O Mistério do Caderninho Preto

Resenhas - O Mistério do Caderninho Preto

1 | 2 | 3 | 4

Mayhara 31/08/2021

Nostalgia
Li este livro na pré adolescência. Não lembro de muitos detalhes da história, mas lembro que é bastante divertida. Me trouxe à memória o contato que eu tinha com livros infanti-juvenis. Pretendo reler um dia! Ruth Rocha é uma ótima autora. Recomendo se quiser ter uma leitura leve, inclusive se estiver de ressaca literária.

TatianaTati 28/02/2021

Dos livros que não envelhecem
Ruth Rocha é uma referência literária da minha infância. Devorei inúmeras obras dela e guardo algumas comigo até hoje, mais de 20 anos depois do primeiro contato. Revisando esses livros no meu acervo, percebi que não me lembrava muito bem da história do caderninho preto (mas continuo adorando a capa do livro com letras recortadas de revistas!).

Curioso como, depois de adulta, reparei em outras características do livro, como a metalinguagem para falar da elaboração de uma história (narrativa, construção de personagens, etc.) e a menção a personagens e trechos de diversas obras literárias incríveis. Também é reconfortante notar que as histórias de Ruth Rocha resistem ao tempo. Tratam de amizade, curiosidade, diversão, carinho, respeito. Dá uma alegria imensa saber que as obras desse ícone brasileiro fizeram parte da minha formação como leitora!

Leitor 29/01/2010

Esta historia pra mim rendeu boas risadas é uma grande ideia, a historia contada por Ruth rocha conta um misterio de um caderninho preto de um pofessor da escola duas crianças resolvem fazer uma historia sobre isto mais na verdade á um grande misterio neste livro.

Ficha do livro

Nome: O mistério do caderninho preto
Autora: Ruth Rocha
Editora: Melhoramentos
Páginas: 56

Todos os direitos reservados a autora e editoras autorizadas

july 10/03/2010

resenha de o misterio do caderninho preto
o livro é ótimo conta as história de unss alunos que sismam que no cader ninho preto do professor tem coisas macabras eles fazem planos para tentar pegar o caderninho e enquyanto issi até tentam escrever um livro! bom eu não vou contar a história toda, mas é um livro que recomendo!

joprj 21/04/2015

Colégio
Um dos primeiros livros que li na vida e lembro de ter adorado. Lembro de conversar sobre ele com meus colegas do colegio e viajar na historia.

paulajanay 15/02/2009

Ótimo livro para-didático para despertar o interesse da leitura nas crianças. Lembro que o terminei com vontade de escrever.

Esmeralda 28/08/2023

O mistério do caderninho preto ??
Uma leitura tão leve e fácil, poucas páginas mas com um desenvolvimento MARAVILHOSO!
A leitura é tão boa que quando você chega no fim da tristeza porque acabou, com certeza é uma das minhas leituras favorita!

-E

Fran RW 22/06/2011

"O Mistério do Caderninho Preto" - Ruth Rocha

Aprendi braille com ele

Jamais esquecerei esta história. Ela me divertiu e foi a responsável por eu lembrar até hoje o Sistema Braille, que permite a pessoas cegas a prática da leitura. Na época eu já era grandinha demais para ler literatura infantil mas voluntariamente quis ler algo em braille, que havia acabado de aprender e necessitava praticar para não esquecer. Na instituição para deficientes visuais que frequentava havia vários livros em braille mas eu buscava algo inédito para mim e "O Mistério do Caderninho Preto" me atraiu pelo título. Graças a ele e à instituição, até hoje recordo o que aprendi sobre o Sistema e talvez algum dia ele [o braille] me seja útll. Mas fica a dica para quem queira presentear uma criança ou simplesmente goste de ler algo diferente de vez enquando.

(13/01/2011)

Maria Rita 25/02/2011

O primeiro livro que li :)

emiliaomena 16/01/2024

Achei o livro sem pé e sem cabeça, o final nada com nada, enfim. Só li o livro pq tenho o mesmo nome que a personagem principal

Emanuelly 24/11/2010

O mistério do caderninho preto.
Muito bom !
Maria Emilia junto a seu amigo Pedro, teve a idéia de escrever um livro de acontecimentos reais. Para isso começou a investigar tudo ao seu redor, inclusive a sua escola. Viram que seu professor Batista andava sempre com um misterioso caderninho. A partir disso, ela e seu amigo resolveram escrever sobre: Os mistérios do caderninho preto começaram a investigar. O caderninho foi capturado, eles descobriram quem foi que havia pegado e consegui-o de volta. Abriram e sabe o que estava escrito? Títulos e frases para um novo livro, e viram também que as intenções de Batista eram boas.
Leiam e descubram mais !

Rose Gleize 08/10/2019

O mistério do caderninho preto.
Eu já li esse livro, li em 2011, e super indico como uma leitura de passatempo. É um infanto-juvenil, que conta a história de um casal de amigos adolescentes, jovens estudantes, a Maria Emília e o Pedro, que juntos decidem escrever um livro.
Algo interessante é que ao final do livro, há uma entrevista com a autora sobre sua carreira, sua experiência como escritora e da ideia de escrever O mistério do caderninho preto, como essa história começou...
Uma coisa curiosa que eu julguei ser, acho que desde a primeira vez que li essa entrevista, é que numa parte dela, a Ruth Rocha, numa conversa super futurista, deu sua opinião na época, a respeito do computador e dos livros, de como seriam no futuro, se achava que um dia seria possível os livros serem lidos através de um computador, o que naquela época, anos '80, era algo impensável pra muitas pessoas, né? Inimaginável. E a Ruth é uma mulher tão inteligente, tão bem instruída para a vida, talvez até uma mulher muito a frente do seu tempo, que ela respondeu que sim, que achava que seria possível um livro vir a ser lido (e até levado pra cama) em qualquer lugar através de um computador, o que hoje, em 2018, conhecemos por tablets, notebooks, até mesmo pelo celular podemos ler, são os computadores portáteis que ela falou, por onde podemos acessar as nossas histórias, em e-books, em formato PDF... e ler. Entre outros aparelhos de leitura de livros digitais (e-readers) ou mesmo leitores de e-books, desenvolvidos por marcas próprias como o Kindle, o Kobo, o Lev...

O livro começa assim:
"Meu nome é Maria Emília.
Tenho 15 anos. Que barra, hein?
Naturalmente eu gosto de um menino que não gosta de mim...
Minha mãe me acha malcriada, meu pai me acha gênio.
Eu odeio verduras em geral e espinafre em particular.
Se eu gosto de alguma coisa?
Claro! Eu gosto dos Titãs, da Marisa Monte e do Tom Cruise.
Sou louca por bombom de cereja, filme de terror e revista de fofoca.
Televisão? Mais ou menos... quer dizer, eu adoro, mas às vezes me enche um pouco.
O que eu gosto mesmo, que nunca me cansa, é ler...
Por causa dos livros é que eu fiquei amiga do Pedro. O Pedro também adora ler.
A gente conversa sobre livros, troca livros, comenta o que está lendo."
[...]

IdiotCupcake 22/10/2019

O caderno preto
Essa é a história de Pedro e Maria Emília, dois amigos com um objetivo: escrever um livro, um livro inspirado no seu professor chamado Batista, que não deixa ninguém pegar seu caderno, até que o caderno some.
Eu achei interessante, conta sobre as aventuras que se metem enquanto estão tentando descobrir como é a vida de seu professor para escrever o livro.
Muito interessante e criativo.
Arthur.Santos 08/03/2020minha estante
olá como faço pra ler este livro online?
conhece quem pode emprestar?

Renata Ellen 05/03/2012

*-*
Um dos melhores livros que já li, é pequeno, mas é muito bom,

1 | 2 | 3 | 4