Herdeiras do mar

Herdeiras do mar Mary Lynn Bracht

Resenhas - Herdeiras do Mar

2084 encontrados | exibindo 1 a 16

Larissa3225 28/05/2024

Herdeiras do Mar é um daqueles livros que, apesar de ser ficcional, tem muito a nos ensinar sobre o mundo.

Para mim, um dos aspectos mais interessantes desse espaço que a literatura coreana vem ganhando nos últimos tempos é poder entrar em contato com estórias que me contam mais sobre a História de um país que, até pouco tempo atrás, eu não sabia nada sobre. Nessa prateleira, estão Pachinko, Atos Humanos e, agora, Herdeiras do Mar.

Embora eu já soubesse da existência das "mulheres de consolo", essa foi a primeira vez que tive um contato mais aprofundado com o assunto. Eu já esperava gostar do livro, mas não imaginava que seria tanto assim.

Me apeguei profundamente às duas irmãs, Hana e Emi, e é inexplicável o tanto que eu torci por elas e sofri com elas. E acredito que ter me apegado tanto a elas, fez com que eu vivesse muito intensamente os eventos do livro.

Uma das maiores surpresas do livro para mim foi a nota da autora no final, explicando o que era real e o que era ficção. Acho que os elementos ficcionais deram um respiro em toda a tristeza que é essa estória e permitiram uma beleza que, infelizmente, não foi possível na vida real.

"É nosso dever educar as futuras gerações a respeito das terríveis e reais verdades cometidas durante guerras, não escondê-las ou fingir que nunca aconteceram. Devemos lembrá-las para que os erros do passado não se repitam. Livros de história, canções, romances, peças de teatro, filmes e monumentos são essenciais para nos ajudar a nunca esquecer, enquanto também nos ajudam a prosseguir em paz."

Polyanna.Fernanda 27/05/2024

Que leitura incrível, não há palavras pra descrever o quanto essa história é necessária e importante. Eu já havia escutado sobre as "mulheres de consolo" mas nunca me aprofundei muito sobre o assunto. Li o livro despretensiosamente e me choquei com tamanha crueldade e desumanidade que milhares de meninas e mulheres sofreram nas mãos de soldados em tempos de guerra. Com tantos detalhes históricos, acompanhar Hana e Emi, duas irmãs separadas pela guerra foi um misto de sentimentos. Angústia, medo, raiva, tristeza e principalmente o que seria impossível no ponto de vista delas pela época vivida: esperança. Não existe sequer um momento nessa leitura que você não pense se haverá liberdade pra Hana e se a história terá um final feliz, porém, ao mesmo tempo, é indispensável não pensar que para tantas outras mulheres e meninas, não houve finais felizes. Emocionante demais o amor incondicional que elas sentem uma pela outra através do tempo, que apesar de todas as desgraças possíveis, jamais foi apagado. Lindo demais ver a sororidade entre as mulheres, a coragem de cada uma, e quanta coragem! Com certeza, meu livro favorito! Inesquecível ??

serafina 24/05/2024

Você não é a mesma pessoa depois de ler esse livro
O que dizer desse livro? ele é doloroso de uma forma delicada, como quando somos lembrados da beleza e felicidade da vida de Hana antes de tudo, e de como rapidamente acabaram com sua vida, inocência e alegria.

Mas acima de tudo esse é um livro necessário, como a própria autora diz, é preciso que sejam registrados a crueldade do mundo, para que ninguém consiga apagá-la, para que perdões e reparações aconteçam e a história nunca mais se repita. Acima de tudo, eu sou grata a esse livro.

Nágila 22/05/2024

Uma saudade que cruza guerras e o tempo
A narrativa poética da autora é um aconchego e um sofrimento: pois descreve com ínfima fidelidade as dores de ter seu corpo e inocência roubados pela guerra e os homens que a fazem.

Com o livro pude sentir repugnância, ódio e desesperança. Ao mesmo tempo, em que desejei com todas as forças a liberdade das protagonistas e o desejo de que elas encontrassem a felicidade (nem que fosse nos últimos minutos de vida).

Acho que o ponto que mais me emociona na história é o amor entre as irmãs e como esse amor era o que muitas vezes sustenta o corpo e a mente em busca de sobrevivência.

Este livro traz questões históricas importantes e ir pesquisando para conhecer mais sobre é uma boa pedida.

Fantástico! Recomendo!

juju 22/05/2024

Mulheres de conforto
A história de Hana, não deveria se repetir mas é triste lembrar que até atualmente o corpo de mulheres e meninas ainda continuam sendo violados como arma de guerra...

@mylifeasreader 22/05/2024

"As vezes ela sentia como se tivesse sido trazida a este mundo apenas para sofrer"

Sem palavras. Extremamente necessário.

Lali 22/05/2024

Herdeiras do mar é uma ficção histórica sobre duas irmãs que moravam na Coreia no contexto da ocupação japonesa, antes e durante a 2ª Guerra Mundial. Este livro fala das chamadas ?mulheres de consolo?, que eram mulheres escravizadas sexualmente e usadas em bordéis militares pelos japoneses, mulheres essas de várias etnias, mas, principalmente, coreanas. Uma história muito forte e angustiante, porém essencial para entendermos que a Guerra de 1939 vai muito além de combates em campos e expansionismo militar. A escrita da autora é de uma sensibilidade muito grande, que toca o leitor de várias formas, focando em não esconder detalhes que aconteciam durante a guerra para que esses erros não se repitam nos dias atuais. Recomendo demais a leitura, e esse livro, sem dúvidas, se tornou um dos meus favoritos.

iris136 21/05/2024

Faz muito tempo que nao faço resumos, nao curti muito achei muito precisivel e uma tristeza comum, uma descricao vaga de sentimentos faltou alguma coisa
Iwatanii 21/05/2024minha estante
Mds, isso aconteceu de vdd. Não é apenas uma tristeza comum.

iris136 21/05/2024minha estante
sim eu sei, mas pra mim preciso de mais emocao na escrita pra conseguir sentir empatia pelo acontecimento sendo ele verdadeiro ou nao(na leitura pelo menos)

Isa Sales 20/05/2024

Haenyeo
Esse livro me surpreendeu muito, porque eu fui ler sem muita ideia de sobre o que se tratava e me deparei com uma história imensamente triste. Porém, mesmo com tanta tristeza e violência, tanto física quanto sexual, a história consegue ser emocionante, retratando um amor de irmãs que supera todas as barreiras do tempo e da história. Só não dou 5 estrelas porque em alguns momentos foi meio arrastado para mim, mas é uma narrativa muito real com grande embasamento sócio-histórico, e ler sobre a autora no final complementou mais ainda uma história construída de maneira avassaladora e inteligente.
Sinto que sai desse livro com diversos aprendizados culturais. Aviso de gatilhos de estupro e agressão à mulher.

stonem ai 19/05/2024

História que merece ser lida, ouvida e lembrada para que nunca mais se repita.
O livro é muito dolorido e sensível, a história é assustadora.

Brícia 19/05/2024

A história deve ser sempre contada!
Um livro tocante , cheio de reflexões profundas e movido por muita emoção.
A autora aborda inúmeras questões importantes da história oriental. Relata fatos históricos com muita maestria.
Não posso dizer que é uma leitura leve, que entrete e afaga o coração, mas é uma leitura necessária, informativa, comovente e repleta de cultura.
Tive vários sentimentos lendo essa obra, e a maioria deles tristes com muita indignação e empatia.Li num grupo de L.C , me ajudou bastante, pois os capítulos foram fracionados em leituras diárias com duração total de um mês, o que ajudou e muito à digerir os assuntos que trazem gatilhos emocionais.
Em suma eu gostei da escrita, do enredo e do desfecho. Fiquei satisfeita pela escolha.
Indico essa leitura como alimento para um enriquecimento cultural. Uma porta para olhar além do que estamos acostumados.
Grandes lições pude extrair desse livro e levarei para todo meu futuro.

lulu197 19/05/2024

Absurdamente triste e tocante, nem sei explicar a experiência que foi ler isso. muito muito bom, extremamente pesado e real. virou um dos meus fav

Bia 18/05/2024

Quanta coragem dessas irmãs
Perdi as contas de quantas vezes meus olhos encheram de lágrimas, uma história de força, coragem e resiliência.
Irmãs separadas por uma guerra, acontecimentos trágicos e que dão um nó na garganta enquanto ia lendo.
Final bonito, ainda triste, porém bonito.

lililiz 18/05/2024

Esse livro é tão doloroso, foi uma luta pra conseguir terminar de ler porque chegou em um ponto de tanto sofrimento que me dava dor física (literalmente) só de pensar nesse livro. simplesmente muito revoltante saber que um lado que foi por muito tempo apagado da história, sofre até hoje por um mísero pedido de desculpas e reconhecimento pelos crimes de guerra. dói mais ainda ler esse livro todo e pensar na dimensão de quantas meninas e mulheres devem ter sofrido isso e, até pior que tais narrativas que são contadas no livro. apesar de eu não ter batido muito bem com a leitura no início, é definitivamente uma obra muito marcante... e amargamente brutal.

2084 encontrados | exibindo 1 a 16