Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

k.verbicaro 16/01/2024

Piranesi, te amo
Envolvente do começo ao fim. Não deixa falhas na narrativa, tudo é explicado e amarrado de modo instigante e inteligente, sem tornar a leitura entediante ou confusa.

A pureza e inocência do Piranesi é dosado na medida certa pra não ser bobo. Torci por ele durante toda a narrativa e quanto mais lia, mais me encantava pelo personagem.

Me fez refletir sobre alguns fatos da vida e que as vezes só queria ter um refúgio como a Casa pra visitar.

A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita.

NatalNaLua 15/01/2024

Decepção
"Ai fica bom depois de 100 páginas" Pois o livro deve ter 99, nunca vi um livro que enrola tanto, cria tanto background e não cresce, não usa isso, se 10% de tudo que é dito e criado foi usado ainda é muito, da impressão de que ela chegou com 50 paginas pra publicar e a editora disse que tinha que ser no mínimo 250 pra passar, e ela enrolou o resto.

Hemily 15/01/2024

?A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita.?
? Lido em: 06/01 - 15/01

? Piranesi conta a história de Piranesi, um homem que vive na Casa. Em seus diários ele registra seu dia a dia e de maneira clara e cuidadosa todas as coisas que encontra: o labirinto de salões enormes com suas milhares de estátuas, as marés que invadem alguns salões e escadarias, as nuvens que invadem os cômodos de cima. Na Casa vivem, supostamente, apenas Piranesi e O Outro, com o qual se encontra periodicamente e com quem divide as suas pesquisas e explorações. A rotina de Piranesi é bem monótona até que tudo muda e uma outra pessoa surge na Casa e muda tudo aquilo o que Piranesi conhece e confia.

? A história se passa em apenas 250 páginas e sinceramente eu acho que é um exagero, já que a história começa a fluir lá pelos 50 ou 60% do livro.

? Os personagens são profundos e muito bem desenvolvidos, apesar de a sua maioria aparecer apenas como anotações no diário de Piranesi, acho que o menos desenvolvido é o próprio Piranesi mas isso não me incomoda. Piranesi em sua maior parte do livro, não sei o porquê, me passou uma sensação de infantilidade, talvez pelo modo como falava e pela ingenuidade de suas atitudes, além de sua aparência, usar contas e enfeites pendurados por todo o cabelo. Além disso, sempre espera o melhor das pessoas e é bem ingênuo mesmo em diversos momentos até um pouco burro?

? Apesar de possuir uma escrita fluida e envolvente, isso não é suficiente para tornar a história interessante, pois em pelo menos 140 páginas absolutamente nada interessante de verdade acontece, è só mais do mesmo todas as páginas. Então lá pela página 175 as coisas começam a ficar mais agitadas, na 190 chegam ao seu auge, mas então, a história se torna mais uma vez, arrastada por mais 60 páginas que para mim foram completamente desinteressantes e entediantes. Piranesi ganhou duas estrelas e meia por sua escrita e pelo ótimo desenvolvimento de personagens, porque em geral considero a trama fraca e o plot consideravelmente previsível.

lauleite 14/01/2024

Bbb: bonito, bizarro e brutal
Eu sempre via pessoas recomendando esse livro na internet e nunca entendi o porquê de elas não comentavam sobre o que acontece no livro.
Esse enredo é inexplicável. Tenho certeza que não saber nada sobre a história foi o que me deixou mais apaixonada.
A escrita e o desenvolvimento de personagens são impecáveis, o enredo é bizarro e surpreendente, a crítica à nossa sociedade capitalista é brutal.
Com certeza estará na lista de favoritos do ano!

Malle 14/01/2024

Volte a dormir, vou cuidar de nós dois.
Minha primeira leitura dos trabalhos da Susanna Clarke não poderia ter começado melhor.

Eu não sabia o que esperar de Piranesi, e posso dizer que estou muito mais satisfeita com o que encontrei: uma jornada fantástica, com um protagonista fascinante. Uma fantasia moderna repleta de reflexões sobre solidão, ser solitário, prazer pelo inimaginável e a apreciação deste, nós acompanhamos o personagem principal ? Piranesi, apesar dele saber que esse não é seu nome ? em seus passeios e reflexões pela Casa, um Mundo fora de nosso mundo.

Inspirada nas gravuras de Giovanni Battista Piranesi, um famoso gravurista e arquiteto italiano do século 18, a Casa é um labirinto de mármore, com estátuas e salões. Se orientar por ela é confuso, mas Piranesi faz isso com maestria; a princípio, é possível se perder nas suas descrições. São centenas e centenas de lugares, e o protagonista lhe deixa isso claro, mas, ao mesmo tempo, sua estonteante beleza nos é passada pelas descrições intimistas do protagonista.

Escrita em primeira pessoa, acompanhamos o raciocínio e memória fragmentada de Piranesi escrito de forma muito orgânica e natural. Suas atitudes podem parecer estranhas, mas logo se tornam compreensíveis conforme desvendamos sua história e a verdade sobre sua presença na Casa. Susanna Clarke não demora a desvendar parte do mistério, o que eu acredito ser essencial para nos manter atrelados a trama; nossas suspeitas são validadas sem muitas delongas.

Mas não pense que parte do mistério ser revelado tira a diversão da narrativa. Susanna Clarke faz muito bem valer todo o suspense e nos faz torcer por Piranesi durante toda a estória, com uma escrita com ótimo ritmo e fluidez. Apesar de ter momento em que me perdi ? literalmente ? dentro da Casa, Piranesi age como um ótimo guia para nos guiar novamente a lugares familiares e senti como se realmente o acompanhasse.

Não quero falar muito sobre o desfecho e nem sobre quem é a 16° pessoa da Casa, mas posso afirmar que são a altura da história. Também aprecio muito que o antagonista não é muito tradicional, e sua presença, apesar de crucial para a estória, não é o peso principal. O foco maior são as ações e funcionamento da mente de Piranesi, o que é muito mais interessante.

Recomendado sem medo a qualquer interessado, para que possamos todos testemunhar a Beleza e Bondade da Casa.

Beatriz Kath 14/01/2024

Piranesi
"Achava possível que o Conhecimento existisse. Achava igualmente possível que não. De qualquer maneira, isso já não tinha mais importância para Mim. Não pretendia mais perder meu tempo procurando por ele."

O livro acompanha um personagem que vive em uma espécie de labirinto com três andares, no qual há inúmeros salões que se conectam entre si. Desde o início, a história me deixou cheia de dúvidas acerca do ambiente e das situações inusitadas/incomuns que esse personagem vivencia.

A narração é feita de forma semelhante a um diário, com o protagonista relatando as coisas que ele faz, observa e presencia a cada dia. E achei impressionante como, conforme a leitura avança, mais e mais perguntas continuam surgindo.

Particularmente, gosto muito desse estilo de história que cria uma enorme analogia para representar alguma outra coisa de forma mais lúdica, surreal, fantástica e/ou imaginativa. É um estilo que me lembra bastante de "O Pequeno Príncipe".

Gosto de como histórias assim exploram formas menos óbvias e clichês de abordar um determinado tema, ou ao menos um pouco diferentes do que seria esperado - causando, desde o início, uma sensação de curiosidade por conta da estranheza que essa “aparência diferente” transmite.

Alê 13/01/2024

A beleza da Obra é Imensurável...
Se quer uma dica, inicie esta leitura sem nenhum conhecimento prévio, é um caminho de descobertas, a leitura valerá a pena, pode acreditar.

Uma obra fluida, gostosa de ler, trama intrigante e um conceito curioso. Acho que o que mais me cativou neste livro foi a forma como a autora desenvolveu o personagem principal, é de tirar o fôlego!

Algumas partes da trama são, sim, fáceis de adivinhar, mas isso não afetou minha leitura, muito pelo contrário, mais de uma vez tive vontade de fechar o livro, jogar a cabeça pra cima e gritar "EU SABIAAAAAAA!!"

A autora ditou o ritmo de forma magistral, pude realmente sentir o frenesi das situações, principalmente se tratando do clímax da história.

Estou feliz por esta ter sido a primeira leitura do ano, é um livro ótimo! Recomendo muito que leia.

fatimaria 10/01/2024

Estive obcecada por esse livro desde a primeira página, pela escrita, pela ambientação, pelo personagem principal, por tudo. Toda vez que lia "the year the albatross came to the south-western halls" não conseguia segurar o sorriso.

Principalmente, me apaixonei pelo Piranesi muito rápido. Acho que poucas vezes na minha vida de leitora me apeguei tão rápido a um personagem principal. Amo ele, e acho que acima tudo são as suas ações, emoções e personalidade que conduziram a história, e também todas os meus desejos e emoções para com esse livro.

Fui muito surpreendida pelo plot em si, esperava algo de aspecto bem diferente. Demorou algumas páginas e noites dormidas para que eu me habituasse ao caminho que estava sendo seguido, e admito que não me senti 100% a vontade com ele até literalmente a última página, quando eu finalmente Entendi. Eu estava com muito medo de terminar e descobrir que não gostei tanto quanto esperava gostar, mas depois de ler o último capítulo e fechar o livro, tudo se ordenou na minha cabeça. Mais um dos meus livros favoritos, bem aqui. Really, the beauty of the House is immesurable; its Kindness infinite.

Renata FSM 04/01/2024

Deveria ter lido beeem antes.
No começo fiquei bem confusa, mas olha, a confusão vale muito, apesar de não dar nada, ele entregou absolutamente TUDO.
Apenas isso: "A beleza da casa é imensurável; sua Bondade, infinita".
"Mas eu, que não sou Piranese(ou pelo menos não apenas ele)".
Apenas leiam!

bmeetsevil 03/01/2024

The Beauty of the House is immeasurable
Já me perguntava se piranesi tinha esse nome pelo mito do labirinto e pela história do arquiteto piranesi e logo vi que era bem isso mesmo, o que de certa forma fez com que o ?plot twist? não fosse bem um plot twist djwkskskskksd ainda assim foi uma leitura deliciosa! Me apaixonei pela maneira como Piranesi via o mundo numa constante vibe de childlike wonder

mayagraciele 02/01/2024

Merece o hype e muito mais
Começando o ano com o pé direito, com um 5 estrelas e favoritado. Eu comprei Piranesi meses atrás, eu sabia sobre o quão aclamado e amado ele era, e por esse motivo eu tinha muito receio de pegar ele e começar a ler. Quando você vê as pessoas falando sobre esse livro, é sempre dito que a melhor forma de ler o livro é sem saber quase nada sobre a história, e sim todos estavam corretos.

Depois de ter terminado a leitura eu sinto que eu preciso de alguns dias de reflexão para absorver tudo. É um livro que o começo não é fácil, nada faz sentido, pois você é arremessado nesse mundo sem nenhum tipo de informação, e você as vai obtendo pouco a pouco e você acaba tendo uma visão do que realmente está acontecendo muito antes do Piranesi.

Minha dica para quem quer ler é: vá sem saber nada, tenha paciência e o que cada pessoa vai tirar desse livro é individual e pessoal. Prepare-se para ser arrebatado para esse mundo cheio de salões e estátuas, onde um homem solitário passa seus dias os catalogando, mas que vai descobrir que existe muito além do que aquilo que ele vê.

Maria 29/12/2023

No início eu não tava dando nada pra esse livro. Pensei que fosse ser o livro todo aquela história do piranesi descrever o local, e tipo conversar com o outro que tem reflexão e blah, blah, blah. MAS DEPOIS FICA SENSACIONAL MEU DEUS, AMEI AMEI E AMEIIII. Porém fiquei um pouco confusa em alguns pontos, porém vou discutir no clube do livro ??

Guilherme.Ferraz 22/12/2023

Conhecendo o mundo através dos registros do protagonista
Em Piranesi vamos descobrindo um mundo conforme o protagonista vai registrando as informações em seu diário. Mas, desde o inicio é perceptível que algumas coisas não são o que parecem ser.

A narrativa é muito bem escrita, como se Susanna Clarke tivesse um segredo e vai oferecendo migalhas dele para Piranesi e para nós leitores.

A cada registro do diário você se força a fazer suposições do que pode estar acontecendo.

O ponto mais fraco do livro acaba sendo o final, ele é ok, não prejudica a trama, mas poderia ser mais bem trabalhado.

No geral, um excelente livro de descoberta e até mesmo mistério

Jônatas Iwata 20/12/2023

Enquanto narrativa mais poética e ambígua, com as comparações entre a casa e o universo, o livro até que vai bem. Infelizmente, a autora foca totalmente nas revelações e no mistério assim que estes elementos são apresentados. Uma pena.