Como se na vida houvesse apenas uma possibilidade, uma única pessoa que seja capaz de amar e ser amada por cada indivíduo. Discordo completamente disso, pois é exatamente esse tipo de desenvolvimento que tem passado a impressão negativa dos relacionamentos amorosos na literatura.
O enredo é muito bom, o protagonista bem pé no chão, acredito que se as autoras conseguirem dar mais ênfase na dinâmica do casal para esse lance de maldição, luta entre trevas e luz, será uma história muito boa. Vamos ver o que está reservado para os leitores em Dezessete Luas.

"A escuridão, a verdadeira escuridão, era algo além da pura ausência de luz."

Emma 12/02/2013minha estante
Muito boa a resenha, ler um livro narrado por um garoto nesse meio YA é um sopro de ar fresco em meio de meninas sem personalidade que desistem de tudo por amor.

angel 12/02/2013minha estante
Concordo Anya, mas a autora de uma forma ou de outra, está conseguindo fazer o personagem se tornar tão chato quanto as mocinhas sem personalidade! ninguem merece...

Lady killer 17/09/2021

Eu ameiii demais amg Fran sério
Eu ameiii o romance entre eles é perfeito, a leitura é fluída, o final ficou perfeito para a continuação.
bartellt 17/09/2021minha estante
como amo. ?

bartellt 17/09/2021minha estante
tanto tu quanto o livro af

Lady killer 18/09/2021minha estante
Ahh tbm te amo meu amor ???

hey_fireheart 24/11/2021

Dezesseis Luas
Eu nunca faço a menor ideia de como começar a escrever as resenhas mas vamos lá.

De início já digo que acho que teria gostado mais se tivesse lido ele na época do hype de crepúsculo e afins. Por ser um livro dessa mesma época os plots acabaram sendo bem previsíveis por já serem meio repetidos em várias coisas naqueles anos então eu não tive muita surpresa nem muita emoção.

Achei a escrita bem gostosinha apesar da leitura não ter me prendido tanto. Gostei bastante dos personagens também, acho o Ethan um pitico e um bom protagonista e a Lena é um amor também.

Pra mim algumas coisas ficaram meio confusas, acho que certas questões poderiam ter sido melhor desenvolvidas, principalmente em relação aos poderes dos Conjuradores e como a Invocação funciona.

Em relação ao desenvolvimento dos personagens, não tive nenhum problema com isso nem me incomodou em nada. Acho que todos tiveram um ótimo desenvolvimento nessa fase da história. A única coisa que eu diria que deveria ter um pouco mais de destaque seria os pais do Ethan mas como a série tem mais livros imagino que isso seja tratado melhor nos próximos.

Obs: não assistam a adaptação, o filme é péssimo.
thay 24/11/2021minha estante
qual a faixa estaria amg?

thay 24/11/2021minha estante
etária**

hey_fireheart 24/11/2021minha estante
amg eu diria +14 no máximo, ele é bem tranquilinho n tem nada dms

scarletlletterr 01/03/2022

Dezesseis luas
"-Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo."

Gostei do livro mas não é um favorito, bom pra passar o tempo
Estefany.Souza 01/03/2022minha estante
Aí sim,sempre amei uns clichês porém não gostei muito desse, não me prendeu. :(

scarletlletterr 01/03/2022minha estante
Tava lendo ele antes de dormir então não tinha muita frequência, gostei mas não achei grandes coisas

D'cordova 06/03/2022minha estante
Abandonei a leitura, faz uns meses, não sei se volto para terminar

Thaise 08/02/2013

Pelo Thriller do filme eu esperava coisa melhor
Li esse livro porque vi o Thriller, mas o livro não é muito bom, acho que o filme vai fugir MUITO do livro, se quiser encantar o público.
Já li melhores.

Emma 12/02/2013minha estante
isso não é resenha

Rafa 16/02/2013minha estante
Você viu o thriller ou o trailer???