Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Resenhas - Lolita


1727 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Isabelly.Godoy 16/05/2024

Desconfiança
Queria fazer essa leitura ha bastante tempo. Já vi muitos vídeos de pessoas comentando a respeito, mas quis tirar minhas próprias conclusões.

Esse clássico da literatura em inglês foi muito difícil de assimilar em diversos momentos, obviamente devido aos temas abordados. Ainda assim, Nabokov tem uma escrita de tirar o fôlego, uma mistura de poesia e comparações muito inteligentes e visuais.

Com a leitura, compreendi realmente o que é o "narrador não confiável", o que é ler um ponto de vista, uma narração parcial dos fatos. Agora tenho ainda mais claro que tudo, na literatura e na vida, é uma versão, um ponto de vista.

Para mim, foi muito óbvio o tempo todo que não devemos confiar no que Humbert diz, mas com certeza isso se torna mais evidente mais ao final do livro, quando o narrador deixa "escapar" algumas das reações de Dolores às suas falas quando vai visitá-la.

Essa obra não é uma leitura fácil, mas com certeza propõe uma reflexão muito importante sobre o olhas crítico que devemos ter sobre qualquer narrativa que nos é proposta e quem está nos contando a história.
comentários(0)comente



Simplício 15/05/2024

É maravilhoso por ser horrível
Eu diria que Lolita é uma tragédia; uma história de paixão e destruição, sendo, porém, e sobretudo, uma história de pedofilia.
Acompanhamos a relação de Humbert Humbert, que é a contraparte do "protagonista gostável" sendo um protagonista detestável e execrável, com Dolores Haze, uma criança aquariana de 12 anos. É um livro que exige estômago pois não só nos apresenta um tema delicado como também não é fácil de ler as coisas asquerosas que permeiam os labirintos da mente de Humbert, um pedófilo, racista, misógino, elitista e, não obstante, francês.

Nabokov escreve muito bem; é fluído e envolvente e em momento algum romantiza a relação que nos apresenta. Em certas passagens da obra, eu tive oportunidade de refletir sobre o papel dos educadores em lidar com um problema qual, muitas vezes, o próprio responsável pode ser a causa.

Lá pelo seu último terço se constrói um thriller agoniante: o desquerido sabe que está errado e se torna cada vez mais paranóico. Dentro desses momentos é interessante ver como o autor constrói textos desconexos, que te confundem e assustam, fazendo um belo jus ao abusador que o H. H. é.

Como uma boa tragédia, espere ter o estômago revirado e o coração pisoteado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leareminds 04/05/2024

?Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne? e com essa frase se inicia a confissão de um narrador não confiável que diz tantas coisas chocantes na primeira parte do livro que quando se vai para segunda há uma singela impressão de que a narrativa perde a força. Quando em verdade você já está habituado ao banal que lhe é apresentado e parece que todas suas últimas ações só são um detalhe quando comparado com seu maior crime de todos.
É uma espiral de monstruosidade.
comentários(0)comente



Leticia2513 03/05/2024

Tortura psicológica
Ler esse livro foi uma tortura do início ao fim. E não digo isso por causa da escrita do Nabokov, não, de maneira alguma. Foi uma tortura porque enquanto lia os relatos do Humbert, sentia uma ânsia profunda no estômago, nem sei explicar. Do início ao fim sinto que lutei comigo mesma para continuar. E parabenizo o Nabokov por conseguir escrever um personagem tão asqueroso de maneira tão crua e real.

Esse livro se passa através da visão do Humbert, que é narrador e um dos protagonistas. Desde o início, a gente lê os pensamentos doentios do H.H não apenas sobre a Dolores, mas sobre alguns fatos que ele vai jogando durante o livro. Pra quem assistiu apenas ao filme, saibam que ele não conta nem a metade. Enquanto lia o livro, conversei com uma pessoa que disse que após assistir ao filme, ela ficou com uma imagem "positiva" do Humbert (era menor de idade na época) e chegou até a ficar do lado dele por um tempinho. Isso porque, no filme, tudo é tão distorcido.

No livro, apesar de vermos muitas cenas romantizadas, é perceptível que o autor vai contra essas ideias, ele mesmo chega a falar em uma nota sobre como discorda do H. Mas no filme, não. Não estou dizendo que não deve ler o livro, mas que você tem que estar preparado psicologicamente e até fisicamente pra esse livro. E que, por favor, seja maior de idade. Porque querendo ou não, quando mais novos, tendemos a romantizar situações de homens mais velhos se relacionando com pessoas mais novas (tipo em PLL que um dos maiores shipps é um professor e uma adolescente).

E repetindo o que vi na resenha de uma das pessoas, o Humbert não é um monstro e sim um humano. Porque só os humanos poderiam fazer algo tão terrível assim. (Descreveu tão bem!!)
comentários(0)comente



erodachaos 02/05/2024

Maquiavélico
Lolita é um daqueles livros que você não pode confiar no que está lendo. Você SABE e sente que está olhando através dos olhos de um homem. A cada movimento sensual e malicioso que Humbert Humbert entende enquanto observa Lolita, você questiona se está acontecendo aquilo de fato ou se ele quer que seja daquela forma.

Instigante e engraçado embora um pouco problematico
comentários(0)comente



FLEMIMN 29/04/2024

É inquietante que um livro narrado pela perspectiva de um homem com hebefilia seja erroneamente rotulado como um romance. Isso destaca a tendência da sociedade em romantizar ou ignorar questões sérias relacionadas à exploração e abuso sexual de menores.
comentários(0)comente



Marcianeysa 28/04/2024

Chocante
O autor escreve muito bem, a leitura até certo ponto flui bem (apesar de ser um livro denso). O meio da segunda parte se estende demais (me vi pulando vários trechos), o que torno cansativo certo ponto do livro.
comentários(0)comente



:3c 24/04/2024

Livro bom, mas cansativo
Esqueci de marcar quando terminei. Demorei muito mais que o comum para terminar, sempre pausava e cheguei q ficar mais de um mês sem voltar a ler, ele cansa. É meio bizarro, dificil de se acostumar com o ponto de vista, no começo mas depois que entendi a proposta achei muito bom. A parte da perseguição me confundiu muito... mas consegui entender o todo no final. Achei a história ótima! Tive pena da Dolores, apesar de minhas partes favoritas terem sido os dialogos entre os dois. É uma leitura difícil, duvido que leia denovo - a não ser para ler a versão em inglês talvez - mas digo que é um dos meus livros favoritos agora!
comentários(0)comente



Erica.Barone 23/04/2024

A par da discussão moralista, a meu ver o livro é um pouco cansativo. O protagonista narrador além de perturbado é prolixo. Não obstante admiro a coragem do autor em publicar um livro tão polêmico, com o alto risco de ser confundido com seu personagem. A história asquerosa de pedofilia praticada por alguém que deveria cuidar, é muito mais comum do que gostaríamos de admitir.
comentários(0)comente



Raissa 21/04/2024

Leitura que te faz querer vomitar, mas impossível de largar!
Finalmente li esse clássico polêmico e, meu Deus, eu demorei muito pra conseguir terminar kkkkkkkkkkk. O livro não é ruim, mas ele é pesado num nível que você precisa parar pra respirar e ir fazer outra coisa (quem sabe, esquecer da leitura por algumas horinhas) e depois voltar. O protagonista escreve as maiores atrocidades do mundo de forma extremamente romantizada, o que me lembrou bastante o livro "Noite na Taverna", então a gente acaba tendo uma noção de que o cara não é um narrador confiável (a história é escrita em primeria pessoa). Eu particularmente gostaria muito de ler uma versão da história escrita pela própria Lolita pois, apesar do Humbert romantizar cada segundo ao lado dela, a gente sabe que ela era a verdadeira vítima da história. Não darei 5 estrelas porque, em algumas partes, o protagonista tenta dar várias explicações filosóficas pra justificar suas ações, mas ele faz isso de forma EXTREMAMENTE CHATA KKKKKKKKKKKKKK, então confesso que deu vontade de largar (mas fico feliz por ter continuado a leitura!).
comentários(0)comente



Ana Caroline 20/04/2024

Sem dúvidas um livro polêmico, você transita entre o modo mto bom que o autor escreve e o ódio pelo protagonista.
A habilidade do autor em mesclar uma prosa elegante com temas controversos resulta em uma leitura que permanece provocativa e inquietante, desafiando o leitor a confrontar suas próprias noções de moralidade e ética. "Lolita" é uma obra-prima da literatura do século XX que continua a desafiar e intrigar os leitores até hoje.
comentários(0)comente



TainA452 12/04/2024

Lo.
O filme é fantástico e eu achei que seria um livro tão bom quanto mas ele é muito difícil de ler. No final eu simplesmente pulei umas 20 páginas e li só a última porque não aguentava mais lef isso mas não quer dizer que seja ruim de forma alguma. Uma obra de arte que a minha cabeça não foi forte o suficiente pra ler com um vocabulário desses.
comentários(0)comente



Clara3685 11/04/2024

Péssimo!
Não recomendo hora alguma este livro. Dei 1,5 estrela devido à escrita, mas a história em si é de dar nojo. Custei terminar de ler, só acabei pois detesto abandonar livros. Mas é uma leitura bem cansativa e precisa ter estômago forte para ler.
comentários(0)comente



1727 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |