Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro

Resenhas - Carta sobre a felicidade

Kárita 22/06/2023

Só penso em como seria bom aplicar em uma sala de aula

Leila TFB 15/06/2023

A felicidade sob uma perspectiva filosófica
É um livro que apesar de ter poucas páginas, o autor consegue defender a busca pela virtude; e que as atitudes do ser humano devem estar concernentes com o bem viver e a sabedoria a fim de alcançar a tão almejada saúde do espírito. Nesse sentido, ele defende as ações de forma prudente e sábia, logo a não busca pelo prazer indiscriminadamente, pois pode resultar em dor. Por outro lado, uma dor pode resultar em prazer.

Achei a ideia bem parecida com a do livro Ética a Nicomaco de Aristóteles onde também cita o caminho do bem viver e o cerne da virtude moral. Em suma, a obra fala essencialmente sobre sabedoria e temperança. Qualidade acima de quantidade e também pelo não temor a morte. Epicuro ressalta muitas vezes que não há vantagem nenhuma em viver pra sempre; o que importa não é a duração, mas a qualidade de vida.

isadora336 13/03/2023

Bem legalzinho achei super introdutório com linguagem muito tranquila e adoro estoicismo então sou meio culpada de gostar

Alyne72 22/02/2023

A leitura é rápida, o tapa na cara não
Não estou classificando como 5 estrelas pois não entendi o livro em sua totalidade. Mas é uma ótima leitura, no geral simples até, principalmente se levar em conta que li apenas por ler e não para estudo. Com um pouco de calma ou com mais releituras talvez seja mais fácil de compreender, mas eu realmente gostei das ideias do cara e me identifiquei bastante. Ainda vou tentar me aprofundar um pouco mais nas obras dele, ler as outras cartas e tudo mais, pois até agora acho que foi o que menos me deu um nó na cabeça.

Vou deixar aqui umas frases que achei muito boas enquanto lia:

"Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar de viver."

"A morte, portanto, não é nada, nem para os vivos, nem para os mortos, já que para aqueles ela não existe, ao passo que estes não estão mais aqui. E, no entanto, a maioria das pessoas ora foge da morte como se fosse o maior dos males, ora a deseja como descanso dos males da vida."
- essa em específico eu ainda tô processando.

E a melhor, para dar aquele incentivo para continuar as leituras filosóficas:

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito."

laura 09/02/2023

"Não se assemelha absolutamente a um mortal o homem que vive entre bens imortais"
A carta é bem simples e curta, Epicuro trata sobre a importância da simplicidade e de abandonar coisas e medos inúteis pra conseguir a felicidade plena.
É um bom livro de lermos com frequência, pra sempre lembrarmos nossas verdadeiras vontades

Talita 14/01/2023

União Sinistra Filosofia & Ciência
É muito legal ver como a filosofia e a ciência andam juntas e se completam!

A introdução desse livrinho e tão boa quanto a carta em si.

Maria 11/01/2023

Um livro que nos faz refletir sobre a importância da vida e da morte, e buscar a paz espírito seja em qual cenário estivermos.

Lucas 08/01/2023

Esplêndido?
Wow, ?Tudo que é natural é fácil de conseguir, difícil é tudo que é inútil?.
Creio ser um livro para ler de tempos em tempos, tendo objetivo de relembrar sobre algumas coisas que passam despercebidas aos nossos olhos.
Leitura pequena porém não desnecessária!

Mayara445 07/01/2023

Primeiro livro sobre estoicismo que leio, e foi uma leitura super leve e muito agradável de ser feita.

Lucas Lobo 23/12/2022

Epicurismo
Uma carta tão pequena mais tão profunda e com ensinamentos fundamentais para uma vida melhor e virtuosa. Leitura essencial para a vida.

Tine 05/12/2022

Rápido mas vai longe
A leitura é rápida, mas os pensamentos vão longe. É muito bom estudar filosofia e ter contato com temas que soa incômodos para a sociedade, mas tão necessários para vivermos bem.

Pratique.Livrotera 29/11/2022

?E, no entanto, a maioria das pessoas ora foge da morte como se fosse o maior dos males, ora a deseja como descanso dos males da vida.?

Tice 18/10/2022

Carta sobre a felicidade
Creio ser um artigo publicado em forma de livro. De poucas páginas, conteúdo rápido, mas demasiadamente intenso. Exige atenção, reflexão e conhecimento filosófico. Não o considero de fácil entendimento.