Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi




Resenhas - Adeus Gana


165 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 03/06/2020

Adeus, Gana
Esse livro se tornou meu xodó.??
Uma narrativa que trata temas muito relevantes, como: abandono paterno, imigração, racismo, memória, padrões de beleza, identidade e raízes...
comentários(0)comente



Pandora 29/02/2020

"Adeus, Gana" poderia ser um livro infinito e infinitamente eu me deteria na história da família Sai.

Nada perfeitos e tão maravilhosos em sua complexidade, dor, amor, verdade, esforço por ser e estar nesse mundo tão dificil criado pelo Processo Colonizador e mantido pelo Capitalismo. Não há um caminho através do qual eu não ame Kweku, Folasadé, Olu, Kehinde e Taiwo, Sadie.

Taiye Selasi é uma narradora delicada, sonora, lírica, atenta ao movimento da vida, apaixonada pela ideia de uma família real, com pesos e levezas, capaz de atravessar um Oceano Atlântico indo e voltando para tentar remendar seus cortes e cicatrizar ferimentos.

É muito bom encontrar narrativas como a da Selasi. É maravilhoso encontrar livros como "Adeus, Gana". Autoras reais, histórias reais, livros reais integrados a complexidade da existência humana, a delicadeza e a força dessa existência. Livros que respeitam a diversidade das possibilidades de formas de ser e estar no mundo. Autoras que conseguem vê e descrever além do óbvio.
comentários(0)comente



jessyhehe 09/02/2020

:(
Comecei lendo a sinopse do livro e achei bem interessante, no entanto, ao ler o livro, infelizmente, não gostei da escrita, achei muito confusa, entediante, cansativa , arrastada e cujos personagens não muito interessantes. O que salva no livro é a breve tentativa de trabalhar essa questão complexa sobre família. Enfim, não recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Ana 28/12/2020

Relato denso e mergulho profundo na vida de uma família negra sobrevivente. Não espere uma historia clichê. É na vdd quase um livro de memórias e de várias camadas. Amei a forma como cada personagem é trabalhado. Me apaixonei por todos. Obra fantástica!
comentários(0)comente



@szpbl 03/05/2020

Preparem os lenços
A narrativa começa com a tragédia anunciada da família Sai. De início, conhecemos a morte e a vida de Kweku. A partir daí, somos apresentados a Folasadé, esposa de Kweku e todos os filhos do casal. Devido ao relacionamento conturbado, o abandono do pai e o afastamento natural da vida adulta, acabam sendo separados durante toda a vida. A família só volta a se reunir, em Gana, devido ao luto. Um excelente presente da TAG, talvez seja das leituras que mais gostei até hoje.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcos.Alexandre 20/05/2020

Adeus, Gana
Adeus, Gana foi uma grande surpresa pra mim. Quando comecei a ler, achei muito confuso, com uma escrita bem diferente do que eu já tinha lido antes, pensei que iria odiar!
Eu estava muito enganado, Adeus, Gana me prendeu de uma forma absurda. Todos os personagens me cativaram de formas diferentes e a mensagem que o livro trás é muito bonita. Talvez seja minha leitura favorita desse ano.
comentários(0)comente



Vanessa 30/01/2020

Escrita belíssima mas densa
Que livro!

Escrita surpreendente e profunda, apesar de desafiadora.

A autora sabe muito bem discorrer sobre dramas familiares e desenvolver personagens.
comentários(0)comente



Laví 20/09/2022

Esperava nada, entregou tudo
Esse livro vai contar sobre uma família com com pais africanos e filhos estadunidenses. O pai abandona a família por um motivo bem específico. A gente vai começar com o funeral do pai. Vai e volta no passado várias vezes pra entender a história desses personagens e a relação entre eles. Cada um tem muita profundidade e falo de TODOS os 6 membros da família. Nã o tem como não se apegar a eles. Recomendo demais. Trata de racismo, gordofobia e tem representatividade LGBT!
comentários(0)comente



Adriana Pereira Silva 05/03/2020

Reflexos do passado e de escolhas
Taiye Selasi nasceu em Londres em 1979, sendo de origem nigeriana e ganense. Se descreve como um "local" de Accra, Berlim, Nova York e Roma.
Adeus, Gana é seu romance de estreia, publicado em 2013. É a história de uma família, não de Selasi, mas inspirada na dela: “uma família que deve se aceitar como tal em face de todos os seus defeitos”, segundo suas palavras.
É um romance que conta a história de uma família que, após a morte do patriarca, leva-os a refletir sobre seu passado e presente, evidenciando todos os traumas deixados no decorrer de suas infâncias e juventude, tanto enquanto viviam todos juntos, quanto depois em que foram abandonados pelo pai e esposo. É uma leitura que nos leva a refletir sobre como somos produtos do meio em que vivemos, como somos reflexo de nossos pais e das situações vividas desde que nascemos. Tudo reflete no que somos, no que nos tornamos, construindo-nos ou destruindo-nos em algum ponto. O segredo está em como lidar com tudo o que passamos, e esta obra deixa-nos essa reflexão, de como foi nossa vida familiar, com pais, irmãos, e quais as consequências de situações vividas ou deixadas de viver que ficaram em nós mesmos.
comentários(0)comente



fernandamari.a 21/05/2021

Gana...
O final do livro nos faz refletir sobre o título em si: Gana. Adeus, Gana. Sendo Gana um país africano ou adeus a um desejo, a um impulso?
A história se desdobra a partir de uma família que a partir das vivências trazem tantas questões que a gente (que esta lendo) se perde um pouco na narrativa.
Rico em detalhes, uma trajetória descrita de forma poética: como uma família é partida, como uma família se reencontra a partir de fatos: apenas partidas, apenas adeus.
Eu recomendo muito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



paraondealeiturameleva 05/02/2020

Adeus, Gana
Uma história envolvente contada com relatos de uma familia que vive a perda do patriarca
comentários(0)comente



Gab 05/03/2020

Escolhas & Consequências
O quanto custoso para uma família é viver em um lugar que não é nossa casa?
A busca por novos conhecimentos, ideais profissionais e uma vida ?privilegiada? vale o preço de sair da sua terra natal!?
Um pai, suas escolhas e as consequências para sua família, 1 de 6 escolhendo o destino dos outros 5 membros.
Segredos e reviravoltas dão um toque de sabor nessa história belamente contada por uma escritora muito cuidadosa e muito talentosa!!! A leitura é muito gratificante, recomendo.
comentários(0)comente



Fernanda.Dalavale 07/02/2020

Chato
Achei a narrativa muito chata e não via a hora de terminar
comentários(0)comente



165 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR