Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Caroline Vital 27/08/2022

Maravilhoso
Extasiante. Incrível como essa história familiar me tocou, por me identificar, mesmo minha família não tendo a mesma história. A ausência do pai é tão marcante, e como isso afetou toda a família, mesmo todos agora adultos, é um soco no estômago! Forte!

Apesar de muitos erros de edição, digitação/revisão, eles não foram suficientes para estragarem minha experiência de leitura. Maravilhoso!

Fernando 11/02/2020

Literatura africana
Primeiro livro da TAG Curadoria de 2020, essa desafiadora leitura é um romance da literatura africana (acredito que foi o meu primeiro), que retrata dramas familiares com a narrativa viajando no tempo (fiquem atentos).

Augusto Stürmer Caye 14/08/2022

Dramático demais
Talvez tenha lido no momento errado. Esse livro é dramático demais, não me cativou muito a continuar. Até me arrastei para terminar.

Junior 03/03/2020

Bem, o livro em si é bom. Apresenta problemáticas bem interessantes a respeito das relações familiares. No entanto, a técnica narrativa escolhida é bem complexa e, ao meu ver, a autora não a desenvolveu tão bem. A leitura é válida e recomendada.

Vans 03/03/2020

Difícil saber se gostei
Ao mesmo tempo que a história se mostra boa, ela é cansativa. A leitura se arrasta e cada vez mais a autora vai caindo em clichês de escrita super floreados que enchem o saco na tentativa de fazer uma cena linda acontecer.

Personagens são muito bem trabalhados sozinhos mas quando a reunião entre eles finalmente ocorre, parece que o livro se perde...

Victor Vale 01/03/2020

Covardia é o protagonista. Uma covardia de pais, avós e filhos. Uma covardia que cria barreiras de solidão, prisão dentro de si e afastamento dos mais próximos. Covardia de seguir em frente, encarar os problemas, de ficar parado, sempre fugir.

Patricia 05/12/2020

A história começa com o falecimento de Kweku - um renomado cirurgião ganense - e a partir deste acontecimento conhecemos sua família composta pela ex-esposa e os 4 filhos que se reúnem para o funeral. Essa é uma família cheia de traumas e marcada pela separação de seus membros.

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

Todo mundo já leu algum livro que despertou sentimentos contraditórios. Tudo mundo já leu um livro que gostou e que, ao mesmo tempo, incomodou em algum ponto e ?Adeus, Gana? foi um desses casos para mim.

Imagino que essa seja uma obra que muitos vão amar. Já outras pessoas, nem tanto? Porém, é uma daquelas que é impossível não chamar a atenção. É muito marcante para passar despercebida.

O que me incomodou? A narrativa no começo. Não sei exatamente o motivo, mas nas primeiras cinquenta ou sessenta páginas eu tive muita dificuldade de me concentrar e até mesmo de me situar nas cenas. Depois, essa sensação de estranheza desapareceu e a leitura fluiu bem, mas foi um começo realmente complicado para mim.

Eu amei odiar muitos dos personagens e a forma como a autora vai nos apresentando cada um ajuda bastante em criar no leitor essa imagem de dualidade e de humanidade (ou falta dela), em cada um.

O livro é cheio de gatilhos. Vou repetir em letras grandes: CHEIO DE GATILHOS. Existem partes de uma violência física e psicológica impossível até mesmo de mensurar. Na falta de uma palavra melhor para descrever, é uma obra angustiante. Os leitores precisam estar preparados para essa leitura, pois não é fácil.

Fiquei imensa e positivamente surpresa com a forma como a história cresce, ganha profundidade e envolve o leitor. A autora, apesar do começo difícil para mim, conseguiu prender a minha atenção suficientemente para chegar ?nas partes importantes?.

Eu mais do que recomendo a obra. É forte, intensa, dolorosa. Não espere um enredo simples ou óbvio. Nada é fácil nas linhas escritas por Taiye Selasi.

Gabriela Silva 05/05/2020

Ótimo livro, péssima tradução
Um livro com uma narrativa dinâmica, vários olhares dentro de uma família destruída pelo racismo, pela distância, pelos silêncios.
Só não busque uma boa tradução, até o nome dos personagens é trocado ao longo da história de forma equivocada.

Candido Neto 01/02/2020

Péssimo trabalho de revisão.
Com um muito desrespeitoso trabalho de revisão, esse excelente texto fica prejudicado.

Maitê 04/01/2022

Aqueles livros emprestados que surpreendem. É o primeiro e único livro da autora, que me parece não estar tão interessada na escrita, mas entendendo como é difícil escrever algo tão bom e depois continuar.
É uma história de uma família espalhada pelo mundo, que não se reconhece como família, o que fazem os laços é uma pergunta nunca respondida, até que o pai (que se foi) morre, e eles se unem nesse lugar infamiliar.

Renata Barreto 14/04/2020

Entrou para os meus favoritos
Achei que o texto começou meio ?parado?, mas a medida que a história foi se desenrolando, foi também se tornando muito intensa. Sempre fico encantada com textos que partem de coisas ?banais? e tecem teias inimagináveis... tipo a vida.

dudapisano 13/01/2024

Adeus, traumas.
Ultimamente tem sido difícil para mim encontrar autores que me prendam a leitura pela qualidade da escrita, enredo e desenvolvimento da história, Selasi conseguiu fazer isso majestosamente desde o início dessa trama tão rica em detalhes.

A história retrata o luto de uma família, e suas superações, muitos traumas estão envolvidos e te faz refletir sobre como nossas ações presentes refletem o que passamos lá atrás.

A narrativa é cheia de flashbacks, mas ao contrário de ser algo ruim, a autora liga os pontos das primeiras páginas até as últimas.
Confesso que no início do livro, cada capítulo eu dizia um ?uau? pois ela usa as palavras de uma forma tão bonita, poética. A leitura flui não por curiosidade, e sim para apreciação.

Chele 03/08/2020

Esse livros é daqueles que quando termina fica um bolo na garganta e um aperto no peito. Não é um livro fácil de ler; há muita dor, ressentimento, padrões de beleza distorcido e racismos. Porém, vale a pena ler cada letra dessa obra fascinante onde no fim certamente você não será o mesmo.