De amor e amizade

De amor e amizade Clarice Lispector

Resenhas - De amor e amizade

Kedma.Favero 20/04/2023

De amor e amizade
Eu amei!!! É tudo o que posso dizer.
Estava para ler esse livro há um bom tempo, mas sempre deixava de lado (pura preguiça).

Parece uma conversa de amigas durante um cafezinho às 15h no centro do Rio!!!!!! É incrível como Clarice consegue se fazer tão próxima do leitor!

Todo mundo, com certeza, vai se identificar mais com um texto ou outro, mas vai se identificar com alguma coisa.

Recomendo a todos!!! Principalmente para começar a ler Clarice Lispector.

”Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”

milena828 16/04/2023

Divino.
Tinha medo de ler algo da clarice e não entender nada, mas após essa leitura percebi que não é sobre entender e sim sobre sentir

e eu senti de tudo durante esse livro, me conectei com os contos e com a escrita!!

Lety Tate 02/04/2023

Primeiro
Me peguei em um trânsito absurdo de carnaval no Rio, com um motorista mais perdido que eu. Nesse momento, após três horas rodando no Rio aguardando para chegar na minha cidade Sorriso, decidi abandonar o motorista perdido e seus passageiros e tentar a sorte no Centro. Geograficamente perdida como sou, me perdi nas ruelas. Mas será que me perdi mesmo? Me deparei com o centro de exposições do Correio ainda aberto e com uma atração sobre a Clarice, montada por uma jornalista e artista fã da autora. Tive contato com Clarice brevemente no ensino médio, mas apenas passei por ela, a urgência do vestibular gritava e Clarice na prova seria o menor dos meus problemas.
Recentemente, decidi retornar para as literaturas clássicas que havia "apenas passado por" ao longo do meu ensino, confesso que da Clarice me esqueci. Relembrei nessa exposição. Sai de lá fervendo, desejando uma livraria aberta (claro que não tinha) para ler imediatamente Clarice. Peguei uns exemplares com minha sogra e, por indicação dela, comecei por este por ser de crônicas. Assim, me acostumaria com a escrita da autora que outros relatam ser difícil. Muitos não gostam por, justamente, não entender o que a autora desejava expressar. Comecei a ler e a vida me chamou, me fazendo abandonar (temporariamente) a leitura. Quando retornei, havia passado por muita coisa e a cada dia que se passava eu tinha sentimentos diferentes e parecia que Clarice, aonde quer que ela esteja (no céu, em outra dimensão, reencarnada ou apenas na terra como adubo) estava querendo me passar mensagens. Não de afeto, mas de realidade. Fui reconfortada pelas suas palavras e recebi conselhos de vida não tão agradáveis. Clarice era gente como a gente e mostrava isso nas crônicas que passara a escrever para o jornal que, posteriormente, transformaram nesse livro. Nem todas as narrativas eram dela, como ela mesma fala, mas ela infelizmente não identificou todas as histórias enviadas a ela (algumas você simplesmente percebe).
As narrativas de Clarice foram densas e algumas eu não entendi. Não acho que ela escreva difícil, acho que ela escrevia de coração como desabafo, pelo menos nesse livro, e quando isso acontece nem sempre conseguimos manter uma linha de raciocínio que os outros conseguem acompanhar.
Acho que vale a leitura para começar a conhecer Clarice.

Vine 31/03/2023

Amor e amizade
O amor e a amizade tem poucas diferenças, mas são tão parecidas como irmãos gêmeos, o amor não precisa nascer da paixão para que seja amor.

Lacerda 23/03/2023

Clarice Lispector é uma autora que nunca decepciona, pois parece que todo trabalho dela ela da a alma. Eu admiro essa mulher como escritora e pessoa, todas as crônicas dela foram muito bem trabalhadas. Não teve uma crônica que eu não admirei, fiquei reflexiva e entendi a mensagem dela. Ela é uma mulher tão magnífica que eu quero passar para os meus filhos. Esse livro é formidável e delicioso.

Aninha 18/03/2023

Foi o primeiro livro da Clarice que eu li e eu gostei muito. Não costumo ler crônicas, mas esse livro de uma certa forma de encantou.
Recomendo muito!

liza 19/02/2023

Livre rápido e fácil de ler
Li como leitura obrigatória para o vestibular, e gostei bastante das crônicas que clarisse nos apresentou aqui!

com uma linguagem simples e relatando fatos do cotidiano, é um livro simples, com crônicas inesquecíveis e que marcam a gente, principalmente as mais curtinhas do livro!

nana. 05/02/2023

mto bom e rápido de ler
apesar de não costumar ler crônicas gostei de todas, mas as q mais marcaram para mim foram "As dores da sobrevivência: Sérgio Porto", "Por não estarem distraídos" e "Lúcio Cardoso"

deverasvieira 31/01/2023

ótimo livro, cumpre bem seu papel
Deixo aqui o meu amor à Clarice, sua investigação minuciosa do cotiado que dividem textos com grandes passeios em seus devaneios, essa dinâmica cria uma profundidade abissal, logo é muito fácil qualquer um que sofre ou já sofreu se identificar com a melancolia da autora, acredito que essa obra está longe de ser uma de suas obras primas como "perto do coração selvagem", "a moreninha" ou "a vida íntima de Laura" porém cumpre o seu papel de aproximar mais o leitor de sua escrita, tem uma leitura gostosa e leve (apesar de que em alguns momentos tive que pausar a leitura por uns minutos antes de retomar com suas palavras).
deverasvieira 31/01/2023minha estante
cotidiano*

Clara2726 24/01/2023

eu tbm sou clarice
como eu amo essa mulher! ela tem a capacidade de fazer eu me identificar com todos as suas obras, sendo vdd ou não... é a genialidade de Clarice!
essa é uma leitura extremamente leve de se fazer e rápida tbm!

Sara Furlan 23/01/2023

Todos os dias me perguntando pq esperei tanto para ler Clarice...

Muito bom como tudo que li até agora, me identifiquei com várias crônicas, tenho uma gosto pelos mais pessoais.

Valena.Monteiro 17/01/2023

Primeiro livro da Clarice Lispector que leio na vida.
O jeito como ela escreve suas histórias, com sentimentos e verdades, levando assim o leitor mergulhar por inteiro em suas palavras.
Amei ler Clarice Lispector, confesso que derramarei algumas lágrimas em algumas partes desta história, que me emocionou e deixou um vazio dentro de mim.