De amor e amizade

De amor e amizade Clarice Lispector

Resenhas - De amor e amizade

Malu 29/11/2023

Não achei nada demais, expectativas não foram alcançadas, muitas crônicas me deram sono. Torço muito para que o meu problema seja com esse livro e não com a autora.

manumqsn 28/11/2023

Memórias acesas
Saudade é realmente como fome. Ultimamente só consigo reler livros que lia quando estava muito feliz. Tenho medo de estragar as memórias, mas acho que na verdade reacendo-as em mim. Por um instante ser transportada é de uma felicidade obscena. E depois volta-se.

natalia 25/11/2023

De amor e amizade
Gostei bastante, foi o primeiro livro que li da autora por curiosidade e indicação, espero ler outros em breve da escritora

Lucas1429 04/11/2023

Com certeza é um dos melhores livros que eu já li!
Só não dei 5 estrelas porque ainda sinto que não entwndi ele completamente; não sei se é possível, mas um dia eu vou reler pra descobrir.

Duda.emb 02/11/2023

Dies irae
? A maioria das pessoas estão mortas e não sabem, ou estão vivas com charlatanismo. E o amor, em vez de dar exige.
E ter a obrigação de ser o que se chama de apresentável me irrita.?

Pauliana 25/10/2023

Os contos da Clarice é muito bom, porém as vezes me sentir perdida na leitura. Suas histórias se estendem junto com o seus pensamentos de vida e tals. Não gostei tanto de primeira, talvez eu goste mais quando relê-lo.

anaclaraleitegomes 18/10/2023

O que falar de Clarice?
Essa seleta de crônicas é perfeita, eu gostei muito de cada texto, foi tudo tão lindo.
Alguns dos textos, eu não entendi muito bem o que significava, preciso de uma segunda leitura.
Recomendo fortemente a leitura. Foi lindo, juro.

beths0 17/10/2023

"A maioria das pessoas estão mortas e não sabem, ou estão vivas com charlatanismo. [...] Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece."
Clarice Lispector me fez ler, reler e pensar mais de uma vez sobre oq cada crônica estava dizendo. Trabalhou minha percepção sobre oq ela trouxe naquelas palavras e eu fiquei apaixonada logo no início por essa escrita.

E li em outra resenha por aqui, que De amor e amizade dava a impressão de que a autora estava conversando com a gente "como se estivéssemos em um domingo chuvoso tomando chá quente e conversando sobre as histórias da vida". E é realmente o que senti, foi uma leitura gostosa, com palavras leves mas que carregam um peso de ensinamentos que vêm com a vida.

"É óbvio que o meu amor pelo mundo nunca impediu guerras e mortes. Amar nunca impediu que por dentro eu chorasse lágrimas de sangue. Nem impediu separações mortais. [...] O mundo falhou para mim, eu falhei para o mundo. Portanto não quero mais amar. O que me resta? Viver automaticamente até que a morte natural chegue. Mas sei que não posso viver automaticamente: preciso de amparo e é do amparo do amor."

Eni 10/10/2023

Uma obra genial
Clarisse sendo Clarisse. Esse livro, na verdade é uma coletânea de crônicas apaixonantes sobre amor e amizade(assim como diz no título).
É de uma delicadeza singular, Clarisse tece em cada crônica um aprendizado diferente através de simples fatos do dia a dia! recomendo demais!!

Larissa3174 03/10/2023

Simplesmente Clarice!
Amei a leitura deste livro, estou simplesmente obcecada pelos livros da Clarice. O livro conta histórias sobre amor e amizade, mas senti que falava sobre muito mais. A leitura me cativou do começo ao fim.

simplesane 18/09/2023

Clarice Lispector é uma autora que nunca decepciona, pois parece que todo trabalho dela ela da a alma. Eu admiro essa mulher como escritora e pessoa, todas as crônicas dela foram muito bem trabalhadas. Não teve uma crônica que eu não admirei, fiquei reflexiva e entendi a mensagem dela. Ela é uma mulher tão magnífica que eu quero passar para os meus filhos. Esse livro é formidável e delicioso.

Marina516 09/09/2023

Em meio a uma escrita um tanto confusa, Clarisse conseguiu me cativar com suas crônicas e no final eu percebo que foi uma bela experiência ler este livro.

Vou anotar aqui algumas das minhas crônicas favoritas:

Os grandes amigos;
Nossa truculência;
Por causa de um bule de bico rachado;
Amor, quati, cão, feminino e masculino;
Amor;
Uma história de tanto amor;
Supondo o certo;
Uma experiência;
O sueter;
Prece por um padre;
Um pedido;
Olhava de longe, sem rancor;.
Tanto esforço;
Por quê?;
O primeiro beijo.

Eu poderia ter marcado no livro se ele fosse meu, mas é da escola e eu tenho que entregar amanhã, então aproveitei pra anotar as que eu lembrei. Tem umas que são muito perfeitas, nossa!!!!! Muito bom de ler???

SamosBR 08/09/2023

O livro é um aglomerado de crônicas sobre amor e amizade escritas pela Clarice Lispector. Cada parte que você lê traz algo novo e a leitura é razoavelmente fácil, tranquila e rápida.

Aliahtan 03/09/2023

Crônicas para jovens
É o segundo livro que leio da Clarice e coincidentemente, ou não, de crônicas. Gosto muito de ler as crônicas de Clarice e sinceramente não entendo quando dizem que não conseguem entender o que ela escreve, que é muito complicado. Enxergo nos escritos de Clarice a profundidade do ser humano nos momentos cotidianos mais simples, e se alguém acha difícil enxergar a humanidade nua e crua, com certeza o problema não está na forma como isso se escreve.

Helena1004 31/08/2023

Escrita carinhosa!
Clarice tem Paixão com P brilhando nos olhos e isso fica explícito em cada palavra e pensamento que escreve.

Estou muito feliz por ter achado esse livrinho com pouco mais de 100 páginas, pois é realmente um presente. Numa seleção de crônicas que ela escreveu no período de 1967 à 1973, estas inclusive presentes no livro A Descoberta do Mundo, ela se despe dos personagens de seus romances e temos alguns vislumbres de como seria ser próxima dela.

Com crônicas que abordam muito além de amor e amizade, Clarice descreve com mãos de fada as coisas mais simples do cotidiano e eleva até o ápice da condição humana. Ela ainda tem o charme que é o poder de escrever sobre absolutamente qualquer coisa da forma mais linda.

Encontrei nessas páginas um lugar de acolhimento e aconchego que, com o tumulto da vida, nem sempre consigo reservar. Me vejo voltando às suas páginas constantemente.

Recomendadíssimo!