Tambores de Angola

Tambores de Angola Robson Pinheiro

Resenhas - Tambores de Angola

Fabio Ferreira 23/05/2020

Muito bom o livro. Mostra bem a diferença entre Espiritismo e Ubanda, e ao mesmo tempo mostra também que as duas religiões são irmãs e todos somos confrades do mesmo ideal, todos filhos de Deus.

Isabella C. 12/05/2020

Mais decepcionante impossível
O texto promete elucidar sobre a umbanda assim diminuindo estigmas e preconceito. Pois bem, faz exatamente ao contrário as custas de informações infundadas e retrógradas sobre o candomblé e a exaltação do espiritismo kardecista. Além de ser forçado com a repetição de termos como "espírito bondoso".
O enredo mais parece um filme doutrinário e místico com sua batalha de espíritos e com seus jargões científicos de Kardec.
Além de abordar o termo racista ''magia negra''.
Não representa a umbanda nem o candomblé!

Allan.Silva 09/05/2020

Vivemos tanto tempo na ignorância, somos tão senhores da razão!
Muitas das vezes, fazemos julgamentos de pessoas, religiões e sua religiosidade (fui um deles) sem ao menos conhecer, vivemos cegos acreditando que estamos certos, mas no fim sempre caímos em um buraco, ou até mesmo em um precipício, isso qdo não somos empurrado por alguém!!!
Às vezes passamos por caminhos escuros,pq somos teimosos,e sabemos que iremos sofrer no final.
Não foi diferente para o personagem principal desse enredo, Erasmino,que sofreu uma avalanche de obsessão "tipo mtos" era uma equipe de espíritos infelizes, querendo vingança a todo custo, Até chegar em uma Tenda de Umbanda, onde teve guarita e socorro, através de um espírito Preta Velha, que foi minuciosamente, até pq mexer com espíritos ignorantes requer mta oração, paciência e cuidados... Erasmino optou por praticar sua mediunidade em centro espírita kardecista,querendo fugir da suas reais intenções, onde foi explicar para o dirigente da casa,seus sentimentos mais íntimos, sobre suas visões, como um dirigente expõem seus preconceitos, falando que tem que tomar cuidado de uma coisa que desconhece, nem ao menos se interessou pelo caso de Erasmino?
E ainda o pós como exemplo aos outros, trabalhadores da casa para tomar cuidado?
Assim a necessidade de Erasmino, de voltar pra Tenda da umbanda, onde verdadeiramente, onde foi socorrido e amparado no momento mais importante da vida dele, pq quase chegou a loucura, pelos espíritos inferiores, reconhecendo que ali era seu lugar, ao lado da preta velha vovó Catarina, que foi a luz no momento de necessidade... Assim começava naquele momento mais uma etapa na vida de Erasmino.
PS... Esse livro tem continuações :
*Antes que os tambores toquem
* Arruanda
* Corpo fechado

Não darei continuidade no momento na leitura para não se tornar cansativa nem maçante, vou primeiro absorver o que aprendi em
#TamboresDeAngola"

Macsi 01/05/2020

Amei
Me identifiquei muito com o livro pois tinha pré conceitos acerca de outras religiões. Sou umbandista há pouco tempo e amei a leitura. A cada dia que passa aprendo mais e esse livro ajudou muito. Recomendo.

Ray - Bruxinha.literaria 20/04/2020

Introdução a Umbanda
Livro bem interessante pra apresentar de forma sucinta as diferenças entre o espiritismo da doutrina de Alan Kardec e a Umbanda!
Indicado para quem tem curiosidade sobre a religião mas ainda tem alguns pré conceitos!

Ni Nanda 12/04/2020

Leitura de mente aberta
Se você pegou este livro para ler já se pressupõe que você está aberto para as lindas e sábias palavras dentro dele. Leitura muito leve e cheia de ensinamentos. É muito lindo e libertador estourar bolhas que, muitas vezes, temos resistência em estourar. Beba dessa fote de ensinamentos e evolua, sempre. S2 Axé!

Mariana.Cavesso 01/03/2020

Nova perspectiva sobre a umbanda
Ótima leitura para trazer uma nova visão sobre a umbanda. O livro tem uma escrita fácil e envolvente, além de ser muito informativo sobre a religião em si. Super recomendo.

Diego 03/02/2020

Espiritualidade
É um livro lindo. Robson Pinheiro consegue falar sobre a umbanda e mediunidade de forma simples, mas com muito respeito e clareza.

JuBarbosa 16/11/2019

Já é um dos preferidos
Que livro maravilhoso!!
Se você quer conhecer mais sobre a diferença entre a doutrina Espírita e a Umbanda, esse é o livro.
De literatura fácil, explica com clareza a diferença entre as religiões e o que é o espiritismo.
Pra quem não conhece e pra quem quer aprender mais.

Tone 23/04/2019

Esplêndido
A vida e seus ciclos,suas reviravoltas e surpresas,assim posso descrever sobre a história de Erasmino,um rapaz meio a problemas espirituais e envolvido de muito preconceito no seu íntimo.
Assim temos o prazer de conhecer as ações dos caboclos,pretos velhos e junto a sua mãe para tentar auxiliar na melhoria de Erasmino que está envolvido a problemas muitos maiores por erros cometidos em outras vidas.
O melhor resumo seria,aqui se faz e aqui se paga sendo que também aqui podemos aprender.

jumorgensten 20/03/2019

A obra tem dois pontos principais que se misturam ao longo da narrativa: Um é a diferença entre a Umbanda e o Espiritismo e o outro é a história de Erasmino.

Erasmino possui forte mediunidade e está sendo obsediado de uma forma severa. Por iniciativa da mãe, busca ajuda na Umbanda e melhora. Por pré-conceito, prefere ir para a Doutrina Espírita e estudar por lá. Como não desenvolve a sua mediunidade, entra no Espiritismo por medo e não de coração, a perseguição continua e ele se afasta de tudo. Por ser orgânica, o dom mediúnico não desenvolvido de Erasmino começa a manifestar em qualquer lugar e a situação se agrava.

Em meio a isso, vamos conhecendo as diferenças entre Umbanda e Espiritismo e como no mundo espiritual acontece a união de forças para o bem.

Nos é explicado que, em muitos casos, só a Umbanda resolve por ser uma energia mais "forte". Mais isso não quer dizer que os médiuns da Doutrina Espírita não possam ajudar. Como nos foi mostrado, Francisco e Otávio na vida normal frequentavam a Doutrina Espírita e quando se desprendiam do corpo durante o sono, de vez em quando, iam ajudar os amigos umbandistas.

Sinceramente para mim foi uma aula sem igual. Um aprendizado único. Por ignorância, também acreditava em muitas coisas que foram colocadas.

A leitura é fluída, é necessário cabeça aberta para entender e não ficar julgando. O texto de fácil entendimento e envolvente.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/03/20/tambores-de-angola-robson-pinheiro/

Amauri.Santos 23/01/2019

Umbanda e Espiritismo
Tambores de Angola, do Robson Pinheiro, pelo espírito Ângelo Inácio!
"Coincidentemente" encerrei a leitura no dia dos amados pretos-velhos! 13 de maio!
Que livro espetacular, MUITO bem escrito, onde aborda a espiritualidade de uma forma tranquila, forte, e um pouco polêmica!
Mergulhados em muitos preconceitos, infelizmente "nós" ainda somos falhos, e julgamos muitas coisas, sem ao menos nos dar o trabalho de estudar, pesquisar, e etc.
A Umbanda é uma religião linda, de amor e caridade, onde espíritos ou entidades, comos caboclos, pretos-velhos, exús, crianças ( erês) entre outros, trabalham de uma forma magnífica pra curar os males espirituais de muitos que ali chegam, procurando uma solução dos problemas!
O livro aborda duas religiões que tem semelhanças, mas que são diferentes, que trabalham de formas distintas, umbanda e espiritismo!
Não existe religião melhor, ou mais evoluída, todas tem sua importância, sua força e sua luz.
Cada um segue, aquela que mais se identifica, ou as duas, se assim a pessoa optar!
Espíritos do bem, trabalham onde a fé, o amor é a caridade, estiver presente, seja terreiro, ou centro espírita!
As batidas dos tambores, os ritmos dançantes, as manifestações das entidades, tudo isso é muito forte e causa um impacto em qualquer pessoa, é impossível não se apaixonar!
O autor foi perfeito em suas colocações, mas só achei que ao citar o Candomblé, ele deveria ter um pouco de cuidado, pois é uma religião linda também, que tem sua luz, sua força, e não merece ser tratada de forma negativa!
No mais, eu adorei o livro, me identifiquei bastante!
Um Salve pra toda falange dos pretos-velhos!
Saravá Umbanda!
Muito axé pra todos!

Pin 26/11/2018

Livro esclarecedor.
O início do livro é cansativo e um pouco confuso. Senti uma reviravolta no desenvolvimento da história, na metade da obra. A metade final da obra é suscita, simples e impactante. Obra interessante, tanto de cunho espiritual, como pessoal e fraternal.