Mude seus horários, mude sua vida Suhas Kshirsagar
Suhas Kshirsagar

Resenhas - Mude seus horários, mude sua vida

Hutz 13/04/2022

Transformador
O autor entrelaça a milenar sabedoria ayurvédica com as recentes descobertas da medicina moderna no campo da cronobiologia.

Com uma linguagem simples, mas dotado de profundos ensinamentos - o que requer tempo e atenção para a absorção -, o autor demonstra a importância do ciclo circadiano e os impactos que ele causa em nossa vida e em nossa saúde.

Ele explica como o organismo precisa se ajustar à luz natural (manhã, tarde e noite) para alcançar a tão almejada qualidade de vida, e como tal ajuste impacta diretamente na qualidade da alimentação e sono do indivíduo.

A medicina comprova que tudo está interligado e que o organismo possui ?horário certo? para comer, dormir, fazer a digestão, fazer exercícios, etc.

O livro possui vários testes para você descobrir o seu dosha e assim conhecer melhor o seu tipo de corpo e que tipo de alimentação, sono e exercício é melhor para você.

Também possui roteiro para quem quiser ajuda para planejar a mudança de hábitos, desde a alimentação, quanto a nova rotina de sono.

Se aplicado os ensinamentos que esse livro traz, com verdadeira intenção e vontade, é perfeitamente possível a mudança de hábitos e atitudes, que irão lhe proporcionar melhor qualidade de vida, para o hoje e o amanhã.

Sou prova de que as dicas desse livro funcionam, com pouco templo de aplicação, então, boa leitura (e prática)!
Soph 13/04/2022minha estante
Linda capa

Bea 17/06/2022

Um livro potente!
Um livro potente para quem está buscando mais qualidade de vida, mais presença e possobilidades de viver com mais saúde, conhecendo seu corpo.

O livro traz muitas informações importantes para conhecermos nosso corpo e como podemos organizar nossos dias para viermos melhor.

Dormir cedo.
Fazer exercícios matinais diários.
Comer nos horários certos.
Meditar.
Jejuar.

Achei incrível como pequenas mudanças podem mudar drasticamente a forma de viver.

Vou tentar incluir as dicas na minha vida e tentar ter um velhice mais saudável.

talitamoura07 29/05/2023

Esse livro é muito bom e interessante. Mostra técnicas ayurvédicas que nos ajudam a mudar os nossos horários e adequá-los ao nosso ciclo circadiano, em muitos momentos traz referências e histórias para ver as mudanças que podem ser feitas em nossas vidas. Não dei 5?, pois muitas coisas não são muito aplicáveis em outras realidades. Mas certamente recomendo a leitura!

Nicole 27/12/2022

Esse é o tipo de livro que é importantíssimo ler com calma para aprender todas as lições e receber os tapas na cara? rs
Me influenciou muito na busca de novos hábitos pelo bem da minha saúde.
TODAS as pessoas deveriam ler este livro para entender um pouco sobre ayurveda e a importância dos horários para todas as atividades.

bamarix 22/02/2022

Amei
Aprendi mto com esse livro, ele ensina várias formas de criar hábitos bons que inclui dormir melhor, comer bem, ter uma vida saudável em corpo, mente e alma. Te impulsiona a ser mais responsável com horários e na vida.
O ayuerda é o principal foco do livro, são técnicas específicas usadas para ter hábitos melhores.

Indico bastante e recomendo para outras pessoas! ?

alexsandernsantos 31/03/2021

Ajustando o relógio biológico
Certa vez eu li ou ouvi (não lembro ao certo) uma frase que dizia: é melhor cuidar da saúde do que da doença. E esse tem sido meu objetivo há algum tempo. Este livro me tirou da zona de conforto, pois nunca havia lido algo do gênero. Me surpreendi com o excelente conteúdo. O autor propõe que o nosso relógio biológico esteja em sincronia com o ciclo circadiano, para que haja um bom funcionamento do corpo. Para isso, ele une a milenar medicina ayurvédica com a ciência da cronobiologia. As sugestões para a mudança de hábitos e horários giram em torno de três pilares para uma vida saudável: qualidade do sono, alimentação saudável e exercícios físicos. Em alguns capítulos, há questionários para que possamos descobrir nosso tipo de corpo segundo o ayurveda e quais são os hábitos ideais para cada um. Demorei propositadamente para concluir a leitura, pois tinha que experimentar alguns conselhos. Logo na primeira semana me senti muito bem. Passei a acordar e dormir mais cedo, o que antes era difícil. Estou me distanciando de aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de me deitar. Minhas refeições estão sendo feitas em porções proporcionais ao horário. A atividade física pela manhã será o próximo hábito a ser inserido em minha rotina diária.

Espero que quem ler esta resenha se sinta motivado a incluir o livro na meta de leitura. Recomendo que o leiam com calma, para extrair o máximo de informações que puderem. Antes desse livro, nunca tinha ouvido falar sobre o ayurveda, então ele serviu como uma introdução ao tema. Leiam, e mudem seus horários para mudar suas vidas.

@karinasouzasm 20/09/2021

Mude seus horários, mude sua vida
É um livro incrível! Me surpreendi com a quantidade de informações relevantes e práticas! É o tipo de livro que todo mundo deve ler para entender sobre o corpo, bem estar e rotina. Amei!

Gabi 16/02/2022

O quando é mais importante que o quanto
Baseado nos ensinamentos da medicina ayuverda, este livro nos mostra como o nosso corpo possui um, na verdade vários, relógios biológicos que seguem ciclos próprios. Assim, é essencial entender os vários ciclos existentes em nosso corpo para que possamos alinhar nossas ações e contribuir para o sucesso de nossos hábitos e objetivos. Este livro nos mostra que é necessário repensar nossas ações, especialmente no que se refere ao momento em que as praticamos, para que estejamos trabalhando ao nosso favor e não contra nós. Dormir, comer, praticar exercícios, será que estamos fazendo essas coisas no momento correto?

Tiago Rocha 27/05/2021

Para vida toda...
Ótimo livro! Objetivo. Instruções pra vida toda. Já sinto, nitidamente, as mudanças na minha vida!

Cleuzita 31/12/2021

Livro muito bom!
Gostei muito e já pretendo reiniciar a leitura. Aprendi tanto, descobri caminhos novos, fui apresentada a novas possibilidades. Faça um favor a si mesmo, leia esse livro.

Henrique Cavalcante 05/10/2020

Um livro que indico para todos aqueles que amo
Já imaginou uma solução simples para toda a falta de energia para fazer as coisas básicas? Para a indisposição? Para a ansiedade e até depressão?
Nada de xaropada de autoajuda.
Apenas um conhecimento milenar de cura atrelado à cronobiologia.
No livro você encontrará dicas valiosas de rotinas que vai desde os horários de descanso, trabalho ou exercícios a alimentação e meditação. Um verdadeiro manual para organizar a vida e a boa saúde em meio a tanta correria de trabalho e afogamento tecnológico.

Natália 30/09/2023

Leitura fácil e fluida para uma mudança de rotina
Leitura fácil, fluida e gostosa com conceitos gerais para aplicar a sua rotina e melhorar diversos aspectos da vida. Gostei bastante, pois se consegue tirar vários insides de como melhorar algumas rotinas para ajustar alguns conflitos ou incômodos que o corpo diz a você e você acaba nem percebendo.
Ótimo para desacelerar e fazer refletir sobre como você quer encarar a vida de uma forma mais tranquila e saudável ou em um looping.

Patricia1381 24/01/2021

Bem interessante.
Gostei da leitura, o autor usa exemplos reais para ilustrar cada secção do livro. Ele busca também as bases científicas (e as experimentais, com os exemplos reais) para explicar os tipo físicos e mentais da medicina indiana milenar que pratica.
É curioso e interessante para quem quer começar a observar os padrões do corpo e mente e como seus hábitos alimentares e exercícios físicos podem provocar mudanças tão significativas na nossa vitalidade.
Recomendo, por tanto, para quem quer fazer pequenas mudanças cotidianas ou está começando a investigar os próprios padrões.

Loli.carol 26/09/2022

Poderoso!
Essa resenha será com opniões muito pessoais, porque esse livro significa algo diferente para cada pessoa. Eu sempre soube que meus horários eram errados, sabia o quanto me geravam mal-estar, mas isso nunca foi o suficiente para me fazer mudar. Sempre fui o tipo de pessoa que precisa entender racionalmente o porquê das coisas. E esse livro me mostrou justamente isso.
O Dr. Suhas nos introduz ao ciclo circadiano, através de explicações científicas a respeito de todo o funcionamento do nosso corpo. O que me fez acreditar o quão poderoso seria adotar uma nova rotina de horários na minha vida. As primeiras páginas já me motivaram a acordar mais cedo, de forma que nunca havia acontecido antes.
Além dos horários, esse livro diz respeito a um melhor funcionamento da vida. Atravessa assuntos sobre horários, exercícios, alimentação, meditação etc. Para mim, foi como abrir os olhos e enxergar coisas que sempre foram tão claras, mas que eu me negava a vê-las.
Leiam, esse livro de fato tem o poder de mudar vidas!

Maria 29/10/2023

Mude seus horários, mude sua vida
O autor aborda três pilares importantes da alimentação, da atividade física e da sono, que feitos em determinados horários proporcionam bem estar físico e mental. Ele mostra como os horários que fazemos as coisas influenciam na nossa vida e o tanto que nosso funcionamento corporal é relacionado ao ciclo cicardiano.