O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

anaacls 28/02/2022

Um livro muito bom, a leitura foi bem rápida por ser livro curto e que prende muito na história eu li ele em uma tarde e recomendo demais!

Luísa 21/05/2022

O mistério da Casa Verde
Li esse livro pra escola, mas achei a história até que interessante, porém o que dificulta a leitura é o vocabulário usado, pois é uma escrita antiga e por isso certas palavras não são utilizadas atualmente, o que torna difícil de entender. Gostei das referências do livro O alienista de Machado de Assis. Pelo livro ser pequeno não podemos conhecer os personagens direito e nem ver o desenvolvimento de cada um.

Dai ;) 25/05/2022

Legalzinho
É aquele tipo de livro que você insiste para passar uma ressaca literária, pois, é bem curtinho. Achei bem divertida a proposta e acho que eles alcançaram seu objetivo, que era, basicamente, nos fazer querer ler o livro ?O Alienista?; ou então, ensinar sobre este livro de Machado de Assis. Recomendo!!

Isabela- 08/07/2022

Bom, mas problemático
De longe o primeiro paradidático que eu realmente me interessei para ler, fiquei até de madrugada. O livro é bom, mas a solução para o mistério foi bem nhe. E tem algumas problemáticas também

skuser02844 03/06/2024

É um livro pequeno e bem rápido de ler.
Eu livro bem gostosinho de ler, com um bom desenvolvimento na história com os personagens.
O autor trás muito a história do "O Alienista" de Machado de Assis, por isso recomendo lê-lo primeiro para entender melhor as referências.

Bruno 18/09/2022

Bah?
Acho que o que me segurou um pouco nesse livro foram algumas referências ao Alienista, de fora, achei bem chatinho.
Personagens não são aquelas coisas e a história por trás é até que legalzinha, mas não chega a te prender no livro.

Eu não leria novamente, pelo menos não voluntariamente.

nanda 27/10/2022

o mistério da casa verde
achei muito ruim. o livro e inspirado em um conto de machado de assis, o livro aborda temas serios, tive que ler pela escola.

Pedrinho 30/11/2010

O Misterio da Casa Verde
A turma da rua resolve procurar um lugar para dar festas pois o visinhos vivem chamando a policia sem opção resolvem ir a casa mais assustadora do bairro onde existe um homem muito estranho que vivia ali no final a casa vira um lugar de jovens

Emile Escatena 28/11/2016

Outro livro da minha infancia que super recomendo!
Aventura o tempo todo, um livro empolgante!

thamirisdondossola 13/07/2017

O mistério da casa verde
O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar é um livro juvenil que faz parte da coleção “Descobrindo os clássicos” e foi inspirado no conto O Alienista, de Machado de Assis. Tal coleção contém uma série de livros juvenis inspirados em clássicos, e eu achei essa proposta incrível, pois é uma forma interessante de motivar os alunos a lerem as obras originais.

Antes de tudo, a Casa Verde é um casarão trancado e abandonado, que antigamente serviu como asilo para pessoas com doenças mentais. Esse casarão inspirou Machado de Assis a escrever o conto O Alienista. Mas vamos para a história de Moacyr Scliar...

"[...] Até o momento em que, pela quantidade de de gente aqui confinada, dei-me conta: o lugar de loucos, como vós, é lá fora. O mundo é um hospício, o vosso hospício." (p. 26)

Arturzinho e sua turma estavam à procura de um lugar para chegar de clube. Eis que o garoto teve a brilhante ideia de abrir um buraco na parede da Casa Verde e transformar pelo menos uma sala daquele lugar, no tão sonhado clube. No entanto, quando Arturzinho e os amigos adentram o ambiente, eles encontram algo que jamais imaginariam: uma pessoa. Ela está vivendo lá dentro! E o lugar está tão limpo! É realmente muito estranho. A princípio, os garotos saem correndo, apavorados. Depois, decidem investigar e descobrir o que, de fato, está acontecendo. Quem é aquele homem? Como ele está vivendo dentro de um lugar abandonado e completamente trancado, com exceção do buraco que abriram? Como aquele ambiente está tão limpo, mesmo depois de tanto tempo fechado?

As respostas para essas perguntas estão no conto O Alienista, de Machado de Assis, e elas são respondidas ao longo do livro, enquanto a turma vai conhecendo o conto com a ajuda de uma professora. O mistério da Casa Verde contém apenas 77 páginas e vai te fazer querer ler tudo de uma vez só. A escrita de Scliar me prendeu de forma admirável, simpatizei bastante com sua narrativa misteriosa e instigante.

O que está por trás desse mistério vai surpreender o leitor. Sempre fico muito feliz quando os escritores conseguem abordar assuntos sérios de forma leve e reflexiva. E é isso, basicamente, o que você irá encontrar em O mistério da Casa Verde, além, é claro, de querer ir correndo ler o conto O Alienista. A propósito, eu já conhecia o conto, que é bastante extenso, por sinal, mas ao ler O mistério da Casa Verde, senti uma vontade enorme de reler. É uma leitura poderosa!

Aventura, mistério, amor e muita reflexão: se você curte essas características em livros juvenis, precisa ler O mistério da Casa Verde.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-misterio-da-casa-verde-moacyr.html

Angel 26/08/2020

É razoável a história, mas confesso que eu estava esperando mais do livro.

nanda 20/07/2022

sinceramente, no começo a história n tinha me prendido, mas com o passar dos capítulos melhorou, mas achei um final um pouco decepcionante.