Sejamos todos feministas

Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Drica Dicastro 20/01/2024

Ótima leitura!
Apesar de curto e objetivo, o livro aborda o tema de modo muito explicativo, lógico e essencial.
Ele consegue abrir uma porta para a partir daqui nos interessamos a entender e buscar mais informações e conteúdos sobre o assunto. Principalmente hoje, já que é tão evidente que existam muitos homens que odeiam as mulheres.

Leticia.Lottermann 20/01/2024

Resenha Sejamos todos feministas
Leitura rápida e extremamente necessária, principalmente para se ter noção de como a estrutura social funciona quanto às mulheres e seus comportamentos.

JuLustosa 17/01/2024

Sejamos Todos Feministas
Comprei o ebook desse livro em 2020 e resolvi que esse ano eu leria os livros que comprei a muito tempo e estava só adiando. E como me arrependo de ter adiado esse livro! O livro fala, de uma forma rápida e clara, sobre um assunto que é extremamente importante e continuará sendo por muitos anos. Recomendo para quem gosta de ler sobre feminismo e para quem quer entender melhor o que é ser feminista.

Leituras da Maju 14/01/2024

Leitura rápida e necessária, como uma introdução ao debate
Se trata de uma transcrição de uma palestra dada pela autora, então é uma leitura rápida e bastante fluída, contando inúmeras experiências e casos que presenciou/ouviu durante os anos de sua vida para elucidar o assunto, o que traz certa proximidade com o leitor e faz com que até aquele que não entenda o que é a questão de gênero nos dias atuais e no próprio convívio do dia a dia, consiga entender (a menos que não queira entender, aí realmente, não tem o que fazer), como o exemplo do garçom que cumprimenta apenas o homem, e não sua acompanhante (isso já aconteceu comigo milhares de vezes), e mais: quando eu vou pagar uma compra no mercado, meu namorado está do lado, e a caixa dá o troco para ele, como assim? Eu que te dei o dinheiro, mulher!

Claro que inúmeras coisas mudaram da Antiguidade para cá, isso é inegável e ainda bem que mudou, é uma vitória, e a própria autora salienta isso. Mas ainda tem muito o que ser pensado e discutido para que haja uma sociedade de fato igualitária, para que mulheres não sofram mais simplesmente por serem mulheres, por terem um gene diferente. Isso não faz sentido. Não deveria fazer.

A autora também ressalta a importância das criações de meninas e meninos serem diferentes e isso ser crucial no papel das questões de gênero, e faz sugestões de como começar essa mudança, pois é nas novas gerações que essa mudança é capaz de ter um impacto maior e mais definitivo. Além disso, é necessário que os homens pensem sobre a questão de gênero, reconhecendo as diferenças que se estabelecem historicamente e não sofrem ruptura com o tempo mesmo que tudo esteja mudando, e tenham papel ativo na luta, como o título sugere "Sejamos todos feministas", mesmo os homens, mesmo as crianças, mesmo as mulheres que não conhecem o significado da palavra mas possuem uma força dentro de si que as imploram por ir além, por mais.

Catharyna.Medeiros 09/12/2023

Curto, mas certeiro!
Uma leitura simples que exprime aquilo que muitas mulheres têm dificuldade expressar e questionar. Apesar de ser beem curto(em torno de 50 paginas), o livro é certeiro em apontar certas características da sociedade em que vivemos, onde a mulher é, na maioria das vezes, coadjuvante em relação aos homens. Apesar de não ser um livro aprofundado, gostei da leitura!

Gi 13/09/2023

Legal
O livro é bom, mas é básico. Tudo que a autora fala é óbvio pra quem já entende um pouco do assunto. Seria interessante para as pessoas que estão querendo começar a conhecer e entender um pouco do que é o feminismo.

Brenda 28/08/2023

Acalento à alma
Sempre me perguntei se eu era realmente uma feminista, mas ao ler esse livro tive a comprovação de que sim.
Me doeu ler como as mulheres têm sido tratadas em outras partes do mundo, ainda mais as africanas.
Moro no interior do Paraná, aqui há pessoas tão conservadoras quanto às que se expressaram nas falas de Chimamanda, e aqui não se há a realidade de que os homens expressem seus sentimentos e pensamentos, não é dado a eles a liberdade de se conhecer e de reconhecer a nós mulheres como pessoas que merecem o mesmo respeito que um homem.
Sou professora, e por vezes fui desrespeitada, zombada e assediada, é a triste realidade de nosso mundo atual, que o corpo e a dopamina falam mais que caráter e inteligência.

Raiane.moraes 20/07/2023

Leitura necessária
"E se criássemos nossas crianças ressaltando seus talentos, e não seu gênero? E se focássemos em seus interesses, sem considerar gênero?"

Sejamos todos feministas

É um livro que aborda assuntos que toda a nossa sociedade deveria se aprofundar, deveria saber mais do que se trata o feminismo. Como a autora mesmo cita no livro, o feminismo não é odiar os homens, não é, não passar desodorante e não depilar as axilas.

O feminismo tem como objetivo outros princípios e outros interesses, principalmente a igualdade de gênero, o respeito mútuo e empatia.
Desde sempre, sabemos que a mulher é fisicamente mais fraca que o homem (as vezes até que não.. haha) mas ler essa obra e ver alguns casos que a autora cita, algumas situações constrangedoras que ela passou só pelo fato de ser uma mulher é absurdo.

Uma obra curta, de leitura rápida e intensa que irá tirar o leitor de sua zona de conforto e repensar vários hábitos.
É um livro necessário, que irá ampliar o nosso modo de pensar e refletir. Vale super a pena essa leitura.

Geovana 07/06/2023

Bom, é um livro.
É uma introdução destinada pra todas as pessoas, sejam elas feministas ou não. Com certeza é um livro importante de ser lido e pode levantar varias pautas em um debate, por exemplo.

Mas eu não comecei a me interessar por essa pauta ontem, já tenho bastante bagagem pra dizer que é um bom livro mas definitivamente não é pra mim.

A escrita é fácil, todas as micro agressões que as mulheres sofrem todo dia é bem abordado no livro não tão profundamente por ser um livro curto mas levanta discussões.

Não é como se eu não fosse recomendar pra alguem, mas particularmente não é um livro pra mim.

Christian42 12/05/2023

O livro acabou de muda o meu pensamento todinho sobre o feminismo.
o livro é muito fácil e dá pra começa e termina o mesmo dia.

claraaaa5 11/04/2023

Um bom livro
É muito interessante como ela disse sobre o feminismo, que ela faz que a pessoa pense um pouco diferente daquelas coisas, e também faz a gente às vezes mudar de opinião relacionada a várias, então é um livro que vale a pena

Alexander 21/03/2023

Perfeito
Leitura fácil e rápida, tudo muito bem explicado e muito bem discutido, só queria que fosse um pouco maior (sei que foi uma palestra mas...).

Samu6 02/02/2023

3° Livro de 2023
Já fazia muito tempo que eu queria ler essa palestra da Chimamanda e só agora tive a oportunidade! É uma ótima leitura para uma tarde, com muitas reflexões sobre o tema. Por ser uma palestra do TED, acaba sendo bem rápido e consequentemente meio raso. Mesmo assim vale a pena!

Jéssica 28/12/2022

Mais um livro que dá vontade se encontrar o autor e perguntar pq não continuou escrevendo?
No início tem aviso que é uma adaptação da palestra mas poderia ter sido uma extensão
Queria mais

rezendegio 08/12/2022

feminist a person who believes in the social political and economic equality of the sexes

curtinho mas conscientizador pra cacete