Lázarus

Lázarus Georgette Silen

Resenhas - Lázarus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sweet-Lemmon 15/09/2011

Lázarus é um livro de vampiros um pouco mais adulto- com personagens e situações mais adultas- o que, particularmente, achei ótimo. Aqui, a protagonista, Laura, é uma jovem mulher adulta e não uma adolescente irritante.

Eu não sou particularmente uma fã de vampiros (culpem Stephanie Meyer e seu vampiro-purpurina! ) mas devo confessar que Lázarus me surpreendeu. É uma ótima estória de aventura.

A estória começa quando a jovem viúva Laura, uma museóloga brasileira e mãe de uma adolescente, aceita uma proposta de emprego em um museu de Bristol, Inglaterra. Lá, ela encontra o trabalho de seus sonhos e acaba se envolvendo romanticamente com Robert, o irmão de sua chefe. Tudo corre bem, apesar de uma série de mortes estranhas que estão ocorrendo na região, até que...

É, não posso contar mais pois estragaria a surpresa. Apenas posso dizer que Georgette vai nos apresentar um mundo de metamorfos, vampiros e outros seres fantásticos.

Lázarus tem um toque romântico mas é basicamente um livro de aventura. A estória é muito bem construída e a autora cria toda uma nova- e interessante- mitologia ‘vampiresca’.

O livro é dividido em três partes, sendo a terceira e última a mais interessante e melhor escrita. É nesta parte final que a estória cria um ritmo, revelando enfim o que significa o ‘Lázarus’ do título. Não estou dizendo que as duas primeiras partes sejam ruins, mas confesso que as achei um pouco paradas, detalhadas demais.

A autora nos apresenta uma ótima trama, mas o que se destaca mesmo é a construção de personagens: todos muitos críveis e bem delineados. Os personagens são humanos, com qualidades e defeitos mas em nenhum momento irritantes ou forçosamente ‘perfeitos’.

A filha adolescente de Laura, Cínthia, é um ótimo exemplo. Ela é retratada como uma adolescente normal, com suas ‘chatices’ típicas de adolescente mas também com ótimo senso de humor. Nem perfeita nem insuportável. Normal.

Um outro personagem que também merece destaque é David, amigo de Laura e de vital importância para a trama. No início, o achei um pouco arrogante e tolo, mas aos poucos fui gostando dele, percebendo o quanto era um personagem rico e cheio de nuances.

****************************
Trecho:

“-Ás vezes as coisas são tão claras para mim que não há a necessidade de provas- ele me interrompeu.- E de qualquer forma, não preciso delas para justificar o que sinto por você.
-Você nem me conhece. Não sabe quem eu sou de verdade- tentei argumentar.

-Você também não sabe quem eu sou de verdade- ele me olhou nos olhos, alguma coisa mais profunda pareceu se agitar com essas palavras. – Mas temos uma vida toda para descobrir.

Talvez esse fosse o momento que assustaria muita gente. “Vida Toda”é uma expressão muito mais complexa do que um simples flerte, um encontro ou algo similar. É um compromisso, algo mais raro entre duas pessoas nos dias atuais(...) E na minha frente estava ele, possivelmente o único homem por quem tudo isso fazia sentido. Não havia medo, nem receio, nem a sombra de uma dúvida.
Só a luz de uma certeza irradiava: a de que estava completamente apaixonada por esse homem.
Ele pegou meu rosto entre suas mãos frias.

-Bonita Laura- falou em português. O sotaque dele deixava cada palavra ainda mais encantadora aos ouvidos. – Não sei como você fez esse milagre acontecer , mas estou apaixonado por você.
Senti tontura e palpitação sem tamanho. O vento era só um detalhe insignificante.
-Robert- foi só o que consegui dizer num sussurro.

Sua boca então se aproximou devagar, os olhos presos nos meus, e então se uniu a minha. O contato fez um arrepio subir de minha coluna ao meu pescoço e o calor se espalhou por todo o meu corpo.

(...)
Não havia mais tempo ou espaço. Nem frio nem vento. Passado e futuro deixaram de existir para mim. Só havia aquele momento e minha mente queria guardá-lo na memória exatamente desse jeito.”

-pág. 98

******************************

Particularmente, não sou fã de narrativas em primeira pessoa e este livro não foi uma exceção. Penso que esta foi uma das maiores falhas do livro. Principalmente, por que este ponto de vista em primeira pessoa ia mudando aleatoriamente, tornando a leitura por vezes confusa. Muitas vezes me senti perdida, tentando saber quem estava ‘falando’. Além disso, a mudança súbita de narrador acontece sem uma espécie de sinal, ou marca (um asterisco seria bom, talvez) . A escrita de Georgette é clara e segura e compreendo que ela quis dar uma maior dimensão e aprofundamento à estória, mostrando-a sob o ponto de vista de vários personagens, mas acredito que seria muito melhor se isto tivesse sido feito em terceira pessoa e demonstrando, de alguma maneira, a mudança de narrador.

Um outro ponto negativo, a meu ver, é o tamanho dos capítulos. São muito longos, tornando por vezes a leitura um pouco cansativa. Por se tratar de um livro basicamente de aventura, capítulos mais curtos dariam um maior dinamismo à leitura. Os capítulos longos e uma certa repetição nos detalhes e descrições acabam cansando.

Eu não recomendo uma leitura por ser de autor ou autora nacional, acho isso errado e paternalista. Eu recomendo Lázurus por ser um bom livro, uma leitura interessante. Ponto. Não importa se é literatura nacional ou não. O livro tem suas falhas, é fato, mas merece ser conhecido, especialmente por aqueles que gostam de literatura fantástica e de aventura.

Ah, e eu já falei que estou louca para saber como esta estória continua?

A Série
Eu gosto muito de séries, mas acho extremamente frustrante quando o livro de uma série não tem final, terminando em aberto. Até mesmo os livros da série Harry Potter têm seus próprios finais, fechando um ciclo a cada volume. Aqui fica-se com uma angustiante vontade de quero mais.

1. Lázarus
2. Panaceia
3. Nênia
4. Zênite

A Edição:

A edição está caprichada e bem feita, porém não perfeita. Encontrei vários erros de pontuação, principalmente, na colocação de vírgulas.

Gostei bastante da font utilizada para o título e apesar de não ser fã deste tom de vermelho acho que combinou com o estilo da leitura- apenas não gostei da figura da mulher. Pessoalmente, acho que teria ficado mais interessante se em vez de uma mulher houvesse uma árvore seca ou uma construção em ruínas.

Outro ponto é que em nenhuma parte do livro é dito que se trata de uma série. Um erro, a meu ver. Eu apenas descobri que fazia parte de uma série pesquisando na internet. O livro não tem um final e quem lê sente-se um tanto quanto perdido.

BookTour

Eu recebi este livro através do Booktour da Editora Underworld. Infelizmente, nem tudo foram flores, por assim dizer. As listas com a ordem de recebimento dos livros foram divulgadas em março deste ano, porém, eu recebi Lázarus apenas em Setembro e para piorar justamente quando eu estava para viajar para o Rio. Houve muita falta de informação e, principalmente, comunicação. Espero, honestamente, que não haja mais problemas com os próximos livros do booktour.

Leia Mais no Meu Blog:

Rafaela.PAmela 01/06/2021minha estante
Exatamente! O ato de fechar o livro tem sido uma tortura! Obrigada pela resenha! ?

Jorisdana 08/01/2022minha estante
Perfeito!!

EddyBrown 31/07/2023minha estante
Tenho Ordem de extermínio... doido pra achar os demais livros né quando os achei Num grupo de zap, já estavam reservados...

So Prates 17/05/2013

Lázarus - Georgette Silen
Bem, confesso que Lázarus permaneceu algum tempo em minha estante aguardando para ser lido. Confesso também que comecei a ler por ter sido presente de uma grande amiga e escritora, em quem ponho muita fé e que conhece meu gosto literário... (Obrigada Nika, pelo presente!) Agora posso dizer que adorei!!! Aliás tenho me surpreendido cada vez mais com o nível e talento dos escritores brasileiros.

Trata-se de uma história sobre vampiros. Não apenas sobre mais um livrinho sobre vampiros e sim de uma história deliciosa, que prende a atenção, principalmente na parte final do livro e é nessa parte que a história cria um ritmo acelerado, finalmente revelando a relação de "Lázarus" com o título.

Aventura, romance, mistério e sangue, muito sangue... Georgette escreveu uma história original, prezando pela pesquisa e inteligência misturando mitologia, fatos e fantasia.

O único ponto que não gostei foi a narrativa em primeira pessoa, não pela narrativa em si, mas pela mudança repentina de quem narra a história, fazendo com que me perdesse varias vezes durante a leitura, sobretudo no princípio do livro, quando não esperava que houvesse mudado o narrador e por isso, tendo que re-ler longos trechos para pegar novamente o "fio da meada". Se pelo menos houvesse tido um sinal, a leitura teria sido mais fácil.
Outro ponto ruim é que em nenhuma parte do livro é mencionado que trata-se de uma saga. Me senti totalmente perdida ao chegar ao final do livro e perceber que não havia um final. Logicamente corri para a internet para descobrir que trata-se de 4 livros:

1. Lázarus - lançado
2. Panaceia - lançado
3. Nênia
4. Zênite

O que mais posso dizer? Bem, já devorei Panacéia e só posso dizer mais uma coisa: Georgette "pelamordedeus" quando será o lançamento de Nênia e Zênite???
So Prates 24/06/2013minha estante
Olá Georgette,disponha sempre!
Fiquei muito feliz em saber que na nova edição esses detalhes foram corrigidos. Esse livro merecia isso. Já dei de presente para 4 amigos, da próxima vez, vou procurar o da Giz Editorial.
Beijão

Bia09 09/10/2010

Lazarus - Georgette Silen
Tenho tido muita sorte ao ler livros de autores nacionais. Os que li, são de uma qualidade impressionante, com histórias extremamente criativas e inteligentes. E Lázarus de Georgette Silen foi um deles que me surpreendeu e muito. Foi o primeiro que li dela e fiquei impressionadíssima com a superioridade de sua escrita, com a maneira como ela abordou o tema "vampirismo", com uma segurança e genialidade incríveis, com pitadas de história, explicações lógicas para o tema e um delicioso romance, que não pode faltar, não é mesmo?

É o tipo de obra que agrada públicos de diferentes nichos - mulheres, adolescentes e homens, pois além de um vampirão tudo de bom, há sangue, muito sangue e lutas.

Gostei da maneira que ela escolheu para contar a história. Foi sim, em primeira pessoa, mas conseguimos entrar na cabeça de vários personagens. Isso é bom porque não ficamos presos a um só ponto de vista, vemos outros lados. Enquanto Laura conta sua versão dos fatos, conseguimos ficar angustiados com sua transformação, em como ela se sente dividida, em como sofre e ao mesmo tempo fica maravilhada com alguns aspectos de sua nova vida.

Dou nota 10 para Georgette e espero sinceramente que ela escreva uma continuação para Lazarus porque juro que fiquei com um gostinho de quero mais.
EDU 24/11/2010minha estante
Sou suspeito para falar do trabalho da Georgette mas nao posso deixar de comentar que este livro e um dos melhores que ja li .Recomendo a todos com o maior prazer.

"Ana Paula" 22/04/2014

"Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir-a-ser". - Heráclito

Em Lázarus, conhecemos Laura, como a sinopse acima diz, Laura acabou de mudar do Brasil para Bristol na Inglaterra. Contratada pelo Museu de Artes, Laura e sua filha adolescente, partem para Bristol para começar uma nova vida. Laura é viúva, depois da morte de seu marido, ela não e interessou por mais ninguém, dedicou sua vida a sua filha e ao seu trabalho. Tudo seria exatamente igual em Bristol, aceitara o emprego, pensando exclusivamente nisso, mas ao começar o trabalho, conhece Robert, um homem incrivelmente lindo e sedutor, por quem Laura logo sente algo.

"Amei meu marido, sim, mas poderia amar outro homem novamente. Ou o tempo me fez ficar tão exigente que nenhum deles serviria? Tinha minha vida, era independente, com uma filha adolescente; em geral isso afugenta os homens. Mas não significava que todos eles fossem iguais. Apenas... Não achei ainda o que eu queria. Será essa a verdade?"

A partir deste encontro, começa um relacionamento entre os dois, Laura sente que esta na hora de pensar em si mesma e dar uma nova chance ao amor, Robert está completamente encantado por Laura, por sua beleza, força e por seu coração bom. O único que não está feliz com esse romance, é David, amigo de infância de Laura, que nutre um amor pela mesma desde quando eram crianças. Mas Laura não pensa em outra pessoa, somente Robert!

"- "Há mais entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia". - respondeu Jarvis, citando Shakespeare. - Um dos maiores poetas e dramaturgos ingleses já nos alertava sobre isso no século XVII, e antes dele outros povos relataram a existência de seres com comportamentos e aspectos semelhantes. Por que tais criaturas não poderiam ainda existir no século XXI?"

Apesar do romance super fofo (owww *-*), Lázarus não é somente isso. A autora pesquisou lendas e mitos, tudo para tornar a fantasia deste livro realista! Mitologia e história pura! Não pense que aqui você não vi encontrar respostas, vai sim, e muitas, que te deixaram curiosa e querendo mais e mais! Cada página foi escrita de maneira sensata e detalhada, apesar de a história em si não se passar no Brasil, senti familiaridade com as descrições da autora, muito detalhista e instigante.

Os personagens são outro ponto principal do livro: Você não encontrará uma adolescente que se apaixona por um sobrenatural e que se acha feia, desajeitada e boba perto do mesmo. Você encontrará um mulher, dos seus trinta e poucos anos, com uma filha adolescente, com um trabalho e problemas decorrentes de um adulto. Laura é uma mulher bonita e sabe disso. Autossuficiente, não mede esforços para proteger que ama e luta com unhas e dentes pelo que quer. Robert já viveu muito, e sabe o peso disso, sabe que sua condição implica situações perigosas, mas acredita que o amor pode falar mais alto.

"Se colocássemos de lado a discussão secular de vampiros serem demônios e seres do inferno, éramos privilegiados pela quantidade de beleza que podíamos apreciar. "A beleza está nos olhos de quem a vê", o antigo provérbio se encaixava como uma luva em meus pensamentos. Cada dia trazia uma surpresa, uma fonte de luz inimaginada, uma nova cor, um novo cheiro, detalhes antes insuspeitados. E tudo era muito belo."

Fora os personagens principais descritos acima, também conhecemos outros igualmente maravilhosos. O mundo criado por Georgette, abrange todas as partes do planeta. Você conhecerá a fundo, as raças de vampiros existentes, saberá distinguir entre Puros, Metamorfos e Mestiços. Descobrirá porque os vampiros se tornaram lendas, mitos. Conhecerá O Concelho, que por incrível que pareça é formado por humanos. Sentirá junto com Laura, o medo, a alegria, o prazer, de toda essa descoberta! Prepare-se para saber o que civilizações antigas já sabiam, o que vários pensadores, poetas de séculos passados, advertiram. Uma mistura de realidade e fantasia que já existia desde os primórdios da Terra.

"Agora tudo era passado. A mulher que viveu aquilo não poderia mais aparecer. Ela deixou de existir num dia de outono inglês, quando saiu do Museu de Artes de Bristol. Lembro-me bem."

Sobre a diagramação do livro, só tenho a parabenizar a editora! Simples, mas com alguns pontos destacados, encontrei alguns erros de revisão bobos, nada que prejudique a leitura. Lázarus é dividido em 3 livros, cada livro, descrevendo um acontecimento na vida de Laura. Adorei os pensamentos que a autora colocou no início os livros, o destaque feito pela editora, Também ficou maravilhoso! A narrativa é em primeira pessoa, alternando entre os personagens do livro, não saberemos somente o que a protagonista Laura sabe, veremos por outros ângulos de personagens diferentes, e isso para mim, foi maravilhoso! Várias cenas descritas de pontos de vistas diferentes! perfeito! Sobre a capa? Bem, eu a achei linda quando a vi pela primeira vez, toda fosca com detalhes em verniz nas rosas e no título do livro. Só não entendia o porque do nome e da rosa... mas é ai que a mente brilhante da autora me surpreendeu mais uma vez! A capa tem tudo a ver com o livro!!!! Só lendo mesmo para entender esse entusiasmo! Eu já conhecia a escrita da autora, li um conto que ganhei dela na semana do livro nacional aqui na minha cidade, O Cântico do Súcubo, (para ler a resenha, clique no título) despertou em mim mais que curiosidade, fiquei extremamente fascinada e queria mais, mesmo depois de ler Lázarus, ainda quero. Também assisti a uma pequena palestra dela sobre vampiros, e adivinhem???? A mulher sabe sobre o que escreve! Em um mundo de fantasia e realidade, o que você faria para manter quem ama em segurança? Simplesmente perfeito! Então, se recomendo? Claro!

site: www.livrosdeelite.blogspot.com
Nathalia 06/06/2018minha estante
Adorei sua resenha!!! Já comprei o livro e estou ansiosa para ler

Biel 15/02/2013

Tive a oportunidade de ver essa escritora duas vezes em duas bienais que fui. Confesso que não botava muito crédito em escritores nacionais, exceto os clássicos (Machado de Assis, Clarice Lispector etc) até ler uma de suas obras. Indico o livro sem medo, pois no meu ponto de vista, foi uma das melhores ficções de autores brasileiros que já li.

robymarx 09/06/2013

O Amor não é cor-de-rosa. É vermelho sangue...
É o que o leitor irá descobrir ao “viajar” pelas páginas desta impressionante obra, genialmente escrita por Georgette Silen.
Com dois personagens principais excepcionais, rodeados por outros personagens menores em evidência, mas não em importância, LÁZARUS consegue nos apresentar à uma trama totalmente original, em meio a um já vastamente explorado universo: o dos vampiros!
“Meu coração era um terremoto e minhas veias eram mares em fúria”.
Com uma narrativa totalmente em primeira pessoa, que nos permite mergulhar de cabeça nas sensações mais diversas de cada personagem, suas alegrias ou frustrações, sua determinação inabalável ou medos mais profundos, Georgette faz com que nos apaixonemos por eles, e de forma irremediável! Além do que ainda nos brinda com um vasto conhecimento histórico e geográfico, enriquecendo ainda mais sua obra.
Mais do que o eterno dilema entre o BEM e o MAL, LÁZARUS nos apresenta um dilema ainda mais interessante entre o que você mais deseja e o que, de fato, você poderá ter.
Uma verdadeira montanha-russa dos mais variados sentimentos: alegrias, tristezas, ódio e o amor mais forte possível que poderá existir entre um homem e uma mulher:
O amor que pode superar o próprio tempo!
Tudo isso recheado com um clima de ação que por muitas vezes nos deixa sem fôlego, e por isso com certeza, para quem é fã do gênero, LÁZARUS é obra “obrigatória”.
E para qualquer vampiro que estiver lendo estas minhas impressões:

- Cuidado!

A lenda é verdadeira...

Roby Marx
São Paulo, 17 de Setembro de 2010

Caverna 12/07/2012

O livro que resenharei nesse post para vocês é Lázarus. Como consta na sinopse, ele conta a história de Laura - uma mãe solteira - que, ao receber uma ótima proposta de trabalho de um museu na Inglaterra, abandona tudo no Brasil e se muda para Bristol com sua filha e lá assiste sua vida mudar de cabeça para baixo ao conhecer o maravilhoso Robert Fevré.
No geral, o livro é muito bom. Desde o início, o livro é intrigante e a leitura te prende. A descrição dos cenários e das emoções dos personagens é feita com perfeição; frequentemente, me encantava com os cenários, e me sentia exatamente como o personagem durante o livro. Por exemplo, em uma cena de confusão, sentia-me confusa também, tamanha a perfeição da descrição. A grande pesquisa que a autora fez fica muito evidente, e acho que ela atingiu o efeito desejado: só serviu para dar “recheio” a esse livro maravilhoso. As cenas de lutas são muito bem descritas, o que é essencial para esse gênero literário. Os personagens são bem elaborados e muito encantadores, com destaque ao Robert e a Clementine, que viraram meus favoritos.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/04/lazarus.html
So Prates 17/05/2013minha estante
Apenas uma observação: Laura é viuva e não mãe solteira.

Brunilka 16/08/2012

Decepção.
O início é bem legalzinho, mas nada de mais.. Então você segue lendo... Lendo.. Quando vê tá preso na leitura.. o desenrolar da estória é muito bom... segue muito bom.. Até as sei lá.. 3 últimas páginas.. Geeeeente! Que coisa sem sentido.. Sem nexo.. Sem nada! Um ponte de ponta solta... Um final NADA a ver... Foi muito frustrante acabar de ler este livro.. =/

Ademar Jr 05/04/2011

Lázarus
Histórias de vampiros, talvez até tenham saturado o mito, mas isso só acontece quando se retorna a ele sem inovação alguma. E nesse caso eu poderia listar uma centena de livros que foram escritos nos últimos dois anos com certo advento vampiresco, que tentou trazer à tona sugadores de sangue dos mais variados tipos e espécies. Nisso surgiram escritores em ascensão outros só experimentando, alguns tragáveis e muitos nem tanto. Em meio a esses eis que surge Georgette Silen, que a exemplo de André Vianco, tem uma escrita promissora para o campo fantástico, mais precisamente no mundo noturno dos vampiros. Seu romance de estréia, Lázarus (2010) não deixa a desejar e ainda coloca para trás escritoras Best-sellers, que nem preciso citar o nome.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/pCGut-vY

Alba 29/12/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Filha de um inglês com uma brasileira, Laura viveu sua vida entre indas e vindas do Brasil à Inglaterra. Museóloga formada e recém-viúva, recebe uma oferta única de ser curadora no “City Museum & Art Gallery” para trabalhar com a rígida diretora geral Clementine Sophie Fevré, e é lá que conhece Robert.

Eu fiquei encanta com Robert, Georgette soube descrevê-lo muito bem através dos olhos de Laura. Realmente um protagonista intrigante. David é confuso… Um amigo de infância que sempre a amou e que não consegue conter o ciúmes ao ver a “amiga” se envolver e encantar por outro homem.

Cíntia, filha de Laura, é a adolescente típica. Avessa a mudanças e sempre com a expressão de tédio no rosto.

Com um serial-killer solto que sempre ataca à noite e deixa suas vítimas exangues e com uma expressão de terror no rosto, Laura fica entre a preocupação pela filha e a intriga do que podia estar causando tudo isso. Até que vem a revelação.

Seu encontro com “Lazarus”, sua transformação e a perseguição que ela passa a sofrer após isso, é confusa e nos deixa com a incerteza de não saber em quem acreditar e com o gostinho de quero mais no final do livro.

O livro é todo contado em primeira pessoa, mas ao mesmo tempo dá uma ideia geral de tudo o que se passa na história. Não ficamos presas apenas na visão de uma pessoa. Acho isso importante, não é legal ver toda história pelo prisma apenas de um personagem, ainda mais quando se tem a mania de preferir os vilões =D (já falei isso por aqui!)

O nome escolhido para o personagem “Lázarus” achei de uma genialidade ímpar, o link que se faz com Lázaro – personagem biblíco que foi ressucitado por Jesus Cristo – é evidente em toda a leitura, Georgette cita a bíblia durante todo o livro,e achei a idade escolhida para a transformação de Laura superoportuna e significativa. 33 anos. (Era a intenção, Georgette, ou viajei?)

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog:

Elis 30/07/2011

Realmente a história me surpreendeu, afinal quando iniciei o leitura pensei, mais um livro de vampiro que vai conquistar muitas garotas, já que eu sou fã dos lobisomens...rsrs...mas no decorrer do livro fiquei pasma com a grande surpresa que ele nos revela.

Laura é uma museóloga que ama o seu trabalho. Acaba recebendo uma proposta de trabalho em Bristol_Inglaterra, então ela deixa o Brasil e se muda para a Inglaterra. Chegando lá, reve amigos da juventude como Jean, Ben, David e Georgiana. Ela vai se adpatando, conhecendo pessoas novas e acaba se deparando com o belo Robert, que mudará para sempre tudo em sua vida.

Simplesmente eu queria contar tudo para vocês, falar dos mistérios, do que acontece, mas não posso. Eu quero que vocês se surpreendam.

A leitura flui rapidamente, apesar de muitas vezes eu ficar perdida quando a autora muda o personagem que narra a história, mas nada que não se descubra após alguns parágrafos.

Agora eu só posso esperar a continuação de Lázarus...espero que seja em breve.

Parabéns a autora que nos mostrou que fez muita pesquisa e se dedicou totalmente ao livro. E mesmo tendo sua própria maneira de desenvolver a história de vários pontos de vista, soube prender o leitor na teia de sua trama.

Recomendo...Nota 9!!!

Beijokas elis!!!!!!

Hellem.Kaline 14/03/2024

Essa foi uma das histórias mais chocantes que li sobre vampiros, tão detalhado, tão real que chega a ser assustador!
é um livro grande e cheio mistérios, ação, romance, poderia facilmente virar uma série muito boa, o final foi surpreendente, não tenho muito o que falar amei a história e fico triste por saber que só vai até o 2° livro, a autora não terminou a saga!
(ela poderia pelo menos escrever um 3° livro para concluir) :(

Tânia Souza 21/11/2010

Lázarus – Georgette Silen

"Seu hálito gelado e o rosnado estavam próximos do meu ouvido e quando fui gritar senti uma terceira dor, muito pior do que todas as outras, quando ele cravou seus dentes na pele do meu pescoço. Era insuportável, uma mistura de afogamento com falta de ar, com espasmos que pareciam vir dos orgãos internos do meu corpo e meu coração disparou numa velocidade absurda. Os dentes cravaram mais fundo ainda e a dor triplicou. Ouvi os gorgulhos começarem e percebi que ele sugava alguma coisa: meu sangue."

Lázarus é uma história de vampiros. Inevitavelmente, quando penso em vampiros, lembro de uma frase de Umberto Eco que li certa vez sobre o que seria mais difícil de enfrentar: a certeza de um vampiro, ou a suspeita do vampirismo de alguém? Pois é justamente com essa premissa do jogo de esconder e mostrar que a narrativa de Lázarus começa a tomar força.

A narrativa sempre em primeira pessoa, ousada e com diferentes visões sobre um mesmo fato, torna-se um diferencial positivo na obra, nem sempre são necessárias as diferentes versões, mas em alguns momentos, revelam-se uma forma interessantíssima de narrativa. Outro elemento de destaque são as histórias paralelas, algumas são tão fascinantes que deixam vontade de saber mais dos personagens que vão surgindo, cada qual com sua personalidade e vivência pessoal marcante.

No entanto, Lázarus não é somente uma história de vampiros. É uma história de pessoas, de amores, de lugares e épocas, de sentimentos variados, de lutas, vitórias e derrotas. A princípio, os caminhos de Laura - personagem principal desta saga - me parecem entediantes, bonita, esperta, mas de certa forma, apagada. Quando o fantástico se instaura realmente em sua vida, a personagem também se fortalece no contexto narrativo.

O trecho inicial nos apresenta a museóloga que deixa o Brasil para ser curadora de arte no The City Museum of Art and Gallery, em Bristol (Inglaterra). A jovem viúva com uma filha adolescente e amigos que a esperam no exterior, ao chegar em Bristol precisa enfrentar o novo trabalho, a chefe exigente, uma cidade apavorada com um assassino em série, o tédio da filha adolescente, os amigos antigos, colegas de trabalho e um olhar enigmático, que fascina e assusta. E aqui, eu como leitora, me empolguei e os fatos se tornam mais densos. Laura é uma personagem que vai crescendo junto com a narrativa, até envolver de fato o leitor. A autora tem uma pena descritiva bem forte, algumas cenas se tornam memoráveis devido ao realismo presente. Também gosto muito da sequência não-linear de alguns trechos deste romance que mescla alta tecnologia, lendas, suspense, violência, crueldade, amor e outros elementos.

No decorrer dos fatos, persiste uma impressão de que todos escondem algo e, portanto, todos são suspeitos... suspeitos de algo que Laura não consegue definir. Existem segredos, existem mistérios, existem escolhas. E existe Lázarus! Que representa o que realmente podemos chamar de reviravolta na narrativa. Amigos, amores, colegas de trabalho, família. Cada um destes relacionamentos se redimensiona sob o peso da suspeita, do amor, da rejeição, da abnegação, da sede, da paixão, do medo e, no momento certo, da certeza.

Aguardo com ansiedade a sequência de Lázarus!

Resenha de Tânia Souza

Gerson 10/11/2010

Lázarus = Ótimo
O livro é ótimo, nos prende do começo ao fim. Clichês de vampiros? Nenhum.
Ação, romance, suspense e terror na medida certa. Uma trama muito bem desenvolvida pela escritora Georgette Silen. Espero ansioso pela continuação.

Recomendado!

Carla 06/05/2012

Lázarus [Sonho de Reflexão]
PRIMEIRO VOLUME DA SAGA "LÁZARUS"

Pela primeira vez, uma leitura sobre essa tema tão frequente no mundo literário surpreendeu-me de tal maneira, porque houve um fato inédito (só direi uma palavra "reversão". Agora fica a critério da sua imaginação), que ainda não vi isso em nenhum livro sobrenatural que já tenha lido e achei bárbaro a autora ter explorado isso.

Achei de uma criatividade estupenda, porque Georgette foi genial e inovou nesse tema com uma mistura de novas raças de vampiros contendo todos os ingredientes presentes nos temas fantásticos sobrenaturais, especialmente os clássicos, e criou personagens cativantes, assustadores, cruéis e, como não podia deixar de ser, alguns deles poderosos! Achei o enredo envolvente desde o princípio, porque aqui a mitologia acerca dos vampiros não passa de uma mentira, porque eles podem estar entre nós!!! Só lendo o livro mesmo para saber do que estou falando. (risos).

Achei genial o título, mas não vou revelar o seu verdadeiro significado, porque senão perde toda a graça da história, porque ele é a chave de todo o mistério que ronda a trama.

O enredo é dividido em três livros, com vários capítulos. Cada parte conta as fases da vida da personagem e suas decisões e escolhas que afetariam toda a sua vida. Sempre há uma prévia em cada parte e, no decorrer da leitura, ficamos na expectativa do que houve e por que aquilo aconteceu. Isso é mais um ponto positivo, que mexe com as nossas emoções. (risos). A narrativa transcorre em primeira pessoa, sob a visão de vários personagens. Adorei as histórias paralelas, que são tão fascinantes quanto o enredo em si e você fica ansiando por mais, o que é exasperante! (risos).

Aos 33 anos, Laura Vargas está de mudança para Bristol, na Inglaterra, onde vai trabalhar como museóloga, onde assumirá o cargo de curadora de arte. Aos dezesseis anos, Cinthia, sua filha, é uma aborrescente determinada e temperamental.

Laura sempre foi focada em seu trabalho de mestrado, em sua filha com seus namoricos e hormônios de adolescente, além de outras preocupações. Apesar do medo, ela tem uma enorme expectativa, porque está deixando toda a sua vida em São Paulo, no Brasil, para mergulhar de vez nessa oportunidade.

Bristol era a cidade natal de seu pai, um engenheiro inglês, que apaixonou-se à primeira vista por sua mãe, uma brasileira, que pintava e esculpia, além de ser apaixonada por histórias de artes e museus. O amor entre os dois foi transcendental. Laura herdou de sua mãe o gosto pela história da arte em si, de seu pai e de sua avó a coragem, a determinação, porque não voltava atrás em sua decisão, perseguindo um ideal mudando totalmente de vida.

Após a morte da avó paterna, Laura recebeu a casa como herança, onde a adorável Jeanete, uma senhora sexagenária, tomava conta do lugar. Ela sempre tinha palavras gentis, um sorriso nos lábios e um brilho divertido no olhar. Era uma pessoa ativa, com uma força que superava em muito a sua fragilidade. Casada com Ben, trabalhou a vida inteira para a família de Laura e agora serve a esta com todo o carinho de mãe, porque sempre foi superprotetora. Seu marido sempre foi debilitado devido aos problemas de saúde, o que fez com que ela se tornasse forte, criasse os dois filhos, David e Georgiana, com muito esforço e sacrifícios até a universidade. Orgulhava-se deles e isso era recíproco. Georgiana estava especializando-se em psicologia pediátrica e David lecionava história medieval na universidade.

Laura tinha um grande carinho por essa família, especialmente por David que era um dos seus melhores amigos. Da mesma idade, alto, olhos e cabelos castanhos-escuros cortados bem curtos e uma voz calorosa e gentil. Ela adorava conversar com ele, porque considerava-o como um irmão e sentia-se à vontade em sua companhia.

Ela é uma workaholic e adoraria ser reconhecida pelo seu potencial de trabalho e pesquisa, o que era assustador e, ao mesmo tempo, um grande desafio. Mas em meio a tudo isso, ela está com medo, insegura, estressada e nervosa com tudo isso que sua mudança está provocando, porque sua chefe, a diretora do museu, Clementine Fevré, impressiona pela sua classe, beleza e pelo currículo invejável. É uma grande inovadora e intimida a todos pela personalidade influente e pela sua imponência.

Um dia, ao ler uma reportagem no jornal, uma fotografia chama a atenção de Laura:

(...), um homem num elegante smoking, cabelos curtos, mais alto que ela, olhando ligeiramente para o lado, (...). Com esse ligeiro desvio seu rosto assumia uma posição de semiperfil que o tornava muito atraente. O queixo era ligeiramente quadrado, o nariz delicado, os traços pareciam combinar entre si com harmonia e exibia uma masculinidade clássica. (...).

Pág. 34

Desde a morte do marido, ela fechou-se para o amor, porque tinha a sua vida. Sua filha e sua carreira eram prioridades, porque tornou-se mãe jovem, perdeu seus pais e seu marido no mesmo período.

Era exigente, independente, responsável, ativa, com uma filha adolescente, mas era uma mulher de fibra, até que um dia, em um evento grandioso de uma exposição, cruza em seu caminho o irresistível, lindo, charmoso e romântico Robert para desolação e ciúmes de seu melhor amigo de infância, David, que sempre nutriu uma paixão secreta por ela.

(...) me fez ficar paralisada em observação. (...), trajando um elegante smoking, estava o mesmo homem da fotografia que eu vira no jornal. Alto, com a pele branca realçada pelo escuro do traje, os mesmos cabelos escuros repartidos para o lado, o mesmo queixo firme e traços clássicos. (...). Fiquei presa pela sua presença, um sentimento estranho dominando meu corpo, sensações diferentes se sucedendo. (...).

Foi nessa hora que seus olhos castanhos, (...), me encontraram. (...).

Págs. 51-52

A presença do francês e arquiteto Robert, que gosta do mercado de antiguidades, era inebriante e envolvente, porque era o único homem que fez com que ela repensasse toda a sua vida nesse sentido.

Enquanto há um clima de romance no ar, há uma série de assassinatos ocorrendo na cidade, porque há um serial killer, modus operandi estilo "Jack, o Estripador", à solta em Bristol.

(...) A polícia ainda não tem muitas pistas, mas ele age de maneira metódica. Foram cinco crimes nos últimos meses. Geralmente as vítimas são encontradas com marcas nos pulsos, no pescoço ou em outras partes do corpo, como se tivessem sido cortadas com precisão, e perdem muito sangue. Duas vítimas sobreviveram graças a telefonemas anônimos, mas elas não conseguem se lembrar de nada do que aconteceu. É como se tivessem a memória apagada por causa do choque.

Pág. 35

Senti um arrepio ao perceber, mais por instinto, que não estava sozinha. Ouvi o som baixo e entrecortado de sua respiração. Assim que meus olhos se acostumaram com a escuridão notei que havia uma forma nos arbustos sem folhas. Alguém que observava! E não era só isso. Aquela figura, que eu não podia distinguir as feições, observava-me com os olhos de um vermelho intenso, brilhantes.

No segundo seguinte, o tempo de uma batida do coração, a estranha forma desapareceu como uma brisa, ao mesmo tempo que eu voltava rapidamente para a entrada do prédio, quase sem fôlego.

Pág. 53

Com esses eventos, segredos inesperados vem à baila com grande suspense de tirar o fôlego recheado de personagens misteriosos, perigosos e, alguns deles, adoráveis, com muita ação e adrenalina, até que um dia Laura descobre que nem todos são aquilo que aparentam ser e, depois de muitas surpresas, tem que tomar uma difícil decisão fazendo uma escolha para salvar a vida dos que ama e daqueles que tornaram sua família, porque eram a sua estabilidade, o seu porto seguro.

Adorei os diversos diálogos e situações humoradas entre Laura e sua filha Cínthia, que muitas vezes era de uma petulância. (risos). Só para vocês degustarem um pouquinho, deixo abaixo um pequeno trechinho:

- Nossa, mãe, se ele aparecer não deixa de pedir o telefone, ele é muito gato - suspirou ela.

- Ora, veja só como você está me saindo, sim senhora! Desde quando preciso de um conselho amoroso de uma pivetinha? - brinquei com ela - Além do mais, não vejo por que ele se interessaria por alguém como eu. (...).

(...)

- Escuta aqui, mãe, você pode falar que sou uma pivete ou qualquer coisa parecida, tudo bem. Mas pelo menos eu não fico fingindo, feito criança, que não me interessei por alguma coisa quando na verdade me interessei, sim. E isso é exatamente o que você está fazendo. E aquele cara estava paquerando você! Dava para ver que ele não tirava os olhos - ela esperou um pouco e acrescentou - Até o David ficou com ciúmes, vi isso.

Pág. 58-59

Adorei uma passagem de Shakespeare...

(...)

"Lázarus" está mais do que recomendado a todos os que apreciam gêneros literários fantásticos e sobrenaturais, além de um enredo adulto, sem nenhum clichê acerca dos vampiros, com ação, suspense, muitos mistérios, suspeitos, romance e emoção na dose certa.

(...)

Confira esta e outras resenhas na íntegra no Sonho de Reflexão:

1 | 2 | 3 | 4 | 5