Como Ler Livros

Como Ler Livros Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Kendi.Hashimoto 20/02/2023

Um guia para a leitura
O que pude tirar de melhor do livro foi a leitura inspecional e alguns insights no início, ele de certa forma em algumas partes ficou acima do meu nível de entendimento, então voltarei a ler denovo com mais calma, porém creio que já vai me ajudar bastante agora pois não vou precisar ler tudo pra decidir ler ou não o livro.

Nosso tempo é precioso e nem todo livro vale a pena ler, essa foi uma das lições que aprendi aqui e que foram muito boas, não vamos ler todos os livros do mundo, a leitura inspecional nos ajudar a ler os livros certos para alcançar nossos objetivos.

Giulia.DAria 29/01/2023

EU NÃO AGUENTAVA MAIS.
Nunca demorei tanto pra ler um livro e isso está me deixando agoniada, são muitas informações pra anotar, refletir e analisar.
O livro tem 432, gastei mais tempo anotando (são muitas dicas boas) do que lendo!
Isa 22/06/2023minha estante
Nossa tô na mesma! Não vejo a hora de acabar

Juh 30/08/2023minha estante
Te entendo hahahahah tem um capítulo que de tanto o autor falar a palavra "palavra", a própria palavra nem fazia mais sentido

Regis.Silveira 26/01/2023

Gostei muito deste livro, um "guia" pra quem quer realmente aprender a ler em vários níveis de leitura.

Cesar 26/01/2023

Começa pelo prefácio
Uma ode à Olavo de Carvalho já me dizia muita coisa.
Ai o começo do livro é uma negação ã academia e depois é tudo mais do mesmo.
Para um livro com a pretensão de ensinar a ler, deveria ter lido um de como se escrever para não ser torturantemente repetitivo, isso inclui a insistência em atacar o ensino, sem nenhuma proposta além da critica pela critica.

Bruno 25/01/2023

Um dos livros mais preciosos que tive o prazer de ler.
Como Ler Livros é uma relevante mudança de paradigma no modo que organiza a vida literária, da escolha das obras à forma de digeri-las ao final da leitura.
Adler foi extremamente relevante à educação e ao pensamento intelectual no último século.
A sensação de ler seu clássico é a de ter aproveito pouco ou nada das dezenas de livros com os quais cruzei até hoje.
Olhando o copo meio cheio, uma vida inteira de leitura foi salva pela obra de Adler.
A sugestão para quem se propõe a, verdadeiramente, aprender a ler, é esta: comece por Adler. Não perca mais tempo.

Kevinho 14/01/2023

Paciência
Se não fores paciente, esse livro não é para ti. Adler e Doren, nesta formidável edição, mostram o quão fácil e, ao mesmo tempo, difícil é ler um livro (dependendo do seu tipo, claro). Resolvi tratar da paciência porque eu mesmo não a tenho em grandes quantidades; os autores mostram que, a depender do livro, levaremos talvez meses para ler, compreender e absorver bem o que lemos. Então, uma dica: se não tiveres paciência, tua leitura pode se tornar difícil, até improvável de se concretizar.

Santosmalu 09/01/2023

Resenha ?
Não tenho palavras certas para isso.
Esse livro é mais um guia de como ler, mas para saber vc tem q ler
Tankei foi nada
Thiago 11/01/2023minha estante
Ué?

Desativado1 18/01/2023minha estante
E meu professor de violão, que me disse ontem mesmo, que para aprender a tocar violão, eu teria que tocar violão. Mas que absurdo, não !?

Santosmalu 18/01/2023minha estante
Parem de tentar me cancelar euem

Lucas1429 08/03/2023minha estante
Tem um sabor irônico à primeira vista mas a gente aprende a adensar a qualidade da nossa leitura, e cada técnica ali descrita, a medida que as absorvemos, aprendemos a lidar melhor com nossos livros de cada dia.

Wilson 06/01/2023

Nada de novo debaixo do sol
Para mim, que me considero um leitor intermediário, não me foi muito útil, uma vez que o livro apresenta técnicas um pouco básicas de leitura. Recomendo para quem sente dificuldade para ler e para quem está iniciando no universo da leitura.

Marcelo Duarte 03/01/2023

Liberdador
Eu poderia passar umas boas horas elogiaando essa obra de arte. Entretanto, eu vou me deter em apenas dizer que ele é tudo o que diz ser, e tudo o que os outros dizem que ele é!

Te ensina a realmente ler, a pensar o livro, a pensar seu projeto de estudo. O que mais gostei na obra é a leitura fácil e suas dicas maravilhosas, é realmente um guia para uma leitura inteligente.

O mais interessante do livro, é que ele segue as suas próprias dicas e regras. Os autores, na hora de escrever essa obra, se propuseram a seguir a risca as dicas que daria.

Muito se pode dizer a cerca dessa obra, e apenas coisas boas. O leitor realmente aprende a pensar suas leituras.

Sobre tudo o que aprendi, uma coisa que me marcou muito foi a liberdade de ler apenas o que realmente se encaixa no meu propósito, na minha pesquisa, a PULAR PARTES, caso elas não se encaixem na minha busca. Eu lia de forma legalista algumas obras, precisava ler tudo. Hoje eu sei que não preciso me preocupar com isso, ela tem que ser minha serva, e não eu dela.

Certamente, este livro será leitura obragatória uma vez por ano. Estou montando uma bibliografia de livros que me ajudam a estudar e a ler melhor. E estou gostando dessa lista, pois está ganhando corpo, e que corpo maravilhoso!

Wilson 21/12/2022

Livro prático e atemporal
Esse livro transmitiu-me a sensação de estar em uma sala de aula.
Interessante também que foi escrito em 1940 e continua muito atual.
Certamente, vale a leitura.

Semiramis 19/12/2022

Um manual extremamente útil
Como ler livros... É só abrir, e ler?rsrs
Não, existem muitas facetas que precisam ser exploradas na leitura. Algumas perguntas chave e, mesmo na narrativa, os nossos tão amados livros de ficção, há um cuidado que devemos ter, o excesso de deleite sendo um deles. Enfim, li Mortimer Adler como ele me ensinou, não tenho parâmetros acadêmicos para críticas profundas ou intelectuais, mas sigo meu caminho com gratidão, pois pretendo usar de seus ensinamentos nas leituras vindouras.
E que venham muitas, pois há quase que um universo literário inexplorado por mim e, por isso mesmo, preciso escolher com cuidado o que virei a ler, pois não há livro no mundo que será mais prioritário que minha Bíblia, mas sei que há muitas obras que nos ajudam a enredar pelo universo teológico também.

Marquim 14/12/2022

Como ler livros
Gostei muito de todas as dicas e orientações fornecidas pelo Adler. Eu gosto muito de ler. O problema é que eu lia (e ainda acontece, não posso mentir) todos os livros, dos mais variados gêneros, da mesma forma.

O próprio autor afirma que os livros não podem todos ser lidos do mesmo modo. Alguns deles nem ?merecem? ser lidos rapidamente. Eu ainda preciso aprender bem essas técnicas. Ler e reter bem as informações, para mim, é algo fundamental, uma vez que isso possibilita o pensar a realidade de maneira crítica. Além, também, de propiciar uma maior e melhor formação intelectual.

Vamos ler, galera!

fabio.ribas.7 10/12/2022

Como ler livros?
Como ler livros?, de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, tem como subtítulo ?o guia clássico para a leitura inteligente? e foi publicado pela É Realizações Editora.
Gostaria aqui de usar o método dele para apresentar o próprio livro, então, vamos lá.
Embora no meu caso eu TENHA que ler o livro, por causa das exigências acadêmicas, vamos sondá-lo.

Para uma leitura inspecional:

1. Examinando a folha de rosto e o prefácio: Interessante que a capa do livro, suas gravuras, remetem a um mundo ?ideal?, talvez uma escola e ensino mais tradicionais ou, combinando com a palavra ?clássico? do subtítulo, um tempo de ensino e aprendizagem melhores e mais elegantes. Um tempo remoto e perdido para as novas gerações. Uma escola que já não exista mais. O aluno com dúvidas e dificuldades e o professor à mesa ensinando esse jovem. O prefácio me abre o gosto e o desejo, porque foi escrito pelo professor José Monir Nasser, já falecido. O fato de ter tido o prazer de assistir a aulas dele, há muito tempo, me abre o interesse para esse livro.

2. Examine o sumário: cheio de detalhes, revela um livro dividido em 4 partes, A primeira parte tratará das dimensões da leitura, seus níveis, a leitura elementar, inspecional e a leitura exigente. A segunda parte seguirá para o terceiro nível de leitura, a analítica. Aqui, aprenderemos sobre a importância da classificação de um livro, como radiografá-lo, compreender as palavras e os termos usados pelo autor e seus sentidos.Adler trará também sobre como devemos criticar um livro e como devemos concordar e discordar do autor. E também veremos o uso de materiais de apoio. A terceira parte se dedicará às diferentes leituras que devemos ter diante de diferentes assuntos: livros práticos, de ficção, narrativas, peças de teatro, poemas, como ler livros de história, ciências, matemática, filosofia e ciências sociais. Na última parte, ?Os fins últimos da leitura?, entraremos no assunto da leitura sinóptica, que é aquela que aborda um mesmo assunto em vários autores e fontes diferentes. Esta última parte terá também uma lista de leituras recomendadas e exercícios e testes para cada um dos 4 níveis de leitura.

3. Consulte o índice remissivo: um livro sobre ?como ler? logo leva meus olhos a procurarem no índice remissivo ?Eco, Umberto?. Todavia, a primeira edição do livro parece ser de 1940, logo, compreende-se a ausência de Umberto Eco, ainda que haja outras edições em 1967 e 1972 (e o próprio Adler viveu até 2001). Mas no índice remissivo há Aristóteles, Agostinho, Dante Alighieri entre tantos outros que não poderiam mesmo faltar.

4. Leia contracapa e sobrecapa: as ?orelhas do livro trazem informações sobre Adler e Van Doren, além de mostrar que o livro em questão faz parte de uma coleção da Editora É Realizações, ?Coleção Educação Clássica?. A contracapa traz mais uma apresentação da importância do livro e citações do ?The New Yorker? e um trecho da apresentação do professor José Monir Nasser.

5. Examine os capítulos que lhe pareçam centrais para o argumento do autor: aqui, logo corri para ler um pouco mais atentamente a última parte do livro, pois mais me interessava, aquela sobre a leitura sinóptica.

6. Folheie o livro: estamos no nível da leitura inspecional, portanto, aqui, devemos passar os olhos pelas páginas do livro e ler algumas páginas centrais do que julgamos ser mais central da ideia dos autor.

Para uma leitura exigente, há quatro perguntas centrais:

1) O livro fala sobre o quê? O livro é sobre como podemos e devemos aprimorar nossa leitura, para isso o autor defenderá que há quatro níveis diferentes de leitura e cada qual exigirá um método, um passo-a-passo que ele compartilhará conosco. Além de níveis de leitura, os próprios textos em si exigiram posturas diferentes do leitor, por exemplo, não devemos ler livros de ficção com a mesma abordagem que temos ao ler livros científicos. Para mim, o capítulo essencial é o da leitura sinóptica.

2) O que exatamente está sendo dito, e como? Se não aprendermos a ler de uma maneira melhor, terminaremos perdendo um tempo precioso. Ler bem, o autor defenderá, é uma arte e como tal exigirá treino, método e dedicação.

3) O livro é verdadeiro, em todo ou em parte? O livro de Adler é verdadeiro no todo, embora eu, como ?macaco velho?, tenha grande dificuldade em acatar métodos e regras na altura do campeonato. Mas Adler fala sobre isso: ele diz que é mais fácil aprender a esquiar quando jovem do que depois de velho. Por isso, acredito que este livro deva ser trabalhado na escola, ainda antes da passagem para o Ensino Médio.

4) E daí? Eu concordo com as ideias do livro. Acredito que ler, ler bem, seja uma arte e que precisamos também ensinar isso às crianças. Num poucos leitores e de leitores de pouca qualidade é importantíssimo saber que podemos e devemos mudar essa nossa triste realidade.

Pense num livro que eu sofri muito em ler! Pode tentar imaginar? Horrível! Depois dessa leitura, nunca, mas NUNCA MAIS mesmo, irei pegar livros em biblioteca. Só o fiz, porque o livro era caro, mas me arrependi terrivelmente! Coisa tenebrosa é ler um livro e não poder escrever nele, rabiscar, sublinhar etc. Aí, pior ainda, é encontrar no livro que você não pode sublinhar uma orientação para sublinhar! Para mim, é fundamental sublinhar, escrever e reagir durante a leitura. E, certamente, como não podia fazer isso, acabou que a regra 6 (mais abaixo) ficou prejudicada. Agora tive a certeza de que preciso me virar para comprar livros de papel e kindle, pois ambos permitem que você interaja com eles, neles!

Para uma leitura analítica:

Regra 1. Você tem que saber qual tipo de livro está lendo e deve saber o mais cedo possível, antes de começar a lê-lo, de preferência: ?Como ler livros? é um livro expositivo, porque transmite conhecimento. Não é um livro ficcional. É um livro prático, pois ensina como ler livros.

Regra 2. Expresse a unidade do livro em uma única frase, ou no máximo em algumas poucas frases: o livro de Adler e Van Doren é sobre como podemos aprender a arte de ler livros tirando o melhor proveito disso para o nosso crescimento intelectual.

Regra 3. Exponha as partes principais do livro e mostre como elas estão ordenadas em relação ao todo, ordenando-as umas às outras e à unidade do todo: ?Como ler livros? é uma obra que apresenta de maneira ascendente a arte de ler, sendo assim, ele parte da importância da alfabetização como o nível mais básico e mostra como que, ainda que já sejamos alfabetizados, podemos ler sem a mínima compreensão devida. Como se mostra isso? Mostrando que, para além da alfabetização, capítulo a capítulo, devemos tomar posse do livro, seu autor e mensagem, então, o autor cumpre isso da seguinte maneira: primeiro , devemos nos aproximar com uma leitura inspecional, depois uma leitura exigente, seguirmos para uma leitura analítica até que, enfim, consigamos ler ou ?linkar? o assunto lido a outras obras que tratam daquele mesmo assunto.

Regra 4. Descubra quais foram os problemas do autor: O problema que o livro de Adler e Van Doren quer resolver é: É possível fazer do leitor um, leitor melhor? É possível despertar, aprimorar e fazer do leitor alguém que saia da leitura de um livro realmente dominando-o?

Regra 5. Encontre as palavras importantes e, por meio delas, entre em acordo com o autor: ?leitura?; arte?; níveis?; hábito?; ?mensagem?; ?comunicação?, ?crescimento?. Eu diria mesmo que todas essas palavras se encontram no mesmo ?campo semântico?. Elas estão unidas por um mesmo tecido argumentativo e isso facilita discernimos com muita precisão o sentido que os autores estão dando a elas. A própria palavra ?leitura? não se reduz ao mero ato de ler. Pelo contrário, ?leitura? tem o sentido de inteligibilidade no livro. Para desenvolvermos essa inteligibilidade é preciso ?arte?, que é usada no sentido de esforço, método, disciplina e mesmo ?hábito?.

Regra 6. Marque as frases mais importantes do livro e descubra as proposições que elas contêm:

A) ?Não precisamos saber tudo sobre determinada coisa para que possamos entendê-la?:

B) ??temos que reconhecer que há vários tipos de escritores??

C) ?Imagine-se como um detetive em busca de pistas sobre os temas e ideias gerais do livro, alerta a tudo que lhe trouxer esclarecimento a esse respeito?

D) ??triste é ver gente que sabe distinguir entre proveito e prazer ? entre entendimento, por um lado, e entretenimento ou vã curiosidade, por outro ? , mas não sabe elaborar um plano de leitura?.

E) ??há diferenças na arte de ensinar em diferentes campos de conhecimento, também há diferenças na arte de ser ensinado?.

Regra 07. Localize ou formule os argumentos básicos do livro com base nas conexões entre frases: ?Talvez saibamos ?ler?, mas uma leitura sem dedicação, organização, método e esforço não nos alçará a uma vida intelectual plena?.

Regra 8. Quais são as soluções do autor: Diante de um leitor que não discerne entre a leitura prazerosa e a leitura de conhecimento é preciso desenvolver a habilidade de ler com o máximo de proveito possível, para isso, os autores apresentam a solução de uma técnica de avançar nos níveis de leitura, enquanto seguimos as regras que eles apresentam para uma leitura atenta e substancial.

Regra 09. Você tem de dizer com razoável grau de certeza ?eu entendo? antes que possa dizer ?concordo? ou ?discordo? ou ?suspendo o julgamento?: esta regra vale para a vida! Em todas as áreas da comunicação. Quanto ao livro de Adler e Van Doren, sim, eu entendo e, por isso mesmo, posso dizer que concordo.

Regra 10. Quando discordar, faça-o de maneira sensata, sem gerar disputas ou discussões: outra regra para a vida! Difícil é obedecer, sou muito impetuoso, mas hoje sou mais tranquilo do que já fui no passado.

Regra 11. Respeite a diferença entre conhecimento e opinião fornecendo razões para quaisquer julgamentos críticos que fizer: mais uma regra para a vida! Embasamento é tudo! E como nos falta, principalmente porque muitos não leem e há mais opinião no mercado do que conhecimento de fato. Os autores do livro demonstram conhecimento e nos dão argumentos para concordarmos com aquilo que estão apontando para nós. Assim, posso dizer que o livro foi escrito por quem sabe o que está dizendo, tem informação sobre o que está tratando, muito bem informado, o livro concatena as ideias com lógica levando-nos das premissas até a conclusão. Caso, neste ponto, haja discordância com o autor é preciso mostrar suas razões para discordar.

Agora, nas páginas 188?189, que fantástico aquilo que ele diz sobre como podemos encarar as palavras: ?palavras são coisas físicas?, palavras são partes do discurso?, ?palavras são signos? e, por fim, ?palavras são convenções?.

Um livro instigante, mas que eu gostaria de ter lido ?lá atrás?. Eu fui muito mal iniciado no mundo da leitura. Essa leitura que a escola passa (pelo menos, na minha época) era de desanimar. O livro trata de ?projeto de leitura? (há até uma lista no fim de livros para se ler, clássicos), contudo, depois de toda essa leitura de Adler e Van Doren fica muito óbvio para mim que o que precisamos é de pais e professores que tenham um ?projeto de ensino para uma leitura de qualidade?. Ler é uma arte, um domínio, uma habilidade que pode e deve ser ensinada. E o quanto antes melhor!

Graça.Borges 07/12/2022

Excelente. Pode ser usado como um manual.
Aborda técnicas de como ler livros de diferentes gêneros, de acordo a seu objetivo, desde uma leitura mais superficial até a mais detalhada e profunda. Você aprenderá a mensurar seu progresso em compreensão, retenção e velocidade de leitura.

manel T 04/12/2022

5 meses de muita luta!
Antes de qualquer coisa; no resultado final o que eu vou usar do que aprendi neste livro é cerca de 50%, isso sendo positivo!
Não penso que vou fazer leitura sintópica, e pouco vou usar muitas das regras sobre livros expositivos.

Tendo toda consideração, até as passadas neste livro, ainda tenho que estudar o livro, até porque quero cumprir com maestria o que é aproveitável.

Recomendo muito! Mesmo tendo essa parte que é pouco útil para o leitor-casual além do pessoal que ler apenas por prazer. O livro oferece muitos ensinamentos, é uma leitura enriquecedora, talvez acho eu, que seja chato para pessoas que já conhecem ou trabalham com isso, minha opinião... O leitor como eu, que li para expandir meu pensamento/base no ramo com certeza será útil.
manel T 04/12/2022minha estante
metade das discursões sobre esse livro aqui no skoob tem opinião política... não se engane, da pra ler sem ser olavista(o morto kakakkakkakkaka)

manel T 04/12/2022minha estante
ta bom isso aqui foi tendencioso, desculpa :(