Modern Love Daniel Jones

Resenhas - Modern Love

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/05/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
A série Modern Love foi uma das estreias favoritas de 2019. Quando fiquei sabendo que os episódios foram inspirados em textos publicados no The New York Times, eu fiquei super curiosa para poder conferi-los. Nessa coletânea organizada por Daniel Jones, temos todos esses textos e muitos outros.

Modern Love é dividido em quatro partes (Em algum lugar lá fora, Acho que amo você, Segurando firme nas curvas, Assuntos de família) e conta com 42 textos que foram publicados no NY Times. Cada texto tem por volta de 5, 6 páginas mas é o suficiente para que você se envolva na história narrada.

Há relatos sobre vários tipos de amor: o amor romântico, amor platônico, amor familiar e, até, a falta, perda e desgaste de amor. Ao final de cada texto, temos uma mini biografia de quem o escreveu, sua vida atual e a data que foi publicado no jornal.

Na parte Em algum lugar lá fora, temos relatos de pessoas que passam por algum tipo de desilusão amorosa, mas não perdem a esperança de encontrar a pessoa certa. Em Acho que amo você, boa parte é sobre segundas chances e recomeços. Segurando firme nas curvas e Assuntos de família temos como principal textos sobre família e compromisso.

Dos relatos mostrados na série, os mesmos que não haviam me agradado muito meio que permaneceu o mesmo sentimento. Porém um que achei interessante conferir foi o Ora, Ele Parecia um Pai. Era Só um Jantar, Certo?, o qual vemos uma jovem tentando suprir a falta do amor paterno projetando em um outro homem. Confesso que aqui a situação ficou bem menos daddy issues do que apresentado na série. Em contrapartida, um texto que gostei bem mais do modo como foi apresentado na série foi o A Mãe Sem-Teto do DJ.

Dos outros relatos, alguns relatos me tocaram mais que outros. Como Você talvez queira casar com meu marido narrado por uma mulher que está morrendo de câncer e desejando que o marido recomece sua vida ao lado de outra pessoa. Outro que também destaco é Quando Eva e Eva mordem a maçã, narrado por uma mulher que tem uma forte ligação com sua religião, se vê apaixonada por outra mulher e reflete em como esse sentimento pode influenciar em sua participação na igreja; e O meu marido é agora minha esposa, uma mulher contando sobre a cirurgia de mudança de gênero de seu marido.

Há também alguns relatos de causar indignação como o Quando o Sr. Estável se torna o Sr. Carente, que narrado por uma filha comentando como sua mãe passou a negligenciar o pai quando foi descoberto que ele estava com Alzheimer. Em contrapartida, há relatos de causar admiração em seus protagonistas, como Só segurando firme nas curvas e Minha primeira lição sobre a maternidade.

Como os textos são super independentes entre si, você poder na maneira que quiser. Abaixo eu deixo a relação dos que já foram adaptados na série, na ordem que aparecem no livro, e estou bem ansiosa em saber quais serão os próximos. Por isso, fica a dica de uma ótima leitura e uma ótima série para maratonar.

- No hospital, um interlúdio de clareza, por Brian Gittis (episódio 5)
- Ora, ele parecia um pai. Era só um jantar, certo?, por Abby Sher (episódio 6)
- Quando o cupido é uma jornalista intrometida, por Deborah Copaken (episódio 2)
- A corrida fica mais gostosa perto da última volta, por Eve Pell (episódio 8)
- A mãe sem-teto do DJ, por Dan Savage (episódio 7)
- Aceite-me como eu sou, não importa quem eu seja, por Terri Cheney (episódio 3)
- Unir forças para manter o jogo vivo, por Ann Leary (episódio 4)
- Quando o porteiro é o principal homem da sua vida, por Julie Margaret Hogben (episódio 1)

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/05/resenha-525-modern-love.html

Isabela 10/04/2021

Modern Love é um livro com pequenas histórias reais de amor inspiradoras. Gostei especialmente do último capítulo (leia-se "me fez chorar") quando tratou do amor de família, essa instituição tão quebrado e tão querida para nós, mas também foi interessante ver as histórias de casais que não tiveram o final "felizes para sempre" e que mesmo assim tocaram suas vidas e está tudo bem. Agora posso assistir a série na Amazon.

Gabriel Dias - @Done.em 15/06/2020

Modern Love - Rocco
Um compilado de uma das colunas que ganhou popularidade no The New York Times e foi impulsionada pela serie Homóloga da Amazon Prime, Modern Love é um alento do amor, que nos faz refletir sobre nossos sentimentos em determinados momentos e principalmente em todas as formas de amar e ser amado.
⠀⠀⠀
Sem novidades, os contos nada mais são que as matérias extraídas da coluna, onde variam de 3 a 5 páginas, somando em mais de 30 narrativas, das formas mais variadas, do clichês ao peculiar, sobre o amor, seja no romance de uma noite - mas que muda a vida dos envolvidos - aqueles romances da vida toda, os proibidos, inacessíveis, os cômicos, o puramente sentimental, enfim todas as formas, modernas, é claro.
⠀⠀⠀
Os contos da série estão presentes no livro, contudo é nítido algumas mudanças para a adaptação no roteiro, com finais que ora é mais pontual – quando comparado a série – e até menos romantizados, e outros que são copias fiéis. ⠀⠀⠀
Todas as narrativas são em primeira pessoa o que torna o livro super fluido e dinâmico, estruturado em 4 grandes grupos que vai do “assunto de família” ao “acho que amo você” de forma que gera uma identificação no leitor, seja pelas semelhanças de estar nas situações, ter passado por elas e/ou no desejo de sentir algo similar, onde o objetivo é apenas focar nos sentimentos.
⠀⠀⠀
Um dos aspectos que achei legal é o fato de aqui termos os nomes verdadeiros das pessoas que escreveram para o The New York Times, nessa vemos que algumas pessoas são autores, com best sellers, outros atores e até uma pessoa da equipe do Jornal, o que nos deixa próximo de cada relato, mostrando o quão pessoal é.
⠀⠀⠀
Essa é uma dica ideal para a data de hoje, que celebra o amor, indiferente da sua forma, um livro especial que eu favoritei pelo sentimento, não que a sua qualidade em escrita seja inferior, mas sim, pela mensagem que nos passa em diversas formas, diversos relatos.
⠀⠀
“Quando nossos corações estão em jogo, a vulnerabilidade parece ser impossível”.

site: https://www.instagram.com/p/CBWZBUtDcyH/

amandaox 31/03/2021

É um livro incrível, me emocionou em diversos momentos e eu me peguei querendo saber mais de cada um, ansiosa pela 2 temp da série. Só o estilo que não me prendeu muito, essa estrutura de contos PRA MIM não funciona tão bem, mas de todo jeito eu amei

Dani @oslivrosdadani 17/07/2020

Modern Love - @oslivrosdadani
Com uma narrativa sensível e intimista, Modern Love é uma obra que reúne belas histórias de amor pertencentes a famosa coluna homônima do The New York Times.  Onde diversas pessoas abriram não somente a porta do seu coração, mas também de sua alma ao nos relatarem suas histórias vivenciadas ao decorrer da vida. Expressam toda a vulnerabilidade desse sentimento, exploram todas as suas cores e todas as suas facetas. Desde o amor pacífico e vivenciado ao longo dos anos, ao amor exuberante dos primeiros encontros. O amor fraternal e entre pais e filhos. E todo o impacto positivo e negativo que esse sentimento é capaz de causar.

As histórias são narradas de forma simples, entretanto são capazes de nos tocar significativamente devido a força que apresentam. O amor é um sentimento complexo, entretanto, vivenciá-lo é um dos maiores desejos aos quais aspiramos. Ele muitas vezes nos guia, pode ser o nosso ápice e até mesmo queda, pode ser belo ou nos fazer sofrer.
Como em qualquer coletânea, alguns relatos foram mais intensos que outros, mais divertidos ou mais dolorosos. E alguns deles simplesmente devastaram o meu coração.

Em general foi uma leitura que gostei demais. Achei a narrativa fluida e envolvente e que muitas vezes me fez refletir sobre diversas questões. Diversos relatos a maioria das pessoas poderiam ter vivenciado algo semelhante em suas vidas. Enquanto outros foram extremamente particulares.
Um olhar honesto voltados aos modos como o amor em suas diversas formas, nos machuca, nos confunde, nos expõe e nos restaura.

Alguns desses relatos foram protagonizados em uma bela série de TV lançada pela Amazon Prime, ao qual me encantei completamente e indico para todos vocês

Prinup 26/08/2020

Amei
Amei as historias, confesso que deu um quentinho no coração saber que eu não sou a única que passa perrengue kkkkkk (aloka)

Paloma F. 04/07/2022

Sabendo do que se tratava não esperava muito. O livro tem a mesma trama da série a qual foi inspirado, contos levinhos (alguns mais tristes) e é bem gostoso de ler

Migs 27/01/2022

Quando um livro lhe sopra esperança...
Resolvi dar esse título ao meu comentário a respeito do livro porque é isso que Modern Love inspirou na minha leitura: esperança. Visto que, o livro não é apenas sobre o amor, mas também sobre vida e, principalmente, esperança na vida.

Cada história que compõe o livro traz consigo uma nova forma de ver o amor e manter a esperança nele, não importando qual seja a situação. Vemos o amor na sua mais pura forma: a que não cabe em fôrma. Em outras palavras, vemos o amor que nasce de um encontro casual, passando por problemas familiares até chegar ao amor maduro. São histórias que se completam e se unem para contar lindamente a história desse espectro que é o amor e suas mais variadas formas.

Por isso, vale a leitura. Vale se deliciar com essas histórias. Vale a pena criar esperanças de "viver" um amor ou descobrir de já está "vivendo" um. Observe, ele pode está do seu lado e só você não reparou.

Fábbio @omeninoquele 14/07/2020

Encantador
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝Relacionamentos não deveriam ser uma enganação, não deveríamos apresentar uma versão esterilizada de nós mesmos, para só revelar quem somos de verdade mais tarde.❞
⠀⠀
Modern Love é uma coluna do jornal The New York Times organizada e editada por Daniel Jones, e é formada basicamente por histórias de amor, relatos esses enviados todos anos ao jornal e que já chegam a quase oito mil deles, desde 2004.
⠀⠀
As histórias/crônicas relatam as mais variadas formas de amor que tendem a atingir o leitor das mais variadas emoções, há histórias que nos fazem rir, chorar ou sentir tristeza. Algumas das histórias são bem convencionais e bastante familiares a nós, quanto outras são nada convencionais e narram o quanto a tecnologia contribuiu pra juntar pessoas que se amam. Esses são relatos muito verdadeiros e garanto que alguma ou mais dessas histórias há de tocar seu coração com a forma de amor relatada.
⠀⠀
Confesso que em algumas histórias eu queria mais informações quando acabei de ler o relato, que ainda por cima tem a data de quando foram enviados à coluna. O livro conversa muito sobre as formas de amor, desde a perca de uma pessoa querida a uma doença até o reencontro de uma mãe e um filho. E mesmo que seja bem experiente com esse tipo de história, Daniel Jones ainda tenta definir o que é uma de fato uma verdadeira história de amor. Será capaz um dia o ser humano entender o amor e todas suas variações? Essa é uma indagação que percorre por décadas e acho que nunca ninguém vai entender esse sentimento.
⠀⠀
Teve alguns relatos que eu gostei mais, como o da mulher com câncer à beira da morte e enquanto isso procura uma esposa pro seu marido considerado por ela perfeito, essa história foi tocante e linda de acompanhar. Ou quando um marido resolve fazer a transição de mudança de sexo e a esposa mesmo sem entender muito o apoia e cuida dele depois de tudo que passara na sala de cirurgia. São histórias marcantes que retratam um pouco desse sentimento tão natural e forte que faz parte da vida de todo mundo. E eu espero poder encontrar na série esses dois relatos que me emocionaram muito. (Não encontrei rs).
⠀⠀
O livro é ágil, a escrita é leve, e eu só me incomodei em alguns porque queria ter mais um pouco de informações sobre os casos, fora isso são relatos emocionantes, e que fazem o leitor pensar mais sobre o amor que dá e recebe.
⠀⠀
Recomendo demais se você gosta desse estilo de livro, de crônicas e que trazem o amor como tema a ser discutido ou como uma reflexão sobre esse sentimento tão lindo que faz parte da vida de todo mundo.
#ModernLove #TheNewYorkTimes #DanielJones #EditoraRocco

site: https://www.instagram.com/p/CCmMMDkDsap/

ElaManoela 23/09/2020

Modern Love
"Modern Love" faz uma coletânea de histórias da coluna do "The New York Times" de mesmo nome.
São histórias de novos amores, velhos amores, novos amores quando se está velho. Amores amigos, amores familiares, amor próprio.
O livro traz histórias felizes, tristes, bonitas e esquisitas. Traz o amor como ele é, em suas diferentes formas para cada um que o sente.
Inspirou a série da Amazon, também nomeada "Modern Love", que selecionou 6 das histórias do livro e as adaptou de uma maneira muito bonita.

Aline164 02/01/2021

Vejam a série, leiam o livro
Um amigo indicou a série homônima que está na Amazon Prime (amei!) e, enquanto não sai a segunda temporada (vai ter, né?, por favorzinho!), fui ler o livro.
Além das histórias que aparecem na primeira temporada da série, o livro apresenta várias outras histórias emocionantes de amor em suas mais variadas formas.
Recomendo demais!

Sara277 24/11/2022

Lindo das mais diversas formas
Amei a leitura. Senti as mais diversas emoções a cada relato, um ótimo livro para se criar empatia às variadas formas de amor e seres humanos existentes. Recomendo.

Suelen 11/03/2021

Modern Love
Achei o livro muito gostosinho de ler e fiquei encantada em saber que são histórias reais.

Algumas histórias são de partir o coração, pois são tristes, mas a forma de contar mostra resiliência de todos.

Comecei a assistir a série depois que comecei a ler e os contos adaptados foram mágicos, realmente gostei de uma adaptação de livro.

Isabela | @sentencaliteraria 08/05/2020

Resenha postada no IG @livroincena
📖 Modern Love | @editorarocco

“Modern Love” é uma coluna do jornal The New York Times, em que qualquer pessoa pode mandar algum relato próprio ou de alguém próximo que envolva o amor, seja ele de qualquer tipo. As histórias enviadas ao longo dos anos fizeram tanto sucesso, que algumas delas foram escolhidas para serem transformadas em episódios da série de mesmo nome, que está na plataforma Amazon Prime Video.

O livro é dividido em quatro partes, que falam sobre temas como amor romântico, amizade, maternidade, amor maduro, dentre outros. No total são quarenta e dois relatos, onde cada um tem em média 5 páginas, e ao final temos algumas informações sobre quem o escreveu. Uma curiosidade é que praticamente todas as pessoas que mandaram suas histórias e aparecem no livro são autores, editores e pessoas ligadas ao meio literário.

Eu já havia assistido à série no Prime Video, por isso já tinha conhecimento de como eram mais ou menos os relatos que se transformaram nos 8 episódios da série, mas estava bem animada para ler o livro e conhecer as outras histórias. Algumas das que foram abordadas na série eu gostei mais nesse formato, do que por meio do relato no livro, como “A mãe sem-teto do DJ” e “Aceite-me como eu sou, não importa quem eu seja”.

Por outro lado pude conhecer essas novas histórias, e terminei gostando muito. Algumas me deram esperança, como “Quando Eva e Eva mordem a maça”, e outras começam tristes mas no final deixam aquele quentinho no coração, como “Agora eu preciso de um lugar para me esconder”. Muitas são relatos que podem parecer simples no começo, mas terminam deixando uma lição importante sobre a vida.

Fiquei bem feliz com isso, pois é claro que é mais difícil uma história com 5 páginas conseguir prender o leitor mais do que uma obra inteira, mas algumas delas conseguiram exatamente isso em mim, e até mais. Se você gosta daquele tipo de leitura que te faça sentir e que mostre várias realidades diferentes e perspectivas sobre o mesmo sentimento, indico demais esse livro!

site: https://www.instagram.com/p/B_3KmVIAR9B/

João 17/06/2021

Impactante
O livro conta com diversas histórias reais publicadas em uma coluna de um jornal que foram compiladas. Por ser um apanhado de histórias de diversas pessoas, há muita diversidade, com histórias tratando sobre amizade, maternidade e adoção, divórcio, relação entre pais e filhos, entre outras.

A obra é um misto de emoções, onde em uma história você se diverte, em outra fica apreensivo e outra até mesmo chora. Ele mostra bem a multiplicidade humana.

Recomendo demais a leitura, pois ela e inspira e reforça o sentimento de empatia, pois temos a oportunidade de vislumbrar outras vidas, com suas dificuldades, acertos e erros. É realmente uma leitura que agrega na forma de enxergar o mundo.