De amor e amizade

De amor e amizade Clarice Lispector

Resenhas - De amor e amizade

sab 09/11/2022

Ler Clarice Lispector é umas das coisas mais gostosas e prazeirosas da vida! Essa mulher escreve tão bem, e esses temas são tão gostosos de ler sobre!

05/11/2022

(explosão)
Meus sentimentos sobre esse livro são meio conflitantes, mas, no fim, saí com uma boa impressão
No meio de alguns sem pé nem cabeça, os contos da Clarice são bem reflexivos e filosóficos, realmente te colocam pra pensar e muitas vezes te proporcionam epifanias
É um livro muito gostosinho de ler (na maior parte do tempo) e gosto muito da maneira da clarice de pensar, é bem interessante ver esse processo no papel
Enfim, às vezes você tem que ficar voltando e ler de novo pra entender o que ela quis dizer mas você sai bem reflexivo e realizado da leitura, gostei bastante

Vitoria.Machado 03/11/2022

Ufsc
Confesso que só comecei a ler porque vou fazer a prova da ufsc e tem uma lista de livros obrigatórios, porém depois que terminei de ler (demorou mas acabou) me sinto diferente, de certa forma ler um livro de uma mulher tão importante para a literatura quanto Clarice Lispector e ver que em seus contos frequentemente ela se rebaixa e se diz como nada mais que uma escritora de histórias me deixou perplexa pois tipo quem não conhece Clarice Lispector, mesmo agora tantos anos depois de sua morte?

leonardson 02/11/2022

Clarice Lispector traz, por meio de suas crônicas uma visão realista do mundo. Foi uma grande escritora.

lesuppi 01/11/2022

Clarice Lispector
Primeira vez que li obras de Clarice, esperava que a leitura fosse mais densa, mas fluiu com sentimento;
Clarice se mostrou solitária em suas crônicas, confusa e cansada também;
Consegui dividir algumas crônicas para melhor entender seus contextos, já que muitas vezes elas conversam entre si;
1) apaixonantes: ao que leva o amor?; saudade
2) incríveis: um homem; o presente; olhava longe, sem rancor; os grandes amigos.
3) curioso: por que?
4) atuais: amor; tanto esforço; dies irae.

Sofia.Budal 21/10/2022

primeira leitura
é a primeira vez minha experienciando a beleza que é a literatura de clarice lispector, e não me arrependi nem um pouco, os poemas são lindo e deu uma leitura muito leve, fácil e rápido. Ótima autora para começar a literatura brasileira.

Natália 07/10/2022

Lindo
Confesso q tinha certo preconceito com a autora, mas isso pq eu tive contato apenas com alguns fragmentos e achei um tanto quanto desconexo.
Pois bem, leitura obrigatória de vestibular, imaginava que seria uma tortura. Tolo engano.
Nessa coleção de crônicas o tema principal é o amor e suas diferentes formas. É impossível não se identificar com pelo menos um deles. A pureza, sinceridade, vulnerabilidade e coragem da Clarice é lindo de se ler.
É genial ver como ela transforma situações banais e despercebidas em reflexões.
Realmente, não há igual como ela foi.

helena 06/10/2022

clarice!
não tenho palavras pra explicar o quanto eu amo os textos dessa mulher. clarice lispector é genial, feliz de ter a oportunidade de ler quase tudo que ela já escreveu! ?

leitordamadrugada68 21/08/2022

Achei super interessante a ideia de juntar várias crônicas e textos da Clarice em um livro. Adoro as obras dela e nunca havia tido a oportunidade de ler essas obras menores antes.

wolfwrath 25/07/2022

"Comecei a mentir por precaução, e ninguém me avisou do perigo de ser tão precavida; porque depois nunca mais a mentira descolou de mim. E tanto menti que comecei a mentir até a minha própria mentira. E isso ? já atordoada eu sentia ? isso era dizer a verdade. Até que decaí tanto que a mentira eu dizia crua, simples, curta: eu dizia a verdade bruta."

Não tem jeito, eu vou ter que ler e reler todas as obras de Clarice durante toda minha vida.

juao 10/07/2022

tenho a sensação de que poderia ler Clarice para o resto da vida, de fato poderia. seria um sonho. meu último livro com dezessete ??

Thata 12/06/2022

Livro muito gostoso de ler. Nostálgico e afetivo, muito leve e acolhedor. Adorei a forma de escrita da autora.

maria 27/05/2022

de amor e amizade
eu gostei bastante do livro, as vezes é um pouco complicado de ler mas é tudo bem eu acho. alguns dos textos são bem engraçadoskkkkkkkkk e é isso:) gostei!