Os assassinatos na rua Morgue

Os assassinatos na rua Morgue Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Assassinatos na Rua Morgue

(@jr__barboza) 19/11/2018

9.Assassinatos na Rua Morgue. (1841)
EDGAR ALLAN POE, é um escritor sombrio e sofisticado articula muito bem as palavras e causa curiosidade linha por linha em seus relatos, particularmente achei ele muito intimo de termos aterrorizantes e macabros, mas o livro é uma obra prima e mostra a pontinha do iceberg que é o Famoso Edgar.

Suzanne 23/03/2015

Assassinatos na Rua Morgue
Assassinatos na Rua Morgue de Edgar Allan Poe foi, publicado pela primeira vez em 1841. Editora Saraiva/ Ano: 2006. Edgar conta a história de um homem, que conheceu um indivíduo na biblioteca, com tamanha inteligência que ele jamais vira, C. Auguste Dupin. Desde então tornaram-se amigos, e a compartilhar, ideias, conhecimentos e métodos, juntos. Certa vez, os dois andavam pelas ruas de Paris a alta madrugada, quando viram uma notícia em um jornal. A manchete dizia: ASSASSINATOS NA RUA MORGUE. Esse caso despertou a atenção de Dupin, o qual se aprofundou no assunto.
A forma que o sr. Dupin resolve o mistério é impressionante, esse livro é um conto policial, que fez muito sucesso em meados do século XIX. É um livro interessante para quem se identifica com esse tipo de leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

O personagem principal deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/97885020559

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

Assassinatos na rua Morgue e outras histórias é uma coletânea de alguns dos contos mais misteriosos e representativos de Edgar Allan Poe.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788502059542

Andressa.Ferregutti 11/02/2020

Outro do Grande Edgar... Eu já mencionei que só assim pra eu ter contato com terror né? ;)

Kleber Rafael 06/07/2016

Poe... é um gênio!!
Reafirmando o que já havia falado sobre o Poe quando li o livro "histórias extraordinárias", ele realmente é um gênio... Nem todos os seus contos são magníficos, mas o conto "A verdade no caso do Mr. Valdemar" é incrível, o melhor conto do gênero terror dessa coletânea. Já em Assassinatos na rua Morgue que leva o nome do livro, é aquela história policial investigativa, aliás muito bem narrada, o que serviu de inspiração para o famoso detetive Sherlock Holmes do Arthur Doyle e para o detetive Hercules Poirot da Agatha Christie. Livro pequeno, de leitura rápida... Recomendo para quem gosta do gênero.

sarah 08/03/2020

Incrível
Esse livro traz 11 contos de Edgar Allan Poe sendo eles:
Assassinatos na Rua Morgue
O Mistério de Marie Rogêt
O coração revelador
O gato preto
O retrato oval
A máscara da morte rubra
A carta roubada
A queda da casa dos Usher
A esfinge
O poço e o pêndulo
O escaravelho de ouro

É extremamente impressionante como todos os contos trazem finais inesperados e incríveis. O livro é muito descritivo e com muitos monólogos o que pode deixar a leitura um pouco lenta, mas você não consegue parar de ler. Meus contos preferidos foram "O retrato oval" que deu realmente medo já que essa é uma das marcas do escritor. "O gato preto" que explorou a parte mais sombria do homem com um desfecho incrível. "O poço e o pêndulo" teve uma história bem escrita que faz com que você sinta a agonia do protagonista e o final desse conto foi inesperado e maravilhoso.
Assassinatos na Rua Morgue é o conto principal desse livro e um dos livros mais famoso do autor com todo o crédito. Dupin (que é o detetive da história) consegue te deixar preso na leitura enquanto ele resolve o caso com total maestria e o desfecho é inesperado e totalmente não óbvio.
Todo mundo deveria ler um livro do Poe para ficar impressionado com suas histórias assim como eu fiquei.

Pietro 29/05/2020

Conheci este livro na aula de leitura, na escola onde estudo. O que mais me chamou a atenção foi o título do livro. A história se passa em Paris e conta como aconteceu o assassinato de duas mulheres, Madame L' Espanay e sua filha Camille L' Espanay, que moravam em um edifício na Rua Morgue. O crime é investigado por C. Auguste Dupin e seu amigo que narra a história. Em um trecho da história é contado o jeito que o corpo de Madame L' Espanay foi encontrado: "em um pequeno pátio calçado, que fica na parte detrás do edifício, onde jazia o corpo da velha senhora, com a garganta cortada..." e também o corpo da filha: "No rosto, foram achados muitos arranhões fundos, e no pescoço hematomas escuros, com sinais profundos de unhas...". No site skoob.com.br, de 537 avaliações de leitores, o livro recebeu nota média de 3,7 de 5. Pra quem gosta de história sobre investigação, mistério e com final que surpreende muito, com certeza vai gostar deste livro.

Marcos Hübner 17/07/2020

Toda a perversidade compilada em uma obra
O último conto do livro, que lhe dá nome, é profunda quando o instrumento do crime é uma navalha e os golpes que deceparam a cabeça da vítima são semelhantes ao ato de barbear. Apenas quem conhece o conto vai entender o que quero dizer com: isso é uma alegoria para a perversidade do homem. Na verdade todos os contos são. Acho incrível como raramente os perversos saem impunes nesses contos do Poe, na maioria das vezes porque ?a nossa consciência é nosso maior tribunal?, citando um artista local que conheço.

Sobre essa seleção de contos em específico achei perfeita para introduzir o Poe porque são bem diversificados e profundos psicologicamente.

Recomendo muito para quem tem um pouco mais de estômago e gosta de tramas psicológicas, porque tanto a criatividade quanto as traduções são muito profundas.

Nota 10.

Gianny 27/08/2020

Muito bacana de ler, gostei da escrita e da estória em si.
É um conto bem fácil e rápido de ler.

Vinicius 27/02/2015

Autor: Edgar Allan Poe
Editora:Saraiva
O livro e de suspense que conta a historia de um assassinato da Mãe e da filha na rua morgue que a policia e os detetives investigaram muitas pessoas para saber o paradeiro do crime mais tudo isso foi em vão, os detetives não pararão de procura prova ate que um dia encontrarão um orangotango e pensaram que ele tinha feito aquilo com a mãe e a filha e colocaram um aviso no jornal para tentar encontra o dono do animal o dono veio e os advogados fizeram perguntas ao dono do animal que era um marinheiro.

GH 15/12/2014

Obrigado, Poe...

Por, através da sua loucura e genialidade, inspirar e incitar o surgimento de personagens como Sherlock Holmes e Watson, e que, através deles, criar o meu personagem de televisão favorito, que, indiretamente, se deve muito a você: Dr. House.

Bom, vamos lá... primeiro contato com o autor, que inspirou uma boa negada por ai, mas um dos meus favoritos é o Stephen King.
E porra, no momento ainda fico com o King, pois já li cerca de 8 livros dele e sei o quanto ele é bom, especialmente em saber trabalhar muito bem o psicológico de seus personagens, que aliado a grandes histórias, o torna fora do sério, mas, infelizmente, se eu acabar lendo algo mais do Poe, acho que mudarei de opinião. Com esse livro curtinho de pequenos contos eu já vi toda a genialidade obscura e doentia desse autor. Fico imaginando ler algo maior dele, um romance, o quão bom deve ser.
Vimos aqui personagens melancólicos, autodestrutivos, beirando a loucura (ou já loucos) em plena decadência da razão. E, junto a isso, histórias de terror muito bem elaborados. E uma pitada de tragédia cômica, em especial no conto ''O Escaravelho de Ouro''.

E meus contos preferidos:

- O Coração Revelador
- O Gato Preto
- O Retrato Oval

Janaina.Clara 18/12/2020

Foi minha primeira leitura de Edgar Allan Poe e ainda em inglês (no caso li no meu curso) acabei gostando e lendo mais histórias dele

vivi 14/01/2021

edgar allan poe lendário quando escreveu o sotaque do corvo em inglês britânico e disse "neva"

Victória 07/06/2024

Esperava mistério e recebi um orangotango.
Esse foi o primeiro contato que tive com o Poe. Dos 3 contos, eu gostei mais do último. Pelo título da minha resenha, eu claramente não gostei da 1a história e a 2a fiquei ????? OK, né? KKKKKK No futuro, pode ser que eu dê outra chance pra essas histórias.