De amor e amizade

De amor e amizade Clarice Lispector

Resenhas - De amor e amizade

gilmoredaughter 16/01/2023

por causa de um bule de bico rachado
esse livro foi o meu primeiro contato com uma obra da Clarice Lispector e eu achei a escrita muito bonita e identificável, ela coloca muita emoção em cada crônica, umas mais longas e outras mais curtas. Em alguns momentos eu fiquei bem perdida com as situações, por causa da linguagem, mas acredito que em alguma releitura eu consiga aproveitar cem por cento do livro. Minhas crônicas favoritas são amor imorredouro, por não estarem distraídos, as grandes punições, Sérgio Porto, o grito e saudade.

mari 08/01/2023

Clarice
O livro é uma série de contos, fiscalizados nos temas de amor e amizade que fazem parte da vida de todos nós e que Clarice trata com seu estilo único. Ótima leitura para conhecer a autora.

catarina 01/01/2023

clarice sendo clarice
chorei mais do que esperava, mesmo não estando tão surpresa assim. este livro reúne crônicas que me marcaram e abriram feridas inimagináveis, me senti mais perto de clarice do que nunca. a partir daqui, crio um carinho ainda mais especial pela autora, que me tocou com sentimentos que nenhum outro livro foi capaz de descrever até então. o primeiro de 2023 não poderia ser diferente, obrigada clarice

lorena 28/12/2022

Completamente apaixonada pelas crônicas de Clarice. O nível de identificação com algumas (muitas) delas foi absurdo e simplesmente gostoso.
Como foi boa essa leitura e as tantas sensações, lembranças e sentimentos que ela me proporcionou. ?

Maria; 16/12/2022

Acho lindo todos os texto da Clarisse, ela era uma mulher genial. Pretendo ler mais obras dela.

Em algumas das crônicas parece que ela fala exatamente o que eu penso ou ja pensei, só nunca consegui colocar em palavras.
Rafaela.Fulco 16/12/2022minha estante
nossa vou ler esse essas férias, depois te conto

Camila 14/12/2022

Gostei bastante, mas do que imaginava. As crônicas são leves e divertidas, bom jeito de começar a ler Clarice.

Kassiely1 13/12/2022

Primeiro livro que eu li da Clarice e devo dizer que esperava um pouco mais mas isso não me fez desgostar da leitura. Em alguma das crônicas ela aborda o assunto do luto, o que eu acho um tema um pouco profundo de se debater mas ela trouxe de uma forma um pouco mais leve, o que eu gostei. Após esse, mal posso ler as próximas obras da digníssima Clarice.

Isadora.Valerim 11/12/2022

Lembro que no início do ano conversei com uma amiga sobre esse livro. ?De amor e amizade? era uma das leituras obrigatórias para o vestibular da UFSC, e eu não estava muito ansiosa para ler ele. Achei que seria mais um livro chato de vestibular e que eu teria que ler na força do ódio, mas essa amiga disse q ela leu e achou muito bom, até pensava em ler outros trabalhos da Clarice, então fui de cabeça aberta.

Realmente, afinal o livro era muito bom, o modo com que a autora escreve atiça a sua vontade de saber de qual modo inusitado a história vai terminar. Uma mistura de pensamentos, comparações e epifanias torna a leitura dinâmica e estimulante, e faz você refletir sobre os assuntos abordados. Talvez eu me aventure em outras obras dela no futuro, mas por hora, gostei da experiência.

Lelle. 09/12/2022

Meu Deusss, que livro incrível!!! Eu amei tanto cada crônica dessa obra. Foi meu primeiro contato com Clarice Lispector e já me senti completamente tocada com seu dom. O que Clarice tinha era um dom! Não é fácil passar tanto sentimento e vivência com a escrita, e ela fazia isso perfeitamente.
O livro conta sobre os temas mais simples (e ao mesmo tempo complicados) da vida e como cada ação traz um ensinamento. Amei muito mesmo, recomendo demais. Já estou ansiosa para ler outras obras de Clarice.

gi 08/12/2022

Tudo
Apesar de não se considerar feminista, Clarice em várias crônicas se mostra a frente do seu tempo em relação à condição da mulher na sociedade, os elementos de metalinguagem e transparência dela são o que tornam ela uma das maiores do mundo

Davi.Paiva 02/12/2022

Recomendado para quem gosta dos textos dela.
Eis que leio mais um livro da minha coleção particular ponderando se o coloco à venda ou não. E antes que eu venda o meu exemplar, é melhor eu contar aqui como foi a leitura.

Todo escritor é único. Alguns eu vejo mais singulares do que outros. Machado de Assis, Guimarães Rosa e Clarice Lispector são alguns deles. Vejo muita gente tentando copiar seus estilos em experiências que sempre acabam em cópias malfeitas sem deixar de reconhecer que tais "escritores-fãs" se esforçaram, pelo menos.

Mas não tem jeito. Quando Clarice escrevia para um público adulto ela se soltava naquele jeito complexo que só ela era capaz de fazer. E escrever para um público jovem, pela experiência que percebi lendo tal livro, deve ter sido tão difícil quanto ter um carro de corrida e ter que andar com o mesmo em velocidade baixa.

Claro que nem toda crônica deste livro apresenta esta Clarice contida que estou descrevendo. Dos textos, destaco "O Primeiro Beijo" e "As Grandes Punições" como os meus preferidos; "Por Causa de um Bule de Bico Rachado" como horrível, mas que instiga imaginar o final; "Uma História de Tanto Amor" por ser mais a cara da autora e nem um pouco contido.

Em suma, creio que este livro cai como uma luva para quem já tem o hábito da leitura ou que realmente goste dos trabalhos da autora.

Recomendo!
Giovanna 19/06/2023minha estante
senti exatamente isso, senti falta da complexidade dela

bea 30/11/2022

Vários tipos de amor
Li esse para o vestibular da UFSC e mesmo sendo bem diferente dos livros que eu normalmente leio foi legal poder ter esse contato com a escrita de Clarice

Tata 23/11/2022

Primeiro livro lido da Clarisse, mas gostei muito. Apesar de não gostar de todas as crônicas, a maioria supriu as expectativas.

Marcos 13/11/2022

Clarice tem uma escrita fenomenal e nesse ela me cativou, senti-me íntimo dela e a cada crônica que lia mais parecia que estávamos em uma conversa de domingo onde bebiamos vinho e falávamos da vida. Recomendo muito para quem quer ler algo rápido mas forte.

LAvia 12/11/2022

Íntimo: uma conversa entre amigas.
Em ?De amor e amizade?, Clarice fala comigo. Me conta suas histórias, dores, angústias, reflexões melancólicas e alegrias, relacionadas, claro, ao amor e à amizade. Em outras obras da autora, vemos essa profundidade intensa que sua escrita. Neste livro, justamente por se tratar de crônicas, está mantida essa intensidade toda, mas de maneira mais rápida, quase como pensamentos cotidianos de quem descobre o mundo. Por isso, é um ótimo livro para quem deseja começar a se aventurar na floresta densa que é a escrita de Clarice Lispector. Em especial, recomento a crônica ?Dies Irae?, sobre amanhecer em cólera. Obra lindíssima, que mostra a grandeza da escritora em outros tipos de narrativa.