Sejamos todos feministas

Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Samu6 02/02/2023

3° Livro de 2023
Já fazia muito tempo que eu queria ler essa palestra da Chimamanda e só agora tive a oportunidade! É uma ótima leitura para uma tarde, com muitas reflexões sobre o tema. Por ser uma palestra do TED, acaba sendo bem rápido e consequentemente meio raso. Mesmo assim vale a pena!

Kaká 15/02/2022

Muito bom e esclarecedor!
É o tipo de livro que trata de um tema de extrema importância de forma dinâmica e com uma linguagem que facilita a compreensão do leitor.
Somos todos feministas utiliza-se de exemplos do cotidiano para mostrar a desigualdade do gênero no país da autora, mas que muitas vezes pode se encaixar na nossa própria realidade.
É um livro que faz o leitor repensar as suas atitudes e até mesmo os seus pensamentos.
Por ter sido tirado de um discurso para um evento em que a autora participou é um livro rápido, mas que ao mesmo tempo deixa uma mensagem muito forte. Vale muito a pena a leitura, principalmente para quem quer se informar um pouco mais sobre o tema.

Leituras da Maju 14/01/2024

Leitura rápida e necessária, como uma introdução ao debate
Se trata de uma transcrição de uma palestra dada pela autora, então é uma leitura rápida e bastante fluída, contando inúmeras experiências e casos que presenciou/ouviu durante os anos de sua vida para elucidar o assunto, o que traz certa proximidade com o leitor e faz com que até aquele que não entenda o que é a questão de gênero nos dias atuais e no próprio convívio do dia a dia, consiga entender (a menos que não queira entender, aí realmente, não tem o que fazer), como o exemplo do garçom que cumprimenta apenas o homem, e não sua acompanhante (isso já aconteceu comigo milhares de vezes), e mais: quando eu vou pagar uma compra no mercado, meu namorado está do lado, e a caixa dá o troco para ele, como assim? Eu que te dei o dinheiro, mulher!

Claro que inúmeras coisas mudaram da Antiguidade para cá, isso é inegável e ainda bem que mudou, é uma vitória, e a própria autora salienta isso. Mas ainda tem muito o que ser pensado e discutido para que haja uma sociedade de fato igualitária, para que mulheres não sofram mais simplesmente por serem mulheres, por terem um gene diferente. Isso não faz sentido. Não deveria fazer.

A autora também ressalta a importância das criações de meninas e meninos serem diferentes e isso ser crucial no papel das questões de gênero, e faz sugestões de como começar essa mudança, pois é nas novas gerações que essa mudança é capaz de ter um impacto maior e mais definitivo. Além disso, é necessário que os homens pensem sobre a questão de gênero, reconhecendo as diferenças que se estabelecem historicamente e não sofrem ruptura com o tempo mesmo que tudo esteja mudando, e tenham papel ativo na luta, como o título sugere "Sejamos todos feministas", mesmo os homens, mesmo as crianças, mesmo as mulheres que não conhecem o significado da palavra mas possuem uma força dentro de si que as imploram por ir além, por mais.

Malu Gomes 24/03/2022

Aula de feminismo
Que verdadeira aula é ler Chimamanda Ngozi. Uma leitura intrigante, por vezes triste e que te dá estímulo para fazer a diferença em uma sociedade, que mesmo com tantos avanços, ainda permanece retrógrada em diversos aspectos.

O livro é uma versão modificada de uma palestra e ao longo de sua narrativa a autora relata diversas de suas vivências - enquanto mulher e nigeriana - e situações que a mesma presenciou. Cada palavra sua é digna de reflexão e autocrítica.

É uma leitura rápida e que traz um enorme conhecimento introdutório sobre feminismo, machismo e outros diversos problemas da nossa sociedade opressora

Christian42 12/05/2023

O livro acabou de muda o meu pensamento todinho sobre o feminismo.
o livro é muito fácil e dá pra começa e termina o mesmo dia.

Gi 13/09/2023

Legal
O livro é bom, mas é básico. Tudo que a autora fala é óbvio pra quem já entende um pouco do assunto. Seria interessante para as pessoas que estão querendo começar a conhecer e entender um pouco do que é o feminismo.

Paloma 24/03/2022

Conversa
Leitura rápida, coisa de no máximo uma hora. O texto é de uma conferência no TED, então soa como uma conversa. Uma conversa que pode ser um choque para quem vive dentro da própria bolha.

Apesar de algumas coisas terem melhorado desde o TED de Chimamanda, outras seguem bem atuais, como homens questionando por que tratar questões como feministas em vez de "direitos humanos". A autora também traz relatos da sua vivência em Lagos, na Nigéria.

Senti um pouco de falta de um recorte de gênero e cor, mas entendo que o foco seria o debate sobre o impacto da palavra feminismo.

Taisa.Freire 05/07/2022

Muito Interessante!
Eu sempre achei o Brasileiro muito machista, mas o país dessa mulher, tá de "parabéns"! Claro que tem outros piores, mas confesso que se fizessem as coisas que ela fala no livro comigo, no mínimo a pessoa ia ser xingada até morrer.

rezendegio 08/12/2022

feminist a person who believes in the social political and economic equality of the sexes

curtinho mas conscientizador pra cacete

Ju Perissê 21/09/2020

Livrinho curtinho, mas tão cheio
Livro curtinho que traz uma versão modificada de uma palestra da Chimamanda no TEDxEuston. Ler esses livros com a temática feminista é muito importante porque ainda temos que evoluir muito nessa questão de igualdade de gênero. Temos muito pensamento distorcidos, baseados numa cultura que foi passada de geração em geração, para homens e mulheres.
O livro faz a gente repensar várias atitudes. Gera vários questionamentos sobre a maneira como fomos criados (homens e mulheres). Estimula nosso pensamento crítico (sobre nós mesmos e sobre o mundo).

Brenda 28/08/2023

Acalento à alma
Sempre me perguntei se eu era realmente uma feminista, mas ao ler esse livro tive a comprovação de que sim.
Me doeu ler como as mulheres têm sido tratadas em outras partes do mundo, ainda mais as africanas.
Moro no interior do Paraná, aqui há pessoas tão conservadoras quanto às que se expressaram nas falas de Chimamanda, e aqui não se há a realidade de que os homens expressem seus sentimentos e pensamentos, não é dado a eles a liberdade de se conhecer e de reconhecer a nós mulheres como pessoas que merecem o mesmo respeito que um homem.
Sou professora, e por vezes fui desrespeitada, zombada e assediada, é a triste realidade de nosso mundo atual, que o corpo e a dopamina falam mais que caráter e inteligência.

leila234 06/04/2022

Sejamos todos Feministas
Livro muito bom e nos faz pensar muito sobre o nosso mundo, e sobre o que levamos como "normal", acho que todos em algum momento deveriam parar, abrir a mente e refletir sobre

cs_g_ilson 11/06/2022

Sem rodeios!
Leitura rápida, fácil e que discute a igualdade de gênero por meios de situações rotineiras, as quais não são restritas à Nigéria ou aos EUA.

Nunu Zucoloto 13/09/2020

Leiam, esse livro
Resumindo, no livro fala sobre as experiências e relatos de vida da própria Chimamanda e de pessoas que ela conheceu, e a partir disso e de vários questionamentos e reflexões, ela explica o real significado do feminismo (que não é ruim), e sua importância para ambos os sexos. É livro bem curtinho, dá pra ler em menos de uma hora, mas tem um grande aprendizado.

Juliana.Cristina 18/12/2021

Sejamos todos feminista
Esse livro conta o ponto de vista de uma escritora nigeriana e alguns relatos de conhecidos. Realmente, se é necessário ter uma mudança no comportamento diferenciado que as mulheres recebem na sociedade sem um motivo aparente. Na Nigéria a forma que a cultura inferioriza a mulher é muito prejudicial. O conteúdo do livro me surpreendeu.