The Invisible Life of Addie LaRue

V. E. Schwab
V. E. Schwab

Resenhas - The Invisible Life of Addie LaRue

skuser02844 28/07/2021

Uma jovem amaldiçoada a ser esquecida, nunca deixar uma marca. Addie encara a solidão através da Arte, literatura, presencia grandes transformações e marcos históricos. Te faz pensar sobre o que é viver e o que é criar memórias. Ela teve uma vida difícil, complexa, mas não invisível. Ler esse livro me fez pensar em parar e ver o pôr-do-sol, aumentar o volume da música, aprender um monte de línguas... em como eu quero ser lembrada.

Talita 24/08/2021

Que jornada!
Nunca um livro me deixou tão curiosa como este. E não me decepcionei. Addie Larue tem uma jornada incrível e é tocante sentir como o esquecimento é triste em sua vida. Alguns podem dizer que a narrativa é lenta e eu até entendo mas para mim, a parte especial está justamente aí, no aprofundamento da vida e rotina que ela tem. Nos acontecimentos sem importância para a maioria mas que para ela é especialmente diferente. Enfim, um hype que me pegou de jeito e se tornou um favorito.

Luiza Carvalho 26/09/2021

I remember you
eu amei demais esse livro
eu amei como é falado de arte, liberdade, amor, coisas imperfeitas, deus, tudo
o único problema é que as vezes ficava meio parado
sobre os plots, não são nada "uau, nunca imaginaria", mas ainda choca
são personagens incríveis e que eu amei demais, a humanidade do Henry, a determinação da Addie e o Luc eu n sei nem descrever
o final foi incrível, perfeito considerando toda a história, o que o Henry fez por ela foi lindo demais
eu recomendo esse livro demais, ele é lindo e tem uma escrita linda

Yas 03/04/2021

começou bom mas depois???
Livro tava incrível ate o capítulo 10, depois caiu, na parte 3 subiu de novo mas depois disso foi so ladeira abaixo.

Tava com grandes expectativas sobre esse livro por ter ouvido falar muito bem mas saí com um mix de sentimentos, não se gostei ou se odiei.

Historia muito boa, mas muito parado, super parado, parecia que não ia acabar nunca, terminei com uma sensação de tanto faz sobre todo mundo que apareceu

floresfaria 04/04/2021

Sinceramente um dos melhores livros que eu li na vida. Uma leitura poética, não necessariamente rápida (demorei uns quatros dias para lê-lo todo), mas que te prende muito, te deixa ansiando pelo o que vai acontecer em seguida. Esse é tipo de livro que foca no personagem com uma pegada mais reflexiva do que dramática, mas o final... meus amigos, é simplesmente perfeito, eu chorei igual um bebê.

Erika.Victoria 30/03/2021

Impressionante
Admito que comprei esse livro só pelo hype e realmente me surpreendi com a leitura. O livro e muito bom e a historia e bem desenvolvida e envolvente, e enquanto lê, rola até aquele turbilhão de sentimentos. Valeu cada centavo, mas creio que o autor colocou algumas coisas meio desnecessárias na obra que poderiam ter diminuído do livro umas boas 60 páginas, mas ok porque o livro continua sendo bom.

karine 08/08/2021

3,8?
Fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro e grande parte disso se deve ao hype que ele teve, mas também ao fato de ele dividir opniões e agora, depois de terminar, acho que eu entendo os motivos.
O livro alterna capítulos do presente e diversos capítulos do passado, mas a questão é que a Addie viveu uns bons séculos, aprendeu várias línguas, visitou vários países e nada disso está no livro. A ambientação do livro é basicamente Paris, Inglaterra e Estados Unidos e isso empobrece a história de tantas formas... A autora poderia ter explorado vários locais nos capítulos do passado, explorado diferentes culturas e diferentes cenários, mas nada disso aconteceu. Eu também esperava que a parte artística fosse ser mais explorada, até porque toda parte se inicia com uma obra prima que teve ela como musa/inspiração, mas até isso eu senti que foi deixado meio de lado.
Além disso, senti muita falta de personalidade na Addie, todos os seus pensamentos se reduziam ao fato de ela ser esquecida e todas as situações em que ela estava só giravam em torno disso, mas a autora podia ter se aproveitado dos monólogos pra dar profundidade e camadas à personagem, o que eu não senti ao ler o livro. o Luc também foi um personagem bem superficial pra mim.
O destaque do livro vai para o único possível e amor da minha vida: o Henry. A autora acertou muito na construção desse personagem, a gente entende o seu passado, suas motivações, até o seu próprio presente tem uma certa profundidade quando descobrimos um dos seus segredos e isso trouxe uma facilidade bem maior para empatizar com ele e se apegar ao personagem.
Em geral foi uma experiência bem legal ler esse livro, apesar de eu achar que ele poderia ter sido bem menor, senti que a autora não aproveitou muito bem o tamanho dele (pela extensão do livro dava pra ter aprofundado bastante coisa que ficou na camada superficial).
Menções honrosas: Remy e Sam, vocês são meu tudo!

Gabriela 25/10/2020

"If a person cannot leave a mark, do they exist?"
"Addie LaRue" soube tocar nas feridas certas. Muitos dos temas aqui refletiram muito o momento pessoal pelo que estou passando. Na verdade, até me senti atacada em alguns capítulos. Esse é um livro de tristezas, solidão e amores perdidos, mas principalmente de medos. De ser esquecido, de não conseguir deixar uma marca no mundo, de ficar preso em um lugar e deixar que os outros resolvam sua vida. De ver o tempo passar muito rápido e não conseguir viver. De perder tempo.

"Every second, there's a little less time, and a little less air, and sometimes when I'm sitting still, I start to think about it, and when I think about it, I can't breathe. I have to get up. I have to move."

A história se alterna entre passado e "presente" e possui capítulos bem curtos. Foi muito fácil gostar do ponto de vista da Addie, mas nem tanto do de Henry (principalmente porque não gostei do desenvolvimento do grupo de amigos dele). Em determinado ponto, depois da metade, a história pareceu perder objetivo e o livro se tornou mais um relato de acontecimentos do passado ou do presente que pareciam não conduzir a algo maior, já que as maiores expectativas do plot já tinham sido resolvidas. A partir daqui, tive alguns momentos de tédio que fizeram a leitura ser meio arrastada.

Para mim, foi um livro melancólico e, às vezes, não tão fácil de ser lido. Muito satisfatório, porém, na questão de empoderamento feminino e em sua sensibilidade em retratar as dificuldades dos personagens, com uma escrita muito bonita, por sinal. Atribuo muitos pontos positivos para a ambiência das cenas que a V.E. Schwab conseguiu construir, principalmente em Villon, cidade natal de Addie, e nos momentos entre ela e Henry em Nova York -- eu consegui sentir cada lugar descrito. O final foi bem resolvido, na minha opinião, e conseguiu me agradar muito, tornando difícil dizer adeus para os personagens.

Queria ter favoritado, já que este era um dos meus livros mais esperados do ano, mas, no final, tive uma experiência de leitura bem "agridoce".

Larissa3149 19/02/2023

Olha, tem que ter coragem e muita, muita força de vontade.
O tanto que eu achei esse livro chato não está escrito viu, meu deus, que morte lenta (lenta mesmo, quase um ano lendo essa bomba) foi ler esse livro. Em primeiro lugar: Addie é uma das personagens mais sem graça que eu já vi na vida, ela é tipo uma Bella Swan, só que mais morta, mais sem graça, mais sem sal, totalmente água de salsicha. Em segundo lugar: esse livro podia ser menor, esse livro TINHA que ser menor, basicamente 200 páginas já eram suficientes para passar a história, porém a autora é prolixa e escreveu umas 300 páginas de nada, só de Addie indo pra lá, pra cá, fazendo nada, reclamando, Luc aparecendo e sendo chato e blablabla. Em terceiro lugar: como que pode uma pessoa viver trezentos anos e continuar sendo egoísta e usando as pessoas? Em momento nenhum do livro Addie faz alguma coisa boa ou ajuda outra pessoa, ela acha que servir de musa inspiradora é grande coisa, mas assim, serviu pra nada isso no final das contas. A única vez em trezentos anos que aparentemente ela ajudou outro ser vivo foi quando ela decidiu "adotar" Livro, o gato do sebo. Em quarto lugar: Henry deveria era ter feito terapia ao invés de ficar fazendo pacto com demônio por aí, essa necessidade de ser amado a qualquer custo tem nome e pode ser trabalhada com terapia e remédios, diga-se de passagem. Enfim, eu realmente não tenho nada de positivo para falar sobre esse livro, a única coisa que achei meio legal foi ver alguns momentos históricos através da ótica de Addie, mas como esses momentos não são o foco do livro, eles ficam em segundo plano e não há detalhamento, ou seja, nem a parte legal é tão legal assim no final das contas. Fora isso, a única coisa que esse livro me mostrou é que realmente vale a pena viver uma boa vida curta do que viver uma vida eterna miserável.

Duda 27/07/2022

O livro é muito bom e me surpreendi com o quanto gostei dele, já que romances não são minha zona de conforto. A maneira como a história foi contada é interessante e deixa o leitor querendo mais. Só que acho que poderia ser um pouco mais curto mas entendo o porque dele ter esse tamanho.

De forma geral, curti a experiência, a história, os personagens e o desfecho.

skuser02844 07/01/2022

Uau
Vou começar dizendo que eu amei esse livro, me marcou bem mais do que eu achei que iria e vou chorar pra sempre sabendo que não tem continuação.
Bom, vou avisar que o livro é lento e também bem parado(em vários momentos nada acontece),sem falar que eu nunca conseguia ler mais de 30 páginas direto senão eu ficava cansada, porém eu tô acostumada com livros que andam devagar então não me incomodou tanto, mas tenha conhecimento que é meio impossível vc terminar esse livro em 3 ou 4 dias pq de novo, é um livro lento.

Agora os pontos positivos, EU AMEI a premissa e achei muito original, pra mim a Addie é uma pessoa real que vaga pela Terra ,eu não me convenço que ela é só uma criação da autora.
Foi um dos livros que eu mais refleti sobre a vida,sobre aproveitar cada segundo,sobre ser grata por não ter que fugir da minha própria vida, e sobre ficar pensando o que eu faria e pra onde eu iria se eu fosse imortal e tivesse todo o tempo do mundo, e depois perceber que eu não tenho.....e o que eu tô fazendo pra viver ao máximo.
Eu fiz vaaaaaarias marcações e toda vez que eu releio elas um cisco cai no meu olho kkkkkkkkkkk.
Com certeza é um livro que eu vou reler e na minha opinião é um livro que tem que ser passado de geração em geração.
skuser02844 07/01/2022minha estante
N era pra ficar tão emocional kkkkkkkkk

bruno 07/01/2022minha estante
fiquei com muita vontade de ler agoraaa, mas vou pegar pra ler depois, vou pegar em ler em português, medo de pegar em inglês e abandonar já que todo mundo comenta que ele é mais cansativo kkkkk

skuser02844 07/01/2022minha estante
Nossa realmente se eu pegasse pra ler em inglês ia demorar o triplo do tempo kkkkkkkk

skuser02844 07/01/2022minha estante
Acabei de ver q eu salvei o livro aqui no skoob em inglês kkkkkkkkkkk ignora

bruno 07/01/2022minha estante
achei que vc tinha lido em inglês kkkkkk

gabrielle392 13/05/2021

Ideia boa, execução mais ou menos
Esse livro segue o estilo da V. E. Schwab, sempre alternando entre o passado e o presente, é um livro morno, daqueles que não tem um ponto alto sabe? Pode ser uma leitura cansativa às vezes, mas eu até entendo e gosto desse jeito de contar histórias.

Addie de La Rue, passei muito tempo ansiosa para ler essa história, uma menina que fez um pacto e não consegue ser lembrada por ninguém, até que conhece uma pessoa, realmente é bem atrativo.

A história da Addie é realmente incrível, dá pra ver que ela viveu muita coisa, mas ainda assim, os atos dela não são coerentes para alguém de...300 anos, assim como os atos do próprio diabo são meios....sabe? Meio ruim mesmo.

Por outro lado, o Henry é aquele típico garoto >>diferente dos outros garotos

mary jane 22/05/2021

E se todos que você conhece te esquecessem?
?Stories are a way to preserve one's self. To be remembered. And to forget.? ?

?? Desde já aviso aqui que é um livro +16 por possuir gatilhos de relacionamento abusivo, abuso de álcool, agressão, morte, depressão, drogas, prostituição, sexismo, suicídio (tentativa) e guerra.

Depois de fazer um pacto com o diabo para ser livre e viver o tempo que quisesse em troca de sua alma, como consequência, Addie acaba sendo esquecida por todas as pessoas que conhece.

V.E. Schwab traz reflexão, arte, sentimentos e poesia num só livro. Se tornou meu mais novo favoritado, por eu ter me apegado tanto e me apaixonado pela história.

Addie passa por muitos problemas e dificuldades ao longo dos anos, e Luc, o diabo, sempre tenta fazer com que a mesma entregue sua alma e acabe com o acordo.

Mas apesar de tudo, ela não quer ser render e continua sendo um espírito livre, encontrando formas de aproveitar a vida mesmo após ser apagada da mente dos outros.

Ela nos ensina que existem inúmeras formas de deixarmos uma marca no mundo, e que não necessariamente precisa ser um feito realizado pelas nossas próprias mãos.

Em diversos momentos consegui me identificar. Principalmente com o Henry, por existir aquela pressão de não sabermos o que vamos decidir fazer da vida, e se estamos no caminho certo ou não.

Até agora não tenho palavras para explicar o quanto esse livro se tornou importante para mim. Mas só sei que Addie nunca será esquecida e sempre terá um lugar em meu coração.

BiaPontual 10/07/2021

?There is a defiance in being a dreamer.?
Vou aqui relatar pra vcs a minha experiência lendo Addie Larue, um livro que eu peguei no hype do tiktok mesmo

Sendo sincera, as primeiras 135 páginas não rolou muita coisa. Era muita explicação do backstory e eu não me peguei muito nessa parte. Ficava achando que esse detalhamento todo não ia servir de muita coisa, só ia acabar deixando a leitura cansativa.

Mas HAHA como eu estava enganada

Todos esses detalhes e explicações serviram pra a gente entender a cabeça dos personagens. Entender a história deles, e os motivos deles serem como são.

Depois eu realmente percebi o quão incrível é a maneira de escrita da V. E. Schwab, porque mesmo tendo a narrativa em terceira pessoa, eu consegui sentir aquilo que os personagens tavam sentindo, e entrar na cabeça deles de um jeito que poucos livros conseguiram me fazer até agora.

Eu realmente vi a mudança dos personagens, e a diferença nas cabeças e histórias de cada um. O Henry e a Addie tem histórias diferentes, em tempos diferentes, com pessoas diferentes, com ?demônios? diferentes, mas tem uma coisa que une eles, e a medida que você vai lendo e entendendo realmente o porquê daquilo tudo, os bloquinhos vão se encaixando na sua cabeça de um jeito simplesmente genial.

A autora levanta algumas questões bem importantes nesse livro, e eu juro que me peguei várias vezes me fazendo as mesmas perguntas que os personagens faziam em relação à vida, à existência deles, e todos os ziriguiduns filosóficos que deram um nó bem lindo na minha cabeça, daqueles que você fica discutindo consigo mesma no espelho (eu tô bem, eu juro, não chamem o hospício)

Em resumo, personagens bem desenvolvidos, romance lindo, história envolvente, temas que vão te deixar meio depressivo mas que são muito legais de pensar sobre, e um final que vai dar um tapa na sua cara.

O que mais a gente poderia pedir em um livro??