Tambores de Angola

Tambores de Angola Robson Pinheiro

Resenhas - Tambores de Angola

Gabi 11/06/2024

Simplesmente encantada
Meu coração sempre bateu forte pelos tambores da umbanda, mesmo com o meu pouquíssimo conhecimento sobre os trabalhos realizados pelas em suas tendas.
Tambores de Angola é um presente que recebemos do nosso repórter do Além, Ângelo Inácio, e do querido Robson Pinheiro.
Trazendo a história de Erasmino, que vive um processo pesado de obsessão, tratado de forma magnífica pela equipe de uma tenda umbanda, com auxílio de médiuns encarnados e amigos espíritas.
Após os tratamentos, podemos acompanhar a jornada de Erasmino em busca de conhecimento e de vencer seus preconceitos!
Uma belíssima história, que nos permite aprender tanto, vale cada segundo da leitura!

Luh Loren 02/06/2024

Uma leitura emocionante
É a terceira obra que leio do Robson Pinheiro com o espírito Ângelo Inácio e tenho que dizer, estou adorando essa dupla.

A maneira que Ângelo descreve as coisas é bem didática e ele como um repórter sempre sabe fazer as perguntas certas, as que a gente tem e nem percebe.

Tambores de Angola é uma ótima leitura para se desprender de certos preconceitos sobre a Umbanda, exatamente como Erasmino fez.

Sophia.schwarz 29/05/2024

"O curioso é que esse movimento todo ocorre até hoje, e os tambores não pararam de repercutir."
Achei este livro quando organizava algumas coisas em casa; ao olhá-lo, me senti automaticamente atraída. Sou medium em desenvolvimento, então achei que seria uma boa experiência de leitura.
Realmente, a mensagem que a narrativa constrói é por muitas vezes bela, me identifiquei e me emocionei em diversas partes. A fluidez da narrativa traduz bem a energia que os negos carregam, de amor, caridade e luz. Porém, há diversas passagens no livro, que são extremamente equivocadas, onde associam nosso sagrado à magia negra.
Entendo que, pela época e no meio em que o livro foi publicado, a narrativa revolucionou a sua época, trazendo uma faceta dos ritos afro brasileiros que não eram conhecidas e sim esnobadas por espíritos que se diziam "donos da verdade". Porém, exaltam uma religião em detrimento da outra, até mesmo na fala dos espíritos que trabalham na tenda umbandista descrita na história.
Recomendo esse livro, no sentido de obter conhecimento acerca de como nosso sagrado era visto na época por médiuns de outras vertentes, a fim de desmistificar a visão preconceituosa que o próprio carrega. Entretanto, não recomendo para médiuns muito novos, pois podem sair com a ideia errada e a desinformação nas alturas.
Houve muitas mensagens importantes, conselhos que irei incorporar na alma para seguir o desenvolvimento, porém se tem como equivocado em diversas partes. Tome cuidado com a leitura, usufrua apenas do verdadeiro e tenha senso crítico de contestar o errado.

Leticia2490 26/05/2024

Incrível! Uma história que te enlaça e traz conteúdos do espiritismo. Traz um alerta sobre o preconceito com a umbanda, e como esse trabalho está implicado com outros! Eu amei e indico para aqueles que gostam do espiritismo e gostariam de iniciar os estudos de maneira leve.

Marizefron 18/05/2024

Surpreendente!
Esse livro vai te esclarecer muitas dúvidas sobre o mundo espiritual e entender o quão pouco temos conhecimento sobre isso!

Daniela742 14/05/2024

Uma recomendação.
O livro foi uma recomendação dos pais de santo da casa em que frequento, foi uma recomendação que rolou bem no comecinho das idas ao Terreiro, mas somente agora depois de 1 ano mais ou menos que eu li o livro, foi uma leitura em conjunto com o meu marido. Eu acabei lendo outras coisas mais ou menos neste tema e meu marido não, a leitura para ele foi mais rápida e fluída, para mim foi fluída a partir do meio da história ao final.
A história é linda, é de uma superação para o personagem de Erasmino, com evolução da própria mãe dele, do amigo e até do repórter do Além, que acaba aprendendo muitas coisas no decorrer da trama, principalmente as questões espírita kardecista e da umbanda. Temos alguns exemplos do Candomble também, apesar de que nesse ponto para mim não me cativou, me deixou um pouco incomodada, o livro aborda o Candomble com certo preconceito, e não se aprofunda em nada, deixando uma sensação ruim sobre a religião, o que eu discordo, apesar de não conhecer tão bem. Todo o livro aborda sobre a importância do amor, da caridade, do aprendizado, do crescimento, do respeito, e nessa parte eu achei que faltou um pouco disso sabe?
Para uma leitura de começo assim eu recomendo bastante, assim como foi recomendado a nós. Você fica curioso para saber os caminhos que o personagem vai tomar. Ao finalizar você já vai pensando nos próximos livros da série.
As descrições do terreiro da Euzalia, as giras, os trabalhos são muito bonitas e cativantes

Ge Leali 05/02/2024

Um livro que explica as diferenças entre espiritismo ( kardecista)e a umbanda, e ao mesmo tempo como as religiões mesmo diferentes podem co-existirem.
Mesmo não sendo do candomblé, fiquei incomodada como o livro tratou da religião ( sem a conhecer), julgando-a, ao mesmo tempo falando sobre preconceito ( hipocrisia?).
Tirando essa parte, foi até enriquecedor praqueles que tem dúvidas de como é a umbanda, esclarecendo (um pouco) a ritualística , desmistificando algumas coisas.

mi 26/01/2024

Bom entendimento, mas com uma parte duvidosa
Adiciono como favorito pela experiência de leitura e porque as dúvidas que eu tinha foram sanadas, perguntas que eu gostaria das respostas estavam no livro. A parte esquisita foi a da descrição do Candomblé com associação a magia negra, não sei muito sobre essa religião, mas busco consultar a história

Débora 24/01/2024

Tambores de Angola
Que livro gostoso de ler, uma leitura leve, com certeza aprendi muito com este livro, achei até engraçado as partes que o espírito Ângelo se denomina ?repórter do Além?, não tenho muito o que dizer, acho que o livro nos traz muito aprendizado desmistificado bastante a Umbanda, as historias contadas dentro dele são lindas.
Frequento a Umbanda e me identifiquei muito com várias partes do livro, trazendo realidades que vivi ma religião.
Sem contar que Robson Pinheiro é um puta escritor, já havia lido outras obras dele.
Que livro lindo, que final lindo, fiquei até mais leve e feliz ao terminar de ler, com certeza irei ler os outros 2 volumes.

Diario_de_leitura 01/01/2024

Recomendo
Foi uma leitura agradável e de grande ensinamento, linguagem simples e de fácil compreensão.
Mesmo mão sendo espírita e sim uma estudiosa do assunto espiritualidade livre, me tocou muito mais esse aprendizado.

Lauramanda 30/12/2023

Uma noção para quem não tem noção alguma sobre a religião
Acredito que esse livro seja uma excelente porta de entrada para espíritas Kardecistas, católicos ou pessoas que tenham preconceito com a religião de Umbanda.
Esse livro traz muitas verdades, porém também uma visão muito carregada do posto de vista cristão que o Kardecismo traz. Por conta do Kardecismo não ser misticista e a Umbanda ser misticista em diversos sentidos em alguns momentos do livro se percebe uma visão preconceituosa quanto a religião de Umbanda e Candomblé.
Acredito que esse livro poderia ser revisto devido ao tempo que já se passou depois da sua publicação.

Para quem nunca teve algum contato com a religião e gostaria de entender um pouco como as coisas funcionam, abrir um pouco a mente, recomendo. Porém, não leve ao pé da letra pois muitas coisas foram influenciadas devido as crenças católicas e Kardecistas.

No mais esse livro traz GRANDES ensinamentos sobre humildade, sobre nosso pouco conhecimento sobre os eventos sobrenaturais e a infinidade de possibilidades desse mundo.

Saravá umbanda para todos que são de Axé! E os que não são que seu deus, ou sua crença com todas suas boas energias e equilíbrio alcancem e abençoem sua vida.

Mais tolerância, menos preconceito e mais informação para todos nós. ????

Camilla 21/12/2023

Me decepcionei
Muitas pessoas recomendavam esse livro. Em algumas partes existem ensinamentos importantes, mas me decepcionei com o preconceito com as religiões de matrizes africanas, indo totalmente contra ao que até então tinha sido pregado no livro

sabrinasilva26 17/12/2023

Tem uma mensagem linda. Mas se perdeu um pouco no final, indo contra o que estava pregando, que é o preconceito contra as religiões. O livro trouxe uma mensagem muito desrespeitosa sobre o candomblé, mesmo repetindo várias vezes que não se deve julgar as religiões e seus frequentadores.
Além disso, apesar de falar o tempo todo, sobre haver uma diferença entre a Umbanda e o Espiritismo, sentir que não foi muito efetivo em separar os dois, por isso, me trouxe mais dúvidas que esclarecimentos.

De todo modo, no que se trata sobre pretos velhos e outras falanges, adorei a explicação.

Vale muito a leitura, tomando o cuidado para não assimilar essas falhas.

Leticia.Nines 06/12/2023

Livro incrível
Livro magnífico, porém não é de fácil entendimento, livro que abrange muito a espiritualidade, e para quem tem um leve conhecimento irá entender, quem é novato na área e melhor realizar pesquisas antes.
E ele conta de uma maneira bem legal o modo que como a espiritualidade age na vida de um médium.