Perfeitos Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Perfeitos

F. Pierantoni 03/10/2010

Perfeitos
Mesmo não tendo apreciado plenamente Feios, o primeiro livro da saga escrita por Scott Westerfeld, decidi arriscar uma leitura do segundo volume, Perfeitos (Editora Galera Record). Afinal, a temática da série é poderosa e seu potencial mesmo não atingido ao máximo na primeira tentativa é elevado.

Em Perfeitos, depois dos eventos finais de Feios, Tally foi finalmente transformada em perfeita. Sua vida é um sonho, recheado de festas, diversão e beleza. As memórias dos rebeldes, por sua vez, parecem lembranças antigas, incoerentes e diluídas. Ainda assim, sua tão sonhada rotina será abalada depois que conhece Zane, um perfeito que, ao contrário dos outros, suspeita desse mundo maravilhoso onde vivem. Os dois acabam unindo-se numa tentativa de recordar-se de quem realmente eram ou são , antes da cirurgia que lhes alterou não somente suas aparências, mas também suas personalidades.

Perfeitos não começa bem. Agora perfeita, Tally é fútil, maçante e ignorante. Assim, sendo a personagem principal, a narrativa realmente sofre por sua nova condição. Entretanto, o livro inicialmente fraco dá um tremendo e primoroso salto de qualidade com a introdução de Zane, de longe o melhor personagem da série. Cativante, complexo e humano, é graças a ele que a obra se transforma radicalmente para melhor, muito melhor.

O que o volume um não tinha de emoção e sensibilidade, esse título traz de sobra. Acompanhar Tally e Zane na sua jornada de auto(re)conhecimento é uma aventura e tanto e, dessa vez, o autor parece ter se livrado das amarras que o continham. As novidades desse volume agregam valor à história e elementos antigos parecem transformados e renovados. Alguns personagens, antes rasos, agora conseguem realmente brilhar.

Depois de um começo morno em Feios, a série de Scott Westerfeld esquenta e se apresenta completamente diferente em Perfeitos. Com uma narrativa tocante, divertida, envolvente e especialmente corajosa, a saga parece ter finalmente encontrado seu caminho. Quem dera o volume um tivesse essa qualidade. E espero que o terceiro também o tenha.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Jotagê 03/10/2010minha estante
Se a Marie é a "Rainha das Resenhas", você é o "Rei das Críticas". Muito bom!

Camila 29/11/2010minha estante
Te entendo. É simplesmente IMPOSSÍVEL fazer uma resenha de Perfeitos sem fazer spoiler do 1º livro. Mas podia ter avisado :(

Nadz 29/12/2012minha estante
Estou gostando mais deste livro que do primeiro. Adorei Zane, foi realmente o personagem mais divertido e mais bem elaborado. e mesmo tendfo detestado as gírias como "borbulhante", pude sentir a diferença entre as narrativas, como se acompanhasse o cérebro de Tally. ficou interessante

Yohanna 03/02/2013minha estante
Ótima resenha!
Ao início também achei maçante a narrativa devido a mudança de comportamento da Tally. Porém, o autor - acredito - tenha enfatizado demasiado essa nova característica na narrativa exatamente para nos confirmar as lesões nos novos perfeitos, e isso, com certeza, iria nos ser passado com mais exatidão pela Tally, personagem principal.

Quanto ao seu comentário sobre Zane... Concordo. Logo nas primeiras menções à ele, gostei do personagem. Ele deu um novo - e melhor - ar na estória sem que a mesma mudasse de rumo. Não me decepcionei tanto - só um pouco - com o livro Feios, porém devo concordar que a estória evoluiu bastante com o segundo volume.

Romma 02/03/2013minha estante
Gosta da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!

Jéssica 17/05/2013minha estante
Eu terminei de ler Feios, e esperava mais. Achei um pouco chato.Então pensei se leria o próximo ou não,mas vou dá uma oportunidade ao autor. Gostei da sua resenha, me incentivou a ler Perfeitos.

SimplesDaniel 30/08/2013minha estante
esse livro foi muito superior ao Feios e à Especiais.
O nome já diz tudo sobre ele, "PERFEITOS" é Perfeito.

Ana Carolina 30/06/2014minha estante
hummm. eu gostei de feios, não gostei tanto como outros livros. mas eu gostei. e espero que os próximos sejam bons e melhores.

Ruth.Eliana 12/03/2015minha estante
Comecei a ler Perfeitos hoje e realmente espero que essa saga melhore, porque o tema do livro é perfeito hahaha, mas realmente Feios é meio morno, falta algo nos personagens, carisma talvez, não sei bem o que, mas falta. É exatamente o que você disse, personagens rasos!

Ju 22/01/2013

Perfeitos
Esta resenha contém spoilers do livro anterior da série, Feios.

Não gostei tanto de Perfeitos quanto de Feios. Mas acho que o fato de eu tê-lo lido em poucas horas fala muito a favor da história.

Tally agora é uma perfeita. Mas tomou essa decisão de forma completamente consciente, após possuir um conhecimento negado à maioria das pessoas.

Apesar disso, as coisas não são tão simples como ela previu. Tally sofre as consequências da operação como qualquer outro feio. E terá que lutar contra si mesma para alcançar seus objetivos.

Neste volume, aparece um triângulo amoroso. Isso me deixou um pouco triste. Fico muito mais feliz e satisfeita quando um casal tem a sorte de se encontrar e de ficar junto para sempre... rs...

É bem legal ver a revolução tomando força. Conhecemos os Crim, um grupo de perfeitos diferentes dos demais, que procuram manter vivas suas lembranças da época de feios. Todos eles já aprontaram bastante em suas vidas.

"- É para isso que os Crims existem, não é?
- Acertou, Tally. Para evitar o esquecimento. E me ajudar a descobrir o que há de errado com a gente.
- Como você... o que torna você tão diferente?
- Outra boa pergunta. Talvez eu tenha apenas nascido assim. Ou talvez seja porque fiz uma promessa a mim mesmo depois de desistir de fugir. Um dia vou sair da cidade, perfeito ou não. - A voz de Zane quase sumiu nas últimas palavras, e ele soltou um suspiro por entre os dentes. - Acontece que é muito mais difícil do que pensei. As coisas estavam ficando monótonas e comecei a me esquecer. Então você apareceu, com suas histórias malucas e sem sentido. Agora as coisas estão borbulhantes."

Borbulhante é a palavra mais presente no livro (confesso que ela chegou a me irritar de tão frequente). Mas o estado que ela descreve é essencial para o desenrolar da história, então acabei me acostumando. Estar borbulhante é conseguir se manter atento e racional, é conseguir pensar com clareza mesmo sendo um perfeito.

Tally desvenda aos poucos como seu mundo funciona. Descobre os motivos que levaram à existência dos Especiais, que formam a Divisão de Circunstâncias Especiais, órgão responsável por manter a sociedade "domesticada" e sob controle em todos os momentos.

O livro traz fatos novos, mais para Tally do que para o leitor. Acredito que o terceiro livro trará revelações mais importantes. Vou começar a leitura e logo dividirei minhas impressões com vocês.

Até mais!

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-perfeitos.html
Leilane 14/02/2013minha estante
Meu favorito da série!!! Nem acredito que meus livros foram todos autografados! E o Scott é ótimo!!! Aquela palestra/aula/bate-papo foi incrível!!!
Borbulhante irrita mesmo haha
Beijos!

Lua 23/03/2013minha estante
Para mim é o melhor livro da série, até agora (ainda não li Extras), apesar de coisas extremamente irritantes como "borbulhante", e Tally, tudo bem que a operação deixa você na "linha' mas precisa ser tão chata?! porém não consigo, detesta-la rs a leitura me envolveu, não conseguir largar antes do final.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Se tem spoilers não quero ler para não estragar a surpresa. ;)

Thaís 07/04/2013minha estante
Não li nenhum livro da serie mas muitas pessoas falam sobre elas, ainda não sou atraida (axo q é pelos seus titulos simples) mas quem sabe eu não mude de ideia?! (ainda estou me decidindo se eu mergulho nessa serie ou n)

Baah 14/04/2013minha estante
nossa a capa dele é bem interessante, gostei demais da capa dele! a sua resenha fico otima

Dani 15/04/2013minha estante
Eu amo as expressões do livro, principalmente Borbulhante, assim como amei sagaz em Especiais... tive raiva da Shay o tempo todo mas também compreendi a mágoa dela, amo a série *-*

aly 30/05/2021

Continuação da série Feios
Li logo após a leitura do primeiro livro, achei bem parecidos. Leitura rapidinha, mas tem muitas expressões repetitivas ao longo do livro, o que torna a leitura irritante.

Somente li pois tinha a coleção toda e quis terminar essa história. Mas é uma leitura leve e ok especialmente para adolescentes iniciando sua vida literária pode-se dizer.
Luiza 09/08/2021minha estante
se eu ler mais algum "borbulhante" eu me jogo da janela
fiquei MUITO irritada

aly 24/08/2021minha estante
Tava me sentindo a própria champanhe lendo,kkkkk

Luiza 26/08/2021minha estante
KKKKKKKKKKK

Suelen Sena 05/12/2010

Resenha de PERFEITOS

Confesso que comecei a ler esta série por causa da resenha da Pâm do Garota It (Valeu Pâm!).Nunca fui muito ligada á livros de ficção científica (na realidade nunca tinha dado uma chance.Que besteira a minha).Mais que maravilha que foi descobrir esta série magnífica de Scott Westerfeld.

Neste segundo livro PERFEITOS, somos levados por nossa protagonista antes feia e agora perfeita Tally, a descobrir a cidade de Nova Perfeição e seu novo endereço.Ela está em uma nova fase, tentando ser aceita no grupo dos Crims (onde seus antigos amigos Shay e Peris são participantes).Em meio á tudo isso ela também tenta se adaptar á este novo mundo.Ainda meio que confusa em determinados momentos, principalmente quando tenta se lembrar do passado.E para complicar mais ainda parece estar sendo seguida por alguém bem estranho...talvez um especial.

Há momentos em que que queria gritar com a Tally, pelas decisões quase sempre erroneas que tomava. E sua "amiga" Shay foi uma personagem que me irritou profundamente assim como a Dra. Cable que é uma verdadeira víbora na minha concepção.

Neste novo livro também somos apresentados ao perfeito Zane,o novo amigo/ficante namorado de Tally.Gostei bastante dele siceramente, mas meu preferido ainda continua sendo um feio lá de Fumaça, meu querido David.Que por sinal mas pro fim do livro fiquei com muita pena pelo tratamento que a Tally teve com ele em determinado momento.Como ele sofre por ela nesse livro, tadinho do meu feinho amado.

E o que dizer do final do livro?Confesso que já desconfiava, mas ainda assim fiquei chocada com aquela frase.Onde levaram as atitudes e indecisões de nossa protagista Tally, provavelmente á um lugar bemmm especial, ou não.

Gostei bastante desse livro, ele foi uma ótima sequência e estou super anciosa pela continuação.Espero confiante que Tally possa consertar alguns erros (estou cruzando os dedos por isso!!).Esta série se tornou uma de minhas prediletas, a forma com que Scott descreve a história é maravilhosa e a história em si é magnífica.

Ps:Não posso deixar de dizer o quanto a palavra "borbulhante" me irritou.Tinha horas que se eu ouvisse mas uma vez ia bater em alguém...rsrsrsr....

Bye.......Suelen Sena
Jhoni 12/01/2013minha estante
Quero muito ler este livro =O

Tamy 17/11/2010

Constância
Essa é a palavra que, para mim, descreve o livro.

Scott soube se manter mais constante nesse livro, em questão de ritmo e "fluidez", que em Feios.

Acredito que ele ainda peque pela falta de ação, ou pelo lento desenrolar nos fatos, mas, ao contrário de Feios - em que você se cansa de esperar pela parte realmente boa, que só chega no final -, em Perfeitos a coisa toda tem seu impacto na sua opinião sobre os personagens.

Aquelas(es) que viraram fãs de Zane, peço perdão. Ele não passou de um covarde fingido, que soube se aproveitar de sua fama como feio e de alguém com mais coragem que ele para fazer o que jamais faria sozinho. Por mais que diga sentir algo por Tally, Scott não me convenceu nesse ponto.

Certo, confesso não estou convencida sobre a mudança de Tally a respeito de David, tampouco. Se ela está assim tão curada, não pode ter deixado tudo para trás. Ele a merece. Ainda que também tenha se aproximado dela por sua recém-conquistada fama de aventureira, ele esteve com ela dia-a-dia mostrando o que ela poderia ser sem limites, sem barreiras. Zane queria quebrar os próprios limites, não dar a ela um mundo ilimitado.

Evidentemente, a mensagem de ideal de perfeição continua nesse livro. Esse é um dos pontos mais interessantes, pois com um mundo de ficção científica super moderno, Scott mostrou que todos nós podemos, um dia, virar enferrujados, podemos criar nosso ideal de perfeição mas que sempre haverá alguém que queira modificá-lo, quebrá-lo, ser melhor do que o que se estabeleceu como perfeito. Os especiais estão aí para isso, né?

Ah, quanto a maior reclamação que eu vi de todos que comentaram sobre o livro: a repetição de borbulhante e fraude/falso. Isso não me afetou tanto assim, tirando as ocasiões em que apareciam 6 borbulhantes na mesma página... Só que falso/fraude me irritou um pouco mais, porque a colocação de uma palavra usual, como uma gíria não pareceu real.

Não esperem demais de Perfeitos, mas não esperem demais para lê-lo. É um livro muito bom, mas bem morninho em alguns aspectos, e instigante em outros... Aliás, como o Scott termina o livro desse jeito? De matar (o autor, claro!) ¬¬'
@livrospretonobranco 24/01/2012minha estante
David é bem melhr do que zane;/

RChicago 25/08/2013minha estante
Eu fiquei com uma dó tão grande de David :(

Teté 06/03/2023

Não é bom, porém é melhor q o primeiro.
Esse livro foi um mix de emoções. A primeira foi: Amei o Zane. Nossa, o melhor personagem. Ele deve estar cheio de dor nas costas por ter carregado o livro todo. Segundo: Achei esse livro bem entediante em alguns momentos, principalmente na parte da reserva. Nossa, que parte chata. Cheguei a dormir e nem percebi. Porém, achei esse livro, como posso dizer? Um pouco mais desenvolvido que o primeiro. Achei algumas explicações mais plausíveis. Mas no começo foi pura enrolação. No final voltei a ficar empolgada. Quando finalmente achei q ia dar certo, não deu. Mas enfim. Eu ia dar duas estrelas, mas pelo Zane irei dar três estrelas.
Beca 07/03/2023minha estante
Zane é tudo

Teté 07/03/2023minha estante
Meu protegido kkkkkk

Paulatictic 11/11/2011

melhor que o primeiro!
Sinceramente, eu achei esse segundo livro muito melhor que o primeiro, quem leu a minha resenha do primeiro livro, se lembra bem que eu achei a Tally uma tonta de carteirinha, e convenhamos que essas personagens meio “tapadas” às vezes enchem o saco, não é mesmo? Bem, mas o incrível é que nesse livro, Tally segue um estilo diferente, e ela passa a ter uma postura muito diferente do começo... Claro, que no inicio dessa estória acompanhamos Tally como uma perfeita, e como toda perfeita ela tem uma cabeça de vento, no entanto com o decorrer das páginas nos deparamos com uma personagem mais madura que realmente começou a me conquistar, e isso me empolgou muito a querer ler a continuação, tanto que estou o terceiro livro “especiais” já na minha estante, só esperando para ser lido.
Certo, vamos falar um pouco sobre esse livro né? Vocês se lembram que a Tally acabou indo se tornar uma perfeita no intuito de ser um tipo de cobaia, não lembram? Pois é, só que quando ela se torna perfeita, as coisas também se tornam perfeitas e entre festas glamorosas e pessoas lindas em volta, algo não soa tão maravilhoso assim e Tally acaba entrando para um grupo que busca sempre estar “borbulhante” que seria quase como tendo uma sensação de realidade no meio de tanta coisa falsa, porém é somente quando ela recebe uma visita de um enfumaçado que as coisas começam a mudar e aí que a estória se torna interessante, ah, e como não podia ser diferente, esperem para um triangulo amoroso no meio disso tudo, que apesar de estar “manjado” esse tipo de coisa, sempre deixa tudo mais empolgante. Vale a pena mesmo ler esse livro que em minha opinião superou o primeiro livro, e muito!

Douglas Águia 29/11/2011minha estante
Gostei da sua resenha!
Mandou bem

Liv 25/09/2010

A continuação de Feios, por mais que eu duvidasse, conseguiu ser melhor que o primeiro livro (pra mim, pelo menos). Não decepciona nem um pouco. Agora que já estamos inseridos nesse mundo futurístico tudo parece andar mais depressa. Ação, mais críticas à nossa sociedade e momentos de reflexão, tudo acontece do começo ao fim. Alguns personagens te conquistam de vez e outros decepcionam muito; os últmos capítulos são fantásticos e, ao acabar, a única coisa que vem em mente é "Preciso de Especiais LOGO!".
Camila 01/11/2010minha estante
Você disse tudo e mais um pouco. Concordo em gênero, número e grau.

bizinhavieira 11/04/2011

Perfeitos
Tally agora é perfeita, com amigos perfeitos. Mas não qualquer perfeita, claro. Com o passado de Tally, sua fuga sozinha para a lendária Fumaça, ela foi logo aceita no grupo dos Crims, perfeitos fissurados em adrenalina (ficar borbulhante), sempre dispostos a aventuras na beira do legalmente permitido. Apesar de achar tudo isso o máximo, Tally sente que há algo errado, sente que falta coisas no seu passado.

Acontece que Zane, lider dos Crims, também sente a mesma coisa e juntos eles descobrem que ficar borbulhante ajuda a manter os olhos abertos para ver claramente o que acontece em Nova Perfeição, algo impossível para os perfeitos de forma geral. E tudo isso só poderia aproximar os dois, né? Depois de uma visita inesperada, Tally e Zane seguem pistas que os levam para o antídoto definitivo. Mas o que poderia ser a solução definitiva, passa ser apenas o início de outros problemas. Problemas cada vez mais Especiais...

Esse livro é tão bom quanto o primeiro, não gostei muito do final, mas nada que prejudique o livro na minha opinião, é um livro no meio da série então ainda tem tempo de corrigir os finais chatos hehehe. A escrita de Scott Westerfeld é muito gostosa de ser lida, faz com que o livro logo seja devorado. E isso sem perder a profundidade. Eu adoro a série exatamente por isso, ela traz a discussão de até que ponto a beleza é importante e também sobre a violência e valores morais e sociais. Que preço vale a pena pagar por uma sociedade perfeita?

FRASES
“Às vezes, quase dava para entender por que os Enferrujados haviam se empenhado tanto em destruir a natureza.
A natureza podia ser um saco." p.259

Camila 15/01/2011

Um Perfeito Livro Contra a Ignorância do Homem
"Perfeitos" é perfeito. Não tenho outras palavras. Possivelmente as 382 melhores páginas que já li. Uma combinação perfeita de ficção científica, crítica social e utopia. Scott Westerfeld mostrou que entende muito de felicidade, despresando o conceito dessa palavra no sentido que conhecemos. E tenho que parabenizar a editora Galera Record pela excelente tradução desta obra (o que tem de tradução malfeita por aí...).

** Esta resenha pode conter spoilers para quem não leu 'Feios' **

O livro começa nos mostrando uma Tally perfeita, ou seja, fútil, ignorante e burra. Essa é a Tally do resultado da cirurgia plástica, com o cérebro lesionado. Suas únicas preocupações são escolher uma roupa para festa da noite (enquanto tenta dar um jeito na ressaca da festa da noite anterior), e ser aceita em um grupo de amigos (não importa que amigos, desde que sejam amigos). É nesse contexto que conhece Zane, um rapaz inteligente o suficiente para descobrir que teve seu cérebro lesionado mesmo estando completamente lesado (esse sim é perfeito). E, com o incentivo desse perfeito perfeito, ela toma coragem para tomar as pílulas que Croy, um antigo amigo dos tempos de feia de Tally, a entregou. Então ela volta a ser a tally que conhecemos. E Zane, que tomou metade dos comprimidos, também. A pratir daí os dois tem que lutar para burlar a fiscalização, fugir, descobrir o que aconteceu com os novos enfumaçados sumidos, salvar ses amigos perfeitos lesados, e por aí vai. E Tally tem que escolher entre Zane e David.
Antes de fazer minhas considerações, preciso expressar meu descotentamento com Tally ao final do livro (além de minha surpresa, claro). Ela não podia ter escolhido pior hora para discutir o seu relacinamento. Era a hora de pensar racionalmente, não sentimentalmente. O resultado foi sua vida por água abaixo. E, desta vez, não há ninguém para salvá-la (já que ela deu um fora no namorado salvador). Mal posso esperar para ver do que vai ser feito o terceiro livro, "Specials"... (falando nisso, alguém sabe quando lança aqui no Brasil? Estou ficando doida de curiosidade!).
Colocando em prova todos os nossos conceitos de vida perfeita (luxo, prazeres, festas), Westerfeld critica a ignorância da maioria das pessoas, que acham que a vida se resume ao que podem ver e ouvir, e que acham que a maior felicidade do mundo é se divertir o dia inteiro. Ele denuncia a preguiça do ser humano em enxergar a um palmo diante do nariz, em abrir os olhos um pouquinho mais para descobrir o quão as pessoas à sua volta podem estar lhe enganando. E mostra como somos manipulados pelo governo muitas vezes, até na nossa realidade menos utópica. Tudo isso isso com uma grande metáfora e com um jeito de escrever que nos deixa curiosos do início ao fim.

Cito algumas partes que me marcaram:

"Essa praga [...] infectava [...] apenas o petróleo, reproduzindo-se nos tanques de carros e aviões [...].O petróleo modificado pegava fogo assim que entrava em contato com oxigênio [...] Até contaminar todas as máquinas do mundo Enferrujado.

Mesmo depois de descobrirem o que a praga estava fazendo, cidadãos em pânico continuaram entrando em seus carros patéticos de rodas emborrachadas, pensando em fujir rumo à natureza. [...] Pouquíssimas pessoas tinham sido espertas o bastante prara saírem andando [...].

- Caramba, vocês eram muito idiotas - murmurou Tally..."

"- Talvez as lesões não sejam tão importantes quanto pensamos. Seu pai sempre suspeitou que o que chamamos de mente perfeita era apenas o estado natural da maioria das pessoas. Elas querem ser sem graça, preguiçosas e superficiais [...] E egoístas. Basta um pequeno incentivo para que essa parte de suas personalidades prevaleça. E seu pai sempre achou que algumas pessoas eram capazes de escapar usando a força de vontade."

Romma 02/03/2013minha estante
Ama da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!

Naty 06/09/2010

www.meninadabahia.com.br
2º volume da Série Uglies

-Uma narrativa de tirar o fôlego.
Booklist

Existe, no futuro, um novo mundo dividido em três grupos:

- Feios
- Perfeitos
- Enferrujados

Todo ser nasce feio e assim permanece até à véspera de completar 16 anos. No dia do décimo sexto aniversário, todo feio é submetido a uma cirurgia para se transformar num ser perfeito. Enferrujados (enfumaçados) vivem à margem da sociedade, são páreas. Não aceitam o destino imposto.

Em Feios, conhecemos Tally YoungBlood, uma feia que deseja fazer 16 anos e ir morar em Nova Perfeição. Mas sua melhor amiga, Shay, que não tinha a mesma ideologia, fugiu para Fumaça. Tally ficou em maus lençóis e se quisesse ser perfeita teria que resgatar sua amiga e entregar à localização exata do local.

Mas ao chegar em Fumaça, Tally descobriu um mundo novo e diferente. Os enfumaçados viviam como nós. Mas nessa época longínqua, humanos foram aos poucos sendo modificados geneticamente, para melhorar o mundo.

Sabendo que nem tudo em Nova Perfeição era perfeito, Tally queria permanecer feia. Mas sendo traidora, a única chance dos novos amigos se salvarem é ela se entregando. "Meu nome é Tally Youngblood e quero me tornar perfeita". Assim termina Feios e começa o segundo volume da série.

Perfeitos são seres fúteis. Tally, só quer saber de festas, champagne, sua única preocupação é: qual a roupa perfeita para usar na próxima festa?

Mas feios aparecem e ela começa a ter lembranças, sobre quem é, o que fez e o que precisa fazer. "A humanidade é um câncer, e nós somos a cura" dizem os guardiões de Nova Perfeição. Será que Tally conseguirá fugir novamente?
E essa não é toda preocupação de Tally. Ela começou a namorar Zane e se apaixonou, mas com a memória totalmente recuperada lembra-se de David, seu primeiro amor. E agora? Ficar com o perfeito Zane ou o feio David?

Perfeitos, de Scott Westerfeld (Galera Record, 400 páginas, R$ 39,90) continua a saga sci-fi de Tally YoungBlood e seus amigos tentando se livrar do domínio em Nova Perfeição. Se ser Perfeita era ruim, o que me diz de ver seu pior pesadelo realizado?

Recomendo. Mas, preciso confessar: Feios continua sendo meu queridinho dentre os dois :):)

Nath 09/11/2014minha estante
É esfumaçados

marypaixao 15/10/2010

*ATENÇÃO: Essa resenha contém spoilers do primeiro livro da série, Feios.*
Perfeitos é a continuação de Feios e continua a história de Tally Youngblood, agora como perfeita. O livro começa um mês depois da operação de Tally para se tornar perfeita, mas ela às vezes se sente confusa, tendo alguns pensamentos estranhos – principalmente ao tentar sem lembrar do passado – e sentindo algumas tonteiras. Então, na festa em que Tally poderá ou não ser aceita no grupo dos Crims – o grupo dos seus amigos Peris e Shay -, parece que ela está sendo seguida… por um Especial – ou pelo menos alguém vestido como um especial. Depois dessa visita as coisas começam a mudar e uma revolução vai se formando – e Tally é o ponto principal de tudo.

Eu gostei muito desse livro! Consegui ver um amadurecimento na Tally muito bom, provavelmente por já ter vivenciado um mundo totalmente diferente do que é apresentando em Nova Perfeição. Com isso, Tally parece se perguntar cada vez mais se o certo e o errado que ela conhece é realmente o certo e o errado. Ou se pode haver outras perspectivas.

Gostei mais desse livro do que de Feios porque apesar de Feios mostrar o mundo da Fumaça – que é totalmente diferente de Nova Perfeição e Vila Feia -, as pessoas que vivem lá vieram de Nova Perfeição e usam vários conceitos de vida dos Enferrujados (nós!). Mas em Perfeitos aparece uma nova perspectiva, o que eu achei MUITO legal.

O Westerfeld segue em Perfeitos a mesma linha de Feios, com VÁRIAS críticas a nossa sociedade atual. É incrível acompanhar um personagem que não reconhece o próprio mundo em coisas que pra nós (Enferrujados!) é completamente normal. Além disso, o ‘conceito’ de vida manipulada que o autor mostra é incrível. Fiquei muito tentada a concordar com ele em algumas partes, mas depois pensei bem e comecei a achar que é submissão demais. Acho que existe um meio-termo pra tudo.

Mas aí fica aquela dúvida: e nós aqui, será que somos manipulados? (Sim, somos, mas não da forma extrema que o Scott mostra no livro – Ou será que somos tão manipulados a ponto de nem sequer percebermos?)

Camila 18/10/2010minha estante
mary, acho que, como você disse, às vezes somos manipuladas e não percebemos. Então, da mesma forma que Tally é manipulada a ponto de mesmo depois de saber a verdade continuar com pensamentos muito parecidos com os da cidade (como ainda achar os que os enferrujados faziam uma absurdo), talvez nós também. Portanto, não acho que tenha sido exageiro de Scott, acho que nós somos mais manipuladas do que percebemos para ter pensamentos completamente livres sobre o meio em que estamos inseridas. Apenas não percebemos isso...

Adriana.FGSM 06/12/2010

"Perfeitos" é o segundo livro da séria "Feios" escrita por Scott Westerfeld. Nesse livro Tally se torna perfeita para que possa comprovar a cura, mas depois da operação suas memórias se tornam confusas e ela não se lembra exatamente do seu passado com a Fumaça, e agora tudo o que ela quer é entrar para os Crims, um grupo do qual Shay e Peris participam, e se sentir borbulhante. Porem no meio de tantos perfeitos iguais Tally conhece um diferente, Zane, o líder dos Crims e juntos os dois tentaram sair do estado de perfeição levando seu grupo junto. Nesse volume admito que a escrita do autor já não me incomodou tanto,contudo haviam muitas repetições e a história ficou um bom tempo sem sair do lugar, o que a deixa cansativa em determinadas partes. A repetição de palavras como borbulhante, farsa e fraude inúmeras vezes só serve para aumentar o desconforto. Apesar disso é uma boa história e o personagem de Zane é ótimo, meu preferido na série.