Elke

Resenhas - Mulher Maravilha

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo 12/10/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Chico Felitti nos brinda com mais uma obra fantástica, apresentando personagens que já faz parte do nosso inconsciente coletivo, mas que nenhum outro autor se propôs a biografar.

Nesta obra, Chico nos apresenta Elke Maravilha: de sua origem, sua historia verdadeira e a que ela criou para ela, a juventude como modelo ate chegar ao auge de sua carreira, em filmes e principalmente como jurada de programas de calouros.

Chico nos mostra uma Elke que ela mesma nunca fez questão de esconder: uma pessoa que casou 8 vezes, fez 3 abortos, o uso de drogas e o abuso de cigarro e álcool. Além disso teve seu próprio talk show e sempre teve amigos fiéis. Foi uma pessoa livre, do povo e para o povo. Nunca se preocupou em ser rica. Trabalhou de graça inúmeras vezes pela companhia de Chacrinha, a quem ela chamava de ?painho?. Suas diferenças com Silvio Santos, com quem ela morreu sem falar novamente e ele também sem querer falar sobre ela.

Elke foi um espirito livre, à frente do seu tempo. Influenciou toda uma geração queer no Brasil, mesmo antes desta comunidade compreender o que ela era. Terminou a vida pobre, em condições precárias, morando num quarto e cozinha no Leme/RJ, com o irmão caçula e a empregada, mas deixou um legado inestimável para a cultura brasileira.

Obrigado, Chico, por, mesmo anos depois do desestimulo do seu professor, ter guardado este material e ter nos ofertado esta linda biografia

Anderson800 22/05/2024

Elke Mulher Maravilhosa - Chico felitti
Ellke maravilha - Chico Felitti (início 19/05 até 22/05

Bom Li o livro da Elke Maravilha do Chico felitti e eu a conhecia muito pouco da TV do ar pois no auge dela eu nao era nem nascido depois encontrei com a própria Elke em 2014 na bandeirantes emissora que eu trabalhava na época e ela foi extremamente gentil e doce comigo, fui acompanhar dois amigos de trabalho que queriam fazer uma foto com ela e ela me falou

- E você criança não vai vir falar comigo? aí ela me beijou, me abraçou e isso me marcou muito, ela tava linda linda com uma roupa marrom e foi muito atenciosa com todos nós

As minhas sensações e impressões sobre o livro foram muito boas, eu gostei muito muito de ler a Elke era uma pessoa maravilhosa esse livro saiu pela editora toda via e a princípio era pra ser só o TCC do Chico primeiro saiu um audiobook e depois veio a ser publicado.

A Elke sempre disse que nasceu na união soviética, mas não ela nasceu no sul da Alemanha e veio com os pais fugidos no fim da segunda guerra mundial, ela vem pra Itabira Minas Gerais e nasce essa artista livre e transgressora ela se torna modelo após ser abordada na rua por um colunista social ela falava 9 idiomas o russo português o alemão italiano espanhol francês inglês o grego e o latim

Elke morou em um carro na Europa antes de voltar ao Brasil e trabalhar com o Chacrinha, a quem ela chamava de painho fazendo parte da bancada do show dos calouros fazendo uma dupla icônica na bancada com Pedro de Lara, trabalhou com ele em vários momentos e também com Silvio Santos a quem se referia como patrão e tiverão várias desavenças ao longo de sua carreira, ela chegou a ter um programa de entrevista que levava o seu nome "ELKE" durou menos de um ano e saiu do ar não por não dar audiência pois os números eram bons vale destacar uma entrevista que tá no YouTube nesse programa com Jorge Lafont que tá no YouTube

Elke experimentou todo tipo de droga mais disse não se viciar em nenhuma, mais o livro nós conta que talvez a droga que ela mais tenha consumido foi o álcool que consumiu até o fim da vida

Elke VIVEU intensamente teve 8 casamentos, morreu pobre pois ajudou muita gente, é uma leitura que eu gostei muito de fazer, o livro é separado por tópicos de 3 a 4 anos, uma leitura boa de fazer e um personagem ótimo pra saber um pouco mais.
Margô 22/05/2024minha estante
Nossa Elke era uma explosão de cor, de boca vermelha, e sorrisos radiantes...a sua resenha me inspirou a ler. Chico Felitti é muito fera! Valeu

Paulo.duSantus 13/12/2021

Demais
Eu simplesmente amei. A memória que tenho da elke é uma mulher sorridente, acolhedora e sempre com um olhar positivo. Eu queria muito te-la conhecido. Ler esse livro me fez conhecer a Elke, me levou a uma viagem no tempo. Terminei meio nostálgico, com vontade de chorar mas com uma inspiração incrível para uma nova seria de pinturas. Chico e demais.

Shamila 26/12/2022

Alma efervescente
Sempre tive curiosidade de saber quem era aquela mulher por trás de toda aquela montagem. Tinha a sensação de que aquelas perucas, maquiagens, longas botas e outros penduricalhos serviam para construir uma personagem. E descobri que aquilo era mesmo a personalidade da Elke transbordando. Aquele colorido todo nada mais é que a efervescência da alma dessa mulher maravilha. Inteligente, poliglota, culta e extremamente criativa. Simples e cheia de amor, rompia os padrões com classe e delicadeza em tempos mais conservadores que esse.

Primeiro livro que leio do Chico Felitti. Ele consegue abraçar várias fontes e construir uma história que soma pontos de vista. Além de saber deixar a narrativa super instigante.

Ju Harue 23/07/2022

Uma dose de cachaça para celebrar!
Eu acabei a leitura com uma grande mistura de sentimentos. A história de Elke, alguns dos momentos vividos e aqui reunidos e contados, trazem alegria, risadas, orgulho, enfretamento, coragem, empatia, lágrimas, enfim... uma grande mistura tal qual a mulher que vamos conhecendo mais nessas páginas, tudo magistralmente muitíssimo bem escrito pelas mãos de Chico Felitti. Não tenho muito mais o que falar, apenas que é uma experiência e um conhecimento que se houver alguma dúvida na hora de ler, não tenha, se jogue! Eu amei, favoritei, é Elke, é Maravilha.

patriciagguimaraes 27/02/2022

Ótima história, bom livro
Gosto muito do faro do Chico para boas histórias, são sempre personagens interessantes e que te prendem a atenção, como é a história da Elke. Porém, para mim, funcionam muito mais como reportagem do que como livro.

Dani 08/02/2022

Maravilhosa
Eu tô apaixonada por Elke!
Gostei bastante de como o Chico contou sua história. Gostei de conhecer de perto a ousadia de mulher-personagem.
E serviu tbm pra odiar ainda mais Silvio Santos.

Nilton 31/10/2021

ELKE: MULHER MARAVILHA (2021)
Autor: Chico Felitti

Para a minha geração (nascida nos anos 1980) assim como as que antecederam, Elke Maravilha é inesquecível. Permeia o nosso imaginário como se ainda estivesse viva, mesmo após 5 anos de sua morte.
A mulher alemã (que dizia ter nascido na Rússia) encarnava a alma antropofágica e tropicalista brasileira. Leão Lobo poderia ter explicado isto a Silvio Santos que o questionava sobre qual o segredo do sucesso de seu desafeto.
Elke é a gente. Ou o que é melhor na gente. Por isso fascinava e fascina. Rompeu tabus, corajosa e à frente do tempo. Contadora de causos, ajudou a criar o mito em torno de si. Chico, o autor, ajuda a compreendê-la sem destruir essa magia.
No dia de sua morte, escrevi um texto que resgato aqui:
?(?) ela não era de lugar algum, pertencia ao universo. Estava apenas aprisionada num corpo que usava pra transbordar toda sua alma. Com fala mansa e gargalhada escandalosa, tirava a maquiagem para atuar, cantava em várias línguas e falava aquilo que pensava da maneira mais sutil. Foi uma das vozes mais dissonantes que já existiu, passeando pela vida numa tênue linha entre este mundo e outros. Deve ter vindo do futuro. Espero que o futuro seja como ela. Já este mundo presente amanheceu mais triste, descolorido e sem vibração. Elke deve ter cansado da caretice daqui e foi brincar de outra coisa. Vá com os deuses, criança! E espero que um dia tudo o que disse e fez seja compreendido, até lá, seu espírito selvagem e livre seguirá como luz e fonte de inspiração para vários de nós.?
Publicado originalmente como Audiobook pela Storyel em 2020, o texto de Chico Felitti chegou à edição física neste ano e se propõe a traçar um perfil biográfico. É uma delícia rememorar este ícone da nossa alma.
PS: Nas fotos do Instagram e Facebook, uma delas é meu encontro com Elke em 22/11/2007, quando ela me chamou de criança! ?
#ElkeMulherMaravilha #ChicoFelitti #ElkeMaravilha #Biografia #Arte #Cultura #Brasil

31º livro lido
31/10/2021

Instagram: @IndicoQueLi

Iris Zattoni 04/11/2021

Elke, sua linda...
Completamente influenciada por um post de Leandro Karnal, iniciei a leitura de Elke, uma Mulher Maravilha (real e oficial).

Encantou-me saber um pouco mais da história da vida dessa pessoa exuberante, anárquica e transgressora. Elke era a mesma maluquinha culta e poliglota, estivesse ela no palco, como jurada ou apresentando um programa televisivo. Era uma alma boa, 100% artística, como poucas que passaram por aqui.

Em 2016 Elke "foi brincar de outra coisa", como ela mesmo se referia à passagem para o outro plano. E deixou uma saudade imensa.

Um livro leve e com paralelos à recente história brasileira, vale bastante a leitura.

Raphael Rostaizer 07/05/2021

Que história / vida
Que história sensacional. Eu que cresci apenas com a imagem da extravagante caloura do Show de Calouros do programa Silvio Santos , jamais poderia imaginar essa incrível história que viveu Elke.

Nikki 10/09/2022

Chico Felitti, como sempre, impecável. O livro é MUITO bem escrito, a narrativa é linda e consigo perceber a investigação impecável do Chico só pela escrita dele. Vi algumas resenhas dizendo que não sentiam que é uma biografiaaa, mas isso é 100% compreensível quando ele diz que o projeto não foi para frente quando ele a estava entrevistando e que ela não era muito fã de entrevistas. Enfim, não vivi a época "de ouro" da Elke e nem a época do Chacrinha, mas me encantei e me emocionei com a trajetória (e o fim dela) como se fossem parentes próximos. Esse é o poder de um livro bem escrito!

Henrique 02/09/2022

5 estrelas!
Que livro impecável, por mais que seja uma leitura rápida ela te prende muito! Chico Felitti não erra nunca.

@pequenasdicasliterarias 19/07/2022

8/10
Um livro biográfico que atende ao que se propõe. Tem por carta coringa ter sido escrito pelo Chico Felitti, que consegue adentrar em aspectos muito peculiares da história de Elke, apesar de seu desfecho triste e inesperado.

Vicente 11/01/2022

Que Maravilha
Outra biografia impecável de Chico Felitti. O autor como sempre fez uma pesquisa minuciosa e fez uma justa homenagem a essa personagem tão marcante da tv brasileira.

Cristian Monteiro 20/01/2022

Uma maravilha
Livro reportagem que o Chico Felitti escreveu sobre Elke Maravilha, acompanhando a vida da artista desde o seu nascimento, seus sucessos e fracassos até a sua morte.

Chico tem o dom de contar uma história aliado a um faro jornalístico e a um tino para escolher personagens interessantes, e essa junção encontra vazão na personalidade intrigante de Elke.

E se ela é  a razão do livro, também esbarra no seu maior porém: Elke era enigmática e mostrava pouco suas fragilidades, talvez por isso muitos momentos soam vagos e instigam muito a curiosidade pra saber o que essa mulher sentiu e viveu nos bastidores de sua altivez e rebeldia. No fim, fica a bela homenagem a essa personalidade gigante.

1 | 2 | 3 | 4