De amor e amizade

De amor e amizade Clarice Lispector

Resenhas - De amor e amizade

mirai0 03/05/2024

Maio 2024
Ótimas crônicas. Ler os livros da Clarice sempre me deixa muito inspirada, porque sua escrita (ou visão de mundo, talvez podemos dizer assim) é um pouco parecida com a minha.
Ela consegue transmitir vários sentimentos, e eu consigo sentir todos eles muito bem enquanto leio cada crônica nesse apanhado aqui. Gosto de como ela apresenta a melancolia e a raiva, também a culpa.

Enfim, uma escritora fenomenal

Elisa Borges 22/04/2024

Explicação
Quero salientar que sou uma grande fã das obras de Clarice, contudo, esta obra não é talvez o estilo que eu goste.

O fato é que as crônicas são curtas demais para que haja um desfecho ou explicações, não consegui compreender o que muitas das crônicas deste livro querem transmitir.

Houveram partes boas, como as ultimas crônicas, mas ainda sim, existem obras muito melhores dela.
Matheus colin 22/04/2024minha estante
Acho que o maior problema é não desenvolver direito as histórias mesmo

geovana 13/03/2024

Quando o amor é grande demais torna-se inútil.
Esse livro foi perfeito, uma escrita "mais clara" do que geralmente sao os textos da Clarice, pra quem quer começar a ler os livros dela eu recomendo com certeza colocar esse pelo menos nos três primeiros.

?Meu mundo é feito de pessoas que são as minhas - e eu não posso perdê-las sem me perder.?

?O que nos salva da solidão é a solidão de cada um dos outros. As vezes quando duas pessoas estão juntas, apesar de falarem, o que elas comunicam silenciosamente uma á outra é o sentimento de solidão.?

Mais um nacional muito bom!!

bibs 02/03/2024

Foi uma leitura que eu adorei. Gosto muito de crônicas no geral, e essas são especialmente divertidas e leves de ler.

clarinha :) 23/02/2024

Simplesmente amei
Clarice sempre me surpreende e não foi diferente nesse livro.
adoro crônicas e adoro com todo o meu coração Clarice Lispector!!
que mulher genial e maravilhosa, trás aquelas leituras q da vontade de viver e de nunca mais existir ao mesmo tempo??
ps: casa comigo clarice

Erika 06/02/2024

Amor e amizade
Uma leitura leve e que prende, nessas crônicas a Clarisse trás algumas experiências e histórias da vida dela de uma forma linda, adorei.

Alessa_08 19/01/2024

Minha mãe sabe muito!
Senti falta de Clarice, então resolvi procurar alguma obra dela em um sebo. Escolhi essa, me chamou a atenção e eu pensei "hmm, Clarice escrevendo acerca do amor e da amizade, por quê não?". Não pretendia ler tão cedo, mas a saudade era tanta que não me contive. Comecei a ler em uma noite e terminei de ler enquanto estava indo trabalhar.

Clarice e seus amores de corpo, amores de alma e os de alma e corpo. Foi uma leitura rápida, mas que trouxe uma sensação de acolhimento e aconchego, como se ela estivesse relatando diretamente para mim os seus sábados. Eu amo a relação que Clarice tem com os seus leitores e como ela consegue envolver-nos em suas obras. Amo o jeito que Clarice é Clarice (minha mãe).

melzinhamelao 07/01/2024

Simplesmente acabei esse livro há tempos mas esqueci de comentar sobre. sem palavras com a tamanha genialidade dessa mulher em suas crônicas. leiam! ?

AleBertulino 30/12/2023

De amor e amizade
Nesta obra, conforme Pedro Vasques destaca no prefácio, a experiência de ler e reler durante minha adolescência foi marcada por uma revelação: "a leitura desta pequena coletânea será uma fonte inspiradora para os jovens leitores que estão iniciando sua jornada na descoberta dos mistérios e prazeres do amor e da amizade". Hoje, como jovem adulto, percebo que ela proporciona um sopro de renovação e reflexão para aqueles que já a descobriram.

A elegante escrita de Clarice, como expressou Carolina Maria de Jesus, nos presenteia com crônicas que viram nossas cabeças, apertam nossos corações, enchem nossos olhos de lágrimas e, em alguns casos, despertam um leve sentimento de raiva. Conforme Clarice mesma afirma, parece que ela está ao meu lado, compartilhando histórias de amor e amizade, e todas essas histórias parecem ser as nossas próprias. Ler e reler Clarice é verdadeiramente um prazer.

bestamericangirl 19/12/2023

Crônicas para Jovens de Amor e Amizade
Textos favoritos:

"Quando o amor é grande demais torna-se inútil: já não é mais aplicável, e nem a pessoa amada tem a capacidade de receber tanto. Fico perplexa como uma criança ao notar que mesmo no amor tem-se que ter bom-senso e medida. Ah, a vida dos sentimentos é extremamente burguesa."

"Quando criança, e depois adolescente, fui precoce em muitas coisas. Em sentir um ambiente, por exemplo, em apreender a atmosfera íntima de uma pessoa. Por outro lado, longe de precoce, estava em incrível atraso em relação a outras coisas importantes. Continuo aliás atrasada em muitos terrenos. Nada posso fazer: parece que há em mim um lado infantil que não cresce mais."

"Eu te dou pão e preferes ouro. Eu te dou ouro mas tua fome legítima é de pão."

"Voltando ao meu cansaço, estou cansada de tanta gente me achar simpática. Quero os que me acham antipática porque com esses eu tenho afinidade: tenho profunda antipatia por mim."

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."

Joaninha 09/12/2023

Muito boom
possui uma leitura fácil que mais parece uma conversa entre amigos.
tem frases de você anotar num post-it e colar na parede do quarto pra nunca mais esquecer.

Malu 29/11/2023

Não achei nada demais, expectativas não foram alcançadas, muitas crônicas me deram sono. Torço muito para que o meu problema seja com esse livro e não com a autora.

manumqsn 28/11/2023

Memórias acesas
Saudade é realmente como fome. Ultimamente só consigo reler livros que lia quando estava muito feliz. Tenho medo de estragar as memórias, mas acho que na verdade reacendo-as em mim. Por um instante ser transportada é de uma felicidade obscena. E depois volta-se.