Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

Pamela 28/01/2024

O spoiler está sinalizado no final da resenha
Eu gostei do livro, mas tem pontos positivos e negativos como todas histórias têm:
- Pontos positivos: A narração é muito bem escrita, o narrador onipresente ajuda muito na construção do personagem. Outro ponto positivo é o enredo que é "original" (em breve será explicada as aspas".
- Pontos negativos: Demora um pouco pra ficar interessante e com a escrita muito descritiva fica bastante cansativo. Quando finalmente tem um plot, eu acho que as coisas se desenrolam muito rapidamente. Acho que dava pra gente ir descobrindo aos poucos sem esse começo maçante. O enredo é "clichê". Como assim clichê e original ao mesmo tempo?. Vou explicar, mas a partir daqui vai ter SPOLER:
O enredo é clichê por causa dessa coisa de ter um mundo real e um mundo fantasioso que só algumas pessoas têm acesso. Porém, ele é original porque esse mundo fantasioso é real no livro. Então Piranesi não é uma pessoa que está em uma ala psiquiátrica criando um mundo, inclusive no final do livro fica bem claro que o mundo existe. Por fim, o último ponto negativo é: não foi explicado como a policial vai tanto para o outro mundo sem perder a memória ou ter alucinações. TIpo, quanto tempo a pessoa pode ficar lá até que isso aconteça? Um dos personagens fala em 50 minutos, mas parece que ela fica mais.

Acho que é isso, vale a pena ler pra quem gosta de fantasia

Deia 28/01/2024

Piradinha
Piranesi é bem diferente dos livros que gosto e não necessariamente é ruim. Acho que foi uma leitura válida, mas não combina com o que eu gosto. Acho que para quem procura sair da zona de conforto, é uma ótima recomendação.

Sissy S2 27/01/2024

Perfeito!!
Confesso que comecei esse leitura com uma ideia completamente diferente do que ela realmente é. Comecei achando que era uma história que falava sobre fantasias mitológicas ou algo assim, mas confesso que fui positivamente surpreendida, amei o livro!
Na verdade sua moral ao meu ver é um soco no estômago, porque nós faz questionar sobre nossas lembranças, confianças e apegos, mas amei tanto que devorei o livro em quatro dias ??

Cris 27/01/2024

27.01.2024
É um livro de fantasia que me fez pensar em como seria ter um lugar tranquilo, com sons apenas da natureza e do mar em que pudesse se refugiar. Piranesi é um homem que foi enviado a esse lugar e nos conta por meio de diário e pensamento de como é viver nesse mundo. Gostei dessa leitura.

Manú 26/01/2024

Cara que livro
Genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial Genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial Genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial Genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial Genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial Genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial genial

lele 25/01/2024

Eu amei, a escrita é ótima e envolvente. ao mesmo tempo que eu não conseguia largar a livro, eu não queria continuar para não acabar a leitura. sentirei muita falta do piranesi e da casa.

Lucsaulykos 22/01/2024

Começa estranho e no final parece o começo
Com uma narrativa mt descritiva, piranesi começa muitoooo lento, mas com uma fluidez que te deixa vidrado no que está acontecendo . Você consegue imaginar o plot no começo, mas, a forma como tudo se desenrola, a ingenuidade de piranesi, os mistérios do mundo te prendem de uma forma que você não consegue largar. Se você passar das primeiras 50/60 páginas, algo incrível te espera.

Ignis.Medina 21/01/2024

Não leia essa resenha!
Esse livro é simplesmente a coisa mais perfeita do mundo, real não vale a pena ver NADA dele antes de ler, simples assim.
Se vc quer ler, vá ler, leia completamente na cega msm, so leia. Se vc quer continuar lendo resenha so pra saber se eh bom ou se vale a pena: É O MELHOR LIVRO Q JÁ LI.

Agora vá e leia essa maravilha e se deleite com o melhor quebra-cabeça da sua vida inteira ?

Lufras 18/01/2024

Esperava mais
Através do início da leitura, empolguei-me bastante. contudo, esperava mais a partir da minha leitura da sinopse.
entretanto, se você é do tipo de pessoa que adora uma narrativa bem descritiva e gosta de universos oníricos, talvez possa te interessar.
o livro gira em torno de índices, anotações, diários e descrições a respeito desse "outro mundo", o qual Piranesi habita.

Vanessa 18/01/2024

Me surpreendi positivamente.
Confesso que assim que comecei a leitura, tive um pouco de dificuldade em entender o que o personagem tentava nos mostrar em cada uma de suas passagens no diário, mas em nenhum momento senti vontade de parar. Conforme ocorreram os acontecimentos, fui esclarecendo minha mente e associando os pensamentos de Piranesi com uma inocência louvável.
O livro também aponta o quanto o ser humano pode ser cruel apenas para benefício próprio, apenas pelo prazer de provar a si e aos outros que está certo.
Piranesi não é um livro de fácil compreensão, mas se torna maravilhoso para quem consegue entende-lo.

Elcilene2 18/01/2024

Simplesmente não sei exatamente o que falar, amo o Piranesi e a sua inocência.
O plot é esperado, mas ainda assim você se vê preso só pelo Piranesi ??

Braz 18/01/2024

Bem diferente.
Realmente Piranesi é uma fantasia bem diferente das demais, Piranesi vive numa espécie de labirinto com vários salões e em cada salões tem estátuas, desde estátuas pequenas a grandes , bonitas ou em formatos aleatórios, Piranesi vê essas casas como seu lar e seu mundo, seu único amigo é outro, sim Piranesi chama ele de Outro, conforme o livro vai caminhando a gente vai descobrindo dicas e fatos sobre a casa e das demais pessoas que talvez já estiveram ali, descobrimos quem é Piranesi e um pouco da sua vida, é um uma história praticamente sem ação, focada somente no enredo entre Piranesi e seus diários, que é aonde a gente descobri muito coisa. Não amei mas também não odiei, porém foi uma boa leitura. Não é um livro pra todo mundo mas si você fico interessado vai em frente.

Jasmim.Lauren 17/01/2024

Surpresa
Esse livro está no meu radar há muito tempo, porque tanto já ouvi falar dele. De fato foi uma experiência muito interessante, cada página foi aproveitável.

Entretanto, um ponto que acho importante destacar é a expectativa que o hype deu a esse livro. O que atiçava minha curiosidade era que diziam que, apesar de toda a confusão no início, ?só entra na onda pq vai ter um plot twist de cair o queixo?. Mais de uma vez escutei que nunca que teriam adivinhado aquela reviravolta, mas acabou que descobri no início.

Acho que o fator foi que eu tava tanto com essa ideia do plot twist inimaginável, que eu fazia várias teorias a cada segundo. Bom, independente do motivo, foi bem frustrante.
Ignorando isso, é um livro muuuito bom, de verdade. Até agora acertando nas leituras de 2024!!

TrizDosAnjos 17/01/2024

Pra quem gosta de The OA
Uma maluquice sem fim, mas no final faz sentido. Eu gostei, li tudo em um dia. A única coisa é que eu acho que podia ser um pouco menor pq até a metade vc não tem IDEIA de pra onde a história tá indo.