Dezesseis Luas

Dezesseis Luas Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Dezesseis Luas

Sté Souza 13/07/2021

Acho a história até boa, mas é muito grande. Podia ter sido melhor trabalhada e diminuído algumas partes. Pois o sentimento que você tem lendo ele, não é aquele livro excelente que você divulga para que todo mundo leia, mas também não é aquele livro que você esconde no fundo do armário e nega até a morte que leu. É o tipo de livro que "ok, terminei e vou fazer outras coisas da minha vida", sem grandes surpresas, sejam elas positivas ou negativas.
Confesso também que esse pode ser minha chatice atual que estou com livros de fantasia... mas é o meu sentimento com ele agora.
Amanda 27/07/2021minha estante
Acabei de ler ele e é exatamente o mesmo sentimento que eu tive. A história é longa e mal trabalhada, os personagens são mal desenvolvidos e as relações entre eles também. As reviravoltas não tem impacto nenhum pois você não conhece os personagens o suficiente pra se decepcionar com eles. A história em si é ótima, mas o livro é mal construído.

Brilho Literario 17/06/2021

Finalizei esse livro sem ter certeza se vou continuar, ou não, a ler a série, acredito que a história tem muito potencial, mas sinceramente não consegui me conectar com nenhum personagem! Entendo que os protagonistas são adolescentes, mas conseguiram me irritar demais. Sem falar que o livro foi pura enrolação, já não aguentava mais... Vale a pena conhecer a história, mas não funcionou muito bem para mim!
lumybea 17/06/2021minha estante
tem filme também né, acho que vou ver antes de ler, só pra saber se vou gostar

Ashili.Santana 25/07/2022

Típica fantasia romântica entre ser sobrenatural e humano.
Esse livro é bom ao ponto de fazer você olhar para o filme e achar ele horrível. Ele é cheio de detalhes o que dá muito espaço para a imaginação.
A fantasia, o drama e o romance destinado deixam as coisas mais divertidas e misteriosas.
Maria, lua do Lucy 13/10/2022minha estante
Lembro bem pouco do filme. Agora se o livro vou gostar.

Li 10/12/2021

Pensa numa história arrastada
Esse livro não precisava mesmo ser desse tamanho, não tinha necessidade nenhuma dessas 648 páginas, se esse livro tivesse metade das páginas, seria uma leitura beeem mais agradável.

A premissa é boa, toda a coisa dos conjuradores, eu gostei bastante do romance, maas a história não anda!! O livro inteiro é Amma e Macon escondendo a verdade de Ethan e Lena, o que é uma decisão absurdamente idiota e sem sentido. Ethan e Lena tentam encontrar soluções, mas não conseguem, os dois só ficam nessa frustração e isso torna a leitura ainda mais massante. O leitor se envolve e sente a frustração deles, a dor pelo amor deles ser impossível. Além de tudo isso, o livro é cheio de gordofobia e machismo.
Luana 10/12/2021minha estante
quero fazer uma releitura, quando li no ensino médio, achei a coisa mais incrível do mundo, hoje acho que odiaria kkkk

Luiza Cintra 28/03/2013

Nesta resenha fugirei um pouco do meu método de escrever sobre os livros, pois não tem como fazer uma descrição da história, como gosto de fazer, sem revelar detalhes que muitos considerariam como spoilers (nada que não seja previsível, mas enfim...).

Antes de mais nada, já digo que estou preparada para os bombardeios rsrs.

Tive muita vontade de ler esse livro principalmente pelo filme que vai estrear. Eu gosto sempre de ler o livro antes para saber o quanto os produtores e diretores de cinema viajaram (sim, são raríssimos os casos em que eles acertam, tão poucos que nem o Globo Repórter consegue contar no dedo).

E o que eu tenho a dizer para vocês é: TOMARA que pelo menos o filme seja bom.

Eu estou começando a acreditar na Lud quando ela diz que estamos velhas. Talvez estejamos mesmo, mas nunca deixo de considerar a opção de que esses autores estão tirando onda com a nossa cara. Porque, meu Deus, como eles conseguem escrever quase a mesma coisa com palavras e enredos diferentes? Acho que seu eu tivesse lido esse livro antes dos muitos outros do mesmo tipo eu poderia até achar legal.

Sim, as meninas vão me xingar. Mas a verdade é que eu acho todos esses livros iguais! Só muda o grande mistério e o tema, mas de resto, não li em Dezesseis Luas nada que já não tenha lido em outros livros (sim, mais de um, na verdade muito mais).

Ok, vamos falar do livro e meus argumentos para chegar a essa conclusão.

O livro é narrado por um menino, o Ethan, que está tendo sonhos estranhos e incrivelmente reais, com uma menina, e nesses sonhos ele sempre tenta salvá-la e não consegue. Ele acorda agoniado e sentindo fisicamente as ultimas sensações do sonho. Tá, é um menino que narra, não é tão meloso como uma menina... só que não.

Só mudou o cenário, mas o blá blá blá continua o mesmo. As meninas sempre tinham aquela lenga lenga de “que roupa vou vestir?”, “como esta a minha pele?”, “meus pais vão me matar se descobrirem!”. Nesse livro a lenga lenga só mudou de sexo: “O que o time de basquete vai pensar?”, “Vou tomar o maior esporro quando chegar em casa”, “O que a vizinhança vai pensar?”, “ O que o meu melhor amigo vai pensar?”, “Eu acho que estou gostando da garota”.

E por aí vai.

Não poderiam faltar os elementos comuns presentes em muitos outros livros:

* Nesse caso é uma garota nova na escola, que todo mundo acha estranha mas o personagem principal se sente estranhamente atraído por ela mesmo sabendo que a escola toda o desprezará. (E que por sinal ele descobre que é a garota dos sonhos dele – que legal!) – Fail 01

* Sempre tem um grandessíssimo mistério que todos os adultos parecem saber, mas não contam nadica de nada para os adolescentes em polvorosa e sempre repetem que é para o próprio bem deles, e é claro, eles vão tentar descobrir por conta própria. – Fail 02

* O personagem principal (Ethan) começa a descobrir que a cidade que ele vivia não é nada daquilo que ele acreditava e que existem várias criaturas sobrenaturais. O tempo todo ele se questiona sobre como não enxergou isso antes. – Fail 03

* O personagem principal sempre têm algum tipo de drama com seus pais. Nesse caso a mãe dele morreu (que era a grande amiga dele) e o pai está sofrendo em depressão e mal fala com ele. E a mãe da menina é a grande má, vilã da história e ela nem sabia (ops, isso foi um spoiler), e ainda tenta convencê-la do contrário e por um momento ela fica balançada, mas depois morre de raiva e promete que vai se vingar. (eu acho que já li isso em algum(s) livro(s) antes, não?) – Fail 04

* Todas as garotas bonitas, que por sinal são líderes de torcida, parecem odiar a menina, assim como o time de basquete, mas mesmo assim Ethan fica com ela e vai contra todos embarcando nesse amor impossível. – Fail 05

* As pessoas mais próximas dos dois revelam-se seres poderosos e sábios, além de esconderem todo um passado misterioso e começarem a agir estranhamente. – Fail 06

* Sempre tem algum (ou alguns) parente ovelha negra na família que na hora mais importante e aguardada em todo o livro, revela-se e põe em risco tudo pelo que os pombinhos lutaram. – Fail 07

* A menina, que é dotada de grandes poderes, em alguma parte do livro decide se afastar do menino pois ela sabe que pode ser um grande perigo para a vida dele, e o mais importante é mantê-lo em segurança mesmo que ela fique longe (oi Edward?) - Fail 08

* Sempre tem algum melhor amigo idiota que acaba se envolvendo com a pessoa mais perigosa e não acredita em nada do que contam para ele até ver com seus próprios olhos - Fail 09

* A mocinha insegura, medrosa, que se acha uma péssima e perigosa pessoa, que não sabe o que fazer da vida e que descobre que alguém em quem ela confiava muito a traiu (mesmo que digam que é para seu próprio bem) huhuhuhuhuh - Fail 10

Tudo bem, parei por aqui (mesmo que haja mais alguns).

O enredo em si pode até ser legal, mas infelizmente todos esses elementos que estou cansada de ler me fizeram querer acabar logo o livro para ver se alguma reviravolta aconteceria. Uma pena que não.

É, as meninas vão me apedrejar na rua. Li tantas resenhas e as pessoas falavam como se fosse o melhor livro que leram na vida. Até algumas pessoas que eu considero como tendo um gosto parecido com o meu disseram que o livro era muito bom. Sorrry! Eu achei o oposto.

Isto foi mais um desabafo do que uma resenha. Eu realmente cansei desses livros que parecem tudo igual, é como se os autores estivessem nos insultando, achando que nunca iríamos perceber! É por esse motivo que quando leio a frase “Um(a) garoto (a) novo(a) na escola” eu nem chego perto! Hahahaha

Pode até ser que um dia eu leia a continuação, porque pode melhorar né? E aí eu conto pra vocês o que eu achei. Já li muitos livros nesse modelo (e que odiei) e não li a continuação, e depois muita gente veio me dizer que melhorou 100%, vamos ver se é o caso da série Beautiful Creatures!

Eu sinceramente acho uma pena a ênfase que a mídia dá para esses livros que parecem a mesma coisa, mas que estão na moda e as adolescentes piram. Enquanto isso têm TANTOS livros nacionais de morrer que as pessoas nunca ouviram falar nem viram em nenhuma livraria!

Dou nota 2, por causa do tema em si que é até interessante.

Leia a minha resenha em:

JoaoLucas 30/03/2013minha estante
Até que enfim! Também achei esse livro uma bosta. Esses dias li num desses milhares de blogs sobre livros YA que existem por aí que era a melhor série de todos os tempos, só perdia pra HP. Blasfêmia.

bruunaboch 30/09/2021

Amo
Dou 4,5 para esse livro muito pelo apego que eu tenho a ele. Sei que não é um livro fantástico mas é muito especial pra mim.

Marquei muita coisa que eu não lembrava (li esse livro pela primeira vez em 2016) e vou assistir o filme pra comparar e ver quanto mudou (o filme é ruim mas eu amo).

O Link é sensacional, morria de rir com ele. O Ethan e a Lena são tudinho pra mim, mesmo que eu passe raiva lendo às vezes.

Bora ler a continuação, que eu nunca li!
Juliana M. 03/10/2021minha estante
Eu também amei o filme, ficava preocupada por todo mundo odiar, questionando o meu próprio gosto kkkk acho um xuxuzinho.

thami 11/06/2021minha estante
que resenha fantástica!! como fã da série fiquei mto feliz em ler, me levou de volta ao universo e as sensações de ler o 1° livro :)

Guilherme 31/03/2013

Essa não é apenas mais uma história de magia e de um amor impossível...
Um condado preso a uma antiga guerra civil, cidadãos preocupados em manterem uma aparência para se esconderem de si mesmo, uma bibliotecária que faz muito mais que guardar livros, uma governanta obcecada por amuletos mágicos e uma família mais antiga e misteriosa do que qualquer pessoa é capaz de se recordar, este é o cenário que culmina na paixão de um jovem estudante entediado e uma conjuradora de magia que deseja ter somente uma vida normal antes do seu décimo sexto aniversário.

O eterno duelo entre bem e mal, luz e trevas é mais uma vez apresentados a nós neste livro, porém com um tempero de paixão e aventura que faz qualquer um se perder nós próprios pensamentos enquanto está lendo e se perguntar se por algum acaso as escritoras não nos enfeitiçaram através destas palavras alucinantes e encantadoras.
Dezesseis luas é o tipo de livro que nos faz querermos ler mais e mais a cada instante e acreditem, não tem como parar de ler, personagens cativantes e bem estabelecidos no contexto do livro, o desenrolar dos fatos e a incrível capacidade das escritoras de acrescentarem cada vez mais mistérios por detrás dos acontecimentos faz deste livro algo lúdico e viciante.
Quando nos aproximamos do final as coisas ficam de tal forma tão envolventes que é importante que não tenhamos mais nada para fazermos porque não conseguiremos parar de ler até que tenhamos chegado à última página, e então, descobriremos que precisaremos do próximo livro de uma forma que não podemos definir.

É impossível não nos apaixonarmos pelo amor de Lena e Ethan.
Michele 31/03/2013minha estante
tbm me perguntei se nao tinha um conjuro no livro... vc le e se apaixona..muito boa a resenha

Felipe 24/04/2014minha estante
Oi, gostei muito da sua resenha. E... Bem, li o livro antes de ver o filme, e detestei o filme, faltaram diversas coisas... Tipo, o cão Boo Radley, a troca de pensamentos entre Lena e Ethan, a música Dezesseis Luas, A personagem que faria Sarafine depois de estar fora do corpo da Sra. Lincoln, e várias outras coisas. Mas com certeza o que mais matou o longa, foi o final, ridículo o lance de deixarem o Ethan sem memórias, sem falar que com esse desfecho, fica impossível ter uma sequência, pois nos leva a pensar que a maldição anterior acabou e que eles não podem ficar longe um do outro, senão Lena vai para as trevas ¬¬
O livro é grande, mas não justifica a péssima adaptação. Podemos dar adeus à Dezessete Luas.
P.S.: Não é só Marian que fica de fora no filme, também faltam as tias do Ethan e o próprio pai dele, que como você disse, nem chegou a aparecer.
Bjs.

Mayraooo 09/05/2023

Decepção
Faz muito anos que li dezesseis luas, e na época eu estava muito ansiosa para ler, fui em todas as livrarias da minha cidade a procura. quando finalmente encontrei e pude ler, tive uma tremenda decepção, a história é lenta e demorada, não tem muito nexo, o romance é chato, a personagem principal é chata (tenho um grande problema com mocinha que deixa tudo pra salvar a humanidade e não o amor da sua vida), a única coisa que salva é o par romântico da lina, que também é um dos personagens principais, ele é bem chato, mas é muito bonito, e qualquer leitora teria o sonho de ter um namorada como ele. mas fora isso o livro é péssimo, e as continuações também.
Anna1507 09/05/2023minha estante
Já descartei da minha lista de leitura então

Maelen0 10/10/2023

Eu reli esse livro porque, estou numa fase de ler livros de 2014 e 2015, porque me bateu uma nostalgia, e eu amei cada pedaço dele de novo. Sinceramente não sei por que as pessoas não leem e dão a devida atenção a esse livro. Porque é uma obra prima.
anapaulamarinhoa 18/10/2023minha estante
Eu também estou excelente! Muito bem escrito e história agradável. Personagens cativantes. Difícil um livro cumprir todos esses requisitos!

Yueh.Fernandes 03/09/2023

Divertido, mas só isso
Acho que é um livro que teria funcionado melhor pra mim se eu houvesse lido ele com a idade apropriada. Sempre tive curiosidade, mas não havia tido a oportunidade ainda, e agora, uma década depois, aos 30 anos, me interesso mais pelo plano de fundo de mistério da história (que aqui também já não é mais lá tão inovador e empolgante pra quem já leu e assistiu muitas obras do gênero), do que pelo romance dos protagonistas. Estou na metade do livro e a narrativa já progrediu muito, é um bom entretenimento para quem quer algo leve, superficial, descompromissado, que não dá muitas voltas e não tem muito subtexto, é uma leitura fluida, mas admito que confusa em alguns pontos e creio eu que isso ocorreu por conta das escolhas de tradução... No mais, acho o protagonista um tonto e a mocinha uma insossa. Não entendo como um cara que é apresentado para nós como um ávido leitor tem um vocabulário e um repertório tão pobres, entendo que é um menino de 16 anos, mas para alguém que lê bastante, ele deveria descrever as coisas que ele vê, sente e vivencia de uma maneira mais profunda. A melhor personagem é Amma, esta sim uma bruxa verdadeira, que não precisa de poderes do nível Mutantes dos X-Men pra mostrar quem ela é. Os outros personagens, salvo alguns membros do núcleo Ravenwood, são unilaterais e não possuem muita profundidade, além do quê, esse negócio de "Luz e Trevas, o Bem contra o Mal, 8 ou 80" em 2023 já é um negócio que não funciona muito bem, pelo menos a mim, não convence mais.

No geral é um livro divertido, mas só isso.
Ana Luísa 03/09/2023minha estante
Concordo com o seu ponto de vista. Li quando era mais nova e logo devorei a coleção inteira. Por curiosidade fui revisitar o livro recentemente e não consegui chegar à metade

Bianca 11/01/2023

A primeira vez que realizei a leitura desse livro foi em 2011, quando peguei emprestado de uma amiga.
Hoje, tenho ele em minha estante porque a história é simplesmente fascinante!!

Pra quem ama uma fantasia, Dezesseis Luas trás para nós a história da família Ravenwood, onde é subdivida em parentes que são invocados em seus décimos sextos aniversários para saberem se são das trevas ou da luz...
A personagem principal e incrível, Lena Duchannes, com seu namorado Mortal, Ethan Wate, vivem um romance intenso, cheio de conturbações e caos, com uma conexão mais que perfeita (e não estou falando de normalidades), você torce para que no décimo sexto aniversário de Lena, ela seja escolhida para um único caminho, porém ... Lena faz o impossível na invocação da sua Décima Sexta Lua.
Viih.Bispo 25/01/2023minha estante
Compartilho do mesmo! Li nessa mesma época, quando tinhas umas 11 anos e até hoje amo esse livro!

Mari 22/04/2013

Pouca história para muitas páginas.
Admito: demorei quase um mês para terminar esse livro.
Um dos motivos para o livro ter se tornado cansativo para mim foi por causa do personagem principal (também narrador) Ethan, que eu duvido que seja mais burro do que uma porta. Ethan não sabe o que está acontecendo aproximadamente 98% do livro.
A história em si é boa, se as autoras soubessem desenvolve-la. O romance entre Ethan e a Conjuradora (tipo uma bruxa) Lena Duchannes acontece da noite pro dia, assim como o tempo que o personagem leva para acreditar em tudo o que a garota lhe diz, sobre mágica e tudo mais.
O livro inteiro gira em torno da aproximação do décimo-sexto aniverrário de Lena, que é quando irá acontecer a "Invocação" da garota para o lado das Trevas ou da Luz. Ou seja, absolutamente NADA de emocionante irá acontecer até os últimos capítulos. Realçando que o livro tem 490 páginas.
Não sei se irei ler a continuação, mas não estou muito animada. A narrativa não me cativou muito e, como eu já disse, o personagem principal me irritou muito. Porém, parece que a história vai ficar mais interessante, então ainda não me decidi.
Silmara F. 30/12/2013minha estante
Concordo. Os únicos personagens que gostei foram o Macon e o Larkin (este segundo nem foi muito explorado, pelo menos no primeiro livro).