Dezesseis Luas

Kami Garcia

Resenhas - Dezesseis Luas

Thaic 21/01/2013

Uma deliciosa surpresa!
Dezesseis luas já começa bem por ter um ponto de partida diferente, ao invés de Lena, a mocinha, quem conta a história é Ethan Wate, o nosso mocinho-delícia da vez. Ele é um morador insatisfeito da cidade de Gatlin, onde nada muda há séculos, e seu maior desejo é meter o pé da cidade pra nunca mais voltar. Mas, é claro, ninguém sabe disso. Afinal, Ethan vive sua vida como qualquer outro garoto do High School: é jogador de basquete, bom aluno, bom filho. Mesmo que sua família seja um pouco estranha, com o pai que não superou a morte da mãe e passa a vida no escritório e a governanta mandona que espalha amuletos contra maus espíritos nas gavetas de roupas dele. Mas ninguém se preocupa muito com isso: eles são da cidade. E os estranhos da cidade, bem, você só precisa conviver com eles.

Mas as coisas são diferentes para Lena Duchanes, uma aluna transferida sobrinha do velho louco da cidade, Macon Ravenwood. Por que Macon é um recluso, com má fama. Logo Lena, ainda que linda, não é bem-vinda. E todos - na cidade e no colégio - concordam com isso. Nenhuma palavra é dita, mas a exclusão é um acordo firmado por todos, acordo esse que fica ainda mais inflexível quando Lena se mete numa confusão com as garotas populares da escola, com direito a janelas quebradas e tudo.

Mas Ethan não quer ignorar a garota nova. Primeiramente, ele fica encantado só por que ela é de fora - alguém que não pertence àquele mundinho do qual ele quer tanto escapar. Mas não é só isso. Ele sente que a conhece. Ele quase pode ouví-la na sua cabeça. E ele vem tendo esses sonhos estranhos, com essa garota que ele sempre deixa escapar. E está convencido que essa garota é Lena. E se tem uma coisa que Ethan não está disposto a fazer, é deixá-la escapar também no mundo real. Então ele tenta se aproximar dela, mesmo que todo mundo diga pra ele não fazer isso. Mesmo que ela diga pra ele não fazer isso. Lena esconde um segredo muito importante sobre si mesma, um segredo sobrenatural e perigoso que vai mudar sua vida muito em breve, quando ela fizer 16 anos.

Eu não quero contar mais sobre o segredo dela, por que é legal ver o desenvolvimento disso no livro. Acompanhar Ethan aprendendo a extensão dos poderes e da história de Lena, é certamente uma das partes divertidas. Na verdade, uma das minhas partes preferidas é acompanhar Ethan e Lena tentando encontrar um caminho seguro para o futuro através do passado da ancestral dela, cujas memórias eles entram em contato (pra não dizer mergulham de cabeça) através de um medalhão que encontram no terreno vizinho a Ravenwood. É uma história que remonta a Guerra dos Confederados Americanos (é isso mesmo? Ah, vocês sabem, a guerra do Norte contra o Sul) e de final presumivelmente trágico, mas que eu gosto assim mesmo.

Dezesseis Luas é uma daquelas histórias que tem como moral da história o bordão "Nem tudo o que parece, é" (e talvez um "Você é quem faz o seu destino", mas whatever). A própria cidade é cheia de segredos e laços sobrenaturais até os fundamentos, e até as pessoas de quem Ethan e Lena nunca desconfiariam guardam algum envolvimento com a realidade alternativa que permeia tudo por ali. Da metade pro final, (quando o livro vai ficando frenético), a coisa é tentar adivinhar quem mais conhece o segredo acerca do mundo da Lena, o que está fazendo a respeito e de que lado da força está.

Bem, é um livro que eu super recomendo. Adorei!

Leia completa em:

Samira Chasez 25/01/2013

Dezesseis Luas
Acho que se não colocasse esse livro em uma Meta de Leitura eu iria prolongar por muito tempo em ler ele. Bem, no inicio ele é meio monótomo, mas depois que se pega o embalo não consegue se desgrudar dele. Esse foi o meu caso, nas primeiras páginas tinha vontade de abandonar a leitura de tão chato que era. Todavia, minha persistência em não querer abandonar mais um livro fez com que eu conseguisse me apaixonar por esse livro e finalmente terminar a leitura dele.

O livro tem uma nova abordagem sobre o tema Bruxaria, pois, a Lena a protagonista da história é uma Conjugadora e não uma Bruxa. Entretanto, os conjugadores fazem as mesmas coisas que um Bruxo, mas se intitulam Conjugadores e não Bruxos. E o livro "todo" (o que achei meio desnecessário, pois, a autora podia ter explorado alguns tópicos que não contemplou no livro)vai girar em torno do tão aguardado 16º aniversário da Lena onde ale vai saber se vai ser uma Conjugadora das Trevas ou da Luz.

Todavia, até essa data ela não está completamente segura e para isso conta com a ajuda da sua família para lhe proteger mais o Ethan que é um mortal que se apaixona perdidamente por ele e ela por ele. E esse romance não é bem visto pelos moradores da cidade, pela a Família de Lena e pela a Governanta do Ethan (a qual ele considera como uma mãe), mas com todas as adversidades e diferenças eles não desistir do amor deles.

Achei a Lena meio Insegura, pois, qualquer coisinha que acontecia ela ficava apavorada e queria jogar o pau da barraca, e precisava que o Ethan fosse lhe acalmar e convencer que juntos eles procurariam uma solução. Também achei que o fim fosse um tanto obvio no decorrer das páginas, mas tenho que confessar que o fim me surpreendeu.

Mesmo tendo gostado muito do livro acredito que a história podia ter terminado com esse livro, pois, não vejo sentido em uma continuação porque não há enredo suficiente para isso. Se alguém já leu e viu um nexo para ter o Dezessete Luas porfavor me esclareça já que eu não entendi.

Xizpitah 07/02/2013

Interessante, é o mínimo a se dizer sobre o livro.
Principalmente no fim, me fez pensar, me fez chorar. Não apenas pela história, que é muito boa. Mas me fez pensar na minha vida, nas pessoas que eu amo, e que nada é eterno. Infelizmente.

Este livro me fez abrir um buraco no céu, e enquanto a série não acabar, o universo cai na minha cabeça.

Sté Souza 13/07/2021

Acho a história até boa, mas é muito grande. Podia ter sido melhor trabalhada e diminuído algumas partes. Pois o sentimento que você tem lendo ele, não é aquele livro excelente que você divulga para que todo mundo leia, mas também não é aquele livro que você esconde no fundo do armário e nega até a morte que leu. É o tipo de livro que "ok, terminei e vou fazer outras coisas da minha vida", sem grandes surpresas, sejam elas positivas ou negativas.
Confesso também que esse pode ser minha chatice atual que estou com livros de fantasia... mas é o meu sentimento com ele agora.
Amanda 27/07/2021minha estante
Acabei de ler ele e é exatamente o mesmo sentimento que eu tive. A história é longa e mal trabalhada, os personagens são mal desenvolvidos e as relações entre eles também. As reviravoltas não tem impacto nenhum pois você não conhece os personagens o suficiente pra se decepcionar com eles. A história em si é ótima, mas o livro é mal construído.

Marcela 24/02/2013

Boa proposta, protagonistas ruins.
Dando uma olhada nas outras resenhas que já foram postadas por aqui, vi que as opiniões sobre Dezesseis Luas são bem divididas. De um lado, há os que acharam que a história foi tediosa e cansativa, arrastada, enquanto outros ainda suspiram pela mesma, estando em êxtase, ante os acontecimentos. Então, decidi dissertar aqui sobre pontos negativos e pontos mais atrativos da história, para tentarmos balancear.

Bom, digamos que "Ethan + Lena" não seja lá o casal mais apaixonante do mundo. Certamente, não é, e isto é um fato quase irremediável. Entretanto, as autoras tentam explorá-lo de uma forma que se torne mais convincente para o leitor, trabalhando o romance dos dois de maneira que vá evoluindo aos poucos, e não um "pela primeira vez em que olhei em seus olhos, meu coração já disparou". Na verdade, a ligação que eles têm antecede a “primeira vista” e acho que essa foi a maneira que acharam de tentar explicar como o envolvimento entre os dois era tão forte, ainda que fosse evoluindo ao passar do tempo (tempo este que observamos, já que cada novo capítulo é datado, em seu início). Então, digamos que o desenvolvimento de Etlena (ou seja lá como os fãs mais ferrenhos os chamem) seja razoável. Mas até Genevieve e Ethan Carter, que (não) viveram sua paixão durante a época da Guerra Civil, tinham mais entusiasmo que os próprios protagonistas.

O que me conquistou aqui não fora o casal principal em si, mas o enredo da história. As informações dadas a cerca dos Conjuradores são bem detalhadas e quase nos fazem nos sentir "transportados" para o universo alternativo criado por Kami Garcia e Margaret Stohl. Isso, claro, sem contar os personagens secundários realmente cativantes (leia-se: Macon Ravenwood, Amma, Marian Ashcroft e até mesmo Link). O mistério que Macon e Amma tanto “penam” para esconder sobre Ethan e Lena é um dos pontos mais interessantes. Isso, claro, sem contar o mundo dos Conjuradores, ao qual vamos tendo acesso e descobrindo aos pouquinhos.

Um fato que achei bem curioso foi a própria Gatlin. A impressão que dá é que ela é tão “personagem” quanto os próprios personagens, entendem? Ethan costuma a descrever tanto, que ela não parece fazer parte da história apenas como um “pano de fundo”, mas como “alguém” de grande relevância aqui. Por outro lado, achei que isso foi um recurso para nos aproximar de Gatlin e vermos o quão tediosa e absurdamente sem graça a cidade é. E isso é usado para explicar o próprio Ethan Wate...

Em certos pontos, ele consegue ser um bom narrador, mas como ele não é lá muito cheio de virilidade masculina, às vezes, sua narração torna-se um pouco vaga. Ethan nos dá mais pistas sobre suas frustrações – que, diga-se de passagem, são muitas –, do que suas próprias reações momentâneas sobre os acontecimentos. Seus pensamentos, seus conflitos são basicamente em torno de Lena. Ele não aparenta ser, exatamente, o tipo “garoto de 16 anos” que conhecemos: mais desencanado, em geral, até mais divertido. Ok, isso é “explicado” a partir de seus traumas, mas acho que tantos traumas assim o tornaram semelhante a algumas protagonistas femininas “sensíveis” e complexadas com a vida. Como a própria Lena Duchannes. Eles realmente parecem almas gêmeas ou algo assim, afinal, são MUITO parecidos mesmo.

Gostei da forma como a história foi construída baseando-se em fatos da própria História Americana, como a Guerra Civil (também chamada de Guerra de Secessão), do século XIX entre os Confederados do Sul e “o resto” dos Estados Unidos de até então. Além de utilizar bastante do latim – uma língua morta – como alicerce para a maioria dos conjuros antigos. Isso, sem contar alguns trechos descritos em gaulês. E, citações de outras obras, principalmente, pela voz da querida bibliotecária do Condado de Gatlin, Marian Ashcfrot. Achei essa ideia de trazer a realidade para misturar à ficção uma proposta bem interessante. Sendo assim, para resumir tudo, posso dizer que a proposta do livro é bem interessante. As descrições detalhadas sobre o mundo dos conjuradores também é atrativo, porém os personagens estáticos e o enredo estendido demais acabam por prejudicar a leitura.
eduardo 26/02/2013minha estante
Olá Sou repórter do Jornal O Povo, de Fortaleza, e estou preparando uma matéria para o nosso caderno de entretenimento sobre o lançamento do filme '16 Luas'. Estou precisando de personagens, alguém que possa dar uma palavrinha sobre o livro, as expectativas para o filme, críticas, elogios, etc...Você se habilita?!

Anna 08/11/2016

Leia com atenção, que vc se apaixona
Ethan detesta sua vida monótona e opinada por todos da cidade de Gatlin. Desde algum tempo ele vem sonhando com uma menina, e adivinha...? Sim, ela se muda para Gatlin, só que o problema é que ela é sobrinha do Velho Ravenwood (que é o isolado da cidade, ele detesta todo mundo), mas logo ele percebe que Lena é o amor da sua vida, eles estão destinados a ficar juntos, mas eles precisarão passar por muitos obstáculos. ??

Na primeira vez que eu li fiquei meio perdida, mas eu acho que foi mais por um deslize meu, do que da escrita do livro. O livro tem um pequeno ritmo lento, mas quando acontece algo, acontece tudo de uma vez ?? recomendo muito o livro, ele é super envolvente principalmente do meio pro final.
Casillas 22/03/2018minha estante
Muito bom o livro

Lua 23/06/2016

Mas...
Dezesseis Luas vem com o típico cenário "cidadezinha pacata do interior", um romance impossível e segredos "sombrios". Tenho que admitir, a história em si é boa, na verdade, é mais um daqueles casos: tinha tudo pra dar certo, mas...
Pois é, quase que as 60 primeiras páginas do livro são usadas para nos apresentar a cidade (não que isso tenha me incomodado), aliás, até essa parte a história estava indo bem, narrativa descontraída, divertida, Ethan mostrava ser um cara legal, igualmente a Link (Ah, Link ? suspiros). Contudo, à medida que a trama real ia sendo introduzida, a história ia desandando cada vez mais. A narrativa, que antes era descontraída, passou a se tornar arrastada, enfadonha.
O enredo é recheado de personagens que, preciso dizer, me encheram de pena. Sim pois eu senti que eles tinham muito a dizer, mas foram ocultados pelas autoras que quiseram focar apenas em dois únicos personagens: Lena e Ethan. É o caso do tio de Lena, um homem de personalidade forte que merecia muito ter aparecido mais no livro. Ou Link, garoto divertido que me fazia agradecer sempre que dava as caras na história. Os personagens são muito mal desenvolvidos, fazendo-os parecer que apenas foram jogados em la como legumes em uma sopa; Outro fato que me incomodou muito foram as descrições das visões de Ethan e Lena, achei muito mal escritas! O livro também não tem emoções fortes como eu imaginava, e o final é decepcionante. No mais, esperei muito desse livro e acabei tomando um banho de água fria.
Luke 03/11/2016minha estante
Concordo plenamente com vc!

Amanda 27/08/2014

Se eu falar que eu demorei mais de uma ano para finalizar a leitura desse livro alguém acredita?

Graças a deus eu não gastei meu dinheiro comprando a edição, pq simplesmente a história não me convenceu! Achei os diálogos sofríveis em muito momentos e muitas vezes a história entrava num limbo que nada acontecia.

Para finalizar [...]Era terra. E minhas unhas estavam pretas de lama, da mesma forma que ficaram na última vez em que eu tivera o sonho[...]Se eu não pensasse naquilo, não estaria acontecendo. Era assim que eu lidava com a maioria das coisas nos últimos meses[...]

Em que mundo uma pessoa acorda toda enlameada, com terra debaixo da unha e acha normal? E pior, em que mundo quando isso se torna frequente e a pessoa não tá pirando? Eu tava lendo o final e ainda estava irritada com essa reação do Ethan nos primeiro capítulos.
Naara Janeri | @Diariosdeleitora 07/12/2014minha estante
Pois é, ainda estou no começo, mas como assim ele acorda todo sujo/molhado e nem questiona?? Ja teve partes que fiquei tao entediada que li pensando ate na morte da bezerra, e nao no livro. To ate meio desanimada.

Laura.Martins 16/02/2020

O livro começa com Ethan, um jovem que mora na pequena cidade de Gatlin onde nada de novo acontece. Tudo mudou quando chegou uma nova garota na cidade, Lena Duchanes. Um romance com várias reviravoltas e aventuras em um mundo conjurador.
kamillegreen 16/02/2020minha estante
É livro único? Sei q tu já me disse, mas não lembro

Deza 17/01/2020

Acho que é um dos livros mais injustiçados que eu já vi! Com uma adaptação horrenda, que faz com que todos julguem essa maravilha. Um dos livros mais bem construídos e com os melhores enredos que já vi, para quem é fã de fantasia, super vale a pena. Só tenho que tomar vergonha e ler os outros, rs.
LucasDonato 17/02/2020minha estante
Real. Quem for unicamente pelo filme, vai perder uma grande história!
Aconselho a ler os outros, não vai se arrepender.

Alice 02/12/2020

Boa premissa, mas....
O contexto do livro é bastante interessante, não vou mentir. Duas pessoas que sonham um com o outro antes mesmo de se conhecerem e depois de se encontrarem para haver a percepção que são almas gêmeas. Acho lindo. Sem contar com o envolvimento de magia.
Porém, o que me impediu de gostar foi o desenvolvimento da história, sendo ela um pouco lenta e desgastante. Além de também o desenvolvimento do casal não ser muito envolvente com o leitor, achei um pouco superficial com uma premissa forte.
Para completar, a edição veio com mínimos erros de ortografia e algumas falhas na impressão (muitos travessões estavam apagados), fato que poderia comprometer a compreensão se não tivesse o entendimento do que estava errado.
Portanto, para ser bem sincera, só completei minha leitura por desencargo de consciência, já que o livro estava na minha estante faz um tempo e não queria deixar de terminar, tendo em vista que eu paguei por ele.
jckmidori 14/12/2020minha estante
super concordo. Tem passagens do livro que são muito superficiais e a sensação que eu tive é que algumas partes do livro só foram escritas para o livro ser maior...

Ligia.Maria 24/02/2021minha estante
O livro da Rid e do Link é muito bom, queria mais livros deles - no caso, a continuação de Inccubus - te recomendo.

Mari 22/04/2013

Pouca história para muitas páginas.
Admito: demorei quase um mês para terminar esse livro.
Um dos motivos para o livro ter se tornado cansativo para mim foi por causa do personagem principal (também narrador) Ethan, que eu duvido que seja mais burro do que uma porta. Ethan não sabe o que está acontecendo aproximadamente 98% do livro.
A história em si é boa, se as autoras soubessem desenvolve-la. O romance entre Ethan e a Conjuradora (tipo uma bruxa) Lena Duchannes acontece da noite pro dia, assim como o tempo que o personagem leva para acreditar em tudo o que a garota lhe diz, sobre mágica e tudo mais.
O livro inteiro gira em torno da aproximação do décimo-sexto aniverrário de Lena, que é quando irá acontecer a "Invocação" da garota para o lado das Trevas ou da Luz. Ou seja, absolutamente NADA de emocionante irá acontecer até os últimos capítulos. Realçando que o livro tem 490 páginas.
Não sei se irei ler a continuação, mas não estou muito animada. A narrativa não me cativou muito e, como eu já disse, o personagem principal me irritou muito. Porém, parece que a história vai ficar mais interessante, então ainda não me decidi.
Silmara F. 30/12/2013minha estante
Concordo. Os únicos personagens que gostei foram o Macon e o Larkin (este segundo nem foi muito explorado, pelo menos no primeiro livro).

Rafa251219 26/06/2021

Dezesseis luas
É muito bom o livro. Os personagens são fantásticos. É não me decepcionei com a história. Super recomendo ??
araomy 28/06/2021minha estante
comecei a ler muito bom