Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Luiza.Kaiser 27/05/2023

Nascido do crime - Trevor Noah
Biografia do comediante sul africano Trevor Noah.

Muito fácil de ler e bem visual. Trás diversos episódios da vida do comediante nascido na época do apertheid na África do Sul. Mostra todas as complicações da vida dos negros nessa época e como ele se encaixava: por ser filho de mãe negra e pai branco (daí que vem o título!! Já que era crime relações inter raciais), nasceu um pouco mais claro, não sendo considerado nem branco, nem preto.

Aborda várias situações de racismo que tranquilamente acontecem até hoje.

O bom desse livro foi aprender um pouco mais de como era esse país na década de 80-90. Valeu a pena!

Dora 26/05/2023

Nascido do crime
Adorei a forma de linguagem escolhida pelo autor, ele trás a história de sua vida com um humor ácido, apesar de ter tido sua infância e adolescência com várias dificuldades, tragédia e tendo que sobreviver a um regime racista que até poucos anos atrás ainda vigorava. Interessante ter os relatos tão diretos de alguém que cresceu vivendo nesse tipo de regime. Fiquei encantada pela relação do autor com a mãe retratada várias vezes na leitura, fica claro a admiração e gratidão do autor. Recomendo muito a leitura, que flui muito bem, mesmo se tratando de um assunto tão sério, pesado e que muito ainda precisa de discutido, que é a segregação racial.

Marcella.Kahn 09/05/2023

Que livro!!! Serio! Eu amei demais demais! A história da vida dele é pesada e triste, mas ele conta de uma maneira leve que me fez até gargalhar em alguns momentos.

Mah 15/04/2023

Poderia acompanhar a história dele por mais 3 livros
A história do Trevor é incrível e é lindo ver a relação dele com a mãe e como sempre houve respeito e carinho entre eles.
O livro conseguiu debater tantas questões importantes e de uma forma bem "humana", entrou para lista de livros favoritos!

Israel.Mello 12/04/2023

Excepcional
Este é um dos livros que mais prendeu minha atenção. Sempre que tinha algum tempo livre, eu o pegava para ler, e sempre que precisava interromper a leitura, ficava com vontade de retomar o mais rápido possível para descobrir o que o autor tinha para contar nas páginas e capítulos seguintes.

A narrativa é cativante e envolvente, e destaca-se a forma habilidosa e leve com que o autor consegue tratar de assuntos difíceis como racismo, violência (social e doméstica) e desigualdade.

O livro está repleto de curiosidades sobre a cultura sul-africana, e as histórias se dividem em dois períodos: o primeiro se passa no auge do apartheid e da opressão sofrida pelos povos nativos africanos; o segundo fala sobre o período pós-apartheid, no qual o sistema de segregação é derrubado, e o povo se vê diante de novas dificuldades, ainda resultantes dos tempos de colonialismo e escravidão. Agora, eles não precisam mais lutar por liberdade, mas ainda enfrentam uma sufocante batalha para permanecerem vivos.

Ao longo das 320 páginas, você encontrará diversas críticas sociais, algumas piadas sarcásticas e muita aventura. Isso mesmo, você não leu errado: eu falei aventura! Este não é um livro apenas sobre pobreza, racismo e todos os estereótipos dos povos africanos. A obra também fala sobre amizade, flertes e causos amorosos, delitos juvenis e até empreendedorismo.

Por fim, e não menos importante, vale ressaltar a forte relação do autor com sua mãe, uma mãe solteira que tem de enfrentar o mundo e todos os seus obstáculos para criar um filho, educá-lo e fazê-lo se sentir amado e valioso, mesmo que tudo e todos insistam em tentar convencê-lo do contrário.

Não me atrevo a dar um spoiler, mas preciso dizer que o último capítulo é surpreendente e emocionante. Recomendo fortemente que você inicie a leitura e vá até o fim; certamente, não terá nenhum arrependimento de gastar algumas horas de sua vida na companhia desse livro. Pelo contrário, talvez ele carregue a mensagem de esperança que você precisa.

Jéssica 09/04/2023

Eu não costumo ler biografias/autobiografias (não tenho nenhum motivo específico para isso, só não leio mesmo). Então surgiu a oportunidade de ler "Nascido do crime", a biografia de uma pessoa que eu nunca ouvi falar (sou totalmente alheia a tudo que envolve pessoas famosas, gente, seja na TV ou na internet, não conheço ninguém, sério. Parece um mundo totalmente a parte pra mim kk). Enfim, que experiência incrível foi conhecer a história do Trevor Noah, apresentador de um programa de TV, aparentemente bem famoso, nos EUA.

Trevor Noah é sul-africano, e, aqui, sua história é contada no seu país de origem. Apesar de hoje ter conquistado fama e dinheiro, e morar nos EUA, ele não se aprofunda nesses fatos. Aqui, ele fala sobre sua infância, adolescência e juventude, na África do Sul. Nascido em meio ao regime do Apartheid, filho de mãe negra e pai branco, numa época em que era crime relacionamentos sexuais entre pessoas brancas e não brancas, Trevor passou os primeiros anos da sua vida sendo escondido do governo. Daí vem o nome do livro: "Nascido do crime".

Apesar de ser uma história meio pesada, devido aos relatos de racismo e segregação racial levantados por Trevor (que tem muita propriedade para falar do assunto), ela se tornou uma história "leve" por causa da maneira como foi contata. A narrativa é muito envolvente, e saber que tudo o que está escrito aqui não é apenas uma ficção, inventada por alguém, mas relatos que realmente aconteceram, torna a experiência da leitura ainda mais marcante.

Além de amar ter sido apresentada a outra cultura e realidades diferentes da minha, que me fizeram sair da leitura com vontade de saber mais sobre alguns fatos relatados por Trevor, eu amei conhecer esse livro e acompanhar um pouco mais da sua trajetória. É uma leitura que eu realmente indico.

Isadora Silva 28/03/2023

Necessário
Nascido do crime não é um livro para apontarmos falhas ou expressamos nossa opinião sobre o que ocorre. É uma biografia, uma história real e posso dizer que é uma história que deve ser passada adiante.

Trevor Noah constrói esse livro a partir das suas memórias de infância e adolescência na África do Sul e entre os capítulos apresenta alguns pontos sobre o impacto do contexto histórico do apartheid.

A escrita do Trevor é envolvente e as reflexões são pertinentes. A história dele é triste em vários momentos e a da mãe também me deixou muito triste e fiquei feliz que eles conseguiu superar muita coisa e ainda assim não cair no discurso meritocrático da superação.

É um livro que nos faz rir, por ser humorista o Trevor soube usar o recurso do humor para dar leveza ao livro e além disso nos faz pensar questões raciais e diversos outros temas de grande importância.

Tati 27/03/2023

Trevor e sua história
Um cara que eu não conhecia mas que me contou uma história de vida de superação. Diante de fatos que podiam ter destruído o rapaz ele deu a volta por cima e se refez. Vale conhecer está história

Erica 16/03/2023

Gostei da forma como ele escreve, parece q estamos conversando com um amigo. A vida dele foi cheia de problemas e provações, mas ele conseguiu vencer tudo graças ao amor da mãe e de tudo q ela fez por ele. Mto boa a história.

Mari 09/03/2023

Trevor Noah, nunca ouvi falar de você, mas estou encantada!
Mariana literária só tem acertado esse ano. Que livro fantástico!!! A forma como Trevor conta sua história de vida, misturando os horrores vividos com histórias engraçadas (capítulo "Vai Hitler" é incrível) é muito bom. Apesar de acompanharmos Trevor de pertinho, o livro conta muito sobre sua mãe, personagem fantástica que sempre me deixava com um gostinho de "quero saber mais sobre você", o que houve no último capítulo. E que capítulo, viu? De tirar o fôlego!!!! Vale MUITO a leitura

IslaCG 25/02/2023

Não é o tipo de livro que gosto de ler, passei um tédio imenso no livro inteiro, o capítulo que me prendeu foi o último que é bem pesado e que milagre que aconteceu com a mãe dele.

Gloria.Maria 16/02/2023

Nascido do crime
Nascido do crime é a autobiográfico do comediante Trevor Noah, que cresceu nos anos finais do apartheid na África do Sul.
Apesar de uma infância de muitas dificuldades, o livro é leve e a leitura é muito agradável. Filho de uma mulher negra, que era uma verdadeira força da natureza, e de um pai branco, Trevor busca uma identificação em seus círculos sociais até se tornar o comediante de sucesso que é hoje.

vivi 12/02/2023

Gosto mto de livros assim, adorei como ele escreve e como ele conta tantas histórias em poucas páginas. Sei q é uma história real, mas eu odiei o q aconteceu c o padrasto dele, espero q tenha apodrecido no inferno

Gessyka.Loyola 12/02/2023

Impactante ?
Não esperava encontrar uma história tão forte, com vários elementos históricos importantes sobre a África do Sul que eu não sabia.
Trevor nos leva para conhecer sua vida de uma maneira leve e por vezes chocante.
Sua história é linda e a de seu país triste.
Tirei meia estrela porque fiquei indignada com o final, mas o livro é maravilhoso, vai entender! ?

Vinder 08/02/2023

Livro excelente. Vai além de uma biografia, Trevor conta sobre racismo, colonialismo, machismo no período pós apartheid na África do Sul. Vale muito a pena.