Os assassinatos na rua Morgue

Os assassinatos na rua Morgue Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

Júlia 30/05/2023

Uma antologia de contos não tão famosos (com exceção de "the black cat") do poe, todos envolvendo diferentes faces da perversidade.
meus contos favoritos foram "hop-frog ou os oito orangotangos acorrentados" e, claro, "o gato preto", que eu já conhecia.

RafaelMaiaNogueira 28/05/2023

Um clássico perfeito!
Sem sombra de dúvidas um dos melhores autores de todos os tempos! Sobre o livro, o conto principal é simplesmente brilhante, com outros contos interessantes.

Tamires 22/05/2023

O mito fundador da literatura policial
O livro em questão é aglutina diversas influências do suspense e da análise que pairavam por séculos na literatura ocidental. Poe, de maneira magistral, extrai daí três contos que frutificaram exponencialmente, ao inspirar autores por quase dois séculos.

Thati 21/05/2023

A escrita do Poe é muito boa, porém tem umas horas q ele viajava muito e eu ficava "acaaaaba logoo", mas ele detalha muito bem e explica tudo mesmo...No primeiro conto n esperava aquele desfecho, foi a última coisa q pensei, já tava até apelando pro lado sobrenatural kkkkk os outros dois contos n foram lá essas coisas

ceci :)) 07/05/2023

Entediante ?
Juro me esforcei muito pra terminar esse livro, eu gostei do tipo de história do edgar mas muitas vezes me peguei implorando pra acabar logo, como as falas de 4 páginas do Dupin???????, especialmente aql q ele passa quase o conto inteiro comparando jornais ????
enfim achei bem criativo e acho interessante ver como edgar influenciou a literatura q conhecemos hoje

bia 08/04/2023

Assassinatos na rua morgue e outras histórias
O livro ?Assassinatos na Rua Morgue e Outras histórias? não aborda apenas o conto ?Assassinatos na Rua Morgue? como outros contos de Edgar Allan Poe. E acho que vou ser mentirosa se disser que gostei dessa coletânea.
a obra começou com ?O demônio da perversidade? que foi praticamente um sonífero, lia, relia e nada das palavras ficarem mais claras, tudo parecia só um monte de palavras jogadas, o que criou uma primeira impressão muito ruim do livro!
por sorte, a história do gato preto, hop-frog, e talvez, assassinatos na rua morgue, salvam o livro. Histórias bem desenvolvidas e de certa forma ?assustadoras?, que era o que eu estava esperando pro livro, e o final de ARM foi bem bobinho, mas bom.
por outro lado, as outras duas histórias foram totalmente esquecíveis, chatas e desnecessariamente longas.
só não desisti do livro porque é pra escola?

Erik96 05/04/2023

Poe, sendo Poe
Mais um clássico que apesar de não ser tão forte, tem muito valor. Escrita mais complexa, que assim como F. Kafka, se conseguir engrenar no começo, o resto do livro desenrola muito bem.

astra9r 04/04/2023

Novo medo desbloqueado
A prosa de poe, assim como seus poemas, explora o imaginário e os lados sombrios como ninguém e de uma forma que deixa sempre um gostinho de quero mais.
dito isso, orangotangos são animais assustadoramente fascinantes.

Fernanda 28/03/2023

Os Assassinatos na Rua Morgue
Edição com três contos, sendo eles ?os assassinatos na rua morgue?, ?o mistério de marie rogêt? e ?a carta roubada?.
O primeiro eu adorei, achei muito diferente. Os demais não me apeteceram.

Antonia 18/03/2023

Perversidade
Os contos de Edgar Alan Poe, antes de iniciar, são introduzidos brevemente com contextos sobre o conto, sendo realizado pela narrador da história em questão. Essa parte inicial conversa com o que vai ser exposto pelo narrador ao longo do conto. Me lembrou muito a série "The Twilight Zone" e, agora, mais recentemente "O gabinete de curiosidades de Guilherme Del Toro."
Outra coisa que eu achei marcante na literatura de Edgar Alan Poe foi o uso da palavra "perversidade" nos seus contos. De acordo com o autor, existe uma ação perversa que está presente nas nossas vidas, alguns conseguem controlar e outros acabando "caindo do precipício". (Não sei se ele só utiliza esse termo somente nos seus livros ou se é algo que ele realmente acredita!)

Gostei dos contos e dos seus plots, mas achei alguns meio chatinhos como o conto "Assassinatos na rua Morgue". Os que eu mais gostei foi "o demônio da perversidade", "Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" e "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar".

Os contos expostos no livro são:

1. O demônio da perversidade;
2. Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados;
3. Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar;
4. O gato preto;
5. Nunca aposte sua cabeça com o Diabo;
6. Assassinatos na rua Morgue.

skye 11/03/2023

Nada de uau
Sei que tudo é supostamente intencional, desde a maneira que a história é contada até os elementos que surgem nela e como isso é passado lentamente pro leitor mas não muda o fato de que achei bem chato

ele é tão bom no terror que essa faceta de detetive/policial fica somente como "outra coisa que fiz só pra completar o salário do mês", pelo menos é essa a sensação que me passou

Luely 07/03/2023

Não leria novamente
A descrição das cenas me chamou mais atenção do que os próprios personagens e desenrolar da história.

Gustavo611 07/03/2023

Fui com muita expectativa ler este livro, pois sou grande fã de Ágatha Christie e histórias de detetive. Respeito muito o fato desses escritos terem influenciado e estabelecido os parâmetros que possibilitaram o surgimento de todo esse gênero literário. Mas infelizmente, não consegui me conectar com nenhum dos 3 contos. Os inícios eram super promissores, mas os desfechos deixaram a desejar, ao meu gosto. Saio desta leitura grato por conhecer essas narrativas fundamentais para o surgimento desse universo, mas não adorei.