Os assassinatos na rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

_luizabertolini 16/10/2012

Não faz Sentido
Claro que o prezado Edgar Allan Poe sempre será o Pai do suspense, mas na minha concepção, o livro desapontou muito! Parece que ele tinha um limite de páginas para escrever e só deu uma viajada para terminar rápido.
De acordo com a brutalidade dos assassinatos, eu esperava por comparsas engenhosos e frios, não um Oranganto que fugiu de casa e decidiu matar mãe e filha.
Pra mim o livro simplesmente não faz sentido!
Desculpa se disse alguma coisa que lhe ofendeu.

Kevin Kretzu 31/12/2012

Horrível!!! O pior livro que já li na minha vida! "Assassinatos da Rua Morgue" é chata, mesmo sendo um livreto, e o final é mais ridículo ainda. Completamente sem noção. "Escaravelho de Ouro" é 'menos pior', mas não salva. Não recomendo!

GH 15/12/2014

Obrigado, Poe...

Por, através da sua loucura e genialidade, inspirar e incitar o surgimento de personagens como Sherlock Holmes e Watson, e que, através deles, criar o meu personagem de televisão favorito, que, indiretamente, se deve muito a você: Dr. House.

Bom, vamos lá... primeiro contato com o autor, que inspirou uma boa negada por ai, mas um dos meus favoritos é o Stephen King.
E porra, no momento ainda fico com o King, pois já li cerca de 8 livros dele e sei o quanto ele é bom, especialmente em saber trabalhar muito bem o psicológico de seus personagens, que aliado a grandes histórias, o torna fora do sério, mas, infelizmente, se eu acabar lendo algo mais do Poe, acho que mudarei de opinião. Com esse livro curtinho de pequenos contos eu já vi toda a genialidade obscura e doentia desse autor. Fico imaginando ler algo maior dele, um romance, o quão bom deve ser.
Vimos aqui personagens melancólicos, autodestrutivos, beirando a loucura (ou já loucos) em plena decadência da razão. E, junto a isso, histórias de terror muito bem elaborados. E uma pitada de tragédia cômica, em especial no conto ''O Escaravelho de Ouro''.

E meus contos preferidos:

- O Coração Revelador
- O Gato Preto
- O Retrato Oval

Vinicius 27/02/2015

Autor: Edgar Allan Poe
Editora:Saraiva
O livro e de suspense que conta a historia de um assassinato da Mãe e da filha na rua morgue que a policia e os detetives investigaram muitas pessoas para saber o paradeiro do crime mais tudo isso foi em vão, os detetives não pararão de procura prova ate que um dia encontrarão um orangotango e pensaram que ele tinha feito aquilo com a mãe e a filha e colocaram um aviso no jornal para tentar encontra o dono do animal o dono veio e os advogados fizeram perguntas ao dono do animal que era um marinheiro.

Suzanne 23/03/2015

Assassinatos na Rua Morgue
Assassinatos na Rua Morgue de Edgar Allan Poe foi, publicado pela primeira vez em 1841. Editora Saraiva/ Ano: 2006. Edgar conta a história de um homem, que conheceu um indivíduo na biblioteca, com tamanha inteligência que ele jamais vira, C. Auguste Dupin. Desde então tornaram-se amigos, e a compartilhar, ideias, conhecimentos e métodos, juntos. Certa vez, os dois andavam pelas ruas de Paris a alta madrugada, quando viram uma notícia em um jornal. A manchete dizia: ASSASSINATOS NA RUA MORGUE. Esse caso despertou a atenção de Dupin, o qual se aprofundou no assunto.
A forma que o sr. Dupin resolve o mistério é impressionante, esse livro é um conto policial, que fez muito sucesso em meados do século XIX. É um livro interessante para quem se identifica com esse tipo de leitura.

Nielly 13/06/2015

O livro assassinatos na Rua Morgue, do escritor de estilo gótico, Edgar Allan Poe (1809-1849), editora Saraiva, São Paulo, 2008, contendo 45 páginas, tem por pano de fundo, um cenário de crimes e mistérios é narrado por narrador personagem e em primeira pessoa.
O livro começa contando como o narrador conheceu seu amigo e companheiro, C. Auguste Dupin, sendo que os mesmo compartilhavam de gostos muito semelhantes (amor por livros) e resolveram morar juntos.
O desenrolar da história começa, quando ambos leem no jornal a noticia de que havia ocorrido um crime insolucionável, na Rua Morgue, crime ao qual era bastante macabro e acabou vitimando duas mulheres. Dupin fica bastante curioso com os assassinatos e resolve juntar pistas e desvendar o tal mistério. Os métodos usados por Dupin assemelham-se muito com os de Sherlock Holmes, dando a entender que seu amigo, o personagem que narra, pode muito bem passar-se por Watson, já que o mesmo é o seu companheiro nessa trajetória e o adimira de maneira bastante peculiar, assim, nosso personagem consegue desvendar o tal crime e deixar o leitor surpreso com quem realmente é o tal assassino.

sarah 08/03/2020

Incrível
Esse livro traz 11 contos de Edgar Allan Poe sendo eles:
Assassinatos na Rua Morgue
O Mistério de Marie Rogêt
O coração revelador
O gato preto
O retrato oval
A máscara da morte rubra
A carta roubada
A queda da casa dos Usher
A esfinge
O poço e o pêndulo
O escaravelho de ouro

É extremamente impressionante como todos os contos trazem finais inesperados e incríveis. O livro é muito descritivo e com muitos monólogos o que pode deixar a leitura um pouco lenta, mas você não consegue parar de ler. Meus contos preferidos foram "O retrato oval" que deu realmente medo já que essa é uma das marcas do escritor. "O gato preto" que explorou a parte mais sombria do homem com um desfecho incrível. "O poço e o pêndulo" teve uma história bem escrita que faz com que você sinta a agonia do protagonista e o final desse conto foi inesperado e maravilhoso.
Assassinatos na Rua Morgue é o conto principal desse livro e um dos livros mais famoso do autor com todo o crédito. Dupin (que é o detetive da história) consegue te deixar preso na leitura enquanto ele resolve o caso com total maestria e o desfecho é inesperado e totalmente não óbvio.
Todo mundo deveria ler um livro do Poe para ficar impressionado com suas histórias assim como eu fiquei.

Danilo.Claudino 18/04/2017

Bom para uma adaptação.
É uma leitura bem juvenil. Pra quem tá mais viciado nos originais como eu, senti um pouco a diferença. Mas foi uma leitura agradavelzinha. Livro pra menino esse. O lance da adptação é que sempre bate aquela curiosidade do quão diferente é do original.

Brnoliver 14/07/2017

Assassinatos da Rua Morgue
O assassinato da Rua Morgue é o primeiro dos três casos de Dupin escritos por Poe. Assim como os outros, o livro é bem curto, mas é considerado o pai dos romances policiais e livros de detetives famoso como Sherlock e Poirot, por isso o livro guarda uma grandiosidade própria e o nascimento de um estilo.

A história é ótima, apesar de alguns pontos serem um pouco fora da realidade - o que pode ter melhorado ao longo dos romances policiais - Mas ganha pela originalidade do autor e pela construção dos personagens.

Citação: "A profundidade reside nos vales onde a buscamos, e não nos cumes montanhosos onde ela é encontrada."

Inlectus 24/02/2018

Bom.
Leve e gostoso

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

Introdutor Do Gênero
Publicado originalmente em 1841, "Assassinatos na Rua Morgue" é considerado o conto introdutor do gênero policial na literatura.

Curiosamente, seu autor, Edgar Allan Poe, é mais conhecido pelas histórias de terror, entretanto, nessa narrativa, ele aborda o assassinato de duas mulheres cuja difícil solução só vem à tona, graças a intervenção de um excêntrico milionário falido, August Dupin.

Tendo como cenário Paris no limiar do século XX, seu protagonista é considerado o percursor de Sherlock Holmes, aliás, ambos métodos investigativos são similares, isto é, baseados na lógica. No entanto, ao contrário da extensa lista de casos do detetive inglês, Dupin participa somente de mais dois contos, "O Mistério de Maria Roget" e "A Carta Roubada".

Conhecido como "crime do quarto fechado", esse enigma inspirou uma série de livros policiais. Afinal, como é possível um assassino matar sem deixar rastros, entrando e saindo de um cômodo onde as janelas estão fechadas e a porta trancada por dentro?... Aproveito para sugerir duas variantes do tema: "A Banda Malhada", de Conan Doyle, e "Assassinato no Expresso Oriente", de Agatha Christie.

(@jr__barboza) 19/11/2018

9.Assassinatos na Rua Morgue. (1841)
EDGAR ALLAN POE, é um escritor sombrio e sofisticado articula muito bem as palavras e causa curiosidade linha por linha em seus relatos, particularmente achei ele muito intimo de termos aterrorizantes e macabros, mas o livro é uma obra prima e mostra a pontinha do iceberg que é o Famoso Edgar.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

O personagem principal deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/97885020559

Andressa.Ferregutti 11/02/2020

Outro do Grande Edgar... Eu já mencionei que só assim pra eu ter contato com terror né? ;)