Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

Carla Gracy Tavares 27/04/2023

Gostei bastante por falar sobre os temperamentos, porém o autor exagera um pouco em alguns apontamento em relação a Bíblia.
Aqui vamos conhecer o temperamento de quatro personagen da Bíblia.
Indico a leitura acompanha com a Bíblia.
Lidy 12/05/2023minha estante
E como ele exagera, foi o que me deixou mais incomodada.

Amanda3913 13/06/2023

Demorei muito para engatar na leitura, mesmo assim foi bom conhecer a escrita do autor e dar o pontapé inicial nos estudos sobre temperamentos humanos.

Bya 09/10/2021

Mesmo ao final desse livro, ainda não sei qual o meu temperamento. Eu acho que devo ser em maioria ou sanguínea ou colérica, mas realmente não tenho a menor certeza.

Eu já conhecia esse autor da série Deixados para trás, mas não sabia que ele escrevia outros livros além de ficção. E foi excelente.

Ele vai aos poucos, ensinando a gnt sobre essa coisa dos temperamentos. Com exemplos de pessoas da Bíblia e depois nos fala sobre o andar transformado.

Eu enrolei muito pra ler esse livro, mas ele pode ser fluido ler se vc quiser. São apenas 8 capítulos, então cada um deles é grande e isso me travava um pouco, mas o conteúdo compensa esse detalhe de qualquer forma.

É muito interessante como Deus usa nossas falhas mais do que as qualidades né? Nós viramos testemunhos vivos na medida que Deus vai nos transformando, acho isso incrível.

E eu finalizo com a frase do livro que vem na contra capa:
" Deus não está tão interessado em mudar as circunstâncias, como em transformar pessoas."

RyFarias 01/04/2021

Conhece-te a ti mesmo
Os 4 temperamentos, descritos e analisados com base em personagens bíblicos nos fornecem uma boa base para o autoconhecimento, e portanto, de aperfeiçoamento e crescimento pessoal.
Recomendo a todos que se busquem essa evolução.

cams 06/10/2023

Eu AMO esse assunto de temperamentos e esse livro foi ÓTIMO pra isso! correlacionando os personagens da bíblia com os seus respectivos temperamentos? realmente ela é um livro que da pra ser estudado muitas e muitas vezes.
isso só afirmou os meus temperamentos e me fez enxergar coisas que preciso melhorar.
amei demais ?

May 11/05/2023

Ingressei nessa leitura motivada pela curiosidade a respeito da teoria dos temperamentos. Achei interessante usar personagens bíblicos conhecidos para explicar, porém, achei que o viés cristão é exagerado.

?Este engano, esteja certo disso, é inspirado pelo diabo.?

Mas a teoria em si é bem interessante.
Lidy 12/05/2023minha estante
Concordo, o início foi bem fluída a leitura, mas depois fiquei travada, principalmente por esse exagero do autor.

Souza.Barbosa 22/05/2024

Mudança
O que muitos dizem:Eu nasci assim e vou morrer assim.
E de fato uma declaração que está pessoa não teve um encontro com Cristo e não procura andar no Espírito.
De todos os personagens o que mais me identifiquei ou admirei a mudança foi Pedro e Abraão ( eu) procastino muito...preciso mudar.

Lani's 29/07/2020

As suas falhas de temperamento não definem quem você é!
Esse livro foi importante para me conhecer e entender quais são as potencialidades e fragilidades do meu temperamento, e entender que Deus não é limitado pelo meu temperamento. Ele continuará agindo através de mim, apesar de mim.

Ana Claudia Domingues 28/03/2023

Interessante
De fato, foi uma leitura bastante interessante.
Sinalizei várias partes que considerei importantes ou que ouvi a voz de Deus.
Encontrei muito de mim em várias linhas e, apesar disso, entendi que, não importa o temperamento que tenho, o que importa é o quanto estou entregue a Deus.

É essa entrega que moldará os meus atos, não um desses 4 temperamentos.

*de acordo com o livro, sou quase 100% melancólica. Chocada com o quanto me vi nessas linhas rs

Boa leitura.

Wynny0 13/03/2023

Esperava mais.
Temperamentos Transformados é um livro cristão que traz a temática da teoria dos 4 temperamentos, fundada inicialmente pelo filósofo Hipócrates, e posteriormente, fundamentada por Galeno. essa teoria consistia no estudo de que 4 ventrículos cerebrais que possuímos, são determinantes na formação de nossa personalidade, isto é, a forma que nos comportamos ao mundo ao nosso redor.

antes de iniciar a leitura, o livro me chamou a atenção porque:
1. é um livro cristão!
2. é um livro cristão que ? supostamente ? conversa com aspectos do nosso comportamento que precisam ser analisados e investigados.

ao iniciar a leitura, me surpreendi com a ignorância do autor em relação às críticas a psicologia e/ou psiquiatria, além dos eufemismos sobre estas áreas, o autor induz o leitor a associá-las como algo totalmente contrário à vida cristã. falar de uma teoria da personalidade (que tem muitos furos científicos) e de traços de comportamento não é sinônimo de crucificar áreas de saúde mental e descartar todo o mérito científico que está sendo construído por anos. é claro que há determinadas perspectivas dentro da psicologia que são totalmente contrárias ao estudo bíblico, uma citada recorrentemente pelo autor no início do livro é a Psicanálise. entretanto, a crítica a esta abordagem dentro do contexto do livro não coube em nenhum momento, senti que o autor quis fazer uma crítica severa e generalizada sobre um assunto que não possuía vínculos em relação a teoria dos 4 temperamentos.

ao decorrer do livro, quando Tim apresenta os 4 temperamentos e associa-os aos personagens bíblicos, me agregou positivamente pois eu me identifiquei com algumas características de cada temperamento e trouxe autoconhecimento. além disto, o livro traz o ensinamento de nos autoanalisarmos e depositarmos em Deus as nossas falhas, para que assim sejamos transformados pelo Espírito Santo. essas partes do livro trouxeram riqueza aos meus devocionais e me fizeram ter sensibilidade em enxergar quais as falhas que eu cometo frequentemente que são pecados e precisam ser transformadas. mas, acredito ser um perigo minimizar o nosso comportamento somente ao estudo de 4 temperamentos, é uma simplificação da universalidade que possuímos dentro de nós.

por fim, mais uma vez não vi coerência sobre as falas de Tim sobre doenças mentais. o mesmo cita que muitos psicólogos já lhe refutaram dizendo que sua visão é muito simplista. eu não diria simplista, mas diria banalizada e generalizada. o autor cita assuntos importantes e os molda de maneira generalizada, afirma que existe apenas uma cura para a depressão, descartando questões individuais de cada pessoa.

entendo que o livro fora escrito há décadas atrás e a visão de busca de saúde mental ainda era algo pejorativo no meio cristão. mas, em minha percepção, essa visão não pode se perpetuar mais, acredito no poder do Espírito Santo na cura de alguém de maneira direta, mas também acredito que o Senhor pode usar profissionais da área para nos curarmos, conforme Tua vontade. descartar totalmente áreas de estudo nos regride.

avalio esse livro com nota baixa por estas (e outras!) incongruências. existem livros cristãos que tratam de saúde mental, personalidade e comportamento que eu quero muito ler e acredito que irão agregar melhor.

Manuely.Furtado 23/01/2021

Ótima leitura sobre os Quatro Temperamentos
O livro ensina sobre a Teoria dos Quatro Temperamentos exemplificando com personagens da Bíblia. A leitura foi uma experiência muito boa, tanto para estudar com uma visão diferente sobre grandes homens da Bíblia, quanto para a jornada de autoconhecimento.
Indico muito a leitura para todos os que se interessam pelo assunto.

Rafael 21/04/2021

Temperamentos
Li esse livro por indicação de um padre.
Gostei de aprender sobre os 4 temperamentos: fleumatico, sanguineo, melancólico e colérico.
Esse livro é continuação do livro "Temperamento controlado pelo Espirito".
Graças a esses dois livros pude identificar meu temperamento e com isso as fraquezas e fortalezas desse temperamento. Só o Espírito Santo pode nos fortalecer e reduzir as fraquezas inatas de cada temperamento.

Rhuan 03/05/2021

Não é sobre psicologia!
Temperamentos transformados apresenta de modo leve a teoria dos quatro temperamentos, uma vez que o autor considera este a continuação do livro "temperamento controlado pelo Espírito", onde imagino que a teoria seja abordada de modo mais profundo. Entretanto, essa apresentação leve não é uma desvantagem. O objetivo do autor neste livro é explicar cada temperamento de modo prático e as transformações causadas em algumas pessoas da Bíblia após se renderem ao Espírito Santo: Pedro, Paulo, Moisés e Abraão. A transformação do temperamento pelo Espírito Santo através do aperfeiçoamento das forças e o domínio próprio sobre as fraquezas de cada temperamento é o principal ponto abordado neste livro, e traz ao cristão o aspecto mais real da nossa vida: a morte do velho homem. Não é um livro sobre psicologia, mas sobre o quanto o Espírito Santo tem o poder para nos transformar.

Angra Andrade 04/08/2022

Muito interessante
Gostei muito do livro e do autor, que abordou os temperamentos de forma objetiva e clara, porém acredito que este livro deve ser lido após o primeiro livro do autor, porque ele fala as características de cada temperamento mais detalhadamente. E neste livro ele fala sobre os personagens, como eram antes da transformação e depois de transformados, depois de alcançados pelo Espírito Santo.