Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

paraondealeiturameleva 05/02/2020

Adeus, Gana
Uma história envolvente contada com relatos de uma familia que vive a perda do patriarca

Xico 25/05/2020

Poeticamente chocante
Este é um daqueles livros que nunca entregam toda sua história logo nas primeiras páginas. ele acontece aos poucos, nas entrelinhas, nas sutilezas, e quando você menos espera, é tomado por uma verdade acachapante.

Sabrina 19/02/2020

Começo muito arrastado e de difícil entendimento. A tradução dessa edição não ajuda também. A terceira parte é diferente e boa. Nem parece que foi escrita pelo mesmo autor

Iza Santos 12/03/2020

Gostei bastante da leitura

Henrique Fendrich 03/04/2022

Pena, esperava muito desse livro, estava ávido por conhecer alguma coisa referente à Gana, mas o estilo da autora e a estrutura da trama não me agradaram e, depois de 125 páginas, achei que não valia a pena insistir. Pareceu-me que a narrativa segue os padrões americanos de literatura, que não são os meus preferidos. Eu gostaria de mais Gana e menos EUA no estilo. Isso poderia ser compensado se de alguma maneira eu me sentisse ainda estimulado pela trama, mas confesso que me vi muitas vezes confuso e enfastiado com ela. Então melhor parar, comigo não funcionou (evidentemente, pode funcionar para outras pessoas).

Ju 29/03/2020

Ter-ido
Sabe quando você tem que fechar o livro ainda inacabado, levar a mão ao coração para conferir que ele bate mesmo muito acelerado na esperança que ele se acalme com o gesto? Fazia tempo que um livro não mexia tanto comigo (e eu inevitavelmente me lembrei de Desonra do Coetzee), não me embrulhava o estômago, não me fazia me identificar com as dores familiares e me fazer refletir sobre os meus vários "ter-ido" ou "ter-ficado".

Gab 05/03/2020

Escolhas & Consequências
O quanto custoso para uma família é viver em um lugar que não é nossa casa?
A busca por novos conhecimentos, ideais profissionais e uma vida ?privilegiada? vale o preço de sair da sua terra natal!?
Um pai, suas escolhas e as consequências para sua família, 1 de 6 escolhendo o destino dos outros 5 membros.
Segredos e reviravoltas dão um toque de sabor nessa história belamente contada por uma escritora muito cuidadosa e muito talentosa!!! A leitura é muito gratificante, recomendo.

Arisa.RC 08/02/2020

Só melhora
O livro começa devagar, um pouco confuso, não instiga muito a continuar. Mas, não o abandone! Aos poucos as coisas vão fazendo sentido, se encaixando, a redação se torna mais fluída. A segunda metade do livro (terceira parte, pela divisão da obra) é fantástica! Envolvente, chocante e emocionante. Um prato cheio para quem gosta de psicanálise!
Não desanimem! Leiam até o fim. Vale a pena!

Fernanda.Dalavale 07/02/2020

Chato
Achei a narrativa muito chata e não via a hora de terminar

Lili 06/05/2020

Uma família, várias histórias.
É um livro interessante, podendo mostrar um novo olhar sobre a história de uma família de origem africana, mas que vive nos EUA. Cada personagem tem seus medos, devaneios, sucessos, entre tantos sentimentos que fazem parte da natureza humana.
Talvez inicialmente não seja um livro tão dinâmico, mas vale a pena continuar a leitura.

Candido Neto 01/02/2020

Péssimo trabalho de revisão.
Com um muito desrespeitoso trabalho de revisão, esse excelente texto fica prejudicado.

Tamires 27/01/2020

Adeus, Gana, de Taiye Selasi
Alguns laços são doentios, mas o que afinal somos nós, do que somos feitos, senão de um emaranhado de sentimentos herdados de nossos pais (e causados principalmente por eles)? Adeus, Gana, de Taiye Selasi (TAG/Editora Planeta – Janeiro 2020) fala desse tipo de pertencimento (ou encarceramento) de forma muito sublime. É daqueles livros que a gente termina com um nó na garganta, apesar de demorar um pouco para entrar no ritmo da história. O começo um pouco confuso a gente acaba entendendo no final: iniciamos o romance, sua primeira parte, lendo a história de um homem morto; suas lembranças em uma espécie de retrospectiva antes do momento derradeiro.

Adeus, Gana é dividido em três partes: Partido, Partida e Partir. É a história de uma família fragmentada por ações mal pensadas e palavras não ditas. Kweku está morto! A morte deste homem, que outrora abandonou esposa e filhos por não conseguir suportar uma demissão injusta, faz com que todos os que ficaram para trás revivam suas dores e cicatrizes. A família Sai está junta novamente. Para velar o corpo de Kweku, sim, mas principalmente para entender o porquê de serem como são.

O livro mergulha profundamente nas relações familiares, nas relações de amor e abandono, mas também mostra como é ser imigrante — e filho de imigrantes — em um país que despreza a sua cultura de origem. Os brilhantes africanos nos Estados Unidos, mesmo obtendo as notas mais altas na universidade, ocupando cargos de prestígio e tendo sucesso, uma hora ou outra acabam sendo menosprezados ou “colocados em seu devido lugar”. A questão maior, a que mais incomoda, é qual seria este lugar? O não pertencimento é algo latente nas páginas de Adeus, Gana. O racismo e as relações patriarcais também são temas que Selasi descreve com sua forma única — poética — de narrar essa história. Adeus, Gana é um livro de imagens, milhares delas. Um filme que se projeta em nossa mente e também no coração.

“Elas faziam e pensavam e amavam e buscavam e doavam. Mas, o mais perigoso, elas sonhavam.
Eram mulheres sonhadoras.
Mulheres muito perigosas.
Que olhavam para o mundo através dos olhos arregalados de sonhadores e o viam não como era, “brutal, sem sentido” etc., mas pior, como poderia ser ou poderia ainda se tornar.
Então, mulheres insasiáveis.
Mulheres impossíveis de agradar.” (p. 67)

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-adeus-gana-de-taiye-selasi/

Gabriela Silva 05/05/2020

Ótimo livro, péssima tradução
Um livro com uma narrativa dinâmica, vários olhares dentro de uma família destruída pelo racismo, pela distância, pelos silêncios.
Só não busque uma boa tradução, até o nome dos personagens é trocado ao longo da história de forma equivocada.

Victor Vale 01/03/2020

Covardia é o protagonista. Uma covardia de pais, avós e filhos. Uma covardia que cria barreiras de solidão, prisão dentro de si e afastamento dos mais próximos. Covardia de seguir em frente, encarar os problemas, de ficar parado, sempre fugir.