Como Ler Livros

Como Ler Livros Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Graça.Borges 07/12/2022

Excelente. Pode ser usado como um manual.
Aborda técnicas de como ler livros de diferentes gêneros, de acordo a seu objetivo, desde uma leitura mais superficial até a mais detalhada e profunda. Você aprenderá a mensurar seu progresso em compreensão, retenção e velocidade de leitura.

manel T 04/12/2022

5 meses de muita luta!
Antes de qualquer coisa; no resultado final o que eu vou usar do que aprendi neste livro é cerca de 50%, isso sendo positivo!
Não penso que vou fazer leitura sintópica, e pouco vou usar muitas das regras sobre livros expositivos.

Tendo toda consideração, até as passadas neste livro, ainda tenho que estudar o livro, até porque quero cumprir com maestria o que é aproveitável.

Recomendo muito! Mesmo tendo essa parte que é pouco útil para o leitor-casual além do pessoal que ler apenas por prazer. O livro oferece muitos ensinamentos, é uma leitura enriquecedora, talvez acho eu, que seja chato para pessoas que já conhecem ou trabalham com isso, minha opinião... O leitor como eu, que li para expandir meu pensamento/base no ramo com certeza será útil.
manel T 04/12/2022minha estante
metade das discursões sobre esse livro aqui no skoob tem opinião política... não se engane, da pra ler sem ser olavista(o morto kakakkakkakkaka)

manel T 04/12/2022minha estante
ta bom isso aqui foi tendencioso, desculpa :(

Raul.Coutinho 26/11/2022

Como ler como um ocidental?
Este guia ajuda (sim, livro prático é pra ajudar) o melhor tipo de leitura.
Não vale a pena estender o que o próprio livro diz. A sinopse, e as resenhas aqui no skoob já traduzem mesmo que sem precisar, a que é subentendido através do título do livro. Vamos acrescentar.
Pecado ler um liberal-conservador? Pra muitos, sim, é pecado. Então é preciso não só ter tal prerrogativa quanto tomar cuidado com a introdução da tradução brasileira. Hoje em dia é pecado mortal pegar de desavisado, já que este livro é um dos mais ciados pelo pseudo-filósofo Olavo de Carvalho.
Pois bem, vamos às impressões:
É preciso qualificar a que leitura se propõe: a leitura "boa". Esquece-se livros de entretenimento. Aliás, vem a questão do que é livro de entretenimento... Como se não pudéssemos nos entreter com Dante, Camões, ou Fernando Pessoa. Afinal, o que não é leitura boa? Leitura ruim é leitura que se tem à marginalidade?
Há questões nossas (contemporâneas) que não estão englobadas na análise de Adler. Na real, é o que se espera do "filósofo" conservador.
Vamos ao que se expõe:
Uma leitura melhor explorada é uma leitura consciente. Ativa, como se diz, acompanhado de investigações de sua estrutura; seja livro científico, filosófico, e literário. Isso não se questiona os porquês de ler os cânones ocidentais. Mas pra isso temos que verificar a data de validade de "Como ler livros" está a ponto de servir de sua época, da ideologia dominante (já que observa em partes a neutralidade da leitura, em se distanciar da obra no sentido de afirmar a verdade em torno das divergências entre autores, o que não pode ser analisado como primado à realidade).
Você vai sentir um despregamento do sujeito político que que chega a te levar a inércia. Tipo aquelas ideias de escola sem partido. Isso a leitura como se fosse uma carta de marketing. Aqueles panfletos que você não consegue se desgrudar pela amarração das palavras, frases, estruturas até o final de cada capítulo (e o capítulo não termina porque liga a outro capítulo). Óbvio isso é confortável. É confortável mesmo ler livros desses caras, não se questiona nada. A forma de leitura é sempre estruturalizante, monótonas, e ajudantes construtivistas, é fácil mesmo.
Apesar de tudo. Te ajuda sim, como um livro de autoajuda, a ler melhor, estudar melhor, fichar livros correlacionados. O que complica é a prerrogativa ideológica que infantiliza o leitor como se fosse um fantoche como a Luíza do primo Basílio.
Raul.Coutinho 26/11/2022minha estante
retificando: "Então é preciso ter cuidado com a introdução da tradução brasileira total pretensiosa".

Carley.Delmondes 21/11/2022

Bom para um pesquisador
Título bem incomum, não é mesmo??
Bom, tirei alguns insights, não quanto um pessoa que tem como seu principal, um hobby ou profissão, a pesquisa. Se você ler, você vai ter uma boa base de como ter uma leitura mais eficiente, mas em vários trechos ele é bem carregado, cansa, exauri seu psicológico, e em outros é motivador.
A nota será média, pois não é por que eu não tive total proveito que o livro é ruim.
Talvez um dia eu posso folhe-lo novamente.

tiagonbraz 30/10/2022

Como Ler Livros, de Mortimer Adler
"A pessoa que diz que sabe o que pensa, mas não consegue expressar-se em palavras, na verdade, não sabe o que pensa."

Como Ler Livros, de Mortimer Adler, é um clássico. Eminentemente prático, é um guia para a leitura de livros em geral, mas particularmente os expositivos (os que transmitem conhecimento), de forma que realmente os entendamos e os tomemos para nós, evitando o acúmulo de informações sem reflexão que geralmente ocorre.

Conforme Adler, há quatro níveis de leitura - a Elementar, em que ocorre a alfabetização; a Inspecional, que seria uma abordagem superficial do livro; a Analítica, com o objetivo de entender, compreender e apreender por completo o conteúdo do livro; e a Sintópica, cujo objetivo é ler um assunto, por meio de diversos livros sobre. O argumento é que, conforme o objetivo do leitor, a forma de leitura deve se adaptar: ao ler um livro mais simples e que não gostaria de me aprofundar, basta uma Leitura Inspecional; ao ler um complexo e que preciso efetivamente entender, devo fazer uma Leitura Analítica. O problema está em ler tudo com a mesma velocidade e a mesma dedicação, quando é evidente que há livros que merecem mais a atenção e cuidado na leitura, enquanto outros (a maioria), nem tanto.

Algumas das proposições de Adler foram uma surpresa. Por exemplo, ao ler um livro difícil, a intuição diria que deveríamos ler vagarosamente, parando a cada palavra, argumento ou fato desconhecidos para procurar em outras referências; para Adler, é um erro. Quebra-se o fluxo de leitura, não visualizaremos adequadamente o contexto geral da obra (particularmente em romances), e perde-se muito tempo. Na primeira leitura de uma obra difícil, ele sugere ler continuamente, sem parar. Em uma eventual segunda leitura, teremos mais chances de entender o que o autor quis dizer por conta própria - e, claro, se não o conseguirmos, poderemos procurar em outras referências. É um desperdício logo procurar ajuda externa; esta só deve interferir se realmente não estivermos conseguindo, pelo nosso próprio esforço, prosseguir na obra ou entender por completo o significado do que está sendo dito.

Algo muito comum, ao menos no meu caso, é "confundir a árvore com a floresta" - atenho-me aos detalhes, e por vezes esqueço do cenário geral do livro, ou do argumento central do autor. Uma das regras de leitura de Adler combate este hábito, estimulando-nos a descobrir qual é a unidade do livro que lemos - O livro, em geral, é sobre o quê? -. Não conseguir responder esta pergunta a qualquer pessoa que pergunte isso é um mau sinal: é possível que você não esteja captando a mensagem do que está lendo. E, após responder a pergunta da unidade (somente possível após a leitura do livro inteiro, obviamente), podemos montar um delineamento do livro, dividindo-o em partes como acharmos que isso deve ser feito.

Nos vinte e um capítulos, Adler fornece regras muito práticas de Como Ler Livros. Saber do que se trata o livro, interpretar seu conteúdo e criticá-lo são passos fundamentais para realmente entendê-lo. Após orientações gerais, que podem ser adaptadas a qualquer tipo de leitura, o autor fornece diretivas muito úteis para a aplicação das regras a tipos específicos de leitura - poemas, romances, história, ciências naturais, filosofia e ciências sociais. Assim, para praticamente qualquer leitura que você fizer, Como Ler Livros será de imensa valia.

João 22/10/2022

Impressões
Não lembro bem quando terminei de ler esse livro neste ano. Achei prolixo e pretensioso, deve fazer parte da proposta. A maior lição foi o incentivo e orientações pra uma leitura mais sintópica.

Henrique609 11/10/2022

Aprender muito mais lendo menos
Esse é o livro mais importante da sua vida. Através dele você entenderá todos os outros livros.

Uma afirmação audaciosa mas que, para a maioria das pessoas que gostam de aprender através de livros, não é irreal.

O sentimento que eu tive foi o de ter desperdiçado meu tempo lendo livros. Eu poderia ter aprendido muito mais lendo muito menos.

Esse sentimento me ocorreu quando eu percebi que ler é uma arte, que possui regras e ué as regras lhe trazem benefícios e prazeres.

Portanto, pare tudo e leia ele para se tornar mais inteligente.

Miki 17/09/2022

Como ler livros
Uma obra prática que conduz o amante da leitura a aprimorar suas técnicas para que tire mais proveito dos livros.
As técnicas consistem em elaborar perguntas, as quais devem ser respondidas de modo específico em cada tipo de livro.
Nele aprendemos os quatro níveis da leitura, com ênfase na leitura analítica e na leitura sintópica.
É uma excelente obra, porém depende de cada leitor colocar em prática o aprendizado e obter para si o melhor de cada livro lido.

Fabio 06/09/2022

Desafiador
Um livro muito difícil, complexo, chato e instrutivo. É um verdadeiro desafio ler até o final e muito do que está escrito já se perdeu no tempo, mas os benefícios de se praticar as instruções internas são enormes pra quem está lendo livros para estudar ou absorver a literatura como algo a mais

Larissa 30/08/2022

Me ajudou muito a como melhorar as minhas anotações, ao meu ritmo de leitura. Esse livro cumpre o que promete, ele vai te ensinar a ler desde a leitura Elementar até o último nível que é a Leitura sintopica

thexanny 07/08/2022

Como ler livros
Esse livro me ajudou demais a perceber erros que eu estava cometendo com minhas leituras. Acho que todo leitor que quer evoluir deveria ler o livro. Ele explica tanto a parte teórica como a prática, e no final tem uma lista maravilhosa de livros que o autor recomenda.

Como ler livros mostra não apenas como ser crítico em relação as suas leituras, mas também a ser crítico com as leituras que você escolhe fazer.

Vejo muitos leitores lendo os mesmos livros sempre, com as mesmas histórias, as mesmas palavras. Quando você decide mudar o seu jeito de ler e de pensar sobre determinada obra, você também precisa estar dispostos a escolher livros realmente bons.
E o que seria um livro bom? Mortimer fala um pouco sobre isso no livro: "[...] um bom livro traz ensinamentos sobre o mundo e sobre você mesmo ? você não só aprende a ler melhor, como também aprende sobre a vida. Você fica mais sábio. Não fica apenas mais culto ? os livros que não trazem nada além de informação também podem produzir esse resultado. Fica mais sábio, no sentido de que adquire uma consciência mais aguçada das grandes e duradouras verdades da vida humana. " p. 339

Recomendo fortemente a leitura desse livro.

Agnie 07/08/2022

O livro tem um conceito muito interessante e apresenta boas práticas de como ler eficientemente e absorver o máximo possível de cada leitura. A linguagem é mais formal, mas não é de difícil compreensão. E apesar de se bastante técnico, o livro explica tudo de formas simples o que o torna acessível.

Entretanto o livro se repete. Ele resume pontos abordados ao final do capítulo, e retoma tudo no começo. Explicando de novo tudo o que foi dito quanto os assuntos se encontram. Além disso, para cobrir todos os ângulos possíveis, também aplica e adapta a teoria para cada gênero de livro (o que ajuda, mas também cansa).

Eu também achei que na tentativa de não deixar nenhuma brecha, os autores explicavam demais e acabavam, por vezes, se desviando do que importa.

Tem um bom conteúdo, e até bons questionamentos. Um livro para qualquer um que queria maximizar suas leituras. Mas por ser um "livro para todos" explica demais coisas simples, o que é cansativo para leitores mais avançados, e tem uma grande quantidade de informações técnicas, o que pode ser pesado para um leitor mais iniciante.

Gracielle 05/08/2022

Super necessário
É uma obra muito boa e que ensina sobre a maneira como um livro deve ser lido. O leitor que deseja aproveitar o máximo de uma obra necessita por em prática as regras propostas pelo autor. Aprendi muito com a leitura desse livro. Recomendo!

Fritszen 22/07/2022

Cumpre o que proponhe
De início eu achei o título cômico um livro que te ensina ler pensei "como que um livro vai ensinar a ler livros sendo que quem lê não lê livros" pensei também que encheria mais linguíça do que ensinaria e realmente eu estava certo, mas ensinou muitos mais do que eu pensei, eu aprendi muito mais do ler livros, aprendi a entender livros

Almir 30/06/2022

Os autores oferecem uma metodologia bem detalhada de como extrair o máximo de uma obra escrita, como "conversar" com ela e como a interligar com outras obras.

Além disso, incentivam enfaticamente a leitura de um grupo específico de livros, parte do chamado cânone de grandes livros ocidentais.

O incentivo é bem eficaz e a metodologia de leitura ativa é uma ótima ferramenta para o trabalho que, sem ela, seria mais difícil do que já é considerado por muitos. Porém, nessa empreitada, os autores diminuem o mérito dos livros que não são considerados clássicos, sejam de ficção ou não-ficção.

Entretanto, o livro dá todos os passos e regras para leitura de qualquer obra que seja escolhida, mesmo uma notícia de jornal ou um romance best-seller.

Recomendo muito, inclusive, que seja aplicada a metodologia de leitura ativa ao próprio livro, o que pode ser feito durante a leitura de cada capítulo.