Tambores de Angola

Tambores de Angola Robson Pinheiro

Resenhas - Tambores de Angola

Paty 21/08/2009

Religião
Apesar de classificado como romance mediúnico, pode-se perceber que o livro tem a real intenção de ensinar as pessoas (espíritas ou não) a diferenciar umbanda de candomblé e assim exterminar/amenizar o pré-conceito existente com essa religião de grandes adeptos no Brasil. Através de um “estudo de caso”, o Angelo ( autor espiritual) explica a diferença entre candomblé, umbanda e espiritismo. Também informa o mal que as pessoas fazem ao participar de cultos em que se tem sacrifícios de animais e outros tipos de rituais aonde espíritos menos desenvolvidos são atraídos. O livro é interessante e ajuda as pessoas pensarem de forma mais ampla no que diz respeito ao estudo do espiritismo. Além disso é de fácil leitura e bem formatado.

Recomendo para todas as pessoas! É importante antes de julgar, conhecer.... e mais importante ainda é não ter pré-conceito, principalmente com relação a religião.
Jessica.Elise 18/03/2016minha estante
Explicou muito bem!!!!
Eu adorei o livro que está tudo explicado!!!! pq há mtas gente pensam que é coisa de macumba... Mas não é isso....
Sim existem as maldades, são os ser humanos q estragam a verdadeira da Umbanda ou candomblé.
O livro mostra tudo sobre a verdadeira em cada uma!!!! Muito importante em saber as obras Allan Kardec tbm!!

Wolfrigg 04/07/2016minha estante
Minha mãe é kardecista e me deu esse livro pra ler. Comecei a lê-lo cheia de boa vontade, mas o preconceito e a falta de informação, além da demonização do candomblé me decepcionou muitíssimo. Eu sou do Candomblé e por conhecer a história e participar do dia-a-dia da religião, vejo muito claramente que o autor tentou se valer da posição dele para passar um ponto de vista sobre algo que ele desconhece. Achei extremamente desrespeitoso comigo e também com os Orixás. Ao passo em que ele tenta se aproximar da Umbanda, há um imenso afastamento do Candomblé. Fora que não são explicados os motivos dos ebós e muito menos o que são os nossos Orixás. O livro fala de espiritismo e de umbanda, com a saga dos pretos velhos e dos espíritos no outro plano tentando ajudar em um trabalho de desobsessão, então não precisava ter falado do Candomblé (que não tem nada a ver com o que tá no livro).

Kris Monneska - Conversas de Alcova 30/07/2020minha estante
Eu acho que o teu comentário vai contra o que o livro ensina. O livro fala contra o preconceito, mas teu comentário dá a entender que a umbanda é de luz e o candomblé das trevas. Quando são apenas cultos diferentes, com dogmas diferentes. Cabe a nós apenas respeitar.

Cada culto é um culto, o que difere são as intenções das pessoas que participam.
A gente tem que parar de utilizar literatura ou outro tipo de coisa pra tentar diminuir a religião alheia, quem somos nós pra julgar?

Vocês parecem que lêem buscando indícios que enfatizem o preconceito que vocês tem. Buscando recursos que defendam que a umbanda é boa e o candomblé é ruim, esse tipo de julgamento é vil e baixa suas próprias vibrações e não nós permitem evoluir.

Carla.Teixeira 05/04/2021minha estante
Gente não estou conseguindo ler como Fasso?

Millena.Lorosa 03/10/2021minha estante
Alguém tem ele completo? Preciso passar para o grupo mediúnico

Jose.Luiz 24/04/2022minha estante
O espaço disponibilizado, serve para opinarmos sobre a mensagem do livro, e não para que façamos crítica sobre o autor, deixemos as diferenças para outra oportunidade. Não tenho olhos pra estar julgando pre-conceitos à outras doutrinas.
Vamos aproveitar o que tem de melhor.
Sou membro do espiritisto, trabalho em todos os departamentos da doutrina, e amo os livros de Robinso Pinheiro, o cara é corajoso!

Karina 08/10/2022minha estante
Como faço pra lê?

Jose 26/11/2022minha estante
Boa noite, como faço para ler, não estou conseguindo! Não sei se o App e só para sugestões

Julia 07/11/2015

Já tinha visto livro espírita moralista, o que a gente tenta relevar, considerando que foi escrito por um espírito do século XIX, e absorver o melhor (só ressaltando como é diferente a obra de cada espírito, mesmo que seja o mesmo médium. Os livros do Emmanuel são de uma literatura excelente, e não são moralistas).
Agora um livro preconceituoso e meio racista, que ainda pretende "tirar o preconceito" da Umbanda, aí e de lascar, aí não dá pra defender.
Salve a Umbanda e salve o Candomblé!
FabAola.Mota 19/12/2015minha estante
Concordo plenamente com vc. Parei de ler no momento em que ele fala do suposto surgimento da Umbanda! E perceba que segundo ele, mesmo os pretos velhos, sem o disfarce, são brancos!! Isso pra mim é racismo!

Renato Pimenta 26/02/2016minha estante
Concordo e em si tratando de uma obra psicografada há 20 anos, o livro trás muito pouco ou quase nada, de conhecimento sobre o candomblé como religião, sendo tratado como uma seita a ser evoluída à umbanda, total desinformação.

Wolfrigg 04/07/2016minha estante
Nossa, me decepcionei completamente! Minha mãe é espírita e eu tava frequentando a umbanda quando comecei a ler. Hoje sou do Candomblé. O livro se propõe a ser exatamente para quebrar o preconceito do kardecismo em relação às religiões afros, mas não respeitam sequer a importância e a imagem dos Orixás para nós.

Dani 03/12/2019minha estante
Fiquei bastante desconfortável com as passagens que falavam mal do candomblé!

Fernanda 06/11/2021

Os tambores de Angola
Aparentemente o livro tem o objetivo de tirar os preconceitos em relação a Umbanda, mas, em contrapartida, pareceu em alguns momentos preconceituoso em relação ao Candomblé.
Há dúvidas se a boa espiritualidade exporia, ainda que sutilmente, uma outra religião/doutrina a uma interpretação dúbia do leitor.
No mais, o texto é fluído, fácil leitura, mas poderia ter se aprofundado um pouco mais sobre os temas.
hino.leo 06/11/2021minha estante
Interessante seu comentário! Acha que ainda vale a pena ler o livro?

Fernanda 06/11/2021minha estante
Acho sim, nem que seja para tirar suas próprias conclusões e nesse tipo de livro sempre se absorve alguma coisa positiva ou negativa. É um livro bastante rápido de ler.

Natham 28/08/2021

Começou bom mas as últimas 40 páginas...
Eu estava muito pronto pra amar esse livro que pra mim falava sobre a Umbanda,não a Umbanda branca e racista do Zélio mas sim a umbanda com raiz afro de fato! Do meio pro final foi um show de racismo disfarçado de "Isso é mal" , "Isso não é umbanda de verdade"
Mas pera lá. A Umbanda é uma religião africana, a Umbanda é uma religião de culto ao ancestral africano,a Umbanda é uma religião que diferente do kardecismo, dá voz e espaço para espíritos marginalizados pela sociedade em carne,ou seja:homossexuais no geral,travestis,moradores de rua,negros,prostitutas e etc...

Esse livro puxa muita mas muita sardinha pro espiritismo e Kardecismo sendo que Kardec era um racista que dizia conversar diretamente com Jesus Cristo mas ao mesmo tempo dizia que ninguém tinha capacidade/luz pra chegar até Jesus Cristo e ouvir ele. Mas o Kardec racista tinha muita capacidade pra isso. Um ser de luz da sua época.

Eu daria 3 se o livro não fosse tão tendencioso e racista. Mas infelizmente ele é. E reforça o racismo sobre tradições e cultura afro.

Quer conhecer a umbanda? Não leia esse livro nem Kardec. Vá até um terreiro de umbanda ou candomble.
Kris Monneska - Conversas de Alcova 21/11/2021minha estante
Um dos comentários mais pertinentes que vi aqui. Achei o livro extremamente racista. E é muito lamentável ver esse racismo partindo de uma obra dita umbandista.

Vivi's 04/08/2009

Umbanda: religião adorada por uns e discriminda por outros.
Antes desse livro inúmeras perguntas fervilhavam na mente:"Como é possível uma religião com diversos deuses tão ativa neste país?" "Pq tantos rituais?" "E os exus... Qual a verdeira função?" Existe baixo espiritismo? Umbanda é espiritismo?"

Tambores é um bálsamo para tantas dúvidas,um divisor de águas- que permite deixemos as velhas ideias e preconceitos de lado. Orientando a uma reflexão sobre a importância de tantas outras religiões no mundo e o papel que todas têm em comum: a educação moral.
Karina Wolf 06/04/2020minha estante
maravilhoso, quero ler! preciso perder estes pré/conceitos bobos que vamos adquirindo por ignorância do nosso ser... GRATIDÃO

Felipe.Alexandre 02/07/2023

Bom livro. Há proveito em diversas explicações. Porém, achei um tanto indelicado como o autor cita o candomblé. Sou dogmático dos ensinamentos do "Kardecismo", porém procuro buscar entendimento em outras religiões ou dogmas e sei que tudo há uma explicação plausível. Infelizmente no que tange o candomblé, o autor, foi meramente desrespeitoso. Mas levo a convicção de que nada se perde e sim se aprende.
decayanddespair 18/08/2023minha estante
Compartilho da sua opinião! Indelicado se referir ao candomblé como uma religião maligna e primitiva.

HARRY BOSCH 11/12/2009

ESPIRITUALIDADE
O sentido da religião é religar o individuo a Deus,pois as vezes perdemos o endereço de Deus,e criamos uma series de dificuldades para manifestar a nossa fé.O livro Tambores de Angola o primeiro do Robson Pinheiro que tive a oportunidade ler,traz a essencia da umbanda,a dedicação dos guias espirituais,que não perderam o endereço de Deus e não ficam preso aos rotulos religiosos mas sim ao trabalho que tem que ser realizado.A obra ainda reforça a doutrina espirita em seus conceitos basicos como a caridade e o intercambio espiritual.é uma obra que espiritualiza o leitor,pois leva a reflexão dos nossos atos e consequencias.
Para quem gosta de espiritualidade é uma boa indicação

Daniel Camargo
Wal 10/09/2012minha estante
Como o Daniel Camargo, esse foi o primeiro livro sobre a umbanda que li, adorei.De forma simples, e de fácil entendimento mostra o trabalho das verdadeiras casas de umbanda, nos bons princípios de seus membros e ajuda a nossa aproximação com nossa espiritualidade.Li esse livro na forma de e-book e gostei muito.Quem quiser e não pode comprá-lo agora, cadastre-se no site 4shared e pode fazer o download dele e de muitos outros intesssantes, sobre diversos assuntos..Tenho lido muito dessa forma.Abraços.

Neila.Villas-Bôas 25/08/2020

O livro é bem didático pra quem deseja conhecer um pouco mais sobre a religião (umbanda). Cumpre sua proposta, apesar de não ter se igualado às minhas expectativas.
Leitura e . 25/08/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

Maria 01/11/2023minha estante
informação coerente*

Mandy 27/05/2020

Simples e fantástico.
Amei a indicação. Livro espírita que mostra a verdadeira face do espiritismo. Objetivo e fascinante, o livro te faz repensar sobre tudo que já sabe e sobre o plano espiritual. Indico para quem deseja aumentar seu conhecimento espírita ou até mesmo entender melhor sobre a religião. No livro também é revelado sobre religiões espirituais como a umbanda, candomblé e outros do segmento, mostrando a diferença entre elas e desfazendo mitos e tabus sobre o assunto. Não é possível terminar de ler este livro e ser o mesmo. Indico lerem com atenção o prefácio, sobre a história do autor, que trás muita relevância para o restante do livro.?
Cristiane.Araujo 20/06/2021minha estante
Kkkkkkkk como le esse livro

Celia.Rabelo 29/05/2009

Gostei muito de Tambores. Uma história muito envolvente e bem convicente de como trabalham as mais diversas entidades do mundo espiritual em favor do bem. Recomendo como referencia a quem nunca leu sobre a umbanda. Sou Kardecista e esse livro sanou diversas dúvidas minhas.

novojunior 15/07/2009

Livro muito interessante e que recomendo a leitura para quem, assim como eu, busca entender a espiritualidade sob a ótica da Umbanda e de algumas leis universais.

Daniela742 14/05/2024

Uma recomendação.
O livro foi uma recomendação dos pais de santo da casa em que frequento, foi uma recomendação que rolou bem no comecinho das idas ao Terreiro, mas somente agora depois de 1 ano mais ou menos que eu li o livro, foi uma leitura em conjunto com o meu marido. Eu acabei lendo outras coisas mais ou menos neste tema e meu marido não, a leitura para ele foi mais rápida e fluída, para mim foi fluída a partir do meio da história ao final.
A história é linda, é de uma superação para o personagem de Erasmino, com evolução da própria mãe dele, do amigo e até do repórter do Além, que acaba aprendendo muitas coisas no decorrer da trama, principalmente as questões espírita kardecista e da umbanda. Temos alguns exemplos do Candomble também, apesar de que nesse ponto para mim não me cativou, me deixou um pouco incomodada, o livro aborda o Candomble com certo preconceito, e não se aprofunda em nada, deixando uma sensação ruim sobre a religião, o que eu discordo, apesar de não conhecer tão bem. Todo o livro aborda sobre a importância do amor, da caridade, do aprendizado, do crescimento, do respeito, e nessa parte eu achei que faltou um pouco disso sabe?
Para uma leitura de começo assim eu recomendo bastante, assim como foi recomendado a nós. Você fica curioso para saber os caminhos que o personagem vai tomar. Ao finalizar você já vai pensando nos próximos livros da série.
As descrições do terreiro da Euzalia, as giras, os trabalhos são muito bonitas e cativantes

Moitta 22/02/2011

Umbanda para Aruanda
A primeira obra espírita a mostrar a orígem histórica e a diferença básica entre umbanda e espiritisimo, com profundo respeito.

Acompanhamos Erasmino, que está sendo alvo de atividades obsessoras devido a ações do seu passado. O livro conta com simplicidade e riquesa um visita a um "Q.G das sombras", um prédio muito desenvolvido tecnologicamente voltado para auxiliar vinganças baseados no ódio e no desprezo. Vemos como trabalham gênios e cientistas voltada às sombras, pensando serem possuidores de poderes maiores que de fato são.
Acompanhamos um ataque a essa instalação, com diversos recursos magnéticos e uma operação complexa e bem executada, com a ajuda de muitos caboclos e pretos velhos. Esses guardiões, tidos como exus, são apresentados como a policia do mundo espiritual.

A história da Umbanda se torna clara, seu objetivo é e sempre foi o bem maior, a caridade, o amor e o auxílio. Na época em que os escravos muito sofriam e voltavam suas energia à vingança por meio de seus contatos com os espíritos, mos planos etéreos da vida, reuniram-se então entidades de alta hierarquia com o objetivo de encontrar uma solução para desfazer a egrégora negativa que se formava na psicoesfera do Brasil. Havia necessiadade de combater a magia negra, e assim foram se apresentando aquelas entidades iluminadas (caboclos, pretos velhos etc) que levaria a mensagem de caridade através da Umbanda. A Umbanda seria o elo com o Alto.

As lições de humildade para lidar com o preconceito ainda vigente em muitas casas espíritas é forte e condizente com o próprio Kardec, que dizia ser importante conhecer profundamente uma coisa, aprofundar, comprartilhar informações para poder saber dos prós e contras.

Um livro rico e esclarecedor, além das mensagens de bondade e de informações do plano espiritual características de diversos livros espíritas, Tambores de Angola conta e muito bem como funcionam e as diferenças da Umbanda, dos terreiros e etc. Os banhos, as ervas, as defumações e os rituais tem seu lugar e sua importância, pois a Providência se faz de infinitas formas, e nos cabe conhecer antes de julgá-las.