Os assassinatos na rua Morgue

Os assassinatos na rua Morgue Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

paola.granzoto 18/08/2023

Começou ótimo, terminou me confundindo
Lembro de ter lido esse livro na adolescência. Fiquei surpresa por me lembrar de boa parte do desfecho do primeiro conto (que leva o nome do livro). De fato a linha de raciocínio dele é bem clara e surpreendente. Maaaass não consigo dizer o mesmo sobre os outros dois contos. O segundo me deixou absolutamente confusa com tanto vai e vem, teve momentos que tive que reler algumas vezes pra entender quem estava falando. O terceiro conto me "cansou" com tantas referências e alusões. Sem dúvida todos são muito bem escritos e desenvolvidos, apesar da minha confusão rs.

Julia2342 17/08/2023

Li o livro por conta da escola, então pensei que seria algo chato, mas pelo contrário, o livro me surpreendeu muito só o segundo conto que não foi lá essas coisas. Recomendo ele pra quem gosta de suspense policial.

melmelmelmel 11/08/2023

Edgar Allan Poe é simplesmente sensacional. Mesmo que essa seja a minha primeira leitura, eu fiquei encantada com a forma que ele consegue prender o leitor nas histórias, essa leitura passou em um piscar de olhos, foi tudo tão rápido e leve que eu nem me dei conta de que o livro já estava acabando.

A maneira como os mistérios são escritos também é muito interessante, e como uma boa apaixonada por Sherlock, eu fiquei apaixonada nesse estilo. Porém eu fiquei um pouco incomodada com o tamanho dos contos, como eles são bem curtinhos eu não senti que dá pra conhecer muito bem o Dupin. Eu não sei se existem outras obras anteriores à essa que eu deveria ter lido, ou se o objetivo do Poe realmente foi fazer uma história mais curta mesmo. Eu gostaria bastante se tivessem outros livros anteriores que servissem pra introduzir o Dupin (assim como o Sherlock) e que os casos fossem um pouco mais longos, talvez ocupando um livro inteiro, assim daria pra desenvolver melhor a forma que ele resolve os casos.

Cristiane 06/08/2023

Interessante conhecer esses clássicos, mas achei a leitura cansativa. No primeiro e terceiro contos nem tanto, mas o segundo parecia não ter fim.
Os contos são bem desenvolvidos e ao mesmo tempo são bem simples. Acho incrível o fato de se provar que algo que parece complicado na verdade só precisa ser bem analisado, mas fiquei querendo algo a mais, talvez porque eu esperava mais quando comecei a ler.
No geral, acho que vale a pena conhecer.

LarissaMelox 03/08/2023

Pra mim não funcionou.
Eu gosto muito de ler suspense policial, peguei esse livro do Poe pois o título me chamou a atenção e então descobri que são 3 contos nesse livro.
O primeiro eu até gostei, achei divertido apesar de eu não ter gostado da resolução (não gostei pq achei meio irreal demais sei lá) e também foi o mais simples de acompanhar a leitura.
O segundo sinceramente, foi tempo jogado no lixo, eu não entendi bulhufas, não houve resolução, muitas divagações repetidas sobre um mesmo assunto, algumas partes da investigação foram até interessantes, [spoiler a seguir] a parte que investiga os motivos do crime não ter sido cometido por uma gangue, foi uma das únicas partes que prendeu minha atenção e mesmo assim o final foi decepcionante.
O terceiro tinha tudo para ser bom, mas faltou sal e pimenta do reino...
Acredito que um dos principais problemas, foi a narrativa, focada somente nas falas de dupin com várias repetições. A forma de investigação dele é até interessante, mas pra mim não funcionou.

Yasmin.Monteiro 29/07/2023

Poe: o pai do gênero policial?
Adorei ver Poe, um grande escritor gótico, com seus diversos poemas, escrevendo as histórias de um detetive, que olha só! é muito perspicaz (que surpresa!). Essa descrição é familiar, mas não, não é sobre Sherlock Holmes que estou falando e, sim sobre Dupin, que serviu de inspiração para esses vários outros grandes detetives.
Como o próprio título diz, após os contos, inicia-se a discussão (por meio de textos bem ricos em informações) se Poe realmente é o grande criador do gênero policial, o que é muito bom, pois o livro apresenta opiniões de 3 pessoas diferentes, o que me fez pensar muito sobre o assunto.
É um bom livro, mas algumas partes foram muito densas e chatas em minha opinião, porém o mistério me fez passar por elas (tudo em busca de respostas), logo é muito recomendado para quem adora esse gênero (como eu kk).

Isabella Cristina 04/07/2023

Conhecendo mais do Autor
Quando eu comecei a adquirir o habito da leitura, o gênero de Romance Policial foi o primeiro que eu estipulei como meu favorito, li vários livros do Harlan Coben, alguns da Tess Geritsen e outros exemplares do gênero, até chegar a Sherlock Holmes, que eu me apaixonei, e mesmo já tendo mais de 140 livros, o personagem é um dos meus favoritos.

Eu não conhecia muito do Poe, somente que ele era um autor de terror/horror, e fiquei muito surpresa ao descobrir que ele é considerado o criador do gênero de romance policial, e ao começar a ler os contos com seu detetive Dupin eu só conseguia pensar – SHERLOCK é você?, tive a mesma sensação de quando li O médico e o Monstro e percebi como várias das obras que eu conhecia – tanto na literatura, como no cinema – tinham tirado inspiração daquele clássico, e no caso do personagem do Poe o sentimento foi o mesmo, de fato, depois de ler esses 3 contos com o personagem, percebi as “regras” do gênero nas histórias do Sherlock e do Poirot que eu também gosto bastante.

A história tem uma linguagem bem erudita, o personagem tem muitos conhecimentos de várias áreas do saber e conforme vai desvendando os mistérios faz várias referências a diversos temas e assuntos diversos, além disso o personagem trás aquela característica de ser um Detetive excêntrico, frio e muito prático ao lidar com os casos trágicos que está investigando.

Eu gostei muito de ler os 3 contos, além disso os textos extras que temos nessa edição da Antofágica são maravilhosos, eu não costumo ler esses conteúdos extras nos livros, mas os dessa edição eu tive muita vontade, e estão incríveis, não vou falar muito sobre os contos em si, pois eles não são muito longos e acho que o legal é descobrir e ver como o Dupin desvenda os mistérios por si próprio, só digo que recomendo muito a leitura e pretendo adquirir outras obras do autor.

nyx 29/06/2023

Eu gostei do livro, mas na primeira história eu achei muito legal, a segunda eu tava interessada mas o monólogo me deu uma canseira mas ai no terceiro achei legal de novo, foi a primeira vez que eu li poe realmente e não me arrependi.

jeslendo 27/06/2023

Nunca tinha lido nada do autor antes e o primeiro contato não foi um dos melhores.

Não curto muito o estilo de investigação, ainda mais quando toda ela é apenas um personagem fazendo suposições e, no final, descobrindo tudo, como o maior detetive do mundo que não está nem mesmo no mercado de trabalho. E claro, o tanto de detalhes e informações é um pouco cansativo.

O primeiro conto foi muito leve e fácil de entender, até mesmo divertido. Essa foi a história que eu escolhi para ler na faculdade ainda essa semana e então só li as outras duas para não deixar nada inacabado, como odeio.

Tudo se iniciou bem no segundo conto, mas terminei e ainda não sei o que aconteceu. Não estava entendendo absolutamente nada e as informações não estavam fazendo mais sentido. Decidi apenas continuar a leitura e não me importar com mais nada.

O terceiro e último conto poderia ter sido interessante, e começou assim, mas foi absurdamente confuso. Muito confuso. O bom é que foi curto, li no intervalo do trabalho.

Foi um pouco decepcionante, sim, mas sei que as obras do autor são enormes e ele tem todo o tipo de história; uma pode acabar me conquistando.

Kaled 22/06/2023

Gostei bastante, especialmente do conto "Os assassinatos na rua Morgue". No entanto, não tive a mesma empolgação com "O mistério de Marie Rogêt" e "A carta roubada".

Poe teve um papel fundamental na influência das narrativas policiais "enigma de um crime", especialmente com a figura excêntrica, analítica e altamente perspicaz de Dupin. Isso me lembra o personagem L de Death Note, com sua genialidade e habilidade dedutiva. Talvez essa seja a minha irritação. Além disso, incomoda-me o uso excessivo de termos e expressões francesas no texto. (Odete Roitman do século XIX? Haha, apenas uma brincadeira.) Poe é realmente maravilhoso!

sawvoureux 16/06/2023

Os assassinatos na Rua Morgue
Muito bom, como fã, estes tres contos me lembraram bastante sherlock holmes, porém com um grau mais metodótico e com uma conotação mais explicita no que se diz sobre os crimes e assassinatos.

ótima leitura, pretendo adentrar mais no canone do poe mais pra frente.

Livro que livra 11/06/2023

Entre o clássico e o policial
Na literatura policial as obras de Edgar Allan Poe são vinculadas ao romantismo sombrio, sua narrativa é associada ao grotesco, irracional e sobrenatural.

?Os assassinatos na rua Morgue? é um conto policial gótico. Retrata também a invisibilidade de figuras femininas nas grandes metrópoles.

?O mistério de Marie Rogêt? é baseado em um crime ocorrido em Noa York, destaca a questão do feminicídio.

?A carta roubada? destaca o âmbito da política.

O espírito humano é exaltado nestes três contos tendo fortes características de análise psicológica, subjetividade, sentimentalismo e angústia. Poe domina a arte do manter em suspense, segura o leitor até o desfecho.

_Du_ 06/06/2023

Sensacional
Dá para entender quando se fala que sem Poe não existiria Sherlock, Poirot e outros. O mistério de como o crime aconteceu, o cenário aparentemente impossível, as faculdades de dedução acima do normal. Mas aqui o horro de Poe aparece, deixando as coisas mais vicerais. Recomendo.