O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Everton Godoy 19/04/2022

Esclarecedor!!
Achei o livro muito melhor que a série. Consegui compreender muito melhor a história e detalhes que foram ocultados no seriado.
É um pouco confuso no começo, até pegar o jeito do livro, mas depois de um tempo a leitura flui demais e por mais que não pareça, no início, o livro narra os acontecimentos em ordem cronológica, particularmente não achei fácil a compreensão desse ponto, até quando descobri que a verdadeira origem da Ciri, apesar de não ser citada, especificadamente, em nenhum momento do livro.

Farleyzinia 18/02/2024

Aos homens agrada inventar monstros...
Finalmente começando essa saga (?) de livros,e felicíssima que achei gostoso e divertido ler!!!!

O Geralt tem carisma, parece caladão, mas tem seu carisma e quando abre a boca me tira umas boas gargalhadas dependendo da situação.

Achei muito interessante que o autor se aventura colocando detalhes que a gente assimila aos contos de fadas antigos, mas isso não torna a narrativa boba e sem graça, ele transforma os detalhes no pano de fundo, tornando-os muito mais interessantes que os contos que a gente já conhece ou já ouviu falar, como por exemplo, uma Branca de neve sanguinária (Renfri vulgo Picança) que tem bons motivos pra se tornar sanguinária, uma Fera amaldiçoada em um castelo que obedece seus desejos, uma princesa prometida que se apaixona por um "ouriço", um 'gênio' numa lâmpada...

Vale ressaltar que nenhum dos monstros (ao menos nesse primeiro livro) são o que são, porque como diz o próprio Geralt "Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos. Quando se embriagam, são capazes de trapacear, roubar bater na esposa, deixar morrer de fome a velha vovozinha, matar a machadadas uma raposa pega numa armadilha ou ferir com flechas o último unicórnio do mundo. Nessas horas, gostam de pensar que Moahir, que adentra as choupanas de madrugada, é muito mais monstruosa do que eles. Aí, ficam com o coração mais leve e acham mais fácil tocar a vida adiante."

Enfim, esse foi um bom começo, ansiosa pelo resto da história!!!

Mariane.Silva 06/06/2021

É legal, mas a leitura não fluiu para mim. Talvez seja porque eu assisti a série antes do livro. Mas vou insistir e tentar ler o segundo da série. Espero que consiga me apegar mais à história.

CarlosAugustoMatos 27/10/2023

O início da jornada com Geralt de Rívia
The Witcher - O último desejo é o primeiro livro da série de livros de Andrzej Sapkowski referente ao universo de The Witcher. Não faz parte da Saga Witcher, é uma coletânea de contos passados antes da saga, que começa com o terceiro livro, O Sangue dos Elfos. O livro acompanha Geralt de Rívia, um bruxo que vai de cidade em cidade em busca de trabalho. No universo do livro, recheado de monstros e outras criaturas perversas que matam seres humanos, os bruxos são pessoas modificadas, mutantes, que têm seus sentidos realçados para que sejam caçadores desses seres em troca de recompensas.
O livro é uma obra envolvente e cativante, que mistura aventura, romance, magia e política. O autor cria um universo rico e original, com personagens carismáticos e bem desenvolvidos, que conquistam o leitor desde as primeiras páginas. A narrativa é fluida e dinâmica, alternando entre os pontos de vista dos protagonistas e de outros personagens secundários, que também têm suas próprias histórias e conflitos.
O livro tem como pontos positivos a criatividade do autor em construir um universo baseado na mitologia eslava, com elementos de contos de fadas e da história da Polônia. O autor também explora temas como o preconceito, a moralidade, a violência e a guerra, mostrando as nuances e as contradições do mundo e dos personagens. O livro também tem um tom irônico e cínico, que contrasta com o clima sombrio e violento da história.
O livro tem como pontos negativos a falta de coesão entre os contos, que nem sempre seguem uma ordem cronológica ou temática. Alguns contos são mais interessantes e relevantes do que outros, e alguns personagens aparecem e desaparecem sem muita explicação. O livro também tem algumas cenas de sexo e violência que podem ser consideradas gratuitas ou excessivas por alguns leitores.
The Witcher - O Último Desejo é um livro que recomendo para os fãs de literatura fantástica, especialmente para aqueles que gostam de histórias com protagonistas anti-heróis e com monstros variados. É um livro que surpreende pela qualidade e pela originalidade, mostrando o talento do autor polonês Andrzej Sapkowski. É uma leitura que vale a pena conferir.

Nota: 5

Math 16/01/2021

The Witcher - O Último Desejo
Um ótimo livre de contos, contando com o ilustre Geralt de Rivia e uma introdução a diversos personagens curiosos. Ansioso para ler o segundo livro da saga.
Lira 19/09/2021minha estante
Livrão!!!

Lira 16/12/2021minha estante
o segundo é melhor ainda mano

Nickolas.Almeida 09/05/2022

Um universo incrível
Só tenho elogios para a escrita do Andrzej. É um autor que consegue prender o leitor e está me causando uma ótima primeira impressão. Buscarei mais obras dele futuramente.
Destaco a edição em capa dura com um mapa na contra-capa, que contribui para criar uma interação entre leitor e história de uma maneira única. É fácil admirar por vários minutos a cartografia da obra; a distância entre os reinos e toda sua geopolítica nos entrega um conceito mais verosímil e crível.
Ademais, o livro é muito bem construído e cria uma atmosfera que envolve e imerge o leitor desde a primeira página.
O universo é apresentado de forma facilmente compreensível, exibindo pequenas peças que se encaixam ao longo do livro e formam essa mitologia tão incrível de The Witcher.
Destaco também os momentos de ação, pois são muito bem construídos e nos entregam tensão, euforia e adrenalina.
O final da história me deixou muito empolgado para a sequência, aguardo ansiosamente.

Raphaella.Saintclair 30/08/2021

Gostei do universo de The Witcher,gostei da história e da escrita,doida para continuar a ler a série.

Bekky.Marty 01/03/2020

Livro otimo. A adaptacao para a serie da netflix foi muito boa, bem fiel ao livro

Marina Cosette 26/01/2021

Me surpreendi!
Fui com a expectativa baixa, pois não tinha curtido muito a série. Mas, como sempre, o livro é melhor! A história é contada sem uma sequência clara e as vezes fica meio confusa, mas vale muito a pena! Adorei o universo e fiquei com uma crush pelo Gerald

distritodoslivros 23/01/2021

Confusamente incrível
Conheci pela série e depois apostei no livro, e acertei em cheio! Pode parecer meio confuso no inicio, pois cada capítulo é um conto diferente e não são relacionados (só uma parte). O melhor conto infelizmente não apareceu na série, e aliás, o livro da de 10 na série.

La Volpe 05/07/2020

BRUXO!
Li depois de ver a série e só me fez querer ler os outros. Muito bom e a linha temporal é muito divertida!

Gustavo.Fliegner 15/08/2022

Reencontro
Como é bom voltar ao mundo de The Witcher, The Witcher 3 é um dos meus jogos favoritos e voltar às origens dele não decepcionou. Demorei um pouco para me acostumar com a escrita do autor, não pq é difícil, mas pq os súbitos parágrafos carregados de descrição me estranharam. Leitura rápida, com contos mais parao lado de terror e outros mais para o humor. Adorei.

Loba Literária 12/08/2021

Simplesmente maravilhoso
Eu amo como o livro é organizado em contos. Me cativou desde o início, ainda mais somado à edição perfeita. A escrita é um pouco pesada, mas o mundo cativa e te faz mergulhar de cabeça.

bricyo murilo 22/07/2020

O livro é dividido em contos, com uma descrição e ambientação excelentes. Os diálogos interessantes. Porém, achei que a quebra de linearidade dificulta e torna cansativa. As histórias de Geralt fogem do senso comum fantástico, trazendo personagens conhecidos. Gostei mt